Fala sobre índios e africanos se referia a ‘herança cultural’, diz Mourão

O general Antonio Hamilton Mourão, vice na chapa de Jair Bolsonaro, reafirmou hoje que sua declaração sobre “indolência” dos índios e “malandragem” dos africanos foi feita quando ele tratava da herança cultural do Brasil.

“O contexto que coloco é da herança cultural, tendo como base estudiosos gabaritados da nossa nacionalidade. Esse contexto trouxe heranças positivas e negativas, sem distinção de cor e raça, para todos os brasileiros”, declarou o general em nota à imprensa.

Segundo a assessoria de Mourão, a intenção é de esclarecer sua fala em Caxias do Sul, cujo conteúdo “está sendo questionado por parte da imprensa e concorrentes à Presidência”.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GENERAL MOURÃO. Índio e negro. Ele só reproduziu o que a ESQUERDA já falara!

    1°) Em 22 de fevereiro de 2016, o Partido Comunista Brasileiro (não o PCdoB, mas o PCB) associou o negro à MALANDRAGEM tam

Ler mais 232 comentários
  1. GENERAL MOURÃO. Índio e negro. Ele só reproduziu o que a ESQUERDA já falara!

    1°) Em 22 de fevereiro de 2016, o Partido Comunista Brasileiro (não o PCdoB, mas o PCB) associou o negro à MALANDRAGEM tam

  2. Roberto Campos, conservador, economista(de onde saiu a citação Mourão)
    As raízes da nossa cultura:
    O privilégio(cultura ibérica)
    A magia(cultura africana)
    A indolência(cultura indígena. Pq insinuar?

  3. Claude Levy Straus, em “Tristes Trópicos”, diz que a tribo de índios brasileiros Nambiquáras são “formigas gigantes”. Petralhas não reclamam.Só enxergam Mourão.Não sabem quem é Claude Levy Straus

  4. Tive a oportunidade de assistir a palestra do General Mourão em Curitiba quando fez a mesma colocação. Taxar de racismo sua fala tem que ser ignorante ou propositadamente querer distorcer suas palavra

  5. Apenas PARAFRASEOU Roberto Campos, uma das maiores mentes e um dos maiores estadistas que já tivemos em nossa nação. Mas como cobrar cultura de um povo que elegeu para presidente um semi-analfabeto?

    1. Claro que escorregou. somos um povo diligente, ingênuo e honesto, além de inteligente e culto . Não somos do tamanho dos USA por culpa dos…dos…de quem mesmo? ha, dos marcianos

  6. Meu Deus! Distorcem tudo mesmo.General , diga logo: sou branco, negro e índio e não sei mais o quê! Sou brasileiro, General da reserva e soldado para salvar o país de ser esmagado numa guerra. Ponto.

  7. Prá quem já quis ‘queimar’ os livros de Monteiro Lobato, uma das páginas mais belas da nossa literatura, porque a cozinheira é NEGRA, fazer bullying com um general é fichinha.

  8. Um elefante numa loja de louças…sem o mínimo preparo para o contraditório da vida pública. Um homem talhado na caserna e no generalato só “ouviu, sim Senhor”. Desconhece os meandros da política.

  9. Combata DESINFORMAÇÃO DA imprensa com INFORMAÇÃO. Leitor em tempo de internet sair acreditando sem CHECAR fonte primária é MUITA burrice. Siga a fala: youtube.com/watch?v=XoFj5r8ebtM

  10. a SAFADEZA intelectual é tanta que a maioria dos detratores do Mourão, cortaram onde ele tbm critica os brancos, aparecendo que ele apenas critica CULTURALMENTE negros e índios, manipulando as pessoas

    1. Mas a safadeza é coisa nossa…é a parte recebida dos degredados enviados para o Brasil por Portugal logo após o descobrimento…

  11. Ninguém tem dúvida que o Brasil é comparável a uma máquina com defeito e que funciona muito mal e a peça principal desta máquina é seu povo. Não temos opção, somos obrigados a concordar com o General.

    1. A maior riqueza de uma nação não é o clima, a extensão ou o subsolo mas sim a qualidade do seu povo. Por que não estamos disputando com os USA, descobertos apenas 8 anos antes?

