“EUA oferecem muito mais do que a China para o futuro do Brasil”

Thomas Shannon, que foi embaixador dos Estados Unidos no Brasil, deu uma entrevista à Folha de S. Paulo sobre o encontro de Jair Bolsonaro com John Bolton, na semana que vem:

“O presidente Trump e o presidente eleito deram um tom muito positivo a suas primeiras comunicações e têm se empenhado bastante, o que é muito importante. Parece haver um alinhamento de interesses entre os dois e o assessor de segurança nacional irá ao Brasil para dar início a uma conversa mais ampla com Bolsonaro e sua equipe (…).

Brasil e EUA precisam focar em investimento e acesso a mercado. Transferência de tecnologia e proteção de propriedade intelectual também são prioridades. Há espaço para uma cooperação em segurança, envolvendo as Forças Armadas dos dois países. Podemos expandir programas de treinamento, desenvolvimento de tecnologia militar e de armamentos. No campo político, a Venezuela é certamente a questão maior e mais premente, mas é preciso falar sobre a China.”

Ele falou sobre a China:

“Sabemos que o comércio com a China tem sido importante para o Brasil e outros de nossos parceiros tradicionais na América do Sul. Mas os EUA ainda são o principal parceiro comercial do Brasil em produtos com alto valor agregado, o comércio entre Brasil e EUA está muito mais no século 21, porque se concentra em produtos industrializados, conexão de cadeias de valor, e traz enormes benefícios. Acredito que o presidente eleito e sua equipe entendem que, ainda que seja importante vender commodities para a China, o tipo de relação econômica que o país tem com os EUA oferece muito mais para o futuro do Brasil.”

O FIM DOS AMIGOS DA ONÇA NO PLANALTO. LEIA AQUI

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Serena disse:

    Com todo o respeito aos chineses, porém é pública e notória a péssima qualidade da maioria dos produtos chineses. Verdadeiras porcarias sem durabilidade, como brinquedos, calçados, baterias, pil

Ler comentários
  1. Carlos disse:

    E tem mais, o maior comprador de produtos industrializados do Brasil é a Argentina, o Brasil precisa diversificar os mercados e procurar vender produtos industrializados, com maior valor agregado.

  2. Carlos disse:

    Não vai ser China e EUA que vão comprar produtos industrializados do Brasil, infelizmente.

  3. Leonard disse:

    Sou mais EUA que a China, existe um abismo enorme entre os dois. Só Se informar um pouquinho. Comercialmente os dois podem ser aproveitados.

  4. João disse:

    Não precisa deixar um para se aproximar do Outro. EUA tem um comercio gigantesco com a China. Podemos ter comercio com TODOS !

  5. JOSE disse:

    Falar e discutir a QUESTÃO DA MORAL E DA ÉTICA, ninguém se habilita?. Não existe riqueza sem honestidade, e a MORAL E A ÉTICA SÃO OS BASTIÕES dessa realidade.

    1. Tenho que concordar com o Nathan. As pessoas aprenderam a questionar autoridades. Foi-se o tempo em que valores morais eram coisas para se enfiar goela abaixo.

  6. JOSE disse:

    Tua nação pode até se tornar PRÓSPERA, mas sem O ENTENDIMENTO DO QUE SEJA ÉTICO E MORAL, com o tempo OS CORRUPTOS, origem dessa ignorância, usará a tua riqueza como despojo pessoal.

  7. Jorge disse:

    Vocês sabem, qual potencial da China sem Hong Kong e Taiwan (discutíveis territórios chineses)?

  8. JOSE disse:

    A Ética e a Moral tem princípios na máxima "NÃO FAÇA COM OS OUTROS AQUILO QUE VOCÊ NÃO QUER QUE FAÇAM CONTIGO. Vamos lá Bolsonaro, cria nas escolas uma disciplina de MORAL E ÉTICA.

    1. Na minha juventude era, educação moral e cívica.

  9. JOSE disse:

    Um dia, por desespero e obrigação, todo homem será obrigado a aplicar a PRÁTICA DA MORAL E DA ÉTICA e assim morrerá toda a LEI. Sumirá de vez as infâmias de tudo que é NEFASTO(COMUNISMO, SOCI

  10. Carlos disse:

    Eu sou liberal ao extremo, mas esse papo é tudo balela, o EUA não compram nada de produtos industrializados do Brasil, nem vão comprar, assim como a China, mas ela compra commodities.

