Exclusivo: Alvo da Lava Jato no Rio, doleiro operou para ex-ministro Márcio Thomaz Bastos

Desde que a ‘Operação Câmbio, Desligo’ foi deflagrada, um sentimento de desespero percorre os bastidores do poder em Brasília. Muita gente graúda teme ser alcançada pelas investigações sobre a maior rede de doleiros do País. E há razões de sobra para o medo generalizado.

O Antagonista, que já revelou detalhes da agenda de Dario Messer, agora descobriu que o doleiro Marco Antonio Cursini, alvo de mandado de prisão há um mês, operou para o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.

Ele contou que manteve, por oito anos, a guarda de US$ 300 mil pertencentes a Thomas Bastos. O saldo foi resgatado em meados de 2006, ano da reeleição de Lula.

Segundo Cursini, o dinheiro foi entregue por office-boys, ao longo de vários meses, no escritório de advogacia do então ministro da Justiça na Av. Brigadeiro Faria Lima. “Sendo certo que no final, ele (Thomaz Bastos) recebeu seiscentos mil reais em dinheiro vivo.”

Cursini contou também que “trabalhava na ilegalidade” para os bancos Credit Suisse, BSI, Deutsche Bank e UBS, além de Leu Bank e Clariden Bank – que depois se uniram no Clariden Leu Bank. Ele também entregou outros doleiros e políticos.

Mantida em sigilo absoluto, a colaboração do doleiro foi crucial para a deflagração da Castelo de Areia, que colocou a Camargo Corrêa e diversos políticos no banco dos réus – antecipando parte do esquema de corrupção e lavagem descoberto pela Lava Jato.

A Castelo de Areia, porém, foi aniquilada com ajuda de Thomaz Bastos, então advogado da empreiteira. A revelação de Cursini ajuda a entender seu empenho pessoal no caso. O ex-ministro morreu em novembro de 2014, depois de tentar um acordão das empreiteiras para impedir o avanço da Lava Jato.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 95 comentários
  1. A Lava jato é uma importantíssima operação para o nosso Brasil que foi totalmente saqueado, loteado em suas instituições de maneira impressionante, por corruptos!!!!! Mas, uma tristeza é depois de todo um trabalho, prender essas pessoas, e um ministro da Suprema Corte, sem dar o devido valor a esse trabalho, e como se tudo fosse brincadeira solta todos que foram presos, parecendo até, jogar contra a sua própria Pátria!!!!! Lamentável!!!!!! Lamentável e cansativo, este senhor nos faz perder a fé na justiça!!!!!!

  2. Agora sim. A elite corrupta está na mira da justiça.
    É hora de enfrentar o BOCA-DE-GAMELA.

  3. sem mcbastos os advogados de lula e de todos os outros safados que roubaram o Brasil e espoliaram a PTrobras estão perdidos no mato!
    não têm mais a mãozinha amiga que maniplava ( e indicava) ministros para o stf!
    partiu em boa hora!!!!!!!

  4. Márcio TB morreu e deixou + de 400 milhões amealhados sabe-se lá como. Advocacia da tanto assim? De qualquer forma, hoje já sabe que caixão não tem gaveta.
    BOLSONARO 2018!!!

  5. “GOD” DAVA ASSESSORIA PARA Á NATA GOVERNAMENTAL,E FOI MINISTRO DA JUSTIÇA NO 1º MANDATO DO SR.LULA E 3 MESES DE SEU 2º MANDATO.
    MAS ,ERA DA CASA.

  6. É, mas uma certa parte da imprensa vivia elogiando a retidão de caráter, a inteligência e tals desse homem. A Marta que o diga, hein?! Desde sempre, andando em péssimas companhias, nunca foi de confiança. Se a petralhada e o barba gostavam é porque boa coisa não era! Que fim levou a bolada dele? Quem ficou com a herança?

  7. Esse deve ter roubado muitos bilhões do povo brasileiro. Sua família precisa ser investigada, já que ele morreu. Vai vê que também foi laranja de políticos.