    1. Foi o que eu disse, precisamos de Educação de qualidade. Ampliar conhecimentos para dar uma melhor resposta…..

    2. Foi o que eu disse, precisamos de Educação de qualidade. Ampliar conhecimentos para dar uma melhor resposta…..

  12. KKK Não falei, o ROBOT do FALSOMITO às 17,23, tentou me ferrar e o nosso querido BLOG continua dando guarida ao mesmo. ALCKMIN e ANA AMÉLIA no primeiro turno. Chega de PSICOPATASnaPRESIDÊNCIA.

  13. a ESQUIZOFRENIA do politicamente correto tomou conta da sociedade ocidental, e o engraçado é que as mesmas critica quando toma do próprio veneno rsrs.. vivemos um empobrecimento intelectual assustador

  14. Mourão falou sobre as 3 raízes, Ibérica tb. Pq deu todo esse bafafá? A imprensa marrom fez um recorte da fala e só deixou a parte que iriam lacrar. Pra quem gosta de ser engando continue engolindo tb

  15. A verdade é que essa discussão serviu para alertar que o povo precisa de Educação de qualidade. O que Mourão disse está fartamente em nossa literatura. Precisamos mudar e só Educação pode nos ajudar.

  16. É melhor proibir de vez a liberdade de expressão para TODOS! A Imprensa não poderá mais divulgar frases cortadas do seu contexto, nem censurar os comentários dos leitores.

  17. “São três as raízes da nossa cultura: a cultura ibérica, que é a cultura do privilégio; a cultura Africana, que é a cultura da magia; e a cultura Indígena que é a cultura da Indolência” Roberto Campos

  18. E não somos mesmo uma mistura de privilégios herdados dos portugueses, malemolência dos índios e da malandragem dos africanos? É só assistir um desfile de escola de samba que você vê tudo isso lá.

  19. Até o Sergio Buarque de Holanda é objeto de controvérsias com seu “homem cordial”. Mas o único que não pode debater o tema é o vice de Bolsonaro, porque a esquerda além de burra,é mal intencionada.

  20. O Mourão vai acabar pedindo perdão. Vejam o Boris Johnson. O gajo chamou o povo chocolate de “piccaninnies” e “watermelon smiles” e foi obrigado a pedir desculpas… É um tema muito sensível.

  21. Ai, ai!.E o Caminha? Se ele tivesse q escrev a carta nos dias de hje, dizndo que índio não planta nem cria bichos,fariam com ele o que fizeram com Bolsonaro no caso dos quilombolas.A ESQUERDA É BURRA

  22. Como disse um aí embaixo: Mourao vai aprender com os erros. É inadequada atualmente a discussão de indolência, malandragem e preguiça. A economia precisa andar melhor, precisa crescer. Pois, pois?

  23. Neste país socialista, de analfabetos funcionais c diploma, geração nutella do politicamente correto, do emburrecimento notório, baixo Q.I evidenciado em pesquisa, melhor Mourão evitar tais assuntos.

  24. É preciso desenvolvimento econômico para que todos (índios, negros e brancos) tenham oportunidades. Portanto, Bolsonaro terá que se virar com o seu pessoal da área econômica.

  25. Alguém já perguntou a razão de uma revista de circulação nacional mandar um jornalista a Caxias do Sul para cobrir uma palestra de um recém lançado candidato a vice? Aí tem…

  26. (Continuação)Os índios são mais ligados à terra e precisam de estímulos (cursos, financiamentos). Já os negros como os brancos são mais ligados às profissões urbanas. É preciso desenvolvimento econ…

    1. Você não está entendendo nada. Ele falou do brasileiro em geral e suas heranças culturais. Falou que quase todos nós trazemos essas características. E as dos índios e dos afros eram de autodefesa.

  27. O Antagonista acha que pode mudar a cabeça dos eleitores difundindo mentiras e alterando conteúdos? Que ilusão! Não somos amadores!

  28. Esses radicias de Esquerda e de Direita enchem o saco. O Mourão é um patriota e qualifica o cenário político nacional. Mas falou o que não devia. Contudo é inteligente. Vai aprender com os erros.

  29. Gente, essa discussão da indolência dos indios, malandragem dos negros e preguiça dos brasileiros já era. O que se faz necessário é aumentar as oportunidades para todos. Os índios são (cont)…

  30. Olha só, tanta adjetivação num pot que vem com uma falsa intenção de moderar… deverias visitar esta página: https://twitter.com/odiodobem

  31. Ele é descendente de índios e Bolsonaro é casado com uma afrodescendente. Não tem, mesmo, como acusa-los de racismo. Quanto amadorismo, tolinhos!

