FHC diz que ‘percepção do resto do mundo’ do governo Bolsonaro ‘é negativa’

Fernando Henrique Cardoso, em entrevista à Radio France Internationale (RFI), disse que a percepção do mundo em relação ao Brasil foi afetada negativamente após a eleição de Jair Bolsonaro.

O tucano afirmou que é oposição, mas que torce pelo novo governo pelo bem do Brasil.

Ainda segundo FHC, “o governo começou complicado”, com ações que são “difíceis de imaginar que o mundo aceite com aplausos”.

“A percepção do resto do mundo e particularmente na França é negativa.”

A percepção do resto do mundo em relação à França é que é particularmente negativa.

O sucesso (ou insucesso) do 'posto Ipiranga' vai determinar se o Brasil se entrega ao passado de vez ou se nos lançamos ao futuro. LEIA AQUI

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 568 comentários
  1. Ora,ora Sr. FHC. O Sr. pensa que ainda está vivo politicamente? O Bolsonaro não se elegeu preocupado com a percepção do resto do mundo, muito menos com a Fraça e seus coletes amarelos. Ele foi el

  2. Depende de qual Brasil está falando o Sr FHC, do Brasil honesto ou do Brasil dos corruptos? O povo brasileiro deu o seu recado nas urnas eletrônicas e pronto Sr FHC! Respeitem!

  3. FHC, Chico o bebum, passam imagem distorcida de nosso país, mudem-se para a França.Desde sua presidencia FHC nunca escondeu seu socialismo sujo, agora depois de velho lava sua roupa suja.

  4. Tanto FHC quanto os esquerdopatas burgueses se aninham na França para comunicarem suas opiniões a respeito do Governo Brasileiro, é chic, e passa um certo ar revolucionário aristocrático !!!

  5. Esse tal de FHC, esse impostor, mentiroso e enganador ainda não percebeu que o “tempo” dele passou? Quem está interessado na opinião desse mentiroso, impostor e vaidoso. Esse babaca se acha!!!!

    1. Concordo Elisa! Deveriam divulgar as coisas boas que estão acontecendo no Brasil e parar de dar ouvido à esse maconheiro vagabundo inimigo do BRASIL.

  6. E nos últimos 16 anos qual era a percepção do mundo em relação ao Brasil?? Em todos governos e países vão ter aqueles com percepção boa e aqueles com percepção ruim. E França não é parâ

    1. A percepção deles era de que éramos otários mas agora certamente mudou. Quem está com a cabeça distorcida é o FHC!!!

    1. Sempre votei FHC. Foi meu ídolo. Desconfiômetro FHC!!! vc está caindo no ridículo. Espelhe-se na conduta do Ives G.Martins. Será inveja incontida ? Será um vermelho enrustido ? Será senilida

  7. FHC é anti-patriota e o grande responsável por ter aberto caminho para o Lulla. Penso que até sua mulher, d. Ruth também foi um engodo, diziam ser muito culta. Não viu o que o marido estava fazen

  8. Coitado do FHC. Que mundo esse sujeito vive. A patética França atual, do ainda mais patético Macron é que virou chacota mundial, seu FHC. O Bolsonaro é mal visto pela sua patotinha globalista.

  9. FHC, a França e o resto do mundo podem enfiar seus aplausos no rabo. O que interessa é tirar esse país da crise que o PT criou. E o Macron precisa se preocupar com seu pais, não com o nosso.

    1. Ainda assim, a situação da França é BEM melhor do que a situação do Brejil… Eu preferiria morar lá, em todo caso!

  10. Essa é a notícia com mais comentários nesse site no dia de hoje, a maioria dizendo que a opinião de FHC não tem importância. É contraditório dar tanta importância para alguém “sem importân

  11. Que boa notícia… a esquerda mundial não gosta do Mito… então, Presidente, está no caminho certo como sempre esteve. Selva!! e abaixo o “bom de bico”, conversa mole esquerda caviar…

  12. E eu pensava que esse cara era inteligente. Foi a mesma decepção com respeito ao Jô soares. Por um tempo eles defendiam uma tese totalmente contrária, a que defendem hoje. Será por causa da idad

  13. O Mundo que FHC se refere é a França doente e seus coletes amarelos que querem mais estado, mais proteção social, mas não gostam de pagar impostos. O Mundo de FHC se resume a Sorbonne, e seus doe

  14. Este é o FDP do FHC que colocou o LULA Lá e junto com o ZÉ articularam o plano Gramscista da “revolução cultural” que AFUNDOU este país. Agora, entrincheirados no Nordeste, continuam sua psico

  15. Esse é outro esquerda caviar que já deveria ter se calado há muito tempo. Torce como ninguém pelo insucesso do novo governo. É um alcoviteiro leva e trás que só causa desarmonia por onde pisa.

