FACHIN ABRE INVESTIGAÇÃO DE CAIXA 2 DE ONYX LORENZONI

Edson Fachin aceitou pedido da procuradora-geral da República Raquel Dodge para investigar pagamento de caixa dois do grupo J&F para o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), futuro chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro.

Os delatores contaram que repassaram R$ 100 mil em 2012 e mais R$ 100 mil em 2014.

Onyx admitiu o segundo repasse, mas não o primeiro. A investigação no STF ficará a cargo de outro ministro, a ser sorteado, já que os repasses não têm relação direta com o esquema envolvendo a JBS na Lava Jato.

Na decisão que autorizou a investigação, Fachin reproduziu trecho da delação de Ricardo Saud na qual explica o motivo dos repasses não declarados de campanha:

“O que se queria com esse pagamentos era que os beneficiários se tornassem ou continuassem benevolentes ou simpáticos à J&F e que, se surgisse o interesse desta empresa em obter algum deles um ato de ofício certo e determinado, fosse possível no mínimo tentar um pleito sem negociação específica”.

“A simpatia de um parlamentar sempre é um bom investimento em acesso: audiências, reuniões e apresentações a pessoas importantes ou em posições importantes provêm de tal simpatia. Como se isso não bastasse, a antipatia de um parlamentar pode ser muito prejudicial – a empresa que dá dinheiro para um e não dá para outro fica em maus lençóis com o que não recebeu”.

O "velho Brasil" contra-ataca a Lava Jato e Sergio Moro. Entenda AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Formiga disse:

    Aqui Moro não precisa falar na imprensa. Basta uma canelada no Bolsonaro. Tá doendo aí Bolsonaro? O povo está tendo convulsões a cada dia com o Onix no governo. Será o Bolsonaro ainda ouve o pov

Ler comentários
  1. Eduardo disse:

    Os delatores provaram os repasses ou ficaram só no blá-blá-blá para ver se escapam de cana mais dura? É só uma pergunta.

  2. M disse:

    Gleisi recebeu 3 milhões,ta de brincadeira Fachin??? Nem vem justificar a proteção pq PESAO tem foro e tá preso 😈😈😈 pela ordem Sr Ministro !!!!!!

    1. Não vejo diferença entre 3 milhões e 100 mil reais roubados do dinheiro público.

  3. Guilherme disse:

    Onyx vai ser aquele que foi sem nunca ter sido. Pode escapar dessa investigação, mas não terá força alguma para negociar o que quer que seja no congresso. Bolsonaro devia afastá-lo hoje mesmo.

    1. Esse é o X da questão, o cara é totalmente inexpressivo.

  4. Brasil disse:

    Não tenho bandidos de estimação estimação. A tolerância zero tem de ser marca deste país. Para todos. Só me pergunto o porquê de processos de caixa dois como de Alckmin foram para o TSE.

  5. Paulo disse:

    Não vai dar em nada. No meio disso tudo aí estão centenas de politicos com essas doações de dinheiro de pinga perto das do PT. Dirão que não sabiam a origem pois pediram legalmente e só. Gleis

  6. Nara disse:

    É claro que todos devem ser investigados! Mas o que incomoda é o oportunismo, a escolha perfeita do momento de investigar cada um, desde a famosa lista de Janot (já se vão 4 anos!)

  7. Henrique disse:

    O Bolsonaro ja demorou para afastar o Onix

  8. Márcia disse:

    Sem bandido de estimação, mesmo sendo caixa 2.

    1. Concordo, sem bandido de estimação que enfraquece o próximo governo.

  9. Kelly disse:

    Espera ser julgado. Ainda nem virou réu. Muita calma nessa hora!

  10. Capilé disse:

    E os Julgamentos Dr. Fachim ??? Bora trabalhar ??? o Aumento já foi Aprovado !!!

  11. Fabio disse:

    A PGR deveria ter pedido para todos, a lista da JBS e longa, por que será a seletividade da procuradora, foi Temer ou Gilmar que escolheu a dedo Onix...

    1. Não vejo motivos para tanta reclamação.........Todos sabíamos que ele seria alvo fácil, ele e outros que não deveriam compor nosso governo.

  12. MARCO disse:

    Tenho direito de desconfiar do "timming" deste processo. Terá o intuito de pregar um alvo na testa de Onix, apenas para causar transtorno e desgaste desnecessários já de início de Governo? Verem

    1. Esse alvo já estava pregado desde que ele foi denunciado.

  13. antonio disse:

    Onyx tem que sair do governo que sujo ele é. Moro já é atacado por causa dele.