  11. JOSE disse:

    Toda riqueza se torna DESPOJO PESSOAL, principalmente quando os IGNORANTES do que seja ÉTICA E MORAL ascendem AO PODER, ou seja, se tornam políticos. Vamos nos engajar na prática DO BEM MAIOR, pess

  12. Tiago disse:

    A falácia dos produtos industrializados. Vai quebrar o campo assim.

  13. JOSE disse:

    Mesmo com a aplicação da Lei, a corrupção nunca deixará de ascender, dia menos dia, mas A LEI MORRE, quando a Ética e a Moral penetram nos corações dos Homens. Ética e Moral = Verdadeiro Cris

  14. Beto disse:

    O Brasil crescer, fazendo parcerias com os EUA será a pá de cal no caixão do projeto cocialista bolivariano para a América Latrina. Chega de perder oportunidades.

  15. Fora_Comunas disse:

    --- Ainda não EXPLICARAM porque uma coisa exclui a outra: comércio com americanos tem que romper com a China

  16. Cassio disse:

    Sim, realmente, o Brasil vai, de uma hora para a outra, ter capacidade de produzir produtos de alto valor agregado em quantidade suficiente para compensar as perdas nas vendas de commodities para a Ch

  17. Paulo disse:

    O Brasil não pode ficar refem da venda de commodities para a China. O interesse do Brasil tem de ser prioridade.

  18. Alexandre disse:

    O Brasil se tornou um fornecedor de produtos básicos para a China e não há chance de reverter este quadro. Com os EUA, há possibilidade de investimentos diretos no Brasil.

  19. Tania disse:

    Se a China não comprar do Brasil, vai morrer de fome. Tem que subir os preços. KKKK

  20. Antônio disse:

    Vi alguns filmes chineses. Eles estão rivalizando com os americanos em tudo. Até no "humanismo". Quando acontece terremotos ou maremotos, a China envia ajuda humanitária tão rápida quanto os St

    1. Não tô dizendo que são melhores ou piores que os americanos; tô dizendo que estão se "rivalizando", a ponto de já se falar em nova polarização mundial. Pq não o Brasil ser um pólo, também

    2. Mas sempre haverá uma grande diferença: eles são ''americanos'' SHING LING. Prefiro os autênticos, que não se vendem em camelô.

  21. Claudia disse:

    Precisamos de uma alianca de beneficios mutuos com os EUA e China. Entretanto pela proximidade que nao haja duvidas da nossa alianca forte com os EUA.

  22. Vivian disse:

    100% de acordo. A China tem péssimas intenções quanto ao Brasil. Quer tomar o Brasil para si. Não podemos permitir isso de forma alguma. Tem que acabar com a dependência da China

    1. E faze-la ficar dependente de nossos produtos agrícolas, pois ela não tem para onde correr. nosso poder de barganha (com o apoio estratégico de Trump) ficou muito superior ao dela.

  23. Marcos disse:

    Dircurso bem estranho, os eua estão ou vão entrar em guerra com a China? A invasão chinesa de territorios soberanos esta fomentando isso? PQ o discurso ai é nós ou eles, vem o que ai?

  24. Rubem disse:

    Ok, o cidadão lá embaixo prefere que a gente entregue nosso subsolo aos chineses.... e a preços de banana....

  25. SPA disse:

    Aos poucos aqueles conchavos com Republiquetas comunistas vão ficando pra trás. O

    1. Até agora, só prejudicaram o Brasil. Um atraso!!!!

  26. Rolando disse:

    Sem dúvida os EUA tem muito mais a oferece ao Brasil que a China.

    1. Não temos nada em comum com a China: nem cultura, nem religião, nem nem raça, nem costumes, só pra citar poucas diferenças.Apenas temos que vender alimentos pra eles, ou eles vão morre de fome.

    2. A China não tem nada o oferecer pra ninguém.Eles querem comprar o Brasil . Só. Mas serão sempre obrigados a comprar no Brasil, ou vão morrer de fome. Os EUA tem o que oferecer.

  27. Joao disse:

    No futuro... Mas precisamos de todos. A China precisa, Estados Unidos também. Geopolítica define quem foi, é e/ou será gigante.

