Exclusivo: Venda da Embraer Comercial condenará área de Defesa, diz parecer sigiloso da FAB

O Antagonista obteve com exclusividade o parecer técnico do Comando da Aeronáutica sobre a negociação entre a Boeing e a Embraer, aprovada pelo governo de Jair Bolsonaro.

O documento de 28 páginas traz conclusões favoráveis ao negócio, mas despreza, curiosamente, informações técnicas importantes elencadas ao longo da análise.

Uma delas diz respeito à perda da capacidade de inovação com a separação das áreas comercial (vendida para a Boeing) e militar.

Na análise da Aeronáutica, a proposta de separar as duas áreas “irá eliminar o processo de investimento público brasileiro na inovação da Embraer Defesa, pois não será coerente investir recursos para novas tecnologias que serão transferidas para a Embraer Comercial”, que passará ao controle da Boeing.

“Desta forma, a área de Defesa estaria condenada a não ter todas as possibilidades para pesquisa e inovação.”

Você poderá OUVIR todas as 100 notícias diárias em O ANTAGONISTA+. Leia aqui

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Darley disse:

    Existe uma solução: Criar uma nova empresa, de capital misto, com participação estatal de outras nações latino-americanas interessadas em aeronaves civis e militares.

Ler comentários
  1. rodrigo disse:

    Queremos saber das maracutaias do centrão,ninguém liga pra jatinho.

  2. Victor disse:

    É livre mercado!Airbus e Boeing , quem oferecer melhor produto e preço, pode vir. E quanto a Embraer Defesa ,pode fechar. Os valorosos engenheiros do ITA o mercado absorve. Paulo Guedes acredita!!

  3. Marcos disse:

    BOLSONARO MATOU Embraer com apoio do Osires Silva, neste caso ai , Aeronautica esta dizendo, que o melhor era nao vender e agora investir em uma nova empresa

  4. Almanakut disse:

    Com a Boeing aqui, aumentam as possibilidades de defesa do Brasil, beneficiando também os "brasileiros" que apresentam o Manhattan Connection. Se fosse Moscow Connection, iriam sifu.

  5. Neto disse:

    Crime de lesa-pátria, assim como a entrega do pré-sal, verdadeiro objetivo da trapaça parlamentar de 2016.

  6. Almanakut disse:

    Se o Brasil tivesse que se defender da Venezuela nesse momento não teria aviões suficientes, por causa da pilantragem do pós-golpe do palanque das Diretas Já.

  7. H.R. disse:

    Conversa fiada. É uma mentira, pois a Embraer Segurança e Defesa poderá continuar a investir o que quiser sem obrigação alguma de compartilhar com a Boeing Brasil-Commercial que será outra empre

  8. bruno disse:

    Até nos forças militares foram aparelhadas, é meninos, pra limpar isso vai tempo.

  9. Clovis disse:

    Se fosse sigiloso não estaria aqui neste Tabloide!

  10. Amilcar disse:

    Ou seja, com a nova empresa na área "comercial"transferência de tecnologias militares dos EUA para a Embraer repassar à SAAB, ou então, ninguém levará pixuleco na compra de novos caças.

    1. Genial a sua interpretação. Trump vai te contratar por US$ 600.000/ano, sala exclusiva na Casa Branca e acesso direto à sala dele.

  11. Li disse:

    Por isso sempre falei.Esse entreguismo da vertente escola de chicágo ludovick von mises é nefasto Paulo guedes.SOS FORÇAS ARMADAS

    1. O Temer tinha o poder de veto, o tal de golden share. Bozonaro e Mourão, o mané de bota, tb concordaram com a venda.

    2. Equivocado o seu comentário. Embraer é uma emprsa privada listada em bolsa de valores

  12. Gonçalo disse:

    Defesa para muitos não é um assunto sério. O brasileiro não tem essa cultura. Mas países de 1º mundo presam eu muito essa área justamente pq é onde mais de tem pesquisa e inovação tecnológi

  13. Tristão disse:

    O estado em que a esquerda deixou o Brasil, qualquer presidente com o mínimo de sensatez, merece carta branca para salvá-lo do naufrágio, e Bolsonaro por ser patriota, merece.

    1. caralhu vc acredita nisso do bolsonaro ser patriota? ele não colocou a cara na reforma da previdencia, não associou a propria imagem nao jogou pra resolver logo se tivesse feito isso já tava aprov

  14. Marcus disse:

    Uau, parece até que o Brasil deixará de ser referência mundial na tecnologia de aeronave de combates. Esses caras são uns fanfarrões mesmo kkkkk

  15. REALISTA disse:

    Sigiloso ? Sigiloso no Brasil não quer dizer porr@ nenhuma. Tudo é vazado e nunca vimos ninguém sem punido.

  16. Paulette disse:

    Não tem nem um avião que preste nessa poha preocupado com o que???? Hospitais e escolas talkey...

  17. Rodolfo disse:

    Avisem ao Presidente Bolsonaro que somente hoje o barril de petróleo despencou 5%! E caiu mais de 15% desde o topo atingido há 1 mês atrás! Quando a Petrobras vai reduzir o preço da gasolina?

  18. Thiago disse:

    Mais um estatal a ser recriada pelo Bolso usando os impostos comunistas que quer aplicar nos imóveis da classe média.

  19. Edson disse:

    Fala mais HR. Não passou toda vergonha ainda. Fala mais, pateta.

  20. Antonio disse:

    Só mais uma desculpa para nossa incompetência secular, os EUA que são a mais poderosa máquina de guerra do planeta não tem uma única empresa estatal, sequer tem ações das companhias.

  21. Carlos disse:

    Caracterizada a Traição Militar ! Milicos pilantras!

  22. Tomaz disse:

    Bom... visto as ultimas linhas do texto... O Antagonista parece não saber que a Embraer Executiva está junto com a Embraer Defesa...

  23. Marcelo disse:

    Kkk se fudeu comunalha! 26 está chegando Marinha, Fuzileiros, Exército e Força Aérea juntos, como sempre, contra os bandidos exploradores dos 3 poderes!

  24. Elaine disse:

    Pelo que sei essa discussão ocorreu quando Privatizamos a Embraer. Com a Privatização a empresa deixou de ser "Estratégia Nacional" independente de Comercial ou Defesa. Foi um perereco na época

  25. Mauricio disse:

    O texto fala que a unidade Executiva deveria ser integrada à Embraer SA (como foi feita) para que o governo continue os investimentos sem problemas com a OMC... Reportagem parcial ou mal interpretada

  26. KaduPR disse:

    A Embraer Defesa vai desaparecer em pouco tempo por conta da baixa demanda, o país tem INFLUÊNCIA GEOPOLÍTICA ZERO. A Embraer vai acabar virando pó na Bovespa.

    1. O destino da Embraer é vira uma estatal e depois quebrar.

  27. Pedro disse:

    Furo de reportagem ... do tamanho dum alfinete.

  28. KaduPR disse:

    A Embraer Defesa vai desaparecer em pouco tempo por conta da baixa demanda, o país tem influência geopolítica ZERO. A Embraer vai acabar virando pó na Bovespa.

    1. Embraer, que rende abaixo do que poderia, ficará com 20% da joint venture, e ganhará market share.

    2. O destino da Embraer é virar uma estatal e depois quebrar.

  29. Massaaki disse:

    A EMBRAER DEDESA não poderia ser totalmente desmembrada da Boing e passar ao controle total da União? Num futuro remoto passaria a investir de novo

  30. Cleber disse:

    O que o parecer da FAB diz para bom entendedor é que o dinheiro gasto em compras com transferência de tecnologia foi e será (Gripen) jogado fora. Isso é até óbvio.

  31. GargalhandoDosMinion disse:

    BOZO golpista.... Traidor da pátria....

    1. Gargalhando de um petista que faz jus ao título do Luladrão, de o maior "encantador de burros" da galáxia. A Embraer só se salvou das garras da tua quadrilha maldita porque foi privatizada.

  32. Brasil disse:

    Está aí o ESCÂNDALO: Jair Bolsonaro entregando o país! Bozomínions desorientados agora... E sempre!

  33. Luís disse:

    Bolsonaro veio para destruir a Industria Militar Brasileira !!! A embraer já foi...

    1. Além de petista é burro de pedra. Não temos mais indústria bélica desde os anos 1990, foram p/ o vinagre Engesa, Avibrás, Imbel.. a Embraer só se salvou porque foi PRI-VA-TI-ZA-DA.

  34. João disse:

    Pocha !!! Avioes de caças da EMBRAER comparados com Rafale, F 22 pra frente da Boing, Etc é carroça como dizia Collor. Piada. Só vende se voltarmos a ter Guerra do PARAGUAI...Bairrismo

    1. Meu caro, não é possível comparar pq a Embraer não produz caças.

  35. katia disse:

    Não vou opinar porque não entendi muito bem bem , para não falar besteira aguardarei a explicação dos ministros da área.

  36. Eduardo disse:

    A FAB tem uma proporção de militares por aeronave maior que a Força Aérea dos EUA. Por aí vemos a seriedade...

  37. Seu_Jiló disse:

    Todos os leitores de O Antagonista. Este parecer é sigiloso. Não repasses nem comentem com ninguém. Fechô?

  38. otaviano disse:

    De fato não há a necessidade de tornar isso público. Perda de tempo. Próxima..

  39. RindoDemais disse:

    Destruíram algo que a aeronáutica tinha como estratégico, que era a parceria com a Embraer... Nunca seremos potência militar com esse pensamento entreguista.

    1. Nunca seremos "potência militar", "no matter what". Acorda.

    2. Nunca será "potência militar" vendendo ou não vendendo. O "chefão mafioso analfabeto presidiário" desviou $$$ roubado para ditadores sanguinários.