    1. E eu que sempre pensei que nossa herança cultural abrangesse também a nossa colonização européia! Aliás não só a colonização, mas a imigração! Quanto coisa da nossa cultura veio dos imigrantes!

  32. Brasil “herdou a cultura de privilégios dos ibéricos, a indolência dos indígenas e a malandragem dos africanos”. Foi isso que ele disse e não o que estão difundindo.

  33. É coisa de desonesto intelectual incutir “-ismos” e “-fobias” em tudo que se fala. Essa geração nutella não aguentaria meia hora de esquetes de humor com o Mussum, por exemplo.

  34. Quero ver quem será macho para mexer e querer censurar um general de direita que não tem rabos preso com canalhas comunistas e é livre para se manifestar como quer e bem entender, a CF lhe permite.

  35. O cara diz que é filho de índio, fala de sua miscigenação, fala então sobre a cultura e etc, que é SUA opinião. PRONTO, e os IDIOTAS de plantão fazem um alvoroço pq o cara é xista, yista,wista,qista.

  36. Quem discordou do general poderia explicar a nossa distância para os USA, primeira potência do planeta, descoberta apenas 8 anos antes de nós? Hum, já sei. Nós somos PENTA.

  37. Amigos, prestem atenção no ENTRE NA CONVERSA do famoso e querido BLOG, só entram os MAVs do FALSOMITO ! Será porque ? kkkkkkk Já Já aparecerá um tentando me ferrar .kkkk E eu continuo gozando.kkk

    1. Vá para a Carta Capital, Brasil247 e outros que Sites mortadelas falam a mesmas esquerdices que vc!!

  38. Mourão me descreveu. Gosto de privilégios (descendo de portugueses), sou dado a malandragem (meus amigos de infância eram quase todos afrodescendentes) e adoro uma vida festiva “de índio”.

  39. Se alguém disser “a pele do branco é branca e do preto é preta”, será execrado; mas se disser “a concentração de melanina epidérmica do caucasiano é inferior”, não será execrado (ignorância coletiva)

    1. Gostei. A partir de agora vou referir-me a excesso ou escassez de melanina; excesso ou escassez de testosterona; excesso ou escassez de tecido adiposo; excesso ou escassez de escolaridade …

  40. Qualquer animal sabe que não tem nada de racismo nesse discurso. Essa esquerda me da tanto ódio que me falta arrancar os cabelos. São muitos idiotas, mas idiotas mesmo! De carteirinha. RAIVA.

  41. Quem falou isso pela primeira vez foi o sen. Roberto Campos. Começou a batalha, da mídia contra Bolsonaro. Vamos sempre reagir pois quanto mais falam mentiras mais reforçaremos nosso voto.

  42. Vizinha da minha casa há uma lojinha que vende bolos. Ontem, encerrando o dia, deixou na porta uma guirlanda de bolas infláveis que hoje já tinha “desaparecido”. Algum estrangeiro roubou, claro.

  43. O Antagonista só esqueceu de informar que a “fala” de Mourão, simplesmente, é uma repetição de algo que foi dito por Roberto Campos e amplamente divulgado ao longo do tempo.

  44. O General fala com propriedade porque é um militar e, como tal, estuda a fundo os problemas do Brasil e suas particularidades, nos diversos cursos da carreira milit, tais como os citados na entrevista

  45. A esquerda PODRE quer achar pelo em ovo. Bando de jornalistas vermelhos. O que o GAL. MOURÃO citou é fato histórico, bando de esquedopatas ignorantes. BOLSONARO e MOURÃO 2018

  46. Os jornalistas precisam ler mais Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda e Roberto Campos. Ajudaria a completar a frágil formação que recebem nas escolas. Quem sabe param de falar bobagem!

    1. Ninguém tem dúvida que o Brasil é comparável a uma máquina com defeito e que funciona muito mal e a peça principal desta máquina é seu povo. Não temos opção, somos obrigados a concordar com o General.

  47. A verdadeira fala do General foi “herdou a cultura de privilégios dos ibéricos, a indolência dos indígenas e a malandragem dos africanos”. Dito por Roberto Campos. O Anta não está informando correto.