  28. Cleon disse:

    ... tico-tico no fubá: O Brasil adquire ainda que seja por osmose, verdadeira e genuína democracia do mérito individual,, sem contar, com o aperfeiçoamento de capitalismo. Fiquemos juntos!

  29. João disse:

    Comecei a entregar os prints com as ameaças ao Presidente Bolsonaro, do tal CIDADÃO, que tumultua este site, às autoridades competentes: MPF e PF, que investigarão. É preciso dar um basta!

    1. Vai enfiar essses 3 pinos no cu, otário! Os IP serão solicitados. Tenha cuidado!

  30. Valdir disse:

    Só um débil mental ficaria dependente da China, o mundo precisa se livrar da China!

    1. Chinese aqui não. Querem comprar o Brasil. Deus nos livre. Quanto ao comércio, vão ter mesmo que comprar alimentos aqui. Ou vão morrer de fome. Simples assim.

  31. Domitila disse:

    A julgar pela saída unilateral dos cubanos do MaUs Médicos, privilegiar relações com a China aponra para esse mesmo risco.

  32. MARCELO disse:

    Quem sabe né? Daqui um tempo, termos livre acesso aos EUA. Tenho enorme interesse em intercâmbio para o meu filho, que ainda tem 5 anos!

  33. Luciano disse:

    A área de comentários do Antagonista virou um reduto de MAVs petistas e do Ciro. Tô fora!

    1. Oba! menos um MAV na área. Vá buscar sua mortadela no 247

    2. se tem MAV petista entao é seu dever combate-los para que nao ganhem no grito. nao seja covarde porra!

  34. Regina disse:

    Depende do q o EUA vão cobrar do Brasil.... haja visto a questão do aço.... e outros.... os EUA tem muito para ajudar... mas gosta mais de ajudar a si proprio... precisa ver o Brasil como parce

  35. MeuPartidoÉoBrasil! disse:

    A China está por trás da 'expulsão' dos africanos da África para invadirem a Europa. É mais fácil "comprar" a África sem os africanos! O Brasil eles não "comprarão"!

  36. Bruno disse:

    Vamos comprar tecnologia. Trazer indústria americana pra cá e aprender a produzir. Ganhamos dinheiro aqui, resolvemos nosso problema de desemprego e vamos pra lá gerar emprego depois.

    1. A tecnologia americana é estrangeira. Retirem os indianos, paquistaneses, japoneses, chineses, brasileiros, e bye-bye, E.U.A. Assistam os Simpsons. É uma crítica bem humorada do modelo americano.

  37. marcio disse:

    Finalmente comecamos ver a luz no fim do tunel!

  38. Janes disse:

    E é óbvio que a CHINA não vai querer perder o mercado brasileiro, mesmo que Bolsonaro não se dobre às suas chantagens. Teremos os 2 coelhos na mão - China e EUA - sem dobrar a espinha!

    1. Ao contrário dos brasileiros, a China come ATÉ cachorro. Faz parte de sua cultura não desprezar alimentos. E o país dos caras é imenso. E a população? Lá é na base do: "manda quem pode, obed

    2. No jogo da dominação o BRASIL está em disputa,simples assim. Não se tem a certeza se conseguiremos ser Dona Flor e ter 2 maridos, penso q ao longo do tempo a chapa vai esquentar.

    3. Se a China não comprar alimentos ao Brasil, vai morrer de fome. Vamos subir os preços?

  39. Janes disse:

    Exato! Nem mesmo a China que não abrirá mão de vantajosos negócios com o Brasil ainda que Bolsonaro não se dobre às suas chantagem. Também temos poder de barganha e China não é tola.

  40. Carlos disse:

    Deus salve a América e o Brasil também!

  41. Carlos disse:

    Fala vazia e sem sentido do Shannon, quer o Brasil troque caixa por promessa futura, sem garantias. Se ele trabalhasse em empresa defendendo esse discurso, não ficava nem para limpar o chão.

  42. Jo disse:

    Ninguém tem dúvidas sobre a qualidade, a segurança, a tecnologia , a durabilidade dos produtos fabricados nos Estados Unidos. E na China ? Será que podemos ter a mesma confiança??

  43. Marcos disse:

    Tava na hora né, Bolsonaro aproveita e acaba com a pirataria chinesa aqui em SP, pois eles fazem oque querem aqui, brasileiro passando fome na rua e chinês de land rover, não pagam imposto nenhum a

  44. Fátima disse:

    Bolsonaro representa um alinhamento com os USA e a população SABE disso. Mas não vai perder a conexão chinesa, que já existe...