  16. Honestamente… Além de gagá, FHC se tornou um sujeito sem-vergonhas. Mente, descaradamente… Quais países não estiveram presentes, ou não mandaram representantes? Os maiores governos, são a fa

  17. Em que mundo esse Sr vive? Ou já não vive, é o delírio de uma alma penada? Basta ver o entusiasmo do mercado, o unico mundo em depressao pela eeleição do bolsonaro é o mindo dos cpmunistas, co

  18. O cara tá fora de órbita, tá em outro planeta! Canalha irresponsável que deveria sim, defender o Brasil mundo afora e, ao contrário, por despeito, critica. O mundo saberá muito em breve q o Bras

  19. De qual França que ele está falando? Aquela que tem uma manifestação com quebra-quebra por semana, e um atentado terrorista por mês? Aquela que abriu as portas para o terrorismo, pagando de boa?

  20. FHC por que non ter callas?? Faz anos que sua opinião vale tanto como uma nota de R$ 2,83!! Pare de destroçar o PSDB. Está se tornando um peso que o partido não pode mais carregar.

  21. Vi muita gente achar q Bolsonaro não tinha a menor chance porque “todo mundo q conheço jamais votará nele”. Esse pessoal esquece que o mundo não é a rodinha de maconheiros q eles frequentam.

  22. Ai da não aprendeu a ficar calado??? Teremos que expor seus podres ainda mais??? Que se dane a França!!! A guerra é pelos recursos da América! Não somos idiotas! #MudaBrasil!!!!Na marra!!!!!

  23. Quanto a roubalheira, tudo bem né Fhc ? Fica conversando com seus pares de dai sai falando bobagem.Sai pela rua e conversa com um francês nã com esses brasucas que mamam. Vai surpreender

  24. FHC está totalmente PERDIDO e rasgando sua BIOGRAFIA e seu LEGADO. Em entrevista na Rússia justificou os elogios a CORRUPTA DILMA pois não falaria mal do BRASIL no Exterior. E agora faz isso?

  25. Será que não está muito cedo para o FHC inferir opinião sobre isso que ele chama de “mundo”? O “mundo” festejou Lula. Isso basta para não se considerar FHC e o “mundo” observadores qualifi

  26. FHC teve seu momento, seu tempo! Quer eternizar sua opinião, subestima a inteligência de muitos leitores. Acredito que o FHC de pijama seria um excelente comentarista. Deveria entender que a fila an

  27. O mundo só está recebendo informações de esquerdistas, como FHC. A França está enrolada nos próprios problemas criados por seu esquerdismo irresponsável. Quando se livrar, veremos.

    1. O sujeito não sabe nem a língua portuguesa e quer comentar sobre política. FHC nunca teve “rasão”, muito menos razão, néscio! kkkkkkkkkkkkkkkk

  28. O mundo é vesgo ou mal intencionado. Para eles, o Lula era bom, mas é ruim (preso). O atual governo é ruim, mas é bom. Para o mundo o Macron iria endireitar a economia e o Trump destruir.

    1. E nenhum dos dois acertou. Veja os números reais e se percebe de longe que há algo de errado na economia dos EUA.

    1. De Israel e Estados Unidos é ótima também. Será que F GAGÁ C estava se referindo á Cuba, Venezuela, Bolívia???? kkkkkkkkkkkk

  29. Os efusivos aplausos a Bolsonaro dos italianos mostram o contrário. Uma brasileira que mora na Espanha diz que pessoas de varias nacionalidades aspiram a ter um Bolsonaro eleito em seus países.

  30. FHC, repense as perguntas que o Diogo fez no últ. Manhattan de 2018 a V.Sa. algumas que V. Ex. deixou sem resposta, ele nem queria lhe perguntar mas foi praticamente obrigado pelo Lucas Mendes

    1. Quando FHC é confrontado com uma pessoa com o mínimo de inteligência e realismo cai por terra todo o seu discurso sofista.

    2. O Diogo vai sempre direto ao ponto, foi direto com Eike Batista, com FHC, com o professor da UFF, com Cristiana Lobo, nos comentários na GloboNews/eleições…é um democrata jornalista.

  31. A”percepção do RESTO” é negativa com Trump, Bolsonaro, Orban, Salvini e com quem mais queira SALVAR suas NAÇÕES dos satânicos mundialistas-islamo-esquerdistas! RECONQUISTA JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!