  48. BLOG! Ho BLOG ! Você fala mal do FALSOMITO, vem o ROBOT te mete o ferro e o BLOG não publica a réplica. Tá correto isto ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Olhem aí, o ROBOT entrou e minha réplica vai ser censurada, quer ver ? É claro que não vai ver.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  49. Começou o mimimi esquerdalha!!! Estava demorando!!! Com a palavra William Wack, demitido da Rede Globo, por se referir a coisa de preto!!!! Esquerda ignorante!!! Não leram Macunaíma????

  50. Meu DEUS realmente essa dupla é Chapa PURA…são dois Imbecis o Capitão Nióbio e o General BOBÃO 🤡só falam asneiras e ainda tem gente que acredita que eles são da “Direita’, FALA SÉRIO😈 hein!

  51. Faltou o terceiro item da herança cultural que é a desonestidade herdada dos degredados que Portugal enviou para o Brasil logo após o descobrimento. Essa é a chapa do discurso sem vaselina.

  52. Se olhar para o lado e houver um afro descendente, um magro ou careca, sapatão, uma bichinha ou qualquer um fora do estereótipo de normalidade será questionado, ainda mais sendo VICE do Bolsonaro

  53. A Imprensa brasileira nunca esteve num nível tão baixo , não tem censura , mas também não tem vergonha de tirar textos do contexto de mentir descaradamente , é a censura à inteligência do leitor .

  54. Sou ALCKMIN e ANA AMÉLIA e não abro ! Primeiro turno na cabeça. O seu FALSOMITO nunca administrou um butiquim e não sei que enfiou na sua cuca tal pretensão. Mais um PSICICOPATA de plantão.

    1. E você só investe no ad hominem, no xingamento gratuito. Fique à vontade. As pessoas são politicamente incorretas e riem desses desespero eleitoral.

  55. Muito radicalismo, outro dia falou que o brasileiro só quer saber de futebol, cerveja e mulher. Para quem diz querer governar para todos, irá governar somente para sua panelinha

    1. Além do meu time, minha seleção e minha escola de samba, a que mais o brasuca aspira? Vamos lá, acrescente.

    1. Quer politicamente correto, quer moleza? Senta num pudim. Você não terá falsidades e hipocrisias com Jair Bolsonaro presidente e Mourão vice.

  56. Falar sobre herança cultural num país imbecilizado pela esquerda é perda de tempo. A verdade: em 1500 o rei mandou todos os ladrões petistas e do centrão para colonizar o Brasil. E deu no que deu.

  57. Por que as pessoas têm sempre que estar arrotando sabedoria e um conhecimento intelectual que não possuem? No caso do Gal Mourão, por que ele não se cala? se o que fala causa prejuízos políticos ?

  58. Os vagabundos da Veja nunca devem ter lido ” Raízes do Brasil”, do Sérgio Buarque de Holanda, que afirma exatamente o que o Mourão disse. Anos de PSDB e PT solaparam a inteligência e honestidade.

    1. E não só isso, mas também a educação e a cultura. Boa parte do povo não tem educação escolar e muito menos cultura e só conhecemos futebol e carnaval e deixaram o povo na ignorância para manobra-los

  59. Luís Fux alertou sobre isso na campanha contra FAKE NEWS do TSE ” Antes de criar juizo de valor , pesquisem , leiam a integra , jamais frases soltas e descontextualizadas “

  60. Chapa racista a machista! Quer mais? O “general” deveria dar uma olhada na lista de corruptos pendurados pra serem processados por corrupção ativa e lavagem de dinheiro: 95% “brancos” , ”europeus “…

  61. De mais a mais, a indolência (dos indígenas) e a malandragem (dos africanos) podem ser interpretadas como mecanismos de defesa desenvolvidos contra a opressão da escravidão.

    1. Claro, está explicado…Ah, e faltou a desonestidade que também é herança dos degredados enviados por Portugal. Nós mesmos, puros brasucas, somos o máximo em tudo…

  62. Pelo menos nosso mito não é suspeito de estar em planilha de propina de empreiteira! Nosso muito não cedeu ao toma lá dá cá do Centrão! Nosso mito fala sobre o risco Bolivariano do Foro de SP!

  63. Euclides da Cunha, Mário de Andrade, tudo isso é discussão restrita. Para o povão, o que vai ficar é a certeza de que o general falou um monte de besteiras. O estrago está feito.

    1. Concordo mas a alternativa é mentir para a massa ignara que, infelizmente, é a que decide o futuro da nação. Esse é o motivo do baixo nível da educação no Brasil.

