Exclusivo: Gilmar reviu decisão após pedido de sobrinho de principal parceiro do IDP

Na semana passada, O Antagonista revelou que Sidnei Gonzalez, diretor de projetos da FGV, é vizinho de Gilmar Mendes num edifício em bairro nobre de Lisboa e que já organizou 11 seminários em parceria com o IDP.

O Antagonista descobriu agora que Sidnei costuma apresentar em alguns eventos o ‘sobrinho advogado’ Thiago Gonzalez Queiroz, que foi recentemente beneficiado por Gilmar num ação que chegou a seu gabinete.

O caso se refere a pedido de indenização movido pela Açopart Participações contra o BNDESPar por irregularidades na privatização da Companhia de Ferro e Aço de Vitória (Cofavi), em 1989.

A empresa alega que, depois de comprar a estatal, descobriu em sua contabilidade um passivo oculto de US$ 35 milhões – valor que, corrigido, alcança hoje a assombrosa cifra de R$ 612 milhões.

A União tentou entrar como parte interessada nos autos, mas o pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça do Rio. Recorreu então ao STJ e ao STF. Quando o recurso extraordinário chegou a seu gabinete, Gilmar o remeteu ao TRF-2 por entender que o caso seria de competência da Justiça Federal.

A decisão de Gilmar foi em agosto. No mês seguinte, o escritório de Arnoldo Wald, responsável pelo recurso, contratou o advogado Marcus Vinícius Furtado, ex-presidente da OAB.

Em novembro, Furtado passou procuração a Thiago Gonzalez Queiroz, o ‘sobrinho advogado’ de Sidnei da FGV. Eles entraram com nova petição questionando Gilmar, sob a alegação de que a União havia perdido o prazo processual e que, portanto, não caberia enviar o recurso ao TRF-2.

Em março, Gilmar reconsiderou sua decisão e acolheu a tese dos advogados da Açopart.

Por meio da assessoria, Marcus Vinícius disse que contratou Thiago por sua especialidade em direito empresarial. Thiago não retornou os contatos de O Antagonista.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. LILLIANY NASCIMENTO 07/08/2018

    Meu nome é Juliane, sou soldado da polícia militar. Eu sei porque eu estou aqui neste porta-malas escuro e frio, porque sou uma policial. Aguardo a cada segundo que

Ler mais 148 comentários
  1. LILLIANY NASCIMENTO 07/08/2018

    Meu nome é Juliane, sou soldado da polícia militar. Eu sei porque eu estou aqui neste porta-malas escuro e frio, porque sou uma policial. Aguardo a cada segundo que

  2. Se o povo não está esquentando, qual o problema de Gilmar ajudar quem o ajuda? Afinal, Gilmar Mendes está ali para se beneficiar ($) e o resto que se f.da! Se você achar ruim, continue achando ruim que o Gilmar está cagando pra você!

  3. Será que alguma coisa que saia das ações desse Gilmar seja limpa? Parece que ele contraria a famosa lei da unanimidade, do Nélson Rodrigues: no caso dele, a unanimidade não é burra – tudo o que esse sujeito faz é sujo, podre ou simplesmente injusto. O cara fede!

  4. Com certeza a compradora da estatal achou que ia se dar bem, talvez que fosse “preço de banana” e quando viu que não era abriu o chororô. Ferram-se os pagadores de impostos e os eventuais funcionários públicos que tentam evitar essa expropriação.

  5. E agora ? Só o João que roubou as galinhas que vai preso nesse país ?? Tudo isso é imundo !! Nojento !! Esse tipo de gente que pisa no brasileiro… Na sua dignidade…muda de verdade Brasil.