  8. Esse tal de Márcio era 1 petista puxa-saco de tamanho maior!
    O Nosso Venerado Chefão, o Capo, tem um mau gôsto imenso: barango!
    >
    O Festival FiQ! começou em BH. De graça. De HQ.
    *
    O PT? PCdoB? Ciro Gomes?…
    Êta partidinho careta!
    O PT e satélites são por definição Kitsch e bregas demais.
    Está havendo em BH um festival internacional de Quadrinho…
    O FiQ.
    Petista?:
    Comic books? Fumetto? Historietas? Banda desenhada? Quadrinho de qualidade? Jamais. O petismo tem algum resquício de bom gosto?… Nunca. Petistas são grotões, toscos, primitivistas, Kitsch, bregas, barangões e cafonas. O petismo tem ideologia que nivela tudo por baixo. Esquerdalha. PT tem um mau gosto enorme.
    *
    Não vi sequer um único petista no “FiQ!” 2018.
    São caretões. Kitsch políticos. São sempre bregões políticos.

  9. Vocês lembram que MTB disse que havia guardado uma espécie de diário em um cofre a ser aberto 50 anos após sua morte?
    Então, lá deve existir tudo isso aí, e mais um monte de “malfeitos” de lula e sua gangue.

  10. AO LIBERTAR TANTOS DOLEIROS E DELINQUENTES
    ENDINHEIRADOS NÃO ESTARIA ATUANDO EM LEGÍTIMA DEFESA ???

  11. Grande Guru, Tótó morreu….ai Totó , e o pessoal tava te esperando pra pelada no campinho… dizei.mestre, dizei que náo é verdade. TKS sr. Rolando Lero. (in memorian)

  12. As moscas já estão rondando o STF.
    Estão todos “se cagando” de medo……
    O Lava Toga está chegando ……
    Tic tac, tic tac, tic tac, …….

  13. Falo há tempos. Não tem mais jeito.Os 3 poderes nas 03 esferas da federação estão podres,fétidos,corrompidos.A Grande imprensa e contratados (repórteres, jornalistas,comentaristas,palestrantes e outros istas..) a maioria “Vendidos”. Tribunais de Conta, Partidos, Sindicatos, Confederações, Federações, Sistema S, OAB, uma nojeira.Só uma Intervenção Militar-Estado de Sítio, Nomeação de uma Constituinte para ACABAR com os absurdos da CF de 1988. Como É POSSÍVEL poderes LEGISLAREM em causa própria. O TITANIC JÁ DEU ÁGUA. FFAA já – Art.142 CF ou qualquer outro que justifique. O STM poderia ajudar.

  14. A melhor coisa que o diabo fez foi resgatar esse narigudo corrupto defensor de ladrões, e levá-lo para arder no fogo do inferno! Menos um, nessa cambada de advogados canalhas, que vivem da corrupção.

  15. Vai aparecer Gilmar Canalha Mendes e demais do judiciário, já, já. O Brasil precisa ser implodido.

  16. Por onde anda Bottini, o discípulo mais fiel de MTB? Aquela foto do Janot AINDA não está bem explicada! Pra mim foi ameaça de morte!

  17. Pessoal, isso é uma bomba mesmo.Imagino que a maioria dos ministros do judiciario esteja preocupado tambem.O interessante é que ninguem jamais imaginou que existisse alguma coisa parecida com a LAVA JATO, e nunca se preocuparam em ser pegos….que bom!

  18. Esse foi o cara indicado pelo FHC para Lula. Foi o que noticiou o Jornal da Tarde em 2002, quando FHC ainda era presidente. Já como ministro da justiça(j) com salário de pouco mais de OITO MIL REAIS, fez questão de falar que do seu escritório. Defendeu ainda os pais assassino da própria filha, a pobre menininha ISABELLA. É preciso abrir o tal envelope fechado com a cláusula de inviolabilidade de 50 anos. Quem sabe todo o esquema criminoso esteja lá relatado, inclusive crimes que elevaram dívidas públicas sem precedentes na história.

  19. GRANDE ” DIOGO” https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/tacla-duran-manda-diogo-mainardi-parar-de-chilique-eu-te-vi-no-gero/

  20. Seria o início da operação Lava Toga?

    Esses três aqui devem estar com dedos gélidos: Lewandowski,Toffoli e Gilmar Mendes.

    Quem sabe pelo menos uns 10 não estão envolvidos.