  64. Poderiam pelo menos ter a HONESTIDADE INTELECTUAL de transcrever sua fala por completo. Ele falou de herança cultural de brancos também. Estou vendo que não resta MAIS NADA da grande mídia! FAIL!

  65. não sou esquerdinha nem perto disto, mas falar que indolência e malandragem são heranças culturais, qualquer um que fale isto está dizendo bobagens e chega de explicação pq explicação é prá porteiro!

  66. Ele referiu-se à herança cultural de TRÊS RAÇAS, inclusive BRANCOS (IBÉRICOS), sendo que A TESE NEM É DE SUA AUTORIA. Vocês não são antagonistas b* nenhuma. São MAIS DO MESMO.

  67. Para bom entendedor meia palavra basta. Nosso povo é indolente e passivo, e ponto final. O General Mourão não precisa ser politicamente correto. Fala na cara. É isso aí!

    1. Sou ALCKMIN e ANA AMÉLIA e não abro ! Primeiro turno na cabeça. O seu FALSOMITO nunca administrou um butiquim e não sei que enfiou na sua cuca tal pretensão. Mais um PSICICOPATA de plantão.

  68. A Imprensa faz como os Ptralhas , pegam uma declaração e criam uma meia verdade , cortando o texto e tirando do contexto . Alguns saberão da mentira da manipulação , mas a maioria será enganada .

    1. Exatamente ! Mesmo assim, vamos ganhar ! Somos milhões de cabos eleitorais gratuitos !

  69. Quanto mais observamos o nível das declarações de parte de nossos presidenciáveis, por coincidência as declarações dos mais populares, mais compreendemos o porquê deste país não dar certo!

  70. Vergonha !! a “jovem pan” na pessoa de um panfletário que atende por “marco villa” falou o diabo do Gal. Mourão e por tabela do nosso futuro Presidente Bolsonaro. Só Mentiras e Falsidades !!

  71. Falou besteira GENERALIZANDO todos os NEGROS e ÍNDIOS, mas por que as Organizações GLOBO não deram o mesmo DESTAQUE quando CIRO GOMES chamou um VEREADOR de Capitão do Mato e uma PROMOTORA de FDP?

    1. Os portugueses foram buscar os negros para escravizar porque os índios eram preguiçosos. Aprendemos isto na escola! A india pare e quem fica na rede com o bebê recebendo os visitantes é o índio.

  72. Uma revista aí parece que até inverteu a ordem na manchete deles, os indígenas foram para depois dos africanos! Fiquem espertos! A esquerda é manipuladora e omite o principal do que Mourão falou

  73. A imprensa esquerdalha quis descontextualizar a fala dele. Mas mesmo que Mourão fosse adepto de Gobineau e Nina Rodrigues, é seu direito. Enfiem a mordaça do politicamente correto no reto!

  74. Essa frase e de Roberto Campos, Economista e politico já falecido.
    https://quemdisse.com.br/frase/sao-tres-as-raizes-da-nossa-cultura-a-cultura-iberica-que-e-a-cultura-do-privilegio-a/62373

  75. Tanto nas críticas como na resposta do General , esconderam a citação da Cultura de Privilégios do povo Iberico os Brancos Europeus . Aí não é indolência nem malandragem da Imprensa é pura Maldade .

  76. Jornalistas esquerdopatas estão feito cascáveis esperando uma frase de efeito para destilar veneno e polemizar. É o que lhes resta! Mesmo que para isso, façam papel ridículo.

  77. “concorrentes” Desonestos e Falidos !! vi a declaração do General Mourão e VI absolutamente nenhum cunho racista !! Mídia Desonesta e Covarde !!

  78. e por acaso não é essa a nossa realidade multicultural, e multirracial que gerou essa miscigenação, até muito interessante? afinal nós somos umas das poucas nações onde esta mistura têm dado certo..

  79. Já que os esquerdistas não podem entrar em assuntos como corrupção sistêmica, insegurança total hoje nas grandes cidades e situação caótica dos países Bolivarianos, ficam restritos a tentar rotular…

  80. Chico Buarque copiou uma tragédia grega que fazia apologia da vagabundagem. Mario de Andrade escreveu Macunaíma o herói sem caráter. Tudo sobre o brasileiro. Ninguém falou porra nenhuma, já o Gal…

  81. Ele falou mal mesmo foi da cultura de privilégios ibérica/europeia… mas ué, porque ninguém atirou pedras? Estranho não? Vermelhos e seus jornaleiros soviéticos são seletivos. LIXOS!