  6. FEVEREIRO/2018 ( segunda foto ) – https://www.iabnacional.org.br/noticias/todos-sofrem-com-ataques-a-democracia-afirma-tecio-lins-e-silva
    .
    Sentaram-se à mesma mesa Técio Lins e Silva, Gilmar Mendes, o ex-presidente do Conselho Federal da OAB José Roberto Batochio, o decano da advocacia paulista Mário Cesar Duarte Garcia, o presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), Fábio Tofic Simantob; o ex-reitor da USP João Grandino Rodas; o presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault; o advogado José Luís de Oliveira Lima e o conselheiro federal da OAB Arnoldo Wald Filho.

  7. O escritório de Arnoldo Wald, responsável pelo recurso contratou o advogado Marcus Vinícius Furtado.
    LIVRO : https://www.estantevirtual.com.br/livros/hely-l-meirelles-arnoldo-wald-gilmar-ferreira ( Mandado de Segurança e Ações Constitucionais )

  8. SENADORES, É HORA DE FAZER ALGO POR ESTE PAÍS: URGE O IMPEACHMENT DO MEGACORRUPTO GILMAR MENDES! Tratem de exigir que seja pautado este expediente, já que Eunício-Índio se acovarda diante desta causa.
    FORA, GILMAR JBS-BRF-FECOMÉRCIO-BARATA-BRRMUDEZ!!!

  9. Da “lavra” do saudoso ministro Teori: “quando puxamos uma pena, vem uma galinha inteira”…ou da “lavra do Moro: ” é só seguir o dinheiro”…todos os caminhos levam ao Boca de Hipopótamo ou Beiçola, se preferirem…

  10. Esses pseudos juízes do STF não tem o mínimo compromisso com a justiça verdadeira,tem com seus interesses escusos.
    Queria ver se o salário desses juizes começasse a atrasar,como no Río de Janeiro,se eles dariam sentenças contra o estado,sendo parciais.
    O Brasil,se não tirarmos esse pessoal dos treis poderes, será futuramente,a Grécia da América do Sul.
    Lamentável esse STF, principalmente, Lewandowski,Gilmar Mendes, Días Tóffoli e Marco Aurélio.De vez em quando o Celso de Mello também dá uma escorregada.

  11. Sabemos que já se passou da hora do nosso Senado Federal tirar de vez Gilmar Mendes de todas suas funções e processar o mesmo por todas as perdas que o país está sofrendo devido a suas decisões de compadrio! Mas embora já se tenha um monte de pedidos para o afastamento no Senado os nossos senadores atuais que em sua maioria fazem parte da corrupção que está como um câncer a destruir o Brasil não tem interesse de que isto venha a ocorrer! Afinal quando forem presos querem continuar tendo o compadrio do Gilmar Mendes para ficarem impunes! Vamos para as ruas não só pedir o Fora Temer, mas também o Fora Gilmar e que todos os corruptos sejam investigados e presos e todos seus bens devolvidos aos cofres públicos! BOLSONARO 2018 JÁ! BRASIL ACIMA DE TUDO!

  12. Beiçola e sua “justiça” justa, coerente com a constituição que ele mesmo escreve.
    Deve ser um delírio achar que possui tanto poder…

    1. considere-se os 30% que normalmente se paga aos advogados e chega-se a singela cifra de 183 milhões….no mínimo….ou seja, é muitcho bom ser “adevogado” no Brasil, principalmente se tiver “contatos” no stf-supremo traidor federal….

  13. Tal qual a podridão do Legislativo e do Executivo, a do Judiciário é perniciosa e funesta e tem nome e sobrenome: Gilmar Mendes e seus asseclas para malfeitos. O Judiciário também tem seus cancros e eles devem ser extirpados. Fora Gilmar!!!

  14. Já passou da hora do senado retirar o corrupto e negocista Gilmar Mendes do STF e depois processar e prender esse bandido do PSDB partido comunista e parceiro em ladroagem com a organização criminosa PT.

  15. Vai Eunicio atende os senadores Randolph e Lausier e poe o pedido de impeachment do GM para andar. Ou você divide o lucro com ele? por isso ta protegendo o sócio?

