“Fale, explique e ganhe a confiança das pessoas”

A Época pediu os conselhos de dez ministros da Fazenda a Paulo Guedes, do pré-histórico Luiz Carlos Bresser Pereira ao pós-Itália Guido Mantega.

O mais útil foi Fernando Henrique Cardoso, que disse:

“Senhor ministro: exerci funções ministeriais e enfrentei desafios, de 1993 em diante, semelhantes aos que o senhor deverá enfrentar. Em meu tempo tratava-se da inflação. Hoje trata-se da situação fiscal (a qual, assim como em minha época levava à inflação, hoje nos ameaça com o endividamento crescente).

Sem querer dar-lhe conselhos — o senhor tem boa formação e está escolhendo auxiliares competentes —, reitero que além de ter boa equipe é preciso ter o governo, e sobretudo o povo, do seu lado. Fale, explique e ganhe a confiança das pessoas. Sem isso, dificilmente o Congresso aprovará as duras medidas necessárias para colocar o país em ordem.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Cleide disse:

    Quando começarem a ser aprovadas as leis necessárias ao ajuste fiscal quero ver "trabalhador" indo para a porta do Congresso. A situação sempre está maravilhosa até mexer nos "caraminguás"

Ler comentários
  1. perez disse:

    o que é 'época'? um pasquim de merda que acho que de vez em quando vejo pendurado em bancas de favelas, ou o passar do tempo? Explique.

  2. Renato disse:

    Deveria haver uma cadeira de economia básica nos colégios. No Brasil, quem ganha 1 mínimo de aposentadoria, já está bem acima dos 70 milhões que ganham menos. Antigamente, havia mais trabalhador

  3. JoseRoberto disse:

    Esse senhor esqueceu de dizer que foi ele quem provocou o elevado endividamento, pagando juros altíssimos para reduzir a taxa de inflação.

    1. para melhor compreensão> a pergunta é: O que realmente fez Lula ?

    2. Lembra da troca que Lula fez quando se vangloriou ter acabado com a divida externa (fmi ou n~me lembro ) que pagavamos juros bem menores? O que ele fez então ?

  4. Renato disse:

    Servidores públicos ricos ganham até 40 mil de aposentadoria ou mais. É ai que o povo tem que ajudar Bolsonaro. Acabar os privilégios dos altos servidores só com o povo. Acordem!

  5. Zilah disse:

    revista época, carta capital, folha de sp etc..... lixos!!!

  6. Renato disse:

    Se nada for feito, não se recebe. Vamos todos viver na miséria, nossos pais ou avos também. Ou seja, a reforma da previdencia é questão de segurança nacional. Assunto para ser gerido como tal.

  7. Sergio disse:

    Este conselho foi dado ao governo Bolsonaro pelo mesmo ancião que disse que jamais apoiaria Bolsonaro e que ele será um retrocesso???...

  8. Renato disse:

    Municípios estão sem dinheiro para posto de saúde. Governadores não conseguem pagar em dia. O apoio a esta reforma não deveria precisar de se dar nada a deputado. É assunto para generais. Segura

    1. É preciso esclarecer e engajar. “Top down” não vai funcionar! Não me venham com decretos e medidas provisórias

  9. Doroteia disse:

    Certíssimo! Tão importante quanto a competência de Paulo Guedes e equipe é o engajamento dos parlamentares. O povo apoiará as medidas econômicas pois quem lutou para eleger Bolsonaro é mais esc

    1. Quem lutou para eleger JB é mais esclarecido do que certos parlamentares que vivem numa bolha egocêntrica de oportunismo e ganância

  10. Luis disse:

    Só para lembrar: a grande crise fiscal (bomba relógio) mencionada por FHC teve ele mesmo como um dos grandes responsáveis. Assim fica mais fácil dar conselhos.

  11. Bianca disse:

    Essa era sua tatica de entao: exercitar a mentira, a manipulacao atraves da midia. Calhorda.

  12. Jandir disse:

    Bem, com isso ele está dizendo que os congressistas não se importam com o sucesso do país a menos que estejam sob pressão da sociedade.

    1. Pura verdade, salvo exceções, que não são honrosas, já que é obrigação do parlamentar (nosso funcionário) trabalhar pelo bem do país e não legislar para garantir o cargo

  13. Renato disse:

    Sou trabalhador e defendo a reforma desde os anos 80. Por isso votei em Afif/Paulo Guedes em 1989. Pra simplificar, como diria Olavo, basta fazer contas porra!!! Não haverá Brasil sem reforma. Caos!

  14. José disse:

    Perfeita a colocação do FHC, o governo tem falar de forma clara, explicar os projetos e os objetivos para ganhar a confiança da população.

    1. ele colocou uma mascara nos esquerdistas que não eram do PT e começou o discurso que que eles eram verdadeiro centrão desmoralizando a centro direita e impossibilitando oposição de verdade.

    2. um pena que ele fale coisas positivas como essas sendo o bicho papao que ele é, se não fosse pelo fato dele ter enfraquecido o centrao talvez o PT nunca tivesse conseguido fazer o que fez.

  15. Jose disse:

    Bolsonaro venceu falando para o povo com a linguagem do povo. Estanquem primeiro a roubalhareira, deem exemplo de gestao e entao coloquem a reforma da previdencia. Vai ter apoio geral

  16. Renato disse:

    Outra..FHC tem sua culpa. Faltou 1 voto para aprovar a idade mínima nos anos 90. Não faltou voto para aprovar reeleição. Ele se dedicou a si mesmo, não ao Pais. Por isso estamos nesta mega encren

    1. Se não fosse o Plano Real o país já teria quebrado há muito.

  17. Doroteia disse:

    Lamentável que muitos comentaristas aqui se desgastam execrando FHC ao invés de discutirem a necessidade das reformas. Como já disse alguém , sem as reformas o país para. Quebrado já esta

  18. Chrisoula disse:

    Está correto ! Falar, explicar e ganhar a confiança! Avante, P. Guedes !

  19. ribeiro.js@hotmail.c disse:

    Tem-se que reconhecer, sábias palavras!!!!

  20. Mario disse:

    Min.Paulo Guedes......faça tudo o que essa corja disse mas ao contrário que dará CERTO. O PASSADO DELES FAMÍLIA POR ELES FORAM UM DESASTRE.

  21. Renato disse:

    Bolsonaro deveria usar a reforma do Temer para votar de pronto. Fazendo ajustes e emendas no texto, se quiser. Mas, temos 55 milhões de pessoas ganhando menos de 400,00. Não há arrecadação.

  22. JOSE disse:

    FHC fdp vagabund0, falou o óbvio, pois tudo isso já está sendo feito, pois foram essas ações do Paulo Guedes que trouxeram a confiança do eleitor e do mercado. Conclusão: Não acrescentou em na

  23. EDSON disse:

    O fhc dá uma no cravo e outra na ferradura!

  24. João disse:

    Bolsonaro está fazendo exatamente isso, não dá pra meter goela abaixo como o Temer tentou fazer

  25. Mario disse:

    FHC pode restaurar sua credibilidade se apoiar as pautas modernizadoras econômicas de Bolsonaro, conduzindo o PSDB, e até tomando de Doria o protagonismo! Sem isso, o PSDB, que agoniza , vai morrer!

  26. Flávio disse:

    Antagonista adora babar os ovos decrépitos de FHC. Esse filho da puta não vale o pau que chupa ! Deu o golpe da reeleição, um grande Merda !

  27. WILMAR disse:

    FHC é o pai do "toma lá dá cá". Essa maneira criminosa de administrar quebrou o País, pois fez com que a corrupção se alastrasse por todos os lados.

    1. Ah vc que só deve abrir a boca pra falar coisas brilhantes ! Respeita o cara !

  28. Jorge disse:

    Os "conselhos" do Mantega e Bresser Pereira devem ser solenemente dispensados. Os dois defendem teses que afundaram o Brasil.

  29. Ricardo disse:

    Confiança o novo ministro já tem, o povo está maciçamente ao lado do novo governo e contra todas essas tranqueiras que impedem o Brasil de se desenvolver como o STF e os marginais de sempre

  30. Helena disse:

    O velho lema : propaganda é a alma do negócio

  31. ANTONIO disse:

    Fernandinho "boca de cacapa" foi digno. Bom conselho.

  32. Paulo disse:

    Para cada pitaco positivo, FHC dá 10 pitacos desastrosos. Ou seja, cala a boca FHC !!!

  33. Dinea disse:

    FHC e o plano real fizeram crescer esse monstro do déficit fiscal no Brasil. Graças a Deus não precisamos mais dessa turma que nos enganou todos esses anos. Fora economistas de araque.

    1. Errado! O déficit fiscal explodiu nas mãos dos governos petistas!

  34. Mario disse:

    Explique mas não revele o tamanho da saroba que o povo vai ter de aguentar para que os banqueiros continuarem lucrando neste país. Todos estes ministros iludiram o povo com promessas falsas.

  35. Paulo disse:

    Ótimo conselho, FHC foi sem sombra de duvida o mais competente dentre os demais. Lamentável que maculou sua historia dando apoio a esquerda irresponsável que destruiu seu legado.

  36. Renato disse:

    A reforma da previdencia é tão necessária para o País como a cirurgia de Bolsonaro foi para ele. É simples..hoje, o numero de contribuintes quase é 1/1 com aposentados. Sem reforma,não há gove

  37. Edu disse:

    Alguém duvida que a esquerda maléfica fará de tudo para atrapalhar o governo Bolsonaro? A esquerda maléfica é mestre em mentir, enganar, deturpar e desinformar. Nunca esqueçam isso.

  38. Gazpar disse:

    Temos duas constatações: Até relógio quebrado acerta a hora 2 vezes ao dia!!! E FHCanabis ainda não carbonizou essa memória em seu cérebro!!!

  39. Rose disse:

    Depois de tanta bola fora, FHC faz um gol! Colocacao corretíssima, simples na prática. Quem pensa diferentes sao os que torcem para dar errado.

  40. Bianca disse:

    O calhorda aproveita para dourar sua propria pilula. Calhorda com ares de janota. Foi ele que nos trouxe todo este mal. Deveria estar preso e se Deus quiser, sera, um dia.

  41. Ademir disse:

    FHC primeiro o cara tem que assumir, ai sim demonstrar para a população brasileira o seu plano econômico. A oposição gosta disso saber bem antes como vai funcionar para ficar melando.

  42. SPA disse:

    Atenção aos cartões (muitos) corporativos . No reinado da sequelada , a quadrilha extrapolou . Um penteado naquela coisa saía em torno dos 3 mil reais . Cortar na própria carne ; o povo 👏 .

  43. JJSilva disse:

    Até que enfim esse zerruela falou coisa com coisa!

  44. Goreba disse:

    Até quando teremos esse Defensor de Maconheiros como pessoa honrada??? Por que esse infeliz não morre???

  45. Júlio disse:

    O FHC não entendia nada de economia na época e dar conselho hoje? Deveria se abster.

  46. Alexandre disse:

    Nos últimos tempos, foi das poucas vezes em que o Ex Presidente se mostrou apartidário, pensando no futuro do País!

  47. Rogemon disse:

    Uma rara sugestão corretamente feita.

  48. REVOLTADO disse:

    Quando está "limpo", FHC até acerta!

  49. Cacevo disse:

    Explicar o problema da previdência, principalmente na questão dos privilégios, é exatamente o que tem que ser feito.

  50. Roberto disse:

    FHC dado uma declaração útil após muitos anos.

  51. Davi disse:

    O "teórico" FHC só acerta quando erra e erra sempre que acerta.

  52. Nelson disse:

    até que enfim FHC falou coisa com coisa..........no mais é melhor calar-se.

  53. Marcelo disse:

    Ô babaca! ainda não entendeu que ele JÁ tem a confiança do povo!!! diferente da sua época que era a TV que levava a opinião pública e consequentemente o voto... hoje não mais... volta pro sarc

  54. José disse:

    Ainda dão palanque e voz a FHC? que perda de tempo...O cara é anacrônico...

  55. Jose disse:

    Parece querer justificar a sua "oposição por oposição"(o país que se dane) ao novo governo.O Brasil mudou e seu povo ficou,não apenas mais informado,mas também consciente Sr FHC.

  56. francisco disse:

    Palavras, apenas, as quais qualquer um pode as redigir....Arg!!!

  57. Implacavel disse:

    O velho corrupto não falou nada demais...um babaca

  58. Romeu disse:

    1/4 da população está abaixo da linha da pobreza, esquecer disto é pecado grave que faz retornar a esquerda. FHC jogou a grana da Previdência no caixa único do governo, ela precisa de gestão ef

  59. Ryu disse:

    Até que enfim algo que preste saiu da boca desse imbecil.

  60. R.A.F disse:

    É preciso ter o travesseiro leve, as mãos fora do cofre público, a translucidez dos cristais nobres e o legítimo amor à si, aos próximo, a alguma força divina organizadora cósmica + conhecida

  61. Márcio disse:

    Realmente, um bom conselho. Mas que se prepare para falar e não crie mais problemas ao fazê-lo.

  62. Petronilo disse:

    Duras medidas? Duro mesmo foram os oito anos com FHC. Tortura nunca Mais.

    1. Cacevo, não seja ingênuo. "salvou" o Brasil e criou o LULA? É mentor de tudo isso aí junto com ZéDirceu! não se enganem! Graças a Deus e ao ZAP o plano deu ruim(o MITO cortou). restou só fal

    2. Os anos de FHC, foram os que salvaram o Brasil do atraso! Ajustes nunca são fáceis de fazer. Só são sentido algum tempo depois. Pena que a continuidade foi com o PT.

  63. Eunice disse:

    FHC tá certíssimo! Siga o conselho dele PG!

  64. Carlos disse:

    Essa é a melhor versão de FHC, quem dera ele tivesse mais lampejos de lucidez ...

    1. Calma, são só lampejos. Nos outros 98% do tempo só fala merdha.

  65. André disse:

    Quem é tão ingênuo a ponto de perder tempo ouvindo sugestões de Bresser-Pereira?

  66. Renato disse:

    Minha vó tem conselhos melhores do que os da Tartaruga Fabiana.

  67. Fábio disse:

    Até que enfim FHC voltando a ser.... FHC!

    1. Vdd Fábio. Q dera ele tivesse essa visão sempre. Agora q o único jeito de aprovar essas paltas aí é o Jair botar a boca no trombone e falar ao povo como estão se comportando o congresso naciona

  68. Almeida disse:

    Ajeitou a economia (ajeitaram) mas manteve os oligargas companheiros a la vonté.

  69. Thiago disse:

    Olha só... o cara que financiou a quebra do país ao impedir que Lula sofresse o impeachment na época do mensalão e deu retaguarda por 13 anos pro saqueamento do PT agora vem dar palpite.

  70. Alcir disse:

    FHC deveria falar também qual valor da dívida pública quando ele pegou o governo e o valor quando ele entregou. E também a relação dívida/PIB.

  71. SILVIO disse:

    Que tal o THC explicar as propinas da re-eleição ?

  72. YOUSSEF disse:

    FHC esta deixando de ser esquerda e aprovando os atos da direita, parece que voltou a ter lucidez.

  73. Fora_Comunas disse:

    --- Até parece que NINGUÉM sabe que temos uma DÍVIDA e uma PREVIDÊNCIA quase IMPAGÁVEL, tanto as cidades qto os estados. Só THC sabe, ele é a LUZ, um iluminado que nos salva de nós mesmos

  74. Fernando disse:

    Depois de Collor qualquer um aprovava qualquer coisa. Seus conselhos acabaram com o PSDB.

  75. José disse:

    FHC foi um bom presidente e tornou-se um péssimo ex-predidente quando facilitou a chegada do PT ao poder

  76. Andreas disse:

    O IBGE fez um retrato de nossa miséria, o resultado de quase 15 anos de desmandos e corrupção do lulopetismo. Mas o PT é inocente e não teve culpa, sabe, a crise veio de Marte e pousou aqui.

  77. Glaucio disse:

    Não de e esquecer quem esteve na sobra e na cochila de FHC na época do plano cruzado e depois real....foi o Percio Arida. Criador da Talita expurgo da inflação decrescente. E Talita crescente.

  78. Jayme disse:

    O Congresso não se move pelo bem do Brasil; move-se apenas sob a pressão da sociedade. A solução: fim do voto universal. Voto com mais de 45 anos, curso superior e prova de interesse por políti

    1. Mais eficaz seria afastar voto d criminosos; beneficiários do governo (bolsa-família, fies, etc.); analfabetos; e voto só após 21 anos.

  79. Evans disse:

    O conselho do Mantega foi: coloque a Selic na estratosfera para combater o cambio apreciado. Kkkkkkk...tiro de canhao no proprio peh.

  80. Rumanettto disse:

    FALANDO HENRRICOU os filhos esqueceu de recomendar ao P guedes para criar bois da raça propinus. Esqueceu tb de recomendar q p Guedes arranje uns trocos por fora como fazia Sguerra e outros tucanalha

  81. Jayme disse:

    Sem caráter, inteligência e experiência de nada valem, pelo contrário. CorruPTo por corruPTo, melhor o burro e inexperiente. Precisa que desenhe? Cabral, Lula, Dirceu, etc, etc...

  82. Marcelo disse:

    Comunicação é tudo. Não basta à mulher de César ser honesta. Ela tem de saber explicar porque é honesta.

  83. João disse:

    PQP O velhaco comunista útil ? Ate o Plano Real ele roubou do Itamar Franco que foi quem Bancou Tudo. Esse velhaco levou os Louros. Galinha Paraguaia. Uma Bota e Outra canta.

  84. Presidente-XVII disse:

    Dispenso quaisquer rompantes de bondade de figurões do pt, psdb, e mdb. Eles não tem com o que contribuir.

    1. O que foi no passado sempre pode contribuir. Não acreditemos que tudo começa agora, já temos muita experiencia com o que deu errado e pouca com o que deu certo. Atentar aos pontos levantados.