FACHIN ABRE INVESTIGAÇÃO DE CAIXA 2 DE ONYX LORENZONI

Edson Fachin aceitou pedido da procuradora-geral da República Raquel Dodge para investigar pagamento de caixa dois do grupo J&F para o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), futuro chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro.

Os delatores contaram que repassaram R$ 100 mil em 2012 e mais R$ 100 mil em 2014.

Onyx admitiu o segundo repasse, mas não o primeiro. A investigação no STF ficará a cargo de outro ministro, a ser sorteado, já que os repasses não têm relação direta com o esquema envolvendo a JBS na Lava Jato.

Na decisão que autorizou a investigação, Fachin reproduziu trecho da delação de Ricardo Saud na qual explica o motivo dos repasses não declarados de campanha:

“O que se queria com esse pagamentos era que os beneficiários se tornassem ou continuassem benevolentes ou simpáticos à J&F e que, se surgisse o interesse desta empresa em obter algum deles um ato de ofício certo e determinado, fosse possível no mínimo tentar um pleito sem negociação específica”.

“A simpatia de um parlamentar sempre é um bom investimento em acesso: audiências, reuniões e apresentações a pessoas importantes ou em posições importantes provêm de tal simpatia. Como se isso não bastasse, a antipatia de um parlamentar pode ser muito prejudicial – a empresa que dá dinheiro para um e não dá para outro fica em maus lençóis com o que não recebeu”.

O "velho Brasil" contra-ataca a Lava Jato e Sergio Moro. Entenda AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Aqui Moro não precisa falar na imprensa. Basta uma canelada no Bolsonaro. Tá doendo aí Bolsonaro? O povo está tendo convulsões a cada dia com o Onix no governo. Será o Bolsonaro ainda ouve o pov

Ler mais 123 comentários
  1. Aqui Moro não precisa falar na imprensa. Basta uma canelada no Bolsonaro. Tá doendo aí Bolsonaro? O povo está tendo convulsões a cada dia com o Onix no governo. Será o Bolsonaro ainda ouve o pov

  2. Acredito que o capitão saberá escolher uma outra pessoa pra casa civil, e o próprio Onyx deve ter assessores, reservar, já que ele é o titular. O capitão não tem compromisso com o erro.

  3. O Mito em sua prestação de contas de 2014, tinha uma doação de 200 mil da JBS, diz que devolveu, e no outro dia apareceu o mesmo valor, só que doado pelo PP, partido que recebeu 36 milhões da JB

    1. Eu também discordo…!!! Votamos no Capitão por isso mesmo..!!! Tem q investigar todo mundo inclusive o Capitão..! Não foi o q ele disse..??!?

    2. Discordo. Sou bolsonarista, mas não posso criticar um órgão por querer investigar alguém que já confessou ter recebido caixa 2.

  4. Só o bobo não vê q a ORCRIM está por trás disso. O PRESIDIÁRIO da cela-spa na PF de Curitiba comanda a todos pelo celular. Tem q deixar esse canalha de quarentena na solitária. Cansa viu!

    1. Exatamente…!!! Mais um Collor de Mello, nem pensar..!!! Viramos esse país de pernas para o ar se isso vier acontecer…!!!

  5. É impressionante a RAPIDEZ e a AGRASSIVIDADE que todos têm contra o NOVO GOVERNO de BOLSONARO, com a conivência desses Ministros do STF totalmente APARELHADO pelo Pàrtido Criminoso do PT.

  6. Se deve tem q pagar… Mas é curioso a “ordem aleatória” q as coisas correm no STF. As chicanas d Lula sempre furam fila. Já p/ “investigação”, Onix passa na frente de outros muito mais anti

    1. Infelizmente terei q torcer p/ que Onix seja punido, poque se eles ao livrarem, colocarão um monte de bandidos no mesmo bolo e também os livrarão com os mesmos argumentos.

  7. Se você LER os comentários, perceberá que as pessoas – tratadas aqui no pejorativo por você – em sua maioria, querem rápido esclarecimento e afastamento mediante comprovação. Petista jamais fez

  8. É bem interessante como eles só quiseram reabrir DEPOIS que o Bolsonaro venceu. Supremo é uma piada, vai investigar pra tentar colocar pressão no executivo? cambada de filha da puta

  9. Fachin é uma pessoa IMORAL, era procurador de Estado, e advogava contra o empregador ao mesmo tempo, além de ser defensor do MST, fazendo apologia ao crime de invazão indicado pelo PT

