Etchegoyen diz que fechar fronteira é ‘ilegal’ e ‘impensável’

Como acabamos de registrar, o governo de Roraima voltou a pedir ao STF o fechamento temporário da fronteira com a Venezuela.

O ministro-chefe do GSI, Sergio Etchegoyen, rebateu:

“Fechamento da fronteira é impensável, porque é ilegal. A lei determina o acolhimento de refugiados e imigrantes nessa situação. É uma solução que não ajuda em nada a questão humanitária.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 158 comentários
  1. Até agora o governo federal tem sido IRRESPONSÁVEL na questão. É preciso sim, no mínimo triagem de segurança e outra sanitária, além de evacuação da(s) cidade(s), que não comporta(m)tantos imigrantes.

  2. E questão humanitária do povo de Roraima ??? Sendo assaltados, tendo de conviver com as doenças trazidas por esses invasores, com a prostituição e mais doenças advindas desse comércio, como fica ???

  3. Questões de Segurança Nacional devem estar acima de posicionamentos políticos. O Governo Federal deveria se mudar de Brasília para Roraima, para acompanha In Loco esse grave problema humanitário.

  4. Treinem e armem os venezuelanos para mandá-los de volta e derrubarem Maduro, com apoio militar nosso e aéreo americano. Erradicar governos comunistas na AL é obrigação de todo patriota!

  5. O Brasil não pode ser um país de fronteiras abertas, como se não bastasse a alta porosidade das mesmas. Onde está o nosso Poder Militar que deveria estar administrando todas as áreas de fronteiras?

  6. Já que o governo não sabe, vou dizer o que tem que ser feito: criação de uma zona de refugiados, com cozinha e hospital militar, identificação e cadastro, vacinação em massa, deportação criminosos.

  7. Ilegal é por centenas de refugiados pra dentro sem os devidos preparativos e precauções. Bandidos e doenças contagiosas precisam ser detectados e barrados. Pessoas s/estudos precisam ser treinadas.

  8. E a questão humanitária dos brasileiros??? Só os venezuelanos merecem a proteção desse governo criminoso esquerdista e dessa exército controlado por comunista???

  9. o povo de roraima fica a merce desse bandidos venezuelanos e bandidos dos tres poderes-por ideologia e pró maduro esse estchegoyen abre as pernas

  10. A questão não é fechar e sim estabelecer controle migratório, regras, pré-requisitos para entrega de visto e deportar aqueles que não atenderem. É isso que deveria ter sido feito desde o início.

  11. Com uma b-o-s-t-a dessa como gen, o Brasil não precisa inim algum para se f. e ser invadido, e ai gen melancia, não me lembro de uma notinha sua sobre os direitos polít restituídos a Dilma, é legal?

  12. Será que EUA, Rússia, entre outros, não cuidam rigorosamente de suas fronteiras?
    O Brasil deve ser o único país do mundo que considera que fechar a fronteira é “ilegal e impensável”. As

  13. Isso mesmo, ministro, em vez de derrubar o ditador matador Maduro deixa o povo de Roraima morrer matado pelos venezuelanos. É pouco, aqui são 66mil. A sua pessoa não quer ficar lá na divisa, né mesmo?

  14. O que e impensável a falta de controle na fronteiras!!Nos nao suportamos mais essa insegurança!! Estamos reféns dos bandidos brasileiros e agora dos VENEZUELANOS que comecaram a invandir terrenos.

  15. 🇧🇷 General também sou a favor mais com estrutura, tem que fazer um campo de acolhimento e toque de recolher e com áreas definidas. Não pode é deixar milhares ao relento com fome.

  16. Em breve, navios com refugiados sul-africanos chegarão ao Brasil. Os comunistas de lá começaram a desapropriar fazendas. O caso reinará, haverá fome. Esses globalistas e socialistas são do inferno!

  17. Tem pais que para demonstrar a sociedade, clubes de serviços, que fazem doações, ajudam de todas a formas e meios para ganhar medalhas, mas em casa deixam os filhos a Deus-dará e na miséria.

  18. Esse ridiculão é general? É brasileiro? Deve ser um daqueles que babam os ovos do maduro! Os Generais Romanos diante da desonra em falhar com o Povo Romano se jogavam contra suas próprias espadas…

  19. Está explicado a pressa para votar essa lei vindo do PSDB, e demais partidos de esquerda apoiados pela imprensa GERAL . Estavam prevendo essa situação. PSDB liderou a desgraça de Roraima.

  20. Ilegal é abrir a porteira para entrar milhares de refugiados enquanto o pais tem mais de 10 milhoes de desempregados seu irresponsável comunista, o povo brasileiro saberá tomar as medidas necessarias.

  21. Foi uma lei feita sem consultar a população. O povo não elegeu ninguém para criar uma lei prejudicial ao próprio povo. ja temos mais de quase 14000.000 de desempregados.