  16. REinaldo Azevedo: “O mundo assiste a uma “fake news” que é, de fato, histórica: o encontro entre Trump e Kim Jong-un. Documento sobre acordo é uma fraude”
    Reinaldo Azevedo está chegando a níveis de perfeição em cinismo e desonestidade. Como esse cara caiu baixo! Talvez seu ídolo Obama tivesse feito melhor. Não gosto de Boechat mas hoje de manhã, daria para considerar que deu um tapa na cara do Reinaldo.

  17. Gilmar é parte integrante da degradação total do país. Investigar e prender esse canalha é fazer o Brasil dar um salto em modernidade, em avançar para exterminar pessoas mau caráter.

  18. Antagonista em uma campanha rasteira para tentar remover Gilmar mendes. Por que nunca fizeram nada contra Lewandowski, Barroso? e os marxistas no stf? . Se é por causa dos habeas Corpus concedidos pelo Ministro Gilmar, deveriam ser mais inteligentes e entender que a justiça não pode se mover pela emoção e raiva de massas. cabe a um ministro do STF defender a Constituição e os direitos individuais. Habeas Corpus é um direito garantido na Constituição, a pessoa precisa ser julgada e condenada para ficar presa, mas vocês preferem fazer ataques injustos ao ministro e fazem um sensacionalismo rasteiro com posts de “gilmar solta”. Não tem poder de soltar ninguém, se a pessoa for condenada será presa. Mas, vocês sabem que assim conseguem mover a massas ignorantes com títulos sensasionalistas…

  19. ESSE É SÓ MAIS UM EXEMPLO DO ENVOLVIMENTO DESSE SUJEITO COM “CLIENTES”. EU ME PERGUNTO QUEM E QUANDO VÃO PARÁ-LO???????????? SERÁ POSSÍVEL QUE NÃO TENHAMOS HOMENS COM PODER E DISCERNIMENTO, QUE NÃO ESTEJAM ENVOLVIDOS, PARA DAR UM BASTA NESSA POUCA VERGONHA, NESSES CRIMES???? ATÉ QUANDO??? ELE ESTÁ CRIANDO UMA MENTALIDADE DE QUE O CRIME COMPENSA, PARA OS RICOS E COM PODER… UMA LÁSTIMA. O BRASIL NÃO MERECE ESTA SUJEIRA.

  20. Parabéns ao jornalismo investigativo e independente de O Antagonista; assino a Ceusoé principalmente para contribuir com a equipe. Claudio Dantas, parabéns SEMPRE, vc é um craque!

  21. a cada dia fica mais e mais comprovado , pelo menos para aqueles que tem um minmo de inteligencia e um maximo de honestidade , que os tres pilares da democracia brasileira estao totalmente putrefados , e que portanto nao ha como se livrar destes canceres da democracia sem uma cirurgia de estirpaçao destes , e infelismente no brasil , e na mediocridade que vivemos hoje , isto so sera possivel apos uma intervençao de uma força que ainda nao esteja tao comprometida e putrefada , ou seja sa forças armadas , e o unico antidoto possivem para o estado de putrefaçao que se encontra a democracia brasliera , e tem que ser radical do federal aos sindicatos , passando pelos estaduais e muncipais

  22. Esquenta não, as imoralidades acumulam, o ego é difícil de controlar, a justiça divina tarda e não falha, o tombo será proporcional à arrogância, um dia a casa vai cair pro Beiçola.

  23. A cada dia o antagonista fica mais parecido com uma sucursal atualizada da Juventude Hitlerista. Diogo revela dificuldades emocionais com figuras de autoridade(o “pai” segundo Freud)

  24. Qualquer estudante de primeiro ano de direito sabe que Gilmar Mendes deveria se declarar impedido para vários casos que lhe são encaminhados. Inconcebível esse senhor no cargo que ocupa agindo dessa forma.
    #foraGilmar

  25. O Antagonista se fizesse jornalismo sério deveria informar também se de fato a união perdeu o prazo processual, pois se isso ocorreu não há nenhum tipo de favorecimento, apenas a atuação regular dos advogados e juiz. Só podem ser levantadas suspeitas se houverem provas de que o prazo não foi perdido, o resto é fofoca.