  21. A Swissleaks não pegou, mas a Lava Jato pega! Ô, se pega! E TODOS, sem exceção!

  22. Sobre o post ” Verba de leilão do pré-sal não pode amortecer aumento da gasolina, diz ministro”
    Muita ginástica para tentar manter a indexação dos impostos à variação do dólar e do petróleo, nesse caso o que tem que ser feito é manter a soma dos valores desses impostos ao que era antes da entrada em vigor da nova política imposta pela Petrobras, acrescentando o aumento do imposto, Cide? no final de 2017 e daí corrigir pelo mesmo índice que corrige os benefícios do INSS.
    Quanto à correção do preço do petróleo pelo dólar e pela variação da cotação dele, e APENAS PARA AS IMPORTAÇÕES, deduzidas os valores devidos à variação da exportações, lembrando que os acionistas majoritários somos nós e não fomos consultados.

  23. Tô revoltado!
    Se me deixarem, eu vou na sepultura desse omi e faço ele confessar!
    Ah, me deixem ir! me deixem ir!

  24. só lembrando que o Tomaz Bastos deixou um livro pra publicarem 25 anos após sua morte com os podres da politica provavelmente ele espera que daqui 25 anos viveremos num pais socialista e o q seus meios serão exaltados

    1. Já disseram que o Brasil não é para amadores. Imprensa independente tem que ter cartas na manga. Não se gasta todas as balas de uma vez.

  25. Esse foi um canalha da pior espécie! De sarjeta!
    Tinha que tentar reverter isso o inventario desse crapula!

  26. O Brasil precisa ser passado a limpo! O povo precisa acordar! Carnaval e outras festivas deveriam ficar para depois que esse país tomar novos rumos da justiça, saúde, educação, segurança pública. Vamos acompanhar acordar !

  27. Devemos prestar muita atenção nesses “grandes” advogados, defensores de grandes corruptos, provavelmente também possuam “esqueletos no armário”. Devemos descobri-los agora, e não após suas partidas para a terra do capeta.

  28. Thomas Bastos era um grandessíssimo FDP, era o lider da ORCRIM togada (lugar hoje ocupado por beiçola). Por isso em seu velório, Lulalau chorou e chamou de um “grande irmão”.

  29. Se ele MTB estava na lusta ineginem a turma que comprara recentemente Apt. No Parque dos Principes em Lisboa.

  30. Lembrando que esse thomas bastos decretou sigilo de 50 anos para seu cofre onde guardou os 17 volumes de seus diários. Imaginem o que há neles! A PF deveria catar esse cofre antes que o escondam para sempre.

  31. Lembro do JÔ soares dizendo a todos que o Doutor Marcio era o seu advogado.Isto depois de , bem ao estilo do gordo,fiasquento, chorar enquanto se prestava aos elogios.

  32. Por que vocês acham que Mariz é tão “dedicado” na defesa de Temer?… Ah, se a Faria Lima falasse…

  33. Um ex-ministro da Justiça. Esse país não tem saída meu irmão. Torço para que sua alma esteja ardendo nas profundezas do inferno. Quando chegaremos aos ministros do STF?

  34. Quem indicou MTB para Lula foi Michel Temer. Eram da mesma tchurma, os “amigos da lei”!
    .
    Vice-presidente Michel Temer:

    “O Brasil perde um grande advogado, uma figura exemplar e símbolo da advocacia brasileira. E perde também um homem público de qualidades inegáveis. Eu sei o quanto ele fez pela defesa dos direitos humanos, pela defesa do Estado de Direito e pela democracia no nosso país. Perdemos todos. Perco o amigo. Perdem, os brasileiros, um grande homem público.”

  35. Eu daria um dedo para que publicassem o diário que ele deixou e só poderá ser aberto 50 anos pós morte. Ali o sabugo é grosso.

  36. He tao revoltante q nao da coragem de ler a noticia ate o fim.Eles tavam e tao roubando o pais ha decadas.Imaginem os valores q nao tem nessas contas do exterior,a maioria perdidos pq esses bancos de corruptos tem clausulas para nao devolver as quantias as vitimas caso sejam pegos.Ta ai a razao do desemprego,baixos salarios,gasolina nas alturas.O dinheiro grosso ta la.E agora tao esperando a copa.E tem gente q ainda acusa os caminhoneiros de traidores do pais.

  37. Enquanto isso os pagadores de impostos trabalhando dia e noite pra bancar um monte de parasitas. Gilmar Mendes soltando todo mundo da o que pensar, será ele outro Thomaz Bastos?

