Exportadores brasileiros temem calote de Cuba

Dezenas de empresas brasileiras que vendem alimentos para Cuba estão sem receber pelas mercadorias embarcadas.

O problema está associado ao Programa de Financiamento às Exportações (Proex). Os prejuízos acumulados desde abril são de cerca 41 milhões de euros — Cuba ainda deve outros 20 milhões de dólares em operações com o BNDES.

Na última semana, o deputado federal Jerônimo Goergen foi ao banco de desenvolvimento tratar do assunto: “Estamos muito preocupados e o risco de calote é real. E estamos falando de valores vultosos, que podem comprometer a saúde financeira das empresas”, disse o parlamentar.

A grande imprensa está atrasada no episódio do convite de Bolsonaro a Moro... Imagine o que ela está deixando de revelar para VOCÊ LEIA AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 153 comentários
  1. Bem feito pra estes meta-capitalistas sócios do PT. Estes pseudo empresários tem m*rda na cabeça para entrar em um esquema sujo destes. Que tirem satisfação com o chefe lá em Curitiba.

  2. Os exportadores deveriam cobrar do PT essa fatura. Mas sinceramente quem exportou para Cuba, certamente sabia e assumiu o risco que corria! É como exportar para o Abreu … Não há inocentes no caso

  3. Pessoal! Nota a parte, se alguns temas já são difíceis para alguns tolos por aqui fica pior quando os valores das contas são apresentados em duas moedas diferentes. Cadê a revisão?

  4. Não é difícil assim resolver. O Brasil tem contas a pagar para Cuba, por conta de programas como o “Mais Médicos”, não tem ? Pois abata o valor do calote do que deve enviar e pague nossos empr

  5. Estes exportadores são ingenuos, exportar para Cuba? Devem ser amigos do Lula do PT, e do Obama. Tem que publicar o nomes destas empresas. Dá para investir em ações no Brasil com gente deste tipo?

  6. Empresario brasileiro também merece uma paulada, pois foram na onda da sacanagem. Negiciar com o regime maléfico de Cuba é o fim da picada. Tem q cortar relações diplomáticas com Cuba e logo.

  7. Metrô em Caracas, Porto em Cuba e apropriação das refinarias da Petrobrás na Bolívia. Alguém sabe o valor total dos prejuízos causados à nação brasileira pelos negócios com Cuba, Venezuela

    1. Cuba vai colher o que plantou; e por aqui só estamos com melhores perspectivas porque o partido das trevas foi pro vinagre e deveria ser extinto

    1. Contratos e clausulas existem. Você já viu bandido caloteiro cumprir contratos e clausulas? E o pior: Os fiadores somos nós! Ou você acha que tem algum país que se disponha a isso daí?

  8. Em primeiro lugar deveriam ir até as sedes do PT e seus demais associados reclamar! E quando algum esquerdopata falar que é culpa do Trump que ninguém quer vender para Cuba, processem o esquerdopat

  9. Esses alimentos exportados já viraram fezes, mandem devolver essas fezes de cubanos para esses trouxas que exportaram para lá. Pelo menos isso. E vão se queixar com o bispo, seus otários!

  10. Cuba nunca pagou ninguém – por que pagaria os otários dos brasileiros inocentes. A União Soviética – que bajulou Cuba por décadas, levou uma calote de bilhões de dólares – imaginem o Brasil!

  11. Que se danem os exportadores. Eles não sabiam do risco se houvesse mudança no governo? Mas estavam gostando não era? Pagavam também propina também? ou preferem não dizer?

  12. A abertura da caixa preta do BNDES se tornou urgente! Está deveria ser a primeira providência de Bolsonaro, para sabermos quanto foi roubado e tentar recuperar os bilhões doados aos bolivarianos!

    1. O pior que os fiadores involuntários dessa canalhice somos todos nós. E esses vagabundos que tornaram isso possível ficam por aí sem punição alguma. E a carga tributária, só aumentando.

    2. Recuperar de quem, “Ó Maria”. Dos caloteiros? De quem está na cadeia? Sabes quando este dim dim voltará??? Nunca…

    1. Pode até tentar fazê-lo mas acho que não será suficiente para cobrir o rombo…Esses país elege uns canalhas como esses petistas escrotos e a população só leva ferro com isso, caralho.

    1. Quem mandou??? O Titio Lula. A Titia Dilma Ruinceffe. O “Xanceler” Celso Amorzinho. O Doidivanas Top Top Garcia. O Andrade. A histriônica Gleisi. o Andrade. O Lindinho. O Merdandante. E outros….

    2. Eu Acho é Pouco, o Diacho é os Empréstimos , pois quem paga é o Povo Brasileiro, deviam cobrar do Luladrão e Dilbandida.

  13. Canalhas petralhas criminosos do BNDES financiadores de ditaduras queremos de volta logo o nosso dinheiro roubado, são bilhões enviados para ditaduras “amigas”: Cuba África America Latina!!! S

    1. SOS Moro Lava Jato pelo amor de Deus abram logo a caixa preta do BNDES, Luciano Coutinho e Mantega na cadeia já. E José Dirceu cérebro maligno disto tudo na cadeia apesar da proteção do Tofolli!!

  14. Quem dá crédito para países como esses, tem mesmo é que levar calote. Para exportar para esses países só com pagamento antecipado. Alguém aí compra pela internet sem esse critério? Trouxas!

    1. Tudo bem, mas aí em caso de calote quem deveria ser o fiador? O empresário exportador, é lógico! Nesses casos não tem outra alternativa…

    2. “Paulo”, já postei antes… mas, volto a fazê-lo. Parte destas “exportações” foram “financiadas” (ou vitimadas) pelo BNDES. Os empresários recebem o seu. Nós, tontões, ficamos com o calot

  15. É preciso responsabilizar criminalmente todos os que montaram essa farsa no BNDES pelo “esquema” do decreto 6322/2007 que tornou Internacional o “N” da sigla do banco, visando patrocinar DITADUR

  16. Outro país SOCIALISTA, onde não existe liberdade de expressão, livre comércio…a dar CALOTE no Brasil!? O SOCIALISMO está falido, ou é DESONESTO!? Esse prejuízo será cobrado do PT!?!?

  17. Cuba e Venezuela vivem em extrema pobreza e sob ditaduras cruéis. Mas mesmo assim ainda há brasileiros destrambelhados que apoiam tais países e acham que o Brasil deveria copiá-los.

  18. Vejamos um caso absolutamente imperdoável; Quem não se lembra da REFINARIA na Bolívia, que depois de pronta foi tomada pela exercito de Evo Morales, aquele lixo. Um prejuízo de R$ 2 bilhões.

  19. Sinceramente? Que quebrem todos os imbecis que resolveram comercializar com uma ditadura que despreza a livre iniciativa. É até bom, muito didático. Coloquem o caso numa questão do próximo Enem.

  20. Preparem-se, teremos calotes não só de Cuba. Mas também, Venezuela, Honduras, países africanos….. de todos os países alinhados com a ideologia do PT que devem para o Brasil.

  21. Continuem fazendo negócios com Cuba, o Gambá Preso diz que é bom fazer negócios com eles. Está na cara que vão tomar calote, lá quem tem dinheiro é uma meia dúzia, o resto passa fome.

    1. Tolinho… em geral o “empresario imbecil” recebe o seu do BNDES e a “trolha” fica para nós (você inclusive, imbecil).

  22. “Eu bem que avisei que não vai dar!!!!” É evidente que uma NAÇÃO comunista desde 1960, atrasada, miserável, faminta, sustentada por RÚSSIA e Venezuela iria quebrar rapidamente…….Eles devem