Fachin propõe punição menor de partidos com candidatas laranjas

Edson Fachin votou em favor de uma punição mais restrita sobre partidos que lançam candidaturas fictícias de mulheres para preencher a cota de gênero nas eleições.

Na retomada de um julgamento no TSE que analisa um caso de Valença do Piauí, o ministro propôs cassar o mandato somente de vereadores que teriam participado diretamente da fraude.

Em março, o relator, Jorge Mussi votou pela perda do mandato de todos os que foram eleitos nas coligações que tinham candidatas laranjas, que não recebem apoio de campanha e têm recursos do Fundo Partidário desviados para outros políticos.

O julgamento foi interrompido novamente por outro pedido de vista, do ministro Og Fernandes, e ainda não tem data para ser retomado.

O Antagonista+: podcasts exclusivos com os comentários e análises de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Diego Amorim e Renan Ramalho. CONFIRA

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Aurea disse:

    o partido frauda, mente, cria candidatos fantasma e só leva um puxão de orelha, e o dinheiro que foi "usado" nessas campanhas fantasmas, fica de consolo , e os verdadeiros candidatos prejudicados

Ler comentários
  1. Bruno disse:

    Isso vai acabar em pizza, mesmo porque essa história de cotas para mulheres é uma demagogia barata politicamente correta que beira o absurdo.

  2. Abcder disse:

    Temos é que acabar com todo esse tipo vergonhoso de COTAS.

  3. Theo disse:

    Sempre dando uma ajudinha para prestigiar os delitos e os crimes.No final o crime compensa basta ver a fila de milhares de processos de de foro privilegiado só aguardando a prescrição.

  4. Luciane disse:

    Decididamente sou CONTRA qualquer tipo de COTA!!!!!

  5. Jorge disse:

    Sr Fachin, o momento é de endurecimento das penas p/ evitar continuidade delitiva, precisamos acabar com o crime não incentivá-lo. O povo está de olho em tudo viu ?

  6. Maikyavel disse:

    Para que serve o TSE mesmo? Além de gastar (e bem) o dinheiro público?

  7. Capilé disse:

    Julgamento das ações da lava Jato no STF , que é bom : Nada | Fachin vai deixar prescrever .

    1. O Problema é que mesmo com cota , só ingressa Goda, Baranga , Com Bafo, e outras medonhas.

    2. É a palhaçada brasileira de cotas para tudo! Os ratos são espertos, se aproveitam de cada brecha! O rachid universal e onipresente é isso !! Só com estado mínimo isso vai andar !!!

  8. Almanakut disse:

    Com isso, quem levará vantagem é a facção PSOL.

  9. Tiago disse:

    Só o poder moderador de um monarca para botar rédeas nessa balburdia. Devolvamos a chefia de estado ao imperaror. O Brasil estava muito melhor na mão de D. Pedro II. Talkey?

    1. Moderador nada, neste momento temos que ter mãos fortes, decisões efetivas, o povo não aguenta mais tanta demora em tudo, até p tirar um documento demora tanto. Por isso o brasil ñ cresce.

  10. Ryu disse:

    Tem que acabar com essas cotas ridículas! Tenho certeza que nem as mulheres concordam com isso.