  45. Ernesto disse:

    Cuidado Bolsonaro! Em comércio Internacional o mais bobo dá nó em pingo dágua. Cuidado com usamerinanos e cuidado com os chineses!

  46. Izaque disse:

    Fora o fato dos EUA serem "vizinhos" enquanto a China estar lá na China

  47. Jam disse:

    Pelo menos agora temos um Brasil no foro de interesses econômicos mais próximo ao século XXI, onde há que se buscar equilíbrio na comercialização de produtos primários e de valor agregado, ond

  48. Claudio disse:

    Comércio com a China não deve ser reduzido. Isso não é pragmático. Melhor ampliar as relações comerciais com os EUA.

  49. Ana disse:

    Sim, os Estados Unidos oferecerão muito mais ao Brasil, até o dia em que Donald Trump, mal humorado, resolver que o Brasil está explorando os Estados Unidos.

    1. ... sem contar na economia galopante e baixo desemprego.

    2. A união com EUA vai muito além de comércio internacional. Se trata das maiores potências da América lutando juntas contra o comunismo, que virá com força a partir do ano que vem, podem apostar.

    3. Precisa pesquisar mais sobre Trump, não fique presa nessa mídia tradicional.

    4. Trump é um homem de negócios não uma criança birrenta como a mídia tenta o transformar. As pessoas não pesquisam, não leem nada relevante, e ficam falando coisas sem nexo na internet.

  50. Osvaldo disse:

    Aqui em minha cidade chinês só quer abrir pastelaria. Só servem para isso.

    1. São bem melhores os pastéis dos chineses do que os brinquedos, as lâmpadas, as peças de reposição para veículos, as baterias, os calçados.... Durabilidade e qualidade zero.

  51. Roberto disse:

    Isso é óbvio, mas os jornalistas falam que a China é o maior parceiro comercial levando-se em conta faturamento, como se isso fosse mais importante que lucro, que é muito maior com EUA.

    1. A china é uma grande ameba que está fagocitando todo o mundo, Jair quer negociar a segurança com os EUA. Juntos temos a água o alimento e a força, sem a segurança não teremos nada.

  52. Ceni disse:

    chineses são espiões como os cubanos, são hackers tb, enviam dados para china, desde era Lula, querem dominar procriando no Brasil e expandir a desgraça comunista aqui

  53. Roosevelt disse:

    Entrevista à Folha de SP acreditem kkkkk, esse jornaleco sem credibilidade ,que faz pesquisa sobre ele mesmo com o próprio instituto só asno acredita. ANTAgoniasta

  54. Luciano disse:

    Concordo que com os eua, um país de democracia consolidada e economia forte, muito mais parecida com o Brasil do que a China, as vantagens serão melhores, economicamente, politicamente e moralmente.

  55. Roberto disse:

    Devemos fazer parcerias tecnológicas com os EUA e continuar a vender soja para os china

  56. Otoniel disse:

    Quebraram empresários brasileiros tirando lucros e foco para abrir pra China. EUA sempre interessante.

  57. Nilton disse:

    Mas a China muito breve será a maior potência econômica do mundo e o Brasil não pode desprezar isso. Há como negociar com respeito e sem ideologias com ambos EUA e CHINA!!!

  58. Adilson disse:

    É dificil.A china pratica capitalismo selvagem indo p mercantilismo.Se bobear compram terra aqui,trazem chineses e começam a produzir aqui.Concorrem e acabam c o daqui.Parece q eles não ligam.

  59. Presidente-XVII disse:

    Sou mais se aproximar de países livres como os EUA, Israel, e europeus, asiáticos como o Japão, Taiwan, e Coreia do Sul, do que com ditaduras islâmicas, latinas, e o bloco russo-chinês.

  60. HPrado disse:

    Entender o alinhamento sul-norte entre o Brasil e os Estados unidos e muito fácil, quem detêm o controle das fontes de água potável e produção de alimentos tem o controle de todo e resto. Jair s

  61. Giusti disse:

    Se a China se opor às relações do Brasil com seu VIZINHO, os EIA, significa q a China nunca teve boas intenções para com o Brasil. Mais do q compartilhar o mesmo continente, temos a mesma cultura

    1. O Brasil só precisa produzir e não atacar a China .

  62. Bigorna disse:

    A famosa sinuca de bico. A producao brasileira q envolve conhecimento e tecnologia é insignificante, somos um pais de analfabetos que nao investe em educação. Hoje podemos vender agro e comodities.