  14. Kalá disse:

    Tem gente se esquecendo da dúzia de processos de um Renan ... Engavetados em algum gabinete daqueles.

    1. Discordo. Muita gente está lembrando aqui nos comentários . . . é só ler.

  15. Pedro disse:

    A delação da JBS indicou 1804 políticos que receberam doação "por fora". Até a Maria do Rosário recebeu 50 pilas. Que se investiguem todos......50 mil da Maria e 400 milhões da Dilma

  16. junior disse:

    Só lembrando que antes de 2014 não havia legislação que criminalizasse caixa 2 em campanhas eleitorais!

    1. É por isso que ele reconhece somente o primeiro repasse em 2012, Boba sou eu.

  17. MoroPresidente2023 disse:

    100 mil, é troco em comparação a outros CORRUPTOS, mesmo assim...Bolsonaro terá a mídia da TV, revistas e jornais de esquerda, procurando "um cabelo desalinhado", em seu governo, para atacar...

  18. Martins disse:

    Ô Fachin, e os processos do RENAN CALHEIROS, heim? Pára de procurar pelo em ovo e vai trabalhar um pouco.

  19. Raniel disse:

    Que se investigue mesmo, porém a esquerdalha já vai começar a fazer barulho novamente... esse STF "SUPERIOR TRIBUNAL DOS FANTOCHES" não server para nada, querem governar o país a com a velha p

  20. Rodrigo disse:

    Tem de investigar sim, tudo! Estranho é a velocidade e momento que a PGR e o STF encontraram para fazer isso... Porém, os processos mais antigos contra Renan Calheiros e demais na gaveta.

    1. Uma pena. Onix tem um bom histórico. Se virar réu, tem que ser afastado. Que se dê celeridade ao processo para que não sirva de justificativa para a oposição ficar aporrinhando o governo.

    2. É que o tal Renão tem uma maleta que implica muita otoridade desse $TF de filhosdaputademerda, por isso está blindado. É podridão só.

    3. E nem é caixa 2, é valor não contabilizado segundo o catedrático LILS.

    4. Não, não, não . . . os processos de Renan repousam impávidos, quentinhos e confortáveis (?) debaixo da bunda de alguns togados. Fosse em gavetas, dar-se -ia um jeito.

    5. Realmente, Rodrigo. E os 14 processos contra o renan ? Estão esperando prescrever ?

    6. Concordo contigo, porém acho melhor ir podando os galhos antes de começar o mandato, do que achar algum corrupto depois.

  21. Nascimento disse:

    Tem que investigar sim, mas que o pessoal da PGR estão com pressa como se nunca se viu com outras pessoas é incrível. Ah se pessoal trabalhasse desta maneira com todos.

  22. Syllas disse:

    sabe-se que o caixa2 acontece quando alguem gasta dinheiro em campanha e não declara. Por exemplo, quando coloca 50 reais de gasolina, usa o carro pra campanha e não declara os 50 reais. pronto cx2.

  23. Cipri disse:

    O que o Onix fez não é nada com relação ao que muitos fizeram e ninguém tomou providencia nenhuma. Inclusive ministros do STF como o PTóffoli que está afundado em mesada de corrupção.

    1. Mas se acontecer de o deputado virar réu, terá de ser afastado. O que é uma pena pois o considero uma voz coerente. MAS, junto com ele, uma miríade de outros políticos terão o mesmo destino, sen

  24. A disse:

    Sempre teremos resistências por parte do STF. Ainda falam de "liberarem" LuLADRÃO. É para dificultar a vida do NOVO GOVERNO. É melhor JAIR acostumando.... afffff

  25. MARCO disse:

    Justiça para todos! Se por cx2 - que É CRIME - Onix tiver que ser afastado, TODOS OS POLÍTICOS envolvidos em cx2 também deverão ser afastados. Não é mesmo sra. Promotora?!?!

  26. Kelly disse:

    Se é pra mudar é pra mudar pra valer! Bolsonaro e Moro defendem que as investigações ocorram sem distinções. É isso que temos que defender!

  27. Alemão disse:

    Corretíssimo!!! Está mais do que na hora de acabar com esta história de "dois pesos, duas medidas"!!! Espero que os demais políticos investigados na prática de Caixa2 sofram as mesmas sanções

  28. ALEXANDRE disse:

    Ótimo !!! E o da Rosemary Noronha? E o das vaquinhas multi-parideiras do Renan? E os bois barricas da Sarney-Family? Até quando Dona FUSCA pensa que pode nos enganar?

