Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Fábio Faria convence Bolsonaro a aceitar mudanças que beneficiam igrejas aliadas em TV a cabo

Apesar da recomendação da área técnica do Planalto, o presidente não vetou as mudanças incluídas por parlamentares em uma medida provisória
Fábio Faria convence Bolsonaro a aceitar mudanças que beneficiam igrejas aliadas em TV a cabo
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, convenceu o presidente Jair Bolsonaro a aceitar mudanças nas regras de TV por assinatura para ajudar a reforçar a base de apoio do governo no Congresso, diz a Folha.

As alterações obrigam operadoras a oferecer gratuitamente nos seus pacotes canais de TV aberta, o que beneficia, sobretudo, aquelas ligadas a igrejas.

As mudanças foram incluídas no texto de uma medida provisória, aprovado em 26 de maio e sancionado por Bolsonaro. A área técnica do Planalto havia recomendado o veto, no dia 15 de junho.

Antes, 16 emissoras eram incluídas obrigatoriamente somente nos pacotes de TV por satélite. Agora, eles passam a integrar planos transmitidos via cabo.

Atualmente, as TVs abertas pagam para entrar na programação das TVs a cabo. Quanto menor a emissora, mais caro ela costuma ter que pagar.

A perda estimada de receita para as empresas de TVs a cabo ficará em torno de R$ 100 milhões por ano. O custo naturalmente será repassado aos assinantes.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO