Exclusivo: O contrato da Saab com o advogado de Luiz Marinho

Telegram

Em maio, Época publicou que a Polícia Federal havia apreendido notas fiscais da Saab para o escritório de advocacia de Edson Asarias, ligado a Luiz Marinho. O Antagonista agora obteve o contrato assinado, em 2011, entre a fabricante sueca dos caças Gripen NG e o advogado.

Na descrição dos serviços, o documento informa que o advogado deveria apoiar a “campanha de marketing do Gripen”, acessando sua rede de relacionamento em níveis local, regional e nacional. Asarias também deveria apoiar a Saab na estruturação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Saab em São Bernardo do Campo, comandada então por Marinho.

A atividades pactuadas no contrato de Asarias se assemelham às executadas pelo lobista Mauro Marcondes, amigo de Lula. Na parte da remuneração, consta que o advogado receberia pagamento mensal de R$ 25 mil – cinco vezes mais que os R$ 5 mil pagos a Marcondes mensalmente.

O MPF suspeita que o contrato tenha sido usado apenas para disfarçar o pagamento de propina para Marinho, assim como teria ocorrido com Marcondes em relação a Lula e seu filho Luiz Claudio. Os três últimos estão sendo investigados por tráfico de influência, organização criminosa e lavagem de dinheiro na compra dos 35 caças Gripen.

Eis o contrato:

 

Comentários

  • HERCULANO -

    Follow the money.

  • Carlos -

    Voces estao por fora. S.B. Do Campo é a Meca do desenvolvimento aeronáutico mundial, a SAAB nao poderia mesmo deixar de ter um escritório lá. E nada melhor do que o DR. Asarias, o gênio dos negócios aeronáuticos, o cara que entende tudo de desenvolvimento e relacionamento de marketing, provavelmente assessorado pelo Sr. Luis Flavio, outro genio dos negocios, somente descoberto há poucos anos, depois que o pai o projetou no cenário do empreendedorismo....

  • Ruy -

    TUDO LULARANJA.

Ler 9 comentários