EXCLUSIVO: Helder Barbalho negociou compra de respiradores diretamente com lobista

Mensagens obtidas pela Polícia Federal e o MPF no celular de André Felipe de Oliveira, representante da empresa SKN, confirmam que o governador Helder Barbalho negociou diretamente com ele a compra dos respiradores para o enfrentamento da Covid-19.

O Antagonista já havia registrado alguns trechos de conversas que constavam do pedido de deflagração da Operação Para Bellum, mas a íntegra é chocante e mostra como o emedebista violou todas as normas de contratações públicas para beneficiar o empresário amigo.

A conversa sobre os respiradores começa no dia 20 de março.

André envia ao governador seu “cartão de visitas” com o nome de “Diretor da SKN” e escreve: “Qualquer produto hospitalar que vc precisar me envia aespecificações (SIC) durante o dia que na madrugada meu pessoal levanta nos fornecedores na China, que fornecem para epidemia de lá”

Nos dias seguintes, eles trocam informações sobre os modelos disponíveis. Helder repassa dados que lhe são encaminhados por sua equipe técnica, enquanto André levanta os valores e prazos de entrega.

No dia 23, atendendo a especificações enviadas por Helder, o diretor da SKN diz então ter conseguido o modelo ideal, por US$ 24 mil. “Este serve para nós”, responde o governador, que chama o empresário de “amigo”.

Para a Polícia Federal, as mensagens revelam “certo grau de convivência entre os dois”. “Ambos se tratam por ‘Amigo’ e invocam essa amizade”. A PF ressalta que a entrega acabou atrasando e o equipamento adquirido se mostrou inservível para ser usado em pacientes de Covid-19.

“Outro ponto evidenciado pelas mensagens é a falta de experiência e conhecimento de André para realizar a operação. Tanto é que Helder precisa intervir” para agilizar a liberação do equipamento na China, o transporte e até a entrega. “Pode-se concluir que, de ambas as partes, não houve o cuidado suficiente com as especificações técnicas dos respiradores.”

 

Leia mais: O ex-advogado dos Bolsonaro: um lobista milionário no Planalto
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 33 comentários
TOPO