Ex-procurador da Lava Jato critica Bolsonaro

Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador que deixou a Lava Jato no mês passado, criticou a proposta de Jair Bolsonaro de aplicar o princípio da legítima defesa automaticamente a PMs que matem em serviço.

Para o procurador, “melhor o candidato do PSL esquecer essas bobagens”.

Clique AQUI para ler a íntegra da nota em Crusoé.

Quantas histórias já esconderam de você nesta eleição? Nós vamos revelá-las AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Aplicar o princípio da legítima defesa automática aos PMs que matem em serviço é temeroso. Policiais são seres humanos passíveis de erro. Uma investigação posterior é mais conveniente.

Ler mais 186 comentários
  1. Aplicar o princípio da legítima defesa automática aos PMs que matem em serviço é temeroso. Policiais são seres humanos passíveis de erro. Uma investigação posterior é mais conveniente.

  2. o que sempre escutei Bolsonaro falar que, o policial responde pelo ato, mas nao como é hoje que se ele não morre já é afastado e tem que se defender. Se ele excedeu será punido. E não só o poli

  3. Concordo plenamente com o procurador Assim como em todas as profissões, há bons e maus policiais Sou contra essas questões de armar a sociedade urbana, e liberdade total para policiais LIMITES LIMI

  4. O direito de legitima defesa era o que nos permitia viver em sociedade. Nesse anos de governos de esquerda foi revogado esse direito. Por isso está alarmante o nível de criminalidade, #B17

  5. Policial tem direito de se defender de bandido. Esse procurador nunca subiu o morro, nunca participou de uma operação nas favelas do Rio. Vai lá enfrentar bandidos e depois dê sua opinião.

  6. Eu acho que deve-se investigar, agora tratar o policial como criminoso e afastá-lo do serviço antes de finalizada a investigação é que está errado. Afinal policiais também podem ser criminosos

  7. Procurador, o senhor é quem deve repensar as aberrações perpetradas por procuradores e promotores, que costumeiramente são algozes de policiais, mesmo em claras situações de excludentes de ilici

    1. “Bobagens” como 60 mil homicídios/ano e a maior taxa de baixas de PMs no mundo devem ser pensadas e discutidas por quem ainda não se aposentou e pretende enfrentar os problemas com novas ideias.

  8. O RJ está em sob intervenção. Há uma guerra, irregular, mas é guerra. Bolsões de criminalidade, onde não prevalece o Estado. De que instrumentos dispõe o Exército para enfrentar um inimigo ar

    1. Bruno, o Bolsonaro está falando das situações em que não restam dúvidas de que o policial agiu em legítima defesa de terceiros ou própria, por exemplo, ou melhor, no exercício regular de direi

  9. Eu só votaria no Haddad se ele prometesse colocar a Dilma no governo, assim a gente teria do que dar muitas risadas nos proximos 4 anos. A mulher que sauda a mandioca precisa nos divertir mais.

    1. E mesmo assim essa investigação será apenas para se verificar se o policial não cometeu um crime fora de confronto, porque o policial matar em confronto não tem que responder nada por isso.

  10. Falou asneira! Mais um que deve ter sido petista mas, o petismo não saiu dele. Estão matando policiais aos montes seu idiota. Saia da sua bolha alienado. Não temos ídolos de estimação.

  11. Opiniões divergem e o Bolsonaro é o escolhido pelo voto popular e a maioria está com ele em função de seus compromissos de campanha, nós não queremos outro estelionato eleitoral seguido, Bolson

  12. Bobagem? Se num CONFRONTO entre policiais e bandidos, o ‘do mal’ for alvejado e morto, o policial tem que responder por HOMICÍDIO como se faz hoje? Inimigo em guerra é para ser abatido!

  13. Eu achando que a hipocrisia era critério básico de esquerdista. Excludente de ilicitude é no mínimo um ponto pra empatar as forças entre bandidos e policiais. Pra mim. Desobedeceu voz de prisão?

    1. Exatamente isto. Pelo mundo a fora, os policiais são respeitados e possuem vida digna. É claro que vai ser necessária uma limpeza no setor, mas a maioria é competente e séria. Têm que ser respei

  14. E como será quando os policiais começarem a matar a torto e a direito pessoas que não tem nada a ver com crimes? É óbvio que ninguém em sã consciência irá aceitar uma proposta dessas, não é

    1. Os delinquentes têm que temer a polícia e não, o contrário. Os delinquentes estão matando militares e civís. Alguém têm que tentar sanar esta situação. Estamos em guerra no Rio. Ninguém vê

    2. Claro, pq todo o policial é imbecil como você. E está só esperando o Bolsonaro ganhar pra começar a chacina de inocentes, mulheres, gays e criancinhas. Eu sou totalmente FAVORÁVEL.

  15. procurador esta jogando contra o time da direita,depois vc fala ! mais por mim ,bandido com fuzil na mão ,tem de levar tiro SNIPER no coco .estamos em guerra ,que chore a mão dele, do quê a minha.