  82. Foi só o Felipe Moura Brasil sair de férias e o O Antagonistas virou uma bosta. Assistam o vídeo inteiro sem vergonhas e vejam se tem racismo lá, aliás eu concordo em tudo com ele.

  83. Paulo Robson Ferreira . Se lesse a INTEGRA , Veria que Mourão também falou da Cultura de Privilégios dos Ibéricos/Europeus/Brancos , estava falando de nossa herança cultural . Dá Pérolas aos Porcos da

    1. Democracia Direta(?) Palanque não é aula de sociologia, tanto não é, que o que ficou registrado da fala do general foi o que se está comentado. Tenha senso crítico e deixa o fanatismo para o PT.

  84. ••••••••••••••••••••••••••
    • MACUNAÍMA
    • QUANDO NÃO CAGA na ENTRADA da FARDADA,
    • DEFECA na SAÍDA da VAGINA
    • • • • • • • • • • • “TEM QUE ASSUMIR”
    ••••••••••••••••••••••••••

  85. O Antagonista poderia indagar quais são os “estudiosos gabaritados da nossa nacionalidade” aos quais o General Mourão recorreu na sua fala histórica. Mas parece ter um certo, digamos, temor dele…

  86. A imprensa está questionando com base na fake news divulgada pelo antagonista. Reportar uma fala pela metade e fora do contesto é um absurdo. É a falência da nossa mídia.

  87. Sr Mourão, preciso admitir: é melhor o senhor e o Bozonaldo falando estas sandices, do que ver os 2 candidatos Avatar, que buscam iludir a nação e viabilizar a candidatura do ladrão preso…

  88. Já que os esquerdistas não podem entrar em assuntos como corrupção sistêmica, insegurança total hoje nas grandes cidades e situação caótica dos países Bolivarianos, ficam restritos a tentar rotular…

  89. Nao tem que explicar nada não, chega de mimimi esquerdista, ele sempre cita isso nas suas palestras e a mídia suja resolveu atacar, chega de mimimi!! abaixo a ditadura do politicamente correto.

  90. Se o Lula tivesse dito exatamente a mesma frase, NADA teria acontecido. Imaginem agora o Bolsonaro ou o Mourão falando em “mulheres de grel0 duro”, ou Pelotas “exportadora de viad0s… o mundo acaba!

  91. Eles sabem General. O que querem é tumultuar. Se a mesma fala fosse dita por um esquerdopata a imprensa estaria replicando ( termo que gostam de usar) como sabedoria histórica.

  92. Não tem que explicar nada, tá corretíssimo, aliás ele sempre fala isto em suas palestras, a mídia suja e se cagando de medo resolveu aguardar o momento para criar um MIMIMI!!! o desespero só aumenta!!

  93. Ser politicamente incorreto no Brasil hoje em dia é crime e daqui algum tempo será crime apenado com pena de morte! E assim vamos nos encaminhando para ser crime o fato de você ter opinião!

  94. Pois é , ele falou também da Cultura de Privilégios e complexo de Superioridade dos povos Ibéricos / Europeus , mais aí não da Ibope não gera controvérsias .

    1. Cara, se você conhecesse as FFAA, veria que os generais e comandantes em geral, tem muito mais intelecto, cultura, sabedoria e conhecimento do país do que você

  95. Para qualquer um com a mínima noção de interpretação de texto, entenderia assim! Inclusive ele se colocou dentro dá crítica como ele mesmo sendo um indgena indolente!

  96. Todas as vezes que assisti palestras de historiadores eles repetiram EXATAMENTE O QUE MOURÃO FALOU, sem tirar nem pôr!!! Nunca vi nenhum desses BOST@S que agora reclamam, dar um pio!! Vão á MERD@!

    1. Renato45 vc é um imbecil de carteirinha, não é a toa que vc usa o número 45, pois nele está embutido tudo que não presta politicamente falando. Vá plantar XUXU camarada

    2. Amigo, joga no lixo todos os romances do Jorge Amado, joga no lixo o romance Macunaína do Mário de Andrade, a Ópera do Malandro do Chico Buarque, o Zé Carioca, etc, pois todas essas obras nos denigre.