  38. Agora, medo? Medo de que, cara pálida? Rápido o medo é substituído pelo cinismo. Como eu digo, a massa é inglória e ignara.

  39. Urge que se modifique a lei que permite um único juiz conceder HC para réus envolvidos e/ou sob investigação sobre crime organizado.

  40. Desespero é eleger Presidente!
    A elite corrupta bate a cabeça!Como vamos vencer o inimigo de nossos intere$$e$.
    As urnas falarão.

  41. Pode não parecer, mas o Brasil está melhorando em alguma coisa. Mas vai demorar um século pra deixarmos de ser essa porcaria de país que somos. Se deixarmos…

  42. O povo tem que exigir ampla publicidade dessas denuncias, isso é a única segurança contra acobertamentos, o que todos sabem não pode ser destorcido, desmentido ou escondido. Depois disso vamos aprofundar as investigacoes. Lugar de criminoso é na prisão! Vamos colocar grades até nas sepulturas o povo tem que saber que até eles vão ser encarcerados!

  43. Bandidão dos grandes, e tem vários iguais a ele., mas não pode tudo o Diabo o carregou.

  44. Marcio Thomaz Bastos é “O Mago” em O Mecanismo, série da Netflix. O Mago da corrupção brasileira. Descanse no inferno, demonho!

  45. Eu estou esperando ansiosamente as investigações de alguma destas operações chegarem no judiciário.
    É incrível como nada respinga neste pessoal.

  46. Eu não quero, ninguém em sã consciência quer, mas sem milico na jogada, tudo vai de novo ser arquivado. Deixem na mão do mafioso gilmarzão e, não demora, a bandidada está toda liberada.
    e

  47. Mama mia! Um país onde os bandidos tem o poder e se servem do país e do povo como se fossem suas propriedades particulares. As leis? que leis? Só são palicadas para extrair a fogo e ferro o dinheiro de quem é decente e trabalha através de impostos excorchantes. Viva Brasil a melhor forma da Kakistocracia!

  48. Sem me referir à notícia acima ou a quem tenha sido citado, mas a corrupção alimenta um “mercado milionário” no meio jurídico.
    Ninguém nunca esclarece qual a origem do dinheiro que paga os honorários milionários dos advogados.
    É linda a “ética”, a “moral” e o senso de “Justiça” da advocacia.
    Dá vontade de chorar.

  49. Deveriam abrir aquele papel que o Thomaz Bastos deixou escrito p so abrir daqui uns 50 anos. Deve ter mta coisa ali!

  50. Assistam O Mecanismo. Marcelo Odebreht foi o único do Clube dos 13 a recusar se envolver no acordo. Estava seguro de que a pf não chegaria ao sofisticado esquema de propinas do departamento de operações estruturadas da empreiteira. Ferrou-se e puxou cana. Thomaz Bastos morreu em plena atividade e fazendo o que mais gostava: ajudando a phoder a República por trás das cortinas.

  51. O CANALHA do Janot, foi à Suíça, principalmente para acertar o ACOBERTAMENTO das contas de Ministros do STF, as dele e da família, da Dilma, do Lula, da Gleise.

  52. Pergunta que não quer calar
    Onde está o Momento Antagonista?
    Onde está Claudio Dantas?
    Deixe os posts para estagiário
    Não podemos dormir sem o Momento Antagonista .
    Mulheres chorosas , à beira de um ataque dos nervos e perguntam melancólicas:
    Onde está Claudio Dantas?
    Problemas com a Abin, com o Mossad?
    Problema com a patroa?
    Volte Claudio Dantas
    Fale sobre a vassalagem do juiz Bretas
    Fale sobre o manifesto da turma chupando dedos
    Fale sobre a vassalagem de Gilmar
    Fale sobre esta bomba envolvendo o Tomás Bastos

    1. Claudio Dantas é uma marca de sucesso para o brasileiro. Nós estamos na Terra, o Céu é mais acima onde habitam os anjos. Aqueles que sonham encontrá-los aqui vivem se aborrecendo!

    2. Concordo com voce! Antagonistas digam onde anda Claudio Dantas e porque parou com o Momento Antagonista…nao enrolem…

Os comentários para essa notícia foram encerrados.