  29. Patriota disse:

    Não importa quem seja, lugar de corrupto é na cadeia !

  30. João disse:

    É protocolar, não é abertura de inquérito ainda. Outros 10 deputados tbm estão no processo. Se o Onyx for inocente será arquivado.

  31. Vittorio disse:

    Ótimo, assim resolve logo essa pendenga ! Penso que nos dois outros ministros sobre os quais há suspeitas de improbidade a celeridade deveria ser a mesma - Resolvam logo !

  32. Marcos disse:

    Acho pertinente pra dirimir quaisquer dúvidas desta operação - acredito na inocência do Deputado e ele não era governo, portanto não tinha nenhuma influência em decisões para empréstimos que

  33. Eduardo disse:

    Tem q investigar sim, tem q cair para dentro, mas me impressiona é que para Renan Calheiros, Romero jucá, Collor, Edson Lobão e mais um tanto... N pegam, não caem pra cima deles.. Pq Fachin???

  34. Carlos disse:

    Vaza Onyx, você está contaminando o governo do Bolsonaro.

    1. Se cair, já tem o substituto... o cara de poucos sorrisos :|

  35. MARCO disse:

    Nova, não é bem assim. Se bem que alguns togados fazem um esforço tremendo para corroborar sua afirmação. Eu mesmo me deixo levar por esta, muitas vezes, principalmente na atual formação do STF

  36. Romeo disse:

    Bela tentativa de freiar o Bolsonaro. É só ele por outra pessoa no lugar do Onyx. STF, sua hora vai chegar.

  37. Nice disse:

    Quem não deve não teme ,não é mesmo????>>

  38. VitorH disse:

    É o STF querendo aparecer mais uma vez. Mostrar quem manda. Que eles são o poder executivo. Um cabo, Um soldado e um tanque por favor.

    1. Eu também discordo...!!! Votamos no Capitão por isso mesmo..!!! Tem q investigar todo mundo inclusive o Capitão..! Não foi o q ele disse..??!?

    2. Discordo. Sou bolsonarista, mas não posso criticar um órgão por querer investigar alguém que já confessou ter recebido caixa 2.

  39. Maria disse:

    Se deve tem q pagar... Mas é curioso a "ordem aleatória" q as coisas correm no STF. As chicanas d Lula sempre furam fila. Já p/ "investigação", Onix passa na frente de outros muito mais anti

    1. Infelizmente terei q torcer p/ que Onix seja punido, poque se eles ao livrarem, colocarão um monte de bandidos no mesmo bolo e também os livrarão com os mesmos argumentos.

  40. EDSONCLAROMEDEIROS disse:

    É impressionante a RAPIDEZ e a AGRASSIVIDADE que todos têm contra o NOVO GOVERNO de BOLSONARO, com a conivência desses Ministros do STF totalmente APARELHADO pelo Pàrtido Criminoso do PT.

  41. Antonio disse:

    o deputado ja devolveu a grana todo mundo sabe mais as intençoes por tras e' para atingir o governo bolsonaro .

    1. Nada atingirá o Governo do Capitão se os corruptos forem punidos, pelo contrário...!!!!

  42. Brasil disse:

    Tolerância zero para todos. F***-se. E o exemplo tem de começar pelo governo eleito. Se não for esse governo, qual vai ser?

    1. Exatamente...!!! Mais um Collor de Mello, nem pensar..!!! Viramos esse país de pernas para o ar se isso vier acontecer...!!!

  43. Mind disse:

    Só o bobo não vê q a ORCRIM está por trás disso. O PRESIDIÁRIO da cela-spa na PF de Curitiba comanda a todos pelo celular. Tem q deixar esse canalha de quarentena na solitária. Cansa viu!

  44. Fabio disse:

    Bom, que abra investigação sim, se constatar o caixa dois como compra de influência terá que ser afastado mesmo e nomeie-se outro pra função.

  45. DireitaMassiva disse:

    Avisei!! Chuta o negócio agora para não estourar lá na frente! Tem que preservar a credibilidade do governo Bolsonaro!! NÃO SOMOS O PT!!!

  46. Ashy disse:

    Ele pediu desculpas, assim jah cumpriu sua pena art. 666 , lei do Moro.

  47. mariana disse:

    Tem que ser imediatamente AFASTADO até a conclusão. Não votei em Bolsonaro pra ele proteger amigos enrolados

  48. Presidente-XVII disse:

    Acredito que o capitão saberá escolher uma outra pessoa pra casa civil, e o próprio Onyx deve ter assessores, reservar, já que ele é o titular. O capitão não tem compromisso com o erro.