  32. Quinze dias de governo Bolsonaro e o resto do mundo, segundo FHC, já percebe que o Brasil piorou. A França, o maior favelão do 1°mundo cheia de problemas criados pela esquerda, não gostou.

    1. Ótimo!!! Favelão. Minha filha foi conhecer a Europa, final do ano passado, risquei de seu tour França e Bélgica. Se é para ver favela mando ela para o Rio.

  33. Alguém precisa lembrar o gagá que a perspectiva do resto mundo sobre os governos do petê era positiva e olha onde eles nos enfiaram… Pau no c* do resto do mundo e do FHC também.

  34. E um doente mental, atolado até o pescoço com os ideais esquerdistas. Contribuiu decisivamente para o aparelhamento do estado, abrindo caminho para a tragédia do pt. Engou bem por um tempo.

    1. Ele apoiou o PT porque sabia que eram tão ordinários quanto ele e que iriam fazer vistas grossas diante da roubalheira perpetrada em seu governo. VAGABUNDO!!

  35. Porque será que todos os intelectuais da USP aposentados , com o valor do ultimo salário e reajustado de acordo com os funcionários da ativa têm o mesmo discurso: Marilena Chaui, FHC e demais.

  36. FHC assuma de uma vez que é PT desde criancinha , assim fica mais fácil, vem para casa , pare de futricar contra o Brasil, você já não tem mais idade para futricas, não manche seu curriculum.

  37. So’ faltava essa. Esse velhaco foi eleito porta-voz do “mundo” agora. Ele fala em nome de nacoes dos hemisferios Norte e Sul, culturas ocidental e oriental. Muculmanos, Cristaos e Judeus. SQN

  38. ELE FALOU “RESTO”….FOI ADJETIVO… resto mesmo, as sobras, as sucatas, os lixos… Como todos sabemos, inclui, Nicargua, Venezuela, Cuba,Uganda, Coreia norte, etc…etc… só lixos mesmo….

  39. Radio France Internacional, uma Radio esquisita de pessoas mais esquisita que pensam que vivem na Disneylândia…,de um país “frança” que vive em pleno caos uma entrevista do FHC ninguém pode ag

  40. Fernando Henrique é um socialista e como todos os seus camaradas, pensa em impor suas ideias aos outros, vagabundo, sempre foi um mau carater, traía até sua propria esposa, um vendido aos banqueiro

  41. Ninguém ensinou mais Lula do que o Professor FHC. Ninguém conheceu mais o Luladrão do que o FHC. FHC é muito próximo do Serra e do Aécio. Nunca ninguém teve, tão próximo, tantos criminosos!

  42. Afinal qual é a consequência prática disso que esse sujeito está a dizer sobre o que pensam negativamente os franceses sobre o governo do Bolsonaro? Nenhuma, só o FHC é quem está preocupado.

  43. a França já era. Estado Islâmico Francês. Temos apoio de Israel, EUA, Chile, Coreia do Sul, Japão, Hungria, Polônia, Austrália, Argentina, Colômbia, e alguns outros. Precisaria ter apoio de qu

  44. só se foi pras negas dele! safado, metido a liderança, foi ombro amigo do LULATRALHA e dos PETRALHAS e seu partido ainda levou milhões com a privatização!!! O BOM BRASILEIRO tá cheio de suas lor

  45. Esse Senhor, porque eu sou muito educado! Por que não te calas. Suas avaliações são contaminadas sempre de revanchismo, e pior, travestido com a presunção de estadista. Um ex-brasileiro.

  46. O véio gagá debilóide acha q ainda tá na época que a imprensa enganava todo mundo… “resto do mundo” pra ele é a Europa Comunista…. todo mundo sabe q a França acabou… Cai fora, FHC

  47. Cheguei a considerá-lo um grande estadista. Hoje é um velho decrépito que só fala abobrinha. Seu único grande valor foi o plano real que nem era dele, era da equipe. Cala a boca Batista.

  48. FHC é um canalha! E se o ‘mundo’ tem uma percepção negativa, muito se deve a militância da extrema-imprensa e de traíras como ele, Celso Amorim e outros vagabundos esquerdistas.

  49. A França está para dar opnião tem arrumar sua própia casa pois mais uma vez está provado que governo progressista leva qq país ao caos, os conservadores lá estão proximos de governar a França

  50. Não é efeito da erva não. É um coração fechado, duro, comunista. Roubou o próprio povo, tudo pelo comunismo.Traiu a nação fazendo alianças malignas. Apoiou déspotas cruéis e ditadores.

    1. Não mesmo. Não é nem de 3.a o Submundo dos comunistas é cavernoso. Nem humanos são. 5a dimensão só seres sábios , e equilibrados.