  22. Estão incentivando uma guerra civil. Acabarão conseguindo. Não podem impor a quem não tem, dividir o nada. Problema de venezuelanos se resolvendo devolvendo o país deles a eles!

  23. É igual aos ilegais que invadem os Estados Unidos. Com exceção dos cubanos, todos os outros que entram lá, votam no partido democrata, que tem politicas iguais as que destruíram seus países de origem.

  24. votando em esquerdistas como Chavez, Ortega. Não contentes, fogem do país de origem, e chegando ao novo local, votam em políticos de perfil semelhante para destruir o país que os acolheu.

  25. Únicos senadores que votaram contra a Lei de Imigração do motorista do Marighella, foram Ronaldo Caiado-DEM, José Medeiros-PSD, Lasier Martins-PSD e Romário-PSD.

  26. É o fim! Ao invés de defender o povo brasileiro o nosso governo está defendendo os filhos do Maduro! Isso se chama bolivarianismo. É a implantação do projeto vermelho liderado pelo Foro de São Paulo.

  27. Qual a dificuldade q alunas toupeiras tem de entender q essa cambada não está em GUERRA?Não são refugiados!!!Fogem da miséria q criaram covarde mente!!Tbm quero ir pra Suécia!Será tem banana lá?

  28. O Brasil é uma piada internacional, motivo de mofa, deboche, risadas para seus cidadãos que vivem fora. Um ANÃO diplomático, bobo-da-corte terrestre. Também pudera, com presidiário candidato…

  29. http://www.camara.leg.br/internet/votacao/mostraVotacao.asp?ideVotacao=7317&numLegislatura=55&codCasa=1&numSessaoLegislativa=2&indTipoSessaoLegislativa=O&numSessao=322&indTipoSessao=E&tipo=uf

  30. O nível de argumentação dos bolsonaristas reflete bem o do seu ídolo. Seria melhor ter o Paulo Guedes como candidato, já que, pelo menos, a língua portuguesa não seria tão insultada.

    1. Como assim? Eleitores são reflexos dos seus candidatos? Legal! Eu bem que gostaria de ser mais bolsonaro. Vc vota em quem?

  31. Manda prá ONU. Isso é obrigação dela resolver! Mal estamos dando conta dos nossos problemas, não podemos abraçar a dos outros países. Por mais humanitária que seja a causa.

  32. Parece com a resposta que um Francês deu a respeito dos refugiados em seu país: se tem que morrer em algum lugar, por que não na França? E respondi: Mesmo matando francês? —SIM!

    1. Leve-os para sua casa. Quer que tire da boca dos brasileiros na fronteira pra dar pra extrangeiros? Foi exatamente o que o exército fez, NEGOU SOCORRO ao brasileiro ferido por venezuelanos.

  33. Militares safados…bandidos fardados a serviço do Foro de São paulo…O povo brasileiro que se lasque, o importante é trazer a bandidagem importada…Forças Armadas viraram uma merd@ só.

  34. Está aí o porquê da preferência do povo por Bolsonaro, o sistema centro e esquerda são coniventes com tudo que não presta e ainda dizem que não podem fazer nada e o brasileiro que se dane.

  35. Chamem urgente um tal de Jorge Viana ( minúsculas de propósito ) vermelhinho de carteirinha q mandou um presente By Bus de refugiadas Haitianos p SO tempos atrás sem cartão de visita direto p o xuxu !

  36. Uma das funções constitucionais das FF AA. É a guarda e proteção das fronteiras. Para que pagar uma instituição que JA NÃO tem mais FUNÇÃO ou utilidade alguma?!

  37. Além de estar sendo negado acesso aos serviços públicos básicos aos Roraimenses, eles estão tendo seu direito de ir e vir cerceado pelos marginais venezuelanos, com a complacência do STF e Gov.Federal

  38. Mentiroso fdp!!! Acima de qualquer lei está a soberania nacional!!! Nenhum tratado ou instituição do exterior tem o poder de determinar quem pode entrar ou não no território nacional. MENTIROSO!!!

  39. Essa lei irresponsável que escancarou nossas fronteiras, e impede o governo de Roraima de fechá-la, é de autoria de Aloysio Nunes-PSDB e relato por Orlando Silva-PCdoB.

  40. Parece inclusive que negaram atendimento ao comerciante agredido por marginais venezuelanos, pelo atendimento ser prioridade para venezuelanos. Marginais que não pagam impostos sendo priorizados.

  41. Para variar o povo brasileiro tem de arcar com as K-GADAS LULOPETISTAS. Já não basta as feitas em território nacional, também as K-GADAS internacionais em conjunto com o Foro de São Paulo.