    1. A questão não é o suposto prazo perdido, e sim, a revisão de sua decisão após a contratação de um advogado (sobrinho de seu parceiro).

  26. A fritura do GM é evidente. Ele deve ter desagradado gente muito poderosa, senão não saberíamos de nenhum podre dele (exatamente como não sabemos das demais “autoridades”). Eu não gosto do cara, mas que ele está sendo frito, ah, está!

  27. “O Instituto de Direito Público de São Paulo inaugura o ano letivo de seus cursos de pós-graduação na próxima segunda-feira (11/4) com uma aula com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e o professor Arnoldo Wald.

    No evento aberto ao público serão abordados temas jurídicos atuais e arbitragem, área de especialidade de Wald, que deixou outras atividades acadêmicas para assumir como professor efetivo do IDP. Ele será responsável por cursos e atividades na instituição.”

    https://www.conjur.com.br/2016-abr-07/gilmar-mendes-arnoldo-wald-dao-aula-aberta-arbitragem

  28. Parabéns Nobre OANTAGONISTA.
    Mais um CRIME perpetrado pelo Psicopata CÍNICO, redundante, Ministro Gilmar Mendes. VAMOS PRESSIONAR o Senador eleito pelo Belo Estado do CEARÁ e atual Presidente do Senado EUNICIO DE OLIVEIRA que está PREVARICANDO , está ENGAVETANDO O IMPEACHMENT DO GILMAR. Senador Eunicio está TRAINDO VOCÊ CEARENSE e todos NÓS BRASILEIROS.
    CHEGA DE IMPUNIDADE
    #GilmarNaCadeia

  29. Depois vêm com o slogan Brasil..sil..sil..sil…
    Como podemos nos orgulhar do nosso país , se temos um calhorda como Gilmar Mendes no STF e não temos como ser ouvidos para dar um “chega” nessa situação?

  30. O ANTAGONISTA CLAUDIO DANTAS É O CARA.

    AS INVESTIGAÇÕES JORNALISTICAS DE MAIORES IMPORTÂNCIAS SÃO DESVENDADAS POR CLAUDIO DANTAS.

    SÃO DENUNCIAS EVIDENCIADAS COM DOCUMENTOS E PROVAS, NÃO SÃO FAKES NEWS E SIM VERDADEIRAS.

    ESTE “GILMAR MENTE” FOI GRAVADO PELO JOSELEY E PELAS MALAS DE ESCUTA DO RENAN

    HOJE GILMAR VIVE ENTRE “A CRUZ E A ESPADA” OU SOLTA E/OU ENGAVETA…OU ÁUDIOS DELE FECHANDO NEGOCIATAS COM AS “ORCRIMS” DO PODER PUBLICO E PRIVADO VAZAM.

    O SENADO TEM QUE EMPAREDAR ESTE MAL FEITOR, UM CORROMPIDO QUE USA A TOGA PARA BENEFICIAR A SI PRÓPRIO E FAMILIARES E OS SEUS COMPARSAS

  31. este ministro faz o que quer no judiciário libera bandido e ainda crítica quem prende os bandidos .com ele o STF fica sem moral .eu não acredito no STF casa de ajeita Dinho 🙈🙉🙊

  32. Gilmar faz de Portugal seu quintal de luxo. Possui uma casa em área nobre daquele país, por isso, está sempre em trânsito. Assim como outros espúrios como ele que usurpam nosso dinheiro. Pior é que ninguém faz nada mesmo sabendo de todo o podre.

  33. E grande imprensa bate o tempo todo na tese de que nossas instituições estão funcionando!! Funcionando??? Como assim??? A grande imprensa é conivente com tudo que acontece na nossa sociedade; e Bolsonaro que é radical???

  34. Sem me referir especificamente à notícia acima ou a quem tenha sido citado, digo o seguinte: O Antagonista presta um valoroso serviço para tornar o puteiro chamado Brasil um país melhor.