  10. Existe o Caixa2 de origem ilicita, e existe o Caixa2 de origem lícita. Isso precisar ficar claro. Nem todo caixa2 é crime. Crime é quando o cx2 veio de dinheiro roubado. Os outros casos sao de mult

  11. Nova, não é bem assim. Se bem que alguns togados fazem um esforço tremendo para corroborar sua afirmação. Eu mesmo me deixo levar por esta, muitas vezes, principalmente na atual formação do STF

  12. A delação da JBS indicou 1804 políticos que receberam doação “por fora”. Até a Maria do Rosário recebeu 50 pilas. Que se investiguem todos……50 mil da Maria e 400 milhões da Dilma

  13. Tenho direito de desconfiar do “timming” deste processo. Terá o intuito de pregar um alvo na testa de Onix, apenas para causar transtorno e desgaste desnecessários já de início de Governo? Verem

    1. Não vejo motivos para tanta reclamação………Todos sabíamos que ele seria alvo fácil, ele e outros que não deveriam compor nosso governo.

  14. Não vai dar em nada. No meio disso tudo aí estão centenas de politicos com essas doações de dinheiro de pinga perto das do PT. Dirão que não sabiam a origem pois pediram legalmente e só. Gleis

  15. Não tenho bandidos de estimação estimação. A tolerância zero tem de ser marca deste país. Para todos. Só me pergunto o porquê de processos de caixa dois como de Alckmin foram para o TSE.

  16. Onyx vai ser aquele que foi sem nunca ter sido. Pode escapar dessa investigação, mas não terá força alguma para negociar o que quer que seja no congresso. Bolsonaro devia afastá-lo hoje mesmo.

  17. Lógico.. agora que não tem mais chances para aprovação da reforma da previdencia do Temer o Fachin abre a investigação, e os outros que tiveram as denuncias arquivadas.. Gleise.. etc..?

  18. 100 mil, é troco em comparação a outros CORRUPTOS, mesmo assim…Bolsonaro terá a mídia da TV, revistas e jornais de esquerda, procurando “um cabelo desalinhado”, em seu governo, para atacar…

  19. Corretíssimo!!! Está mais do que na hora de acabar com esta história de “dois pesos, duas medidas”!!! Espero que os demais políticos investigados na prática de Caixa2 sofram as mesmas sanções

  20. Tem q investigar sim, tem q cair para dentro, mas me impressiona é que para Renan Calheiros, Romero jucá, Collor, Edson Lobão e mais um tanto… N pegam, não caem pra cima deles.. Pq Fachin???

  21. Acho pertinente pra dirimir quaisquer dúvidas desta operação – acredito na inocência do Deputado e ele não era governo, portanto não tinha nenhuma influência em decisões para empréstimos que

  22. Que se investigue mesmo, porém a esquerdalha já vai começar a fazer barulho novamente… esse STF “SUPERIOR TRIBUNAL DOS FANTOCHES” não server para nada, querem governar o país a com a velha p

  23. O que o Onix fez não é nada com relação ao que muitos fizeram e ninguém tomou providencia nenhuma. Inclusive ministros do STF como o PTóffoli que está afundado em mesada de corrupção.

    1. Mas se acontecer de o deputado virar réu, terá de ser afastado. O que é uma pena pois o considero uma voz coerente. MAS, junto com ele, uma miríade de outros políticos terão o mesmo destino, sen

  24. sabe-se que o caixa2 acontece quando alguem gasta dinheiro em campanha e não declara. Por exemplo, quando coloca 50 reais de gasolina, usa o carro pra campanha e não declara os 50 reais. pronto cx2.

  25. Tem de investigar sim, tudo! Estranho é a velocidade e momento que a PGR e o STF encontraram para fazer isso… Porém, os processos mais antigos contra Renan Calheiros e demais na gaveta.

    1. Uma pena. Onix tem um bom histórico. Se virar réu, tem que ser afastado. Que se dê celeridade ao processo para que não sirva de justificativa para a oposição ficar aporrinhando o governo.

    2. É que o tal Renão tem uma maleta que implica muita otoridade desse $TF de filhosdaputademerda, por isso está blindado. É podridão só.

    3. Não, não, não . . . os processos de Renan repousam impávidos, quentinhos e confortáveis (?) debaixo da bunda de alguns togados. Fosse em gavetas, dar-se -ia um jeito.

    4. Concordo contigo, porém acho melhor ir podando os galhos antes de começar o mandato, do que achar algum corrupto depois.

  26. Fez caixa 2?! Recebe dinheiro por fora? Tem de ser processado e condenado, independentemente de qual partido!!! Quero todos fora do governo! Seja lá que governo for! Seja lá quem for! MUDA BRASIL!!