ACESSE

Facebook confirma revelações da Crusoé sobre militância de gabinetes bolsonaristas

Telegram

O Facebook, ao justificar pelo “comportamento inautêntico coordenado” a derrubada de 88 páginas – inclusive do Instagram – ligadas a gabinetes bolsonaristas, confirmou revelações feitas pela Crusoé em reportagem de 11 de outubro de 2019 sobre militantes virtuais de gabinetes.

O Antagonista relembra um trecho da matéria envolvendo, por exemplo, dois assessores parlamentares que agora tiveram páginas tiradas do ar pela plataforma:

“Outro perfil bolsonarista nas redes sociais é o Bolsoenéas, mistura de Jair Bolsonaro com Enéas Carneiro (1938-2007). Ele é administrado pelo técnico de radiologia Leonardo Barros, de 32 anos, que esteve com sua namorada na convenção do PSL de 22 de julho de 2018, onde foi confirmada a candidatura de Bolsonaro à Presidência. Ambos usavam uma camiseta que trazia uma charge com a fusão de seus dois políticos favoritos na mesma pessoa.

Em fevereiro de 2019, a Mesa Diretora da Alerj nomeou um certo Leonardo Rodrigues de Barros Neto para ‘exercer o cargo em comissão de Assessor Parlamentar V, símbolo CCDAL – 5, junto ao Gabinete da Deputada Alana Passos [PSL-RJ], em 1ª ocupação’. Ele tem rendimento líquido de 5.109,18 reais.

Em 16 de agosto de 2019, ‘Leonardo Bolsonéas’, nome de sua conta pessoal de Facebook, publicou que estava ‘participando da implantação do Segurança Presente em Nova Iguaçu com a deputada Alana Passos’. A postagem incluiu uma foto dos dois, na qual ele aparece com a logo do PSL no paletó.

Na descrição da conta pessoal de Leonardo, lê-se: ‘Iguaçuano, criador da página @bolsoneas, ativista político de direita, conservador e patriota. #Bolsonaro2022’.

Em 4 de outubro, Leonardo publicou na conta @bolsoneas: ‘Eu trabalho de graça há três anos. Fui às ruas, organizei grupos, chorei de nervosismo e alegria. Agora vejo alguns ‘Direitistas’ se voltarem contra o presidente. Podem ir, nunca foram nossos. Eu porém, estarei até o fim. Bolsonaro 2002! #EuConfioEmBolsonaro’.

De graça?”

A referida namorada é Vanessa do Nascimento Navarro, nomeada em 5 de fevereiro de 2019 assessora do deputado estadual Anderson Moraes, líder do grupo “Ideologia Brasil”, integrado por Leonardo, e amigo de Flávio Bolsonaro. Anderson Moraes também emprega a mãe de Flávio, Carlos e Eduardo, Rogéria Bolsonaro, e vinha em processo de empregar o advogado Victor Granado Alves, cujo escritório recebeu mais de R$ 500 mil do fundo partidário do PSL a pedido do atual senador (relembre vídeo sobre o tema: aqui). Vanessa Navarro recebe remuneração líquida de R$ 2.617,13, de acordo com a folha de pagamento da Alerj.

Jair Bolsonaro, o maior beneficiário de militantes virtuais pagos com dinheiro público como assessores parlamentares, já enviou vídeos elogiando Leonardo pela página “Bolsonéas” e parabenizando Vanessa pelo aniversário dela. Os vídeos, claro, foram reproduzidos pelos dois, com “tmj” (abreviação de “estamos juntos”) e “obrigada”.

A conta de Twitter “Bolsonéas” apareceu também na investigação de notícias falsas do STF. Leonardo não estava entre os alvos de buscas em 27 de maio, mas o ministro Alexandre de Moraes exigiu que o Twitter encaminhasse ao Supremo detalhes sobre o registro da conta, suspensa pela plataforma em 7 de julho.

O Facebook, como registramos, afirmou que todos os perfis removidos agiam para enganar o público, sem informar a verdadeira identidade dos administradores.

A decisão de retirar contas do ar por violação de regras é de inteira responsabilidade das plataformas; mas a de jogar luz sobre essas e outras obscuridades da militância do poder de turno, sobretudo quando abastecidas pelo dinheiro dos pagadores de impostos, é dever do jornalismo, como fez Crusoé em 2019.

Leia mais: O filho 01 de Bolsonaro na mira da Justiça. Clique para saber mais

Comentários

  • Carmen -

    Parabéns Crusoé e Facebook. Cadeia e demissão pra essa cambad de criminosos . Alô alô Alexandre de Moraes....

  • Marcio -

    São exatamente as mesmas práticas políticas do PT. Sobre os tais assessores já passou da hora de uma discussão seria pra extinguir pelo menos 80%

  • LUCIA -

    Parabéns Antagonistas e Crusoé por mais esse grande trabalho de jornalismo investigativo. Continuem! Os incomodados de plantão passarão, o jornalismo de verdade, não.

Ler 34 comentários