  35. Senado já passou de todos os limites da cafajestice em não fazer o imlrachmentbdesse canalha corrupto Gilmarfioso . Senado e Gilmar: Os rabos são presos um no outro. Só
    Pilantra .

  36. Tudo feito para beneficiar os seus, e os custos fica no lombo do povo, realmente a podridão é velha, e agora se pode ver quem são os responsável , Gilmar Mendes é de má índole, e pelo jeito fez fortuna inedoniamente.

  37. Olhem o perfil dele na página do escritório. Adivinhem aonde ele trabalhou? “Ex-membro do Escritório de Advocacia Sergio Bermudes (até 2016)”
    E sabem quem é sócia do escritório Sergio Bermudes? Guiomar Feitosa Mendes, mulher do ministro.
    Esse mundo é tão pequeno.

  38. Porque que o brasil não faliu ainda ou já faliu e não contaram prá nós? Este é apenas um caso,calcule se a hemorragia por esse pais inteiro.É uma covardia a sanha dessa gente,não se percebe direito de onde vem a pancada.O brasileiro é dado a concertação.Varias vezes já tentaram iniciar um levante,e não deu certo.Esse irresponsável já tirou o cu dele do pais ,e dia sim,dia tambem,vem nos provocar com seu escárnio.Talvez seja esse o seu papel, nessa opéra bufa que virou o pais;incendiá-lo.Maldito.

  39. Esse é gilmar, sendo gilmar. O único magistrado, que entende de leis e “direitos”, no Brasil, quiçá no mundo.
    gilmar o insuspeito, deus do direito e da constituição.
    Quando lula disse que era o homem mais honesto do Brasil, nossa citou gilmar, porque este, todos sabem, é hors concours.

  40. Não há benefício algum Antagonistas, há aplicação do Direito. É estarrecedor o propósito de ligar o ministro Gilmar Mendes a decisões de favorecimento. Às vezes, cai no ridículo, no descrédito, na tentativa de linchamento moral.

  41. É impressionante como a Carmen Lúcia não faz nada. Ela tinha de afastar o sujeito temporariamente até a conclusão da investigação. É uma total inapta, fraca, incompetente.

  42. O Antagonista com Gilmar Mendes está com o mesmo procedimento lá no início da lava-jato, foi o único órgão de imprensa que peitou tudo a todos denunciando as falcatruas de políticos e empresários contra a Petrobrás levaram bordoadas de todo o lado dos juristas (até hoje) e também da imprensa.
    Hoje a imprensa rara exceções estão a favor da lava jato e esta mesma imprensa espero que ajude os responsáveis dos Antagonistas e descobrirem as pilantragens do GM.

  43. Esse ser abjeto causa mais mal ao brasileiro do que o câncer.
    É o estupro do erário público, tirando portanto recursos para saúde, educação e segurança.
    Maldita seja sua prole Gilmar.

  44. .
    É sabido que atualmente BEIÇOLA é a coisa MAIS ASQUEROSA,
    IMORAL e REPUGNANTE da “República Bananeira caindo de podre”.
    Como também é sabido que a OAB é uma “Caixa de Pandora”,
    um covil de mal intencionados, que vive à margem da legalidade
    quando se nega a prestar contas daquilo que arrecada de seus representados.
    Espero ter forças para alcançar o meu objetivo, que é a de ir
    embora deste PAISECO DE QUINTA CATEGORIA.
    O crime tomou conta de tudo.
    .

  45. Falar de Gilmar Mendes é “chover no molhado”. Este bandido-de-toga já deveria ter sido expulso do STF e preso como membro de organizações criminosas que atuam em transporte coletivo, fundos de pensão, jogo do bicho, federação de comércio, etc.

  46. E alguém espera que este senado que aí está impedirá Gilmar Mendes do cargo?

    Acorda, Brasil! Se vão votar no Bolsonaro, é fundamental escolher candidatos que o apoiem! De nada adianta votar em gente do 13, 20, 50, 45, 15…

    Chega de esquerda neste país! Ou vai ficar cada vez pior!

    @antoniohcardoso

  47. Todo o processo:
    .
    https://www.jusbrasil.com.br/diarios/documentos/560153142/andamento-do-processo-n-1054160-agreg-recurso-extraordinario-26-03-2018-do-stf?ref=topic_feed

  48. Estamos vivendo tempos estranhos, o Poderoso Chefão do Judiciário Brasileiro nunca negará ium favor aos amigos, falta um Bandeirinha no STF, caso contrário nunca haverá impedimentos.

  49. Antagonista, dá uma força aí para nós e denuncie mais este golpe contra a população.
    A ANSaúde em conluio com as operadoras dos planos de saúde mais uma vez arma para cima dos cidadãos e ia liberar um aumento de mais de 10% nos planos individuais, mas graças ao IDEC do qual sou sócio com muito orgulho conseguiu uma liminar e o reajuste será de 5,72% o que também é uma barbaridade visto o patamar da inflação atual.
    Pessoal, botem a boca no trombone e vamos todos para cima da ANS traíra e que só beneficia os tubarões desta republiqueta de bandidos.
    Vejam a matéria no Estadão.

  50. Parabéns ao Antagonista pelo jornalismo investigativo-policial…
    O “caso Gilmar” já está claro. Aliás, ele mesmo se delatou quando mudou seu comportamento após verificar-se a possibilidade de Aécio ser réu.
    Faltam apenas as providências legais cabíveis por parte dos órgãos responsáveis em relação a tal cidadão.

  51. O problema é que o Gilmar Mendes tem muito poder. Ele, e toda a turma do STF, podem num canetaço, sozinhos, mudar o rumo do país, aprovar e rejeitar leis, soltar criminosos.
    .
    O Brasil é quase um Estado absolutista. Os reis são os ministros do STF. Intocáveis e superpoderosos.

  52. Maria de Lourdes Albuquerque disse: 13 de junho de 2018 às 12:24
    Já tomou hoje sua pilula PETISTITE para distúrbios neurológicos ?? ou ainda está aguardando o lanche de “mortandela” com ki-suco ??

  53. Tipo quem é:
    Pobre vai parar na justiça e se ferra.
    Classe média paga um advogado.
    Classe Alta paga Escritórios Renomado de Advogados
    Milionários juizes
    Bilionários Ministros
    Trilhonários Presidentes.

  54. A coisa toda é casada e triangulada para dar o ar de que ninguém está envolvido, mas no frigir dos ovos tudo foi combinado com os russos e com muita antecedência!!!! Tudo manipulado e o MP e a PF tem a obrigação de investigar todos os participantes dessa maracutaia!!!!!!

  55. Sujo até a medula, e mesmo assim continua a traficar influência.
    Realmente a “rede de atuação” tem uma senhora “capilaridade” no governo brasileiro, quiça português… Ô país podre, q povo bovino…

  56. STF e’ nada mais do que uma quadrilha descarada, formada por indicaçoes politicas, super convenientes!!Nenhum deles ali tem o minimo de etica e profissionalismo. Os atritos internos nao passam de encenaçao teatral de fundo de quintal.

  57. Ora … chega de “pecadilhos” do egrégio déspota. Vamos para as surubas que o levem ao cadafalso! Esse cidadão já fez mais mal ao Brasil do que o Fernandinho Beira-Fossa. Em qualquer país civilizado ele já estaria deletado de circulação.

  58. Já passou da hora de prenderem o juiz déspota Sérgio Moro. Toda vez que chega perto de encarcerar um tucano inventa uma desculpa. Isso é prevaricação. Cadeia para Moro é pouco.

  59. o beiçola , mesmo com sua corrupção exposta, não sofreu nenhuma advertência , nem mesmo um reles pito dos componentes do STF..ou todo mundo tem o rabo preso , ou tem medo dos cangaceiros do beiçola