  51. Claro que é negativa! Queriam o quê, depois da campanha nojenta do “górpi” feita pela Crazy Hoffa et caterva no exterior. FHC também não ajuda em nada, só piora as coisas. Isso é lesar a

  52. Ô mumia esse FHC! Quer dizer então que antes de ontem, quando em discurso o Ministro Salvini agradeceu Jair Bolsonaro e o povo aplaudiu, na verdade era gravação tipo as risadas do chaves do sbt?

  53. Que se exploda a França e o resto do mundo do FHC, que ele fique por lá também assistindo de camarote a revolução dos coletes amarelos.Nao torce nada para que o Brasil dê certo.

  54. Deveria ser proibido dá espaço à esse tipo de gente aqui. maconheiro gagá, tu não apita nada seu energúmeno! acha que alguém liga pra baboseiras e estrume que sai da boca dessa coisa!

  55. Não faço questão nenhuma de obter uma percepção positiva ou aplausos da França. E não é por acaso, aliás, que a França está como está. É de dar dó (da França e do FHC)!

  56. Se nao fosse um traira com o Itamar e honesto, devolveria suas aposentadorias (ficava com uma) do setor mais deficitario do pais e que causa aumento dos custos para os pobres pagarem.

  57. O que FHC pensa e fala já não deveria mais ser repercutido em nenhuma mídia séria. Esse socialista fabiano saiu pelo mundo a fora denegrindo o Presidente e tramando seu impeachment. Cale-se FHC!

  58. MORTO não fala … e a nossa percepção da França também é negativa … este “gagá” quer mesmo é vitrine porque como disse Roberto D`Avila na “lata” dele, nem o Luladrão nunca lhe deu aten

  59. FHC teve apenas uma boa realização desde que foi presidente: o Plano Real… mas, tudo isso some diante das cagadas que fez e continua a fazer, como essa de “bostejar”.. só fala zerda…

  60. Só vejo uma explicação para que opiniões irrelevantes sejam reproduzidas aqui: o interesse em aumentar os comentários. Ah, a torcida do Palmeiras também não aprova as iniciativas do Coríntian

  61. Achei que finalmente esse velho ia calar a boca depois dos 4% de seu candidato e a narrativa “centro” tiver sido esmigalhada. Ouvimos esse papo furado de tucanos covardes por anos e deu no que deu.

  62. O panaca esqueceu de esclarecer ( como sempre fhc DESINFORMANDO), que o resto do mundo pra ele, é o mundo da MINORIA, esquerdista, comunista, totalitarista. Tipo de gente que se mete a DESTRUIR TUDO.

  63. Com a ajudinha de tanta gente da mídia esquerdista, as noticias, principalmente nos Países mais a esquerda, chegam deturpadas e cheias de meias verdades!! Tentam queimar o Bolsonaro de qquer forma

  64. Não sei se FHC tornou-se um canalha afetado pela senilidade ou se sempre teve esse mau-caráter que não era percebido por muitas pessoas (inclusive eu). E pensar que votei nesse escroque.

  65. Nunca acreditei nesse cara,um engodo que levou anos pra ser desmascarado, um comunista caviar. Aliás, como um professor aposentado aos 37, que nunca trabalhou, mora em Paris e é milionário?

  66. Ainda verei um dia esse professor da USP ser desmascarado e mostrar que ele é um dos que acreditam em um país sem religião (ele é ateu) e sem família unida (Amante / esposa). Ainda votei nessa Be

    1. Marco, tenho ascendência francesa e vou pedir licença para discordar da generalização, do estereótipo…..rsrsrsrs. 😉

  67. Ranço desse cara! tem fama de “çabichão”mas só vomita asneiras tipo a medium daquela emissora desesperada q não cansa de passar vergonha. Continue na França e morra de inveja velho decrépito

    1. E o louco que quer deixar o Brasil igual a Suíça!!! Pois ao contrário da Síria, na Suiça toda a casa tem 1 fuzil com lança granadas!!!

    1. Ele q deu inicio a socializacao do pais,podem jogar esses 60mil assasis anuais nas costas dele.Agora estamos no rumo certo para corrigir os desmandos comunistas.

  68. Na Itália e Israel: boa. EUA: dividido. Restante do mundo: a percepção é ruim, sim, mas só quando se lembram que o BR existe. Frescura de esquerdinha, o mundo nem PENSA no BR. Sigamos em frente.

  69. Governo bom pro FHC é o da Venezuela! Por enquanto está muito cedo, para França ou qualquer outro país, gostar ou não, do governo Bolsonaro! FHC não ajuda em nada, com estes palpites! AVANTE Bol

  70. No decálogo de Lênin esta escrito: -Fale mal do seu país especialmente no exterior. Comunista internacionalista apátrida,este Munrá d vida eterna q se recura a morrer. Morra Munrá.