  63. Indignado disse:

    Os EUA estão mais próximos de nós, culturalmente falando, do que a China, que é quase alienígena. No entanto, deve-se tomar cuidado com coisas como propriedade intelectual, que podem nos escraviz

  64. WILMAR disse:

    A venda de commodities não é a melhor saída para trazer divisas ao Brasil. Caso o Brasil tivesse capacidade de agregar valor a essas matérias-primas e vendesse os produtos finais, seria sonho.

  65. EMMANUEL disse:

    Falou e disse! Esse negócio de cortejar chineses é bom para petistas e gente como Ciro Gomes ... ou seja, tudo o que o brasileiro quer ver longe de suas vistas ...

  66. Júnior disse:

    Na realidade a China é que e refém do Brasil , eles precisam das commodities e vender seus produtos de péssima qualidade .

  67. André disse:

    Gosto muito de ver essa relação mais próxima com os EUA.

  68. Carlos disse:

    A China... é a "China". E os EUA é o "EUA". Simples Assim! Um coadjuvante. O outro, ainda ... Protagonista.

  69. OBSERVADOR disse:

    A china é uma ditadura de origem comunista. Os chineses precisam comprar alimentos, pois caso contrário grande parte da população morre de fome. Sem nossos alimentos a China já era.

  70. JOSE disse:

    Os americanos falam de cooperação em segurança no sentido de pegarem os projetos do Super-Tucano, KC 390 e atrapalharem o projeto do caça Gripen a ser feito no Brasil, parceria SAAB / Embraer.

  71. JOSÉ disse:

    USA e Brasil, têm que estar sempre juntos, para hegemonia nas Américas. Não podemos deixar o micróbio comunista se expandir no nosso continente.

  72. Reinaldo disse:

    Trump tem mais dois anos, torço que sejam seis, contudo, Jinping pode durar muitos anos. Nenhum dos dois é confiável, não há lugar para paixões em política externa, só pragmatismo.

  73. Flavio disse:

    Uma vez ouvi de uma pessoa que comercializa com chineses: O Chinês te abraça fincando uma faca nas suas costas! Acordem! A China que precisa do Brasil para alimentar seu povo.

    1. Tem argumentos muito burros. Nenhum país do mundo, irá barrar o Brasil, por causa de politica. Eles precisam disso. E até ganham mais. Eles comem nossa comida, enquanto produz alta tecnologia.

  74. AftasArdem disse:

    A China tem uma organização social histórica que ao "captar na marra" as tecnologias modernas do ocidente. Agora o Ocidente (no caso a junção das Américas + Europa) precisa dar novas configur

  75. AftasArdem disse:

    A China precisa ainda manter as regras atuais para consolidar seu projeto hegemônico. Cabe agora as Américas e Europa rever isso rápido. O Brasil precisa mostrar que pode liderar a América do Sul.

  76. Da disse:

    Nada de colocar todos os ovos numa cesta só! 'Brasil first!' Diversificar economia, relações e interesses.

  77. Augusto disse:

    Com certeza, a parceria com os Estados Unidos é muito mais estratégica e importante para o Brasil e todo o continente americano! Além dos ideais democráticos e de liberdade de expressão!

  78. Louis disse:

    Eu confio mais em norte-americano que em chinês.

  79. Juliana disse:

    Compartilhar tecnologia,comercio,belicismo e conhecimento ok. Mas mantendo a soberania nacional.No BRASIL mandamos nós.

  80. Okles disse:

    Só burro, acha que algum país irá barrar commodities do Brasil. Se fizesse seria até um favor, pois são produtos de baixo valor agregado. Ninguém fará isso, e essa ameaça é burra.

  81. Cidadão disse:

    Precisamos impedir que Bolsonaro entregue nossas riquezas aos EUA.

    1. Só um aviso, Cidadão: os prints com suas ameaças ao Presidente Bolsonaro já começaram a ser repassadas às autoridades competentes. Falta alguns detalhes para repassar à PF. Então, cuidado!

    2. 3 pinos, vc não vale nada (no bom sentido)!! Kkkkkkkkkk