  49. Luz-Clarita disse:

    Mais um soco com cuspe na honra mulambenta de Bolsonaro.

  50. Eliane disse:

    Onix não pode ser ministro. Simples, assim.

  51. Jackson disse:

    Sendo condenado, paga e pena, seja substituído e o trabalho continua. Mito não tem rabo preso com ninguém, portanto o governo segue a mil com o projeto, com Onyx ou sem Onyx.

  52. Eduardo disse:

    Ataque feroz ao novo governo, simples assim!

    1. Não tem problema, o Moro vai pescar com rede...!!!

  53. Cleuza disse:

    Com esses parlamentares não há toma lá se não houver o dá cá. Eleitos para representar o povo, representam apenas seus próprios umbigos.

  54. Maria disse:

    A JBS, assim como demais "financiadores" de campanha (com dinheiro roubado do contribuinte, evidentemente) compraram muitos projetos. Todos esses projetos tinham que ser revistos.

  55. CLs disse:

    Tem outros citados tbem.....aí fica parecendo perseguição.como disse um aí...tem juiz recebendo todo mês isso é não vai pra frente....

  56. Syllas disse:

    Existe o Caixa2 de origem ilicita, e existe o Caixa2 de origem lícita. Isso precisar ficar claro. Nem todo caixa2 é crime. Crime é quando o cx2 veio de dinheiro roubado. Os outros casos sao de mult

  57. Renato disse:

    100.000 reais é o que mafioso Bolivariano togado Dias Toffoli recebe TODO MÊS da mulher advogada. O Povo vai cair de pau em cima do Sinistro Tribunal.

  58. marcelo disse:

    Dra. RAQUEL, no ocaso de seu mandato dando uma no cravo e outra na ferradura!

  59. Marcos disse:

    Fachin é uma pessoa IMORAL, era procurador de Estado, e advogava contra o empregador ao mesmo tempo, além de ser defensor do MST, fazendo apologia ao crime de invazão indicado pelo PT

  60. MARCO disse:

    Taí uma coisa que, ao contrário de um quadrúpede como você, Sérgio Moro NÃO TEM!

  61. Juliano disse:

    É bem interessante como eles só quiseram reabrir DEPOIS que o Bolsonaro venceu. Supremo é uma piada, vai investigar pra tentar colocar pressão no executivo? cambada de filha da puta

  62. João disse:

    2014? Já não prescreveu ?? Ou só crimes do Lula e Renan, Jucá prescrevem?

    1. Pois é. as pedaladas da manioqueira dentuça prescreveram rapidinho...

  63. Marcio disse:

    Que seja investigado e se cometeu crime que seja punido !! O que não pode e condenar o cara antes da investigação !!

  64. Jorgito disse:

    Engraçado, na mesma denúncia do indefectível Alexandrino, não estava a Maria do Rosário???

  65. MARCO disse:

    Se você LER os comentários, perceberá que as pessoas - tratadas aqui no pejorativo por você - em sua maioria, querem rápido esclarecimento e afastamento mediante comprovação. Petista jamais fez

  66. JRamos disse:

    Faz muito bem. Se é pra ser um gov limpo que seja desde o topo

  67. Claudinê disse:

    Um corrupto jamais poderia fazer parte do novo governo. Percebo que nada vai mudar no Brasil a partir de 2019. Mais uma vez vão enganar o sofrido povo brasileiro.

  68. Iva disse:

    Nova ele não é inocente e se concordarmos com 100 mil teremos que concordar com 100 milhões.

  69. André disse:

    Vai durmi Teresinha. Onyx é uma gota no oceano de corrupção nos 16 anos de desgoverno dos PETRALHAS. R$ 100 MIL perto, dos bilhões q o PT desviou não é nada.

  70. Carlos disse:

    E os do Renan Calheiros eles sentam em cima.

    1. Prescrevem conforme o bom cálculo político. Nada como ter maletas. Agora esse Onix já precisava pular fora...

  71. Sergio disse:

    Mais uma vítima do próprio veneno? Jacobinos são famosos por cortar cabeças até de seus companheiros. Lembram de Robespierre, o Incorruptível?

  72. Valéria disse:

    Fez caixa 2?! Recebe dinheiro por fora? Tem de ser processado e condenado, independentemente de qual partido!!! Quero todos fora do governo! Seja lá que governo for! Seja lá quem for! MUDA BRASIL!!