  16. Sou totalmente contra as propostas do PT mas reconheço que quanto ao Ministério Público teremos muitos problemas, principalmente na área criminal. Talvez esse e não a Justiça, seja o órgão mai

    1. Delinquentes estão invadindo residências, arrombando bancos e empresas, dando facadas em ciclistas, roubando caminhões de carga, estuprando e matando. Merecem rosas brancas ?

  17. Sem argumentos em q baseia sua afirmação d q se trata d bobagem fica difícil comentar. Mas se 1 pessoa está em local público portando arma d guerra ostensivamente, ela tem d ser abatida.

    1. Provavelmente, este Sr. não teve um filho assassinado, uma mãe estuprada. Muito duvidosa a observação de quem vive cercado de seguranças. As cidades estão reféns da calhordagem.

    2. Estou de pleno acordo. Delinquente têm que temer a polícia, pois ela existe para proteger a população. Estamos encarcerados. Qual a solução ? Procurar analistas ou morrer de depressão.

  18. Então o bandido pode dar 1.000 tiros no policial e ele não pode dar nenhum ??? Tenho certeza que este nobre Procurador nunca subiu um morro de noite . Falar dos Gabinetes Burocráticos é fácil .

  19. Basta fazer como nos USA. simples…manda parar se não parar pode ser alvejado. Se resistir a prisão e estiver com arma, pode ser alvejado…se estiver apontando arma pra refém pode ser alvejado.

    1. Esquerdistas FINGEM nada entender. São do contra em tudo. Para eles produzir, estudar, ser do bem, ser religioso, ser fiel, sr honesto, não gostar de bandido… é tudo errado! Que raça!

  20. Ouvi no canal do Nando Moura: vamos combater o crime com uma Kombi lotada de caixas som e ir pacificar as favelas ao som de Imagine, We Are the World, e musicas gospel. Vai dar super certo.

    1. Não esqueça do “kit Freixo” de combate a criminalidade. Várias lâmpadas led pra iluminar as ruas e assim afastar os bandidos que na verdade são vampiros disfarçados de criminosos.

  21. Carlos Fernando não leu a proposta. Num embate ou numa situação em que marginais estejam portando armas e em atitude de confronto, o policial pode atirar antes que ele próprio se torne alvo

  22. Acho que não é matando que se resolve tudo, mas especialmente em casos em que o meliante portar arma de grosso calibre é fundamental o revide para execução, pq certamente os riscos aumentam!

  23. Ele não é contra excludente de ilicitude.A ênfase dele é no *automático*.Tem q haver bom senso,respeitado PLENO direito de defesa dos agentes de segurança.Carlos F S Lima p/ Procurador Geral!

  24. O bem maior, de acordo com a CF, é a VIDA. Tudo o que for contra tal proteção é inconstitucional: aborto, tribunal de exceção, pena de morte. Policial tem que prender o bandido. Matar em último

    1. vai fazer ronda eduardo. O bem maior é a vida mas a do policial vc parece não se importar. Guerrilheiro do trafico não é bandido comum. ocaso é especifico as faccões estão em guerra contra a l

  25. Pela primeira vez discordo do procurador. Não se trata de nenhuma bobagem. O policial, ao defender a sociedade, não pode correr outros riscos que não os inerentes à sua profissão, levar um tiro p

  26. Se for contra um indivíduo um indivíduo em plena realização de ato criminoso que ameace a vida da polícia ou da sociedade,sim,autodefesa.Creio que é a esta situação que Bolsonaro se refere.

  27. Vai valer o que vale nos EEUU. Vá lá no You Tube e veja os vídeos dos dash cameras dos carros de polícia americana. Se o cara ameaça pegar arma já leva um kilo de chumbo de tudo quanto é lado.

  28. Liberar geral não pode. Só que não é isto que está sendo proposto. O que está sendo proposto é que se o sujeito estiver armado ele já pode ser um alvo. Antes de matar o policial.

    1. E leve um buquê de flores com uma bandeira branca, assim como os artigos da lei impressos em um papel e mostre pacientemente aos criminosos. Hipócrita.

  29. B17 quer legítima defesa pra que casos de invasão de propriedade e atentado à vida, como o caso Ana Hickman, não ocorram com frequência; ou onde a polícia mate BANDIDOS não gere frustração.

  30. O procurador ai anda armado, mora em Curitiba, e mora bem… Vive numa bolha…Dentro da bolha tudo é contemplativo e belo..deixa ele passar uma semana na favela do Rio sem dinheiro, sem arma, sem pm

  31. Esse Procurador acha que pelo fato de ter participado da lava jato podia fazer qq coisa, inclusive passar por cima da lei. Se o congresso aprovar, é lei, e vc terá q cumprir. “Intendeu”?

    1. Pensei o mesmo.Abri a notícia e vi que criticava a ideia e não o candidato.Antagonista as vezes cansa com erros tão primários. Sensacionalismo?

  32. As bobagens que que existem na polícia norte americana são só bobagens….tá certo. Claro, não se pode permitir que ele mate sem justificar, o que muda é abordagem, atualmente ele é culpado;

  33. PQP. Tá foda. Quer dizer que Bolsonaro não pode ser criticado. Vão se phoder tá começando a parecer religião. Tudo que falavam do PT os Bolsonaristas estão fazendo. O cara vai ser presidente e

  34. Quer dizer que o policial pode morrer às centenas no Rio. Direito de morrer eles tem. O seu procurador, por que o senhor não procura algo para fazer? Vamos subir o morro junto com a polícia? Ver s

  35. Pois. Tirando as atuações deles no que tange a investigar crimes financeiros, são impecáveis. Mas como podemos ver, parte deles são esquerdistas puros. Deltan também. O Moro é reservado.

    1. Sr. Emanuel, exageros não podem ser admitidos. Legítima defesa é uma coisa. Outra coisa é arbitrariedade e simulação de ‘situações’. Sabemos ser barra subir o morro.

    2. Subir o morro junto com a polícia ele não quer não? Enfrentar colarinho branco é mais fácil. Vamos subir o morro, autoridade?

    1. Perfeito! Tecnologia resolve. Só não podemos perder a autocrítica. Matar por matar também não é certo, já que pode haver excesso às vezes e corrupção na polícia.

  36. Caro procurador, estamos perdendo o Brasil para o Narco-Trafico, policiais estão morrendo, precisamos de Lei forte para colocar ordem no galinheiro, afinal só bandidos sairão perdendo! Vote B17 ou.

  37. O Jair vai sim rever este ponto, mas merece uma discussao mais ampla, pois a atual legislacao desfavorece o policial….ideal entao se todos andassem com cameras acopladas no uniforme….

    1. A discussão pra não sair do lugar é melhor nem discutir. Se for pra polícia sair do quartel com medo de ser processada, por matar bandidos, é melhor nem sair. Polícia com medo não rende.

  38. Críticas sempre serão bem vindas, de pessoas que se empenharam em fazer do Brasil, um país livre do socialismo comunista. E que sentiu na pele o que é o aparelhamento do Estado.

    1. Nada a ver. A crítica, neste caso, não é bem vinda. Tirando a atuação da lava-jato contra crimes financeiros, temos alguns esquerdistas ali. Eu não os nomearia ora nada, tirando o Moro.

    1. Era para ela esperar o bandido matar uma criança? Meu caro imbecil? Ela salvou vidas, a dela inclusive. Ou bandido não mata PM de folga? Boboca.

    1. “Bobagens” como cidadãos de bem e bons policiais poderem ter excludente de ilicitude, ao reagirem em legítima defesa da vida, da integridade física, e do patrimônio próprios ou de outrem?

  39. O ex-procurador assume ares de profeta de Atena, Deusa da sabedoria, assim como se dissesse: “eu sou da Lava Jato, eu sou a força!!!”. E completa “deixa de bobagens menino, fala besteira não” Ba

  40. O Efeito de Zimbardo (psicologia) sempre assombra polícias que tenham poderes ilimitados. Fiscalização tem que haver, mas deixar o policial mais acuado que o criminoso não dá, meus caros.

    1. É né. Enquanto pesar essa mentalidade, casos como o do xunhado da Ana Hickman continuarão acontecendo. Policiais que tem reagem a bandidos, continuarão sendo processados.

  41. “Essas bobagens”, não senhor. O policial não pode matar e alegar legítima defesa automaticamente, é verdade, mas também não pode ser impedido de agir diante de alguém armado.

  42. PRUDÊNCIA, EQUILÍBRIO, são princípios básicos de um governante que se preza. É muito importante, Bolsonaro conversar com o ex Procurador sobre sua opinião. Tomemos cuidado, antes de criticar es

    1. Conversar com alguém que acha a legítima defesa um exagero? É melhor que o procurador fique só na alçada dele, que é de crimes financeiros mesmo. Deixa ação policial com o capitão.

    1. deixa de ser doente! o cara n é comuna, só é sensato! parem de idolatrar políticos! não importa se de direita ou esquerda. do jeito q está, o projeto tá incorreto sim!

    1. Pois é né. Então que policiais continuem com mais medo do poder judiciário do que do bandido armado. E que casos como o doncunhado danAna Hickman continuem acontecendo.

  43. Tal projeto será debatido no congresso. Ele poderá expor seus argumentos lá. Mas do jeito que está hoje nāo tem como continuar, o policial está sem segurança juridica para agir.

    1. Ele foi claro: não quer casos como o da Ana Hickman acontecendo com tanta frequência, onde a vítima é processada por matar o bandido agressor e invasor. E não quer a polícia processada.

  44. Infelizm/ o MP está todinho aparelhado pela esquerda! Até mesmo p/ passar em concurso públcio os caras tem que esquerdar. Bolsonaro tem q pensar muito antes de escolher um PGR ou Ministro do STF

    1. Nisso você tem razão, as próprias provas da OAB estão como as redações do ENEM. Se afaga a esquerda, nota 100. Se critica a esquerda é pau! Virou máfia! Investiguem!