  42. Povo de Pacaraima,vcs tem que impedir essa invasão, já que esse banana é alinhado com a cumunistada!!Bota essa gentalha pra FORA a pontapés!!!A soberania do país depende de vcs!

  43. Ouvi comentários de Roraimenses, que eles estão sendo impedidos de usarem os serviços públicos, em detrimento de Venezuelanos. Somente Bolsonaro terá culhões para por fim a essa palhaçada.

  44. Tragam os seusn refugiados e osn assentem em suas casas ou no Palácio da Alvorada!! Rédicula esta atitude , é ilegal feichar a fronteira, mas não é ilegal os venezuelanos roubarem os lares brasileiros

  45. Só Bolsonaro salva! Precisamos proteger nosso território, sair da ONU e todas as outras instituições globalistas e socialistas. Querem nos destruir, e estão conseguindo. Canalhas.

  46. Esses canalhas de Brasília não respeitam o povo brasileiro. Não querem nem saber. Fazem seus acertos com a ONU e outras instituições globalistas e socialistas, e o resto que se PHODA. Canalhas.

  47. Esse general não está com nada. Na verdade a causa de tudo foi eleita por esse povo… não podemos assumir consequências das escolhas deles. Se uma parte discorda do Maduro, que aguente…

    1. Não entendi a fala do general! A determinação de acolhimento é do governo federal, mas este não ajuda em nada o governo estadual, nem o municipal e, ainda, impede iniciativas do governo local! 😡😠

  48. Lá os brasileiros foram proibidos de usar qualquer tipo de serviço, apenas os Venezuelanos. E outra cubanos infiltrados, roubaram e mataram um comerciante. FFAA Venezuelanas já estão em Roraima!

  49. Legal é deixar esta chusma invadir o Brasil. Logo logo vamos dar bolsa , minha casa minha vida e este pessoal vai estar junto nas caminhadas do MST. Que tal ajudar lá no lado venezuelano?

  50. Manda os refugiados acamparem em frente a casa do GSI, Sergio Etchegoyen e veremos por quanto tempo ele apoiará a invasão descontrolada dos Venezuelanos

  51. Que mané ilegal, ô comunista!? Façam um campo de refugiados e atendam eles, mas do lado Venezuelano da fronteira. Melhor ainda seria, se vcs criassem um par de BOLAS e dessem uma dura nesse Maduro…

  52. Se o candidato do partido dele estivesse no 2o. lugar das pesquisas e sabendo que a Europa está cheia de imigrantes e refugiados vagabundos estuprando meninas ele mudaria de ideia. Bolsonaro é Roraima

  53. Lá os brasileiros foram proibidos de usar qualquer tipo de serviço, apenas os Venezuelanos. E outra cubanos infiltrados, roubaram e mataram um comerciante. Dentro de nosso território Nacional!

  54. Ele tem que fazer uma “auditoria” nas ações do seu governo e seus asseclas, pois tem muito mais coisa “ilegal” e “impensável” que está sendo praticada no atual governo!! Demagogia pura essa fala!

  55. Lá os brasileiros foram proibidos de usar qualquer tipo de serviço, apenas os Venezuelanos. E outra cubanos infiltrados, roubaram e mataram um comerciante. Dentro de nosso território Nacional!!!!!!

  56. Brasileiros também pediram ajuda e foram embora devido a situação do p/t/lunático…preferiram embora, os que estavam mamando nas tetas do governo.Feio: falam mal do País, que o p/t denegriu. FDP!

  57. Esse Etchehoyen tem ideias estranhas, se um país não cuida de suas fronteiras, quer dizer então que pode entrar qualquer tranqueira no país. Ilegal? Está muito estranho essa conversa aí.

  58. Bolsonaro tem 44% das intenções de voto no Estado de Roraima, nessa pesquisa lixo divulgada recentemente pelo pelos petralhas do CNT/MDA. Resumindo, ele deve ter muito mais votos entre o roraimenses.

  59. já criticou esse verme, mesmo ele também sendo um militar. Boa gente não deve ser. Leve pra sua casa esses marginais venezuelanos, e peça ajuda para petralha da Rosa Weber, Aloysio Nunes e Ana Amélia.

  60. O QUE ajuda na questão humanitária é $$$$$$$ . Manda dinheiro e equipes para roraima, que vai resolver a solução. FAÇAM UMA ACAMPAMENTO DO LADO VENEZUELANO e ajudem eles.

  61. Segundo o carcerário condenado LULA, esse é o país que o chaves tanto sonhou. Esse é o modelo de país que o PT estava preparando para o Brasil. O país do benefício, do cartão gás, do CAOS, CORRUPÇÃO.

  62. O presidente da República, se quiser, pode sim fechar a fronteira em casos como esse! É obrigação de um governo proteger seus nacionais. Quem irá impedir a entrada de criminosos senão as FFAA?