  71. FHC está falando de e para uma plateia esquerdalha tanto na França, quanto no “resto do mundo”. Todos sabemos quem é o público que aplaude esse discurso socialista enfadonho e mofado!!

  72. Oh Véio gaga….. Cai na real, ta usando fraudão geriátrico, sortando o esterco e mijão na frauda e quer dar uma de palpiteiro politico falando do Bolsonaro…….. Vai se limpar véio !

    1. FHC é um irresponsável que fez um filho fora do casamento e nunca assumiu. Típico dos comunistas. Olavo tem razão.

  73. Esse FDP não é patriota fica falando mal do Brasil lá fora, o FHC é o maior responsável do Lula ter sido presidente, ele na época, não deu apoio a Serra, que também é um esquerdista melhorzin

  74. Shame on you!! Primeiro na eleição de MARIO COVAS ficou paparicando o MALUF enquanto dona Ruth Cardoso confirmava seu voto em MC. Como presidente caiu na tentação do CHICO LOPES, e SAL CACCIOLA.

  75. Mentira, basta ver bolsas de valores , mundo inteiro esta com Brasil, conta outra, voce nos enganou vida toda, hoje eu não votaria quando foi presidente, hoje temos internet, foi maior enganação.

  76. esperar o que destes fabianos fdp…a cidade das luzes está tomada pelos imigrantes baderneiros…tomou no fiofó com o apartamento que lá tem…kkkkkkkkkkk…macron uma franga que casou com uma “m

  77. FHC foi na França difamar o Brasil????o que esperar dele que apoiou lula que é Haddad a candidato no 2 turno. Ele está vendo que as coisas estão mudando, ordem e progresso, aí está preocupado. C

  78. Mal sabe ele que a percepção dele e dos amigos dele do PSDB é que deveriam estar todos presos…..temos que dar o desconto …. a senilidade deve estar trazendo essas vagas lembranças…..

  79. E daí? Que idiotice! A percepção do Lula era extremamente positiva e deu no que deu! “Percepção do mundo” não quer dizer absolutamente nada, a não ser que são extremamente desinformados.

  80. FHC seu tempo passou! Descanse porque a esquerda foi o maior desastre que o Brasil poderia ter. Oh governos corruptos! Não estamos precisando da sua avaliação junto à França. Fique por aí!

  81. Quanto a opinião no exterior, existe um limite para se bedelhar, fora Globalismo, e tem que levar em conta que a mídia mundia é bastante esquerdista (certo?) Quanto ao FHC… obrigado não

  82. O Resto do mundo seria a Venezuela, Cuba e Nicarágua? Porque o EUA, Italia e Israel já demonstraram que o Brasil está no Rumo certo. O Jude Netanyahu, foi o primeiro a Visitar o Presidente NAZISTA

  83. FtHC está falando mal???? Ótimo!!!! Excelente!!! Tudo o que esse pulha fala, deve ser feito o contrario. “Dilma é uma pessoa honesta”…Por que ainda não foi preso esse mer.da fhc???Bandido…

  84. Eles estão tentando de tudo para emplacar essa narrativa, o que eles não percebem é que eles mesmos estão fazendo o mundo ter essa visão. Isso é estrategia pro mundo odiar a gente sem motivos

  85. O pensamento da França sempre foi dominado pela Ordem dos Pregadores, ou dominicanos, se quiserem, e pelos Jesuítas. Ademais, quem pagou 4 bilhões de indenizações para terroristas não está dest

    1. O Partido Operário Russo também era social-democrata, sabia? Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Mas há quem ainda caia na propaganda de bom-mocismo de canalhas como FHC.

    1. É verdade Maria. Como tem idiota metido a intelectual lá fora falando mal do país é brincadeira. Bando de jumento!

  86. Esse fhc ticotico q criou ovo da chupim q nem sabe quem foi o pai, é oposição pq sabe q lavajato pode chegar no enriquecimento dos s filhotes laranjas q ganhavam boi da raça propinus EITeng. MAÇO

  87. Arrependimento matasse não teria votado neste senhor FHC, você não respeita a vontade popular e sim as suas vontades, como por exemplo HADDADE, você é um dos principais difusores pelo mundo.

  88. E o Fator Prevendenciário criado no seu goveno que phodeu , os aposentados, recolheu-se para 10 salários e hoje recebe praticamente 1 salários de miséria, e o bom vivant FHS recebe integral.

  89. Pelo amor de Deus! Depois de Bolsonaro ser elogