“Existe um serviço de inteligência sobre tudo que eu falo”

Torquato Jardim baseou-se em relatórios de inteligência para denunciar o conluio entre o comando da PM e os narcotraficantes cariocas.

Ele disse para O Globo:

“Existe um serviço de inteligência sobre tudo que eu falo”.

Ele garantiu que o topo do comando da PM não foi infiltrado pelo crime organizado:

“Não, no último topo, não. É uma descrição genérica. Há vários níveis de comando na hierarquia militar”.

Torquato Jardim deu alguns exemplos desse conluio:

“Em algum momento, este ano, de uma única vez, foram presos 93 policiais de um batalhão em São Gonçalo. Alguns dias mais tarde, mais alguns. E qual foi a consequência disso? A polícia tem que revelar, tem que contar.

(Tem) a questão de vazamento de informações. Havia uma operação (em conjunto com as forças federais) planejada num morro, sabia-se que todo sábado de manhã uma das figuras mais perigosas do Rio jogava bola com a gangue dele ali naquele momento. A turma chegou escondida, secreta, silenciosa. O sujeito naquele dia não foi jogar bola onde joga bola todo sábado.

Para mim, é muito curioso que o Roberto Sá (secretário de Segurança) não tenha encontrado entre os oficiais da ativa um comandante-geral da PM. E foi buscar o coronel Dias que já estava aposentado. Então são essas circunstâncias todas que causam essa dúvida. Lamento a repercussão e extensão que teve (as declarações feitas). Fiz uma crítica institucional pessoal. Mas se estou errado, que me provem”.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 42 comentários
  1. Não lamente a repercussão, Ministro. Abra a boca, divulgue o que sabe a respeito da corrupção na segurança pública do Rio.
    Ter os dossiês e pôr uma pedra em cima é tão criminoso quanto subir o morro para pegar o arrego semanal do tráfico.

  2. Crítica pessoal, seja institucional ou de alguém em particular, caso seja apenas uma ideia genérica, se faz reservadamente, não se entrega a um jornalista para tornar público. Foi irresponsável e não soube trabalhar esse ministro, ofendendo e desmotivando os que honestamente trabalham na segurança. Falou besteira e não aprendeu, posto que logo após lamentar a repercussão do que disse, vaidosamente o reafirma desafiando que provem o contrário. “Os dados da Inteligência” a que refere são, aos milhares, mensagens e documentos confidenciais originados das mais diversas fontes, confiáveis ou não (notícias de jornal, denúncias de criminosos, loucos, crianças, militantes políticos, inimigos, etc.) produzidos por burocratas, tratados por outros burocratas e burocraticamente multiplicados e encaminhados aos órgãos de destino, sem o tratamento adequado por quem deveria analisá-los e decidir pela melhor forma de ação. Formar juízo de valor apenas fundamentando-se nesses dados, para mim revela visão miúda, falta de compreensão da realidade e, mais grave, incapacidade de gerenciar exatamente aquilo em que aposta todas as fichas.

  3. Até a gente que mora onde o macaco entrega as cartas aqui no sul, viu como as FFAA, foram conatrangidas , mal aproveitadas e desrespeitadas, quando foram convocads para ir ao ninho das serpentes no Rio, mandou bem ministro!

  4. É o contrário ministro. Quem acusa é que precisa provar.
    Ele se colocou em uma situação limite:
    1 – Se não comprovar o que disse deveria ser afastado
    2 – Se comprovar uma parte do que disse, o governo federal terá obrigação de intervir no estado. Não é possível esperar próximas eleições ao considerar a gravidade do que ele reportou

  5. A coisa é muito mais séria do que imagina a população. Não foi só o coronel Dias que foi convocado da reserva para assumir o comando da PMRJ. Os comandantes militares das FFAA tem convidado para reuniões o pessoal das antigas, ex-comandantes considerados sérios, preparados, experientes. Gente inclusive, que foi do SNI. Alguns recusaram o ” convite”, pois não acreditam que nada possa ser feito efetivamente com o governo que está agarrado no palácio Guanabara e também com o bispo que nem comparece no palácio Laranjeiras. Torquato só quis se afirmar demonstrando que está a par do grave momento. Não precisava.

  6. O problema é que o Ministro oficializou o fato. Ele criou um problemaço para o Presidente. Se não fizer nada, a partir de agora ,estará se omitindo. Em tese, a partir de agora, quem sofrer alguma violência urbana no Rio de Janeiro poderá processar a União, por omissão do Governo Central.

  7. Ele está antecipando o que deve ter sido apurado em relatórios de inteligência.
    Agora os envolvidos terão tempo para se livrar de provas e de possíveis testemunhas.
    Ou seja, pode ter comprometido o trabalho de inteligência no todo ou em parte.

  8. Não está errado não!!! Só falou o que até cego lá no Rio vê. O consumo de cocaína está em muitos altos níveis do governo, então há uma velada proteção aos que a comercializam. Tem que legalizar logo e cobrar imposto. Muitos países já provaram que isso é possível e resolve um problemaço!

  9. E continuam fazendo piada d português, quem são os imbecis? sempre que se planeja uma ação das forças armadas , antes de ser deflagrada, fazem uma entrevista coletiva com o ministro da defesa, secretario de segurança , o general que vai comandar a operação e dizem dia , hora e local da mesma. Agora nosso ministro da justiça , dispõe de informações dos serviços de inteligência e vem a público revela-las . Ja pensou se o desembarque da Normandia fosse comandado por brasileiro, provavelmente fariam uma coletiva pela bbc mundo.

  10. Bom, ja descobriram a polvora, mais uns anos e criam a roda……………..

    cambada de CEGOS, essa corrupção esta em todos os niveis da vida publica, PM , P.CIVIL,
    CARTORIOS ( ONDE RECONHECEM ASSINATURAS DE DEFUNTOS) MINISTERIOS DA ROUBALHEIRA, POIS CULTURA NAO EXISTE, SAUDE NAO EXISTE, STF OU BATMANS TOGADOS BRIGANDO ENTRE ELES.
    PAREM O MUNDO, QUERO DESCER

    1. O Ministro fala o que todo mundo já sabe a muito tempo e tem gente que critica o Ministro? Diz que quer aparecer/ quem mora aqui no Rio sempre soube disso!

  11. O narcotráfico corrompeu até o BOPE, que era tido como incorruptível. Acorda, Ministro. O alto comando da PM foi selecionado por Sérgio Cabral e Pezão, está completamente comprometido. Chega conivente com a situações. Parabéns por pelo menos reconhecer o problema, mas é hora de admitir que o alto escalão está sim corrompido.

  12. Parabéns, ministro. Pelo menos esse foi o PRIMEIRO E ÚNICO a ter a CORAGEM de nomear as coisas. O pior é que há muitos que nem se dão conta da importância e da dimensão do que declarou Torquato. Tem todo o meu respeito. É disso que precisamos. E tem que partir pra cima de vendidos como esse gilmar, criticá-lo na cara, todootempo, para ver se as pessoas acordam. O Rio de Janeiro caminha há tempos para ser diretamente gerido pelo narcotráfico. O Cabral e a cafetina dele estão aí para provar.

  13. Se o problema do Brasil fosse apenas “conluio” na polícia do RJ está até fácil de resolver…
    .
    Acontece que existem “conluios” em todas as esferas de poder.
    .
    O Estado é governado das sombras…

    1. E nada menos.
      Mas se consertam a PM à excelência correicional dos Carabineros de Chíle …, não sobra um bandido pra contar a história.
      Hein seo torquato. Te cuida.
      Ah, e avisa aí pra quem te encomendou a PATACOADA, palhaço.

  14. Pra mim, se puxar direitinho esse fio, vai chegar em Brasília. Afinal, não é segredo pra ninguém que o PT se deita com as FARC há décadas. E eu achando que era grana do Soros que estava dando o ritmo das coisas relativas ao Cabral.

    1. Pois é, o problema é mais grave do que possa parecer …
      Claro que o problema abrange a esfera Federal…… Este conluio deve vir desde que Cabral era governador… com certeza!!! E que era Presidente do Brasil????

  15. Em sendo verdade, o que é muito plausível, por que não se faz uma intervenção federal no RJ? Alias, isso já deveria ter sido feito há muito tempo, por conta do descalabro financeiro.

  16. O Rio é uma coisa tão venenosa que com o seu venenoso carioquismo que leva ao individualismo de levar vantagens indevidas matou o Brasil e dado a altíssima peçonha morre com o próprio veneno.


    1. Diante do princípio da política brasileira, o ânus do acusador cabe a quem tiver a maior piroca do crime.
      _


  17. Esta área de comentários tornou-se o maior lixão de brasileiros lixos.

    Reduto de lixos imundos da esquerdalha, direitalha e liberalha liberaus de liberais proxenetas que liberam as bundas das próprias mães.

    Brasileiros lixos, trastes inúteis, abominações hediondas repugnantes, aberrações mentais, deformidades e hienas coprófagas afluem para cá quais porcos que avidamente adentram o chiqueiro e chafurdam alegremente em sua pŕopria lama de abjeção mental/moral pútrida e fétida.

    Corja de otários, imbecis, estúpidos e débeis mentais escravizados que trabalham quais jumentos decrépitos depauperados para pagar impostos escorchantes e manter a vida nababesca de seus bandidos idolatrados.

    Irão ao matadouro do pleito eleitoral Smartmatic “democrático” (hehe!) em 2018 qual manada de alegres gazelas, jegues ilustrados, panacas e trouxas empinados.

    Lixos que não valem aquilo que depositam nos vasos sanitários.
    São uma laia imunda de hipócritas abomináveis, uma raça de víboras.
    Merecedores da piroca vermelha instalada em suas bundas molengas.

    Não apreciaram o dito? Concedo-lhes palavras de consolo:
    Danem-se! Phodam-se! Vão dar a bunda!
    Save the planet, kill yourself!
    _

  18. #PCC nasceu
    com o governo do #PSDB

    EM SAO PAULO , para nunca mais sair.
    Mais de 20 anos o PSDB controla a polícia do ESTADO, e nunca fez nada para acabar com o PCC….

    E agora dizem que só o RIO e que tem BANDIDOS DE estimação ???

    1. O Foro de São Paulo nasceu em 1990, PCC nasceu em 1993 será que tem algo em comum com a sigla PCC, Partido Comunista Cubano?

  19. #PCC nasceu
    com o governo do #PSDB EM SAO PAULO , para nunca mais sair.
    Mais de 20 anos o PSDB controla a polícia do ESTADO, e nunca fez nada para acabar com o PCC….

    E agora dizem que só o RIO e que tem BANDIDOS DE estimação ???