“Estamos dando incentivos errados para pessoas erradas”, diz Barroso sobre indulto

Luís Roberto Barroso criticou nesta sexta a maioria formada no STF para validar o indulto infame de Michel Temer que perdoa corruptos.

“Se acontecer um ‘acidente’ de [o réu] ser punido, é indultado. Estamos dando incentivos errados para pessoas erradas”, disse o ministro em palestra no Rio, acompanhada pelo Globo.

Sem se referir a casos específicos, criticou a demora nos processos criminais, alertou para propinas em “palácios de governos estatuais” e investimentos feitos por fundos de pensão com base em critérios políticos.

Relator da ação da PGR contra o indulto, o ministro votou para excluir corruptos do perdão, mas foi vencido por Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello.

Quer mais exemplos de tentativas de minar os avanços da Lava Jato? LEIA AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 67 comentários
  1. Dr.Barroso ! O Sr. é exatamente o oposto dos juízes bandidos do STF RL/GM/DT/MAM/CM/RW/AM. Sua postura, honestidade, civismo, respeito, competência e coragem esta acima de todos, Obrigado e Parabé

  2. Faz me rir.Este simulador foi o advogado que defendeu Cesare Battisti. E pior, o argumento dele foi sobre o mesmo art.84 da CF, e dizia que lá estavam competências exclusivas do Presidente.

  3. Uma vergonha! Não importa se o decreto estava ou não de acordo com a constituição! Quantas vezes o stf decidiu contra a constituição? Neste caso seria benéfico, pois acabaria com um farra!

  4. Não me engano com arroubos de um Ministro que lutou, como relator do Mensalão, com unhas e dentes para que os mensaleiros não fossem enquadrados como quadrilha, cujas penas seriam mais longas.

  5. Já reparei que são sempre os mesmos ministros do STF, que defendem bandidos! Todos têm o r@bo preso em alguma falcatrua! O STF tem de ser abolido, há que não ajuda o Brasil, em Nada! FORA!

    1. Maria, são sempre os mesmos bandidos votando a favor deles mesmos. Nem precisamos fechar o supremo, é só deixarmos lá os 4 que prestam e fazer uma devassa financeira no resto!

  6. Marco Aurélio, Gilmarzão, Lewandowski e Toffoli, já sabemos de antemão como votam, Moraes foi indicado por Temer, então…, mas Rosa Weber e Celso de Mello são pura indignação e decepção.

  7. Concordo com o perdão em casos muito específicos. Há presos q após anos atrás das grades sofrem derrames e outras doenças q os deixam incapacitados e as prisões não têm estrutura p abriga-los

  8. Barroso, o Tramposo, não engana ninguém. Vai se foder pedaço de bosta. Os soretes togados do STF precisam ser enxovalhados em praça pública. Enriquecem às custas do povo enquanto destroem a naç

  9. Desde 1500 é assim. Gente, como é que pode: Israel, Inglaterra, Finlândia, Suécia, não têm um quilo de minério de ferro, ou um m2 de terra agricultável e são potências. E aqui, não somos NA

  10. Estão muito acostumados com os animais chamados bandidos e corruptos, eles acham que não tem perigo nenhum para a população. Estão soltando os animais para matar a população de bem e não pensa

  11. Bandidos, dando asas a bandidos! O País e todo o povo que se lasquem! Temos as facções terroristas como autoridades e políticos! Deus na causa e povo aos gritos nas ruas!!!! Fora, Corjas!!!!

  12. Tá tudo errado! A legislação é caótica e o Judiciário tb. E no topo da ‘cadeia alimentar’ tem essa josta do stf com 11 togados sw rabo-pewao há muito tempo, usurpando o poder Executivo;

  13. Devemos exigir que isso NAO seja permitido! Que palhaçada? Está Claramente e explicitamente demonstrado que só Interessa para os bandidos! O povo vai aceitar calado essa indecência feita na nossa

  14. Puro teatro! Se o STF em peso for favorável à bandidagem por unanimidade, fica chato, então sempre tem os que encarnam os papéis de mocinhos para dar ares republicanos àquela espelunca.

    1. Se esse barroso fosse tão “bonzinho” assim, ele mandaria prender corruptos monocraticamente. SÓ SABE FALAR, FALAR…

  15. Temos muito o que agradecer a esse ministro. Sem ele talvez a Lava-jato já teria sido enterrada há tempos. Ele foi decisivo em muitos momentos cruciais. “Você é uma pessoa horrível…”

    1. Marcelo: 1) Existe prazo: a segunda sessão após aquela. 2) Barroso perdeu feio. A liminar que ele deu contra o indulto já não tem validade. É o que dispõe o artigo 19 da Lei 9.868. Ponto.

  16. O Brasil inteiro menos os bandidos, odeixam esse caras chamados de semi deuses intocáveis de 5°categoria usando um bate-escudo chamado toga, sempre a favor de bandidos. Deveria ser ao contrário

  17. É nítido o desejo de alguns ministrecos do STF de soltar o LULADRÃO e caterva.. Não se dão ao trabalho nem de tentar disfarçar.. A jogada tentada ontem pelo boca de buceta foi vergonhosa..

  18. Ministro Barroso, está certíssimo ali no Supremo só sobra ,o Sr MInistro, Fux, Fachin, Carmen Lúcia,às vezes o velhinho Celso quando não toma o remédio, a Rosa Weber o resto nota zero.

    1. Equivoco, o indulto de 2017 vai ficar suspenso até deliberação, já o de 2018, o vampirão pode sim indultar sem o q a liminar proíbe, 2019, o Bolsonaro pode ser questionado se ñ indultar ningué

  19. Incentivo não, Ministro. A banda podre do Supremo, uns 5, tem a ASA-CAÍDA para políticos ladrões e empresários corruptos. Nem cara de honestos os ministros tem. Filhos-da-putta é elogio!

  20. Esse STF é um orgao de suporte à organizações criminosas. Um bando de canalhas garantindo esquemas de corrupcao q destroem o pais e tiram o futuro de geracoes. Deceria swr fechado imediatamente.

    1. Mais acerta do que erra, mas também fiquemos atento com ele para o caso do aborto, que ele é a favor. Seria um erro que substituiria todos os acertos.

  21. Coitado do Barroso. Perdeu de goleada ontem, e nem a maracutaia do Fux (aquele que mantém Battisti no Brasil) conseguiu livrar a cara dele. E coitado de O Antagonista – esperneia que dá gosto…