EXCLUSIVO: "Me ajuda para agendar com o Onyx", diz Helder Barbalho a lobista

EXCLUSIVO: “Me ajuda para agendar com o Onyx”, diz Helder Barbalho a lobista
Foto: Marcos Corrêa/PR

As mensagens do celular do lobista André Felipe de Oliveira, obtidas pela PF e o MPF, revelam sua atuação também na intermediação de encontros de Helder Barbalho com parlamentares e ministros de Estado.

Numa mensagem de março, o empresário procura o governador do Pará, que sugere um encontro na casa de Rodrigo Maia. “Podemos almoçar”, diz Helder. “Perfeito”, responde André.

No mesmo mês, em nova visita a Brasília, André Felipe organiza um almoço na residência de Izalci Lucas para aproximar o emedebista de Onyx Lorenzoni, então ministro da Casa Civil.

“Conversei com Onyx hoje e a ideia é marcar um almoço ou jantar na casa do Izalci com vc, para aproximá-los. O que acha?”, escreve o empresário. “Acho bom”, responde Helder. Outro encontro com o ministro aconteceria em abril.

Em nova mensagem, o governador do Pará pede ao empresário que agende audiência com Onyx, para tratar de um pedido de auxílio financeiro para reconstruir uma ponte que havia desabado no estado.

“Bom dia querido, estou indo para Brasília e volto amanhã às 14:00, caso seja possível lhe peço um espaço na sua agenda para desdobrar os eventos do fim de semana no Pará. Me ajuda para agendar com o Onyx.” “Claro”, responde Felipe.

De fato, Onyx recebeu Helder no dia seguinte. O governador do Pará pediu R$ 113 milhões para a obra. À noite, André Felipe envia mensagem: “Me disse que vai atender seu pleito.”

Várias outras mensagens comprovam a relação entre Helder e André Felipe, que chegou a enviar uma foto de seu filho com o governador. “Passando só para dizer que se precisar de alguma coisa…”, escreve, já em janeiro deste ano.

Três meses depois, o emedebista recorreria ao amigo de Brasília para viabilizar a compra de respiradores, negócio que está sendo investigado pela subprocuradora Lindôra Araújo.

Leia também: EXCLUSIVO: para agilizar entrega de respiradores, lobista acionou Maia e Alcolumbre.

Leia mais: O "Anjo" usou um jet-ski para entrar pelos fundos do Palácio da Alvorada para se encontrar secretamente com Bolsonaro
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 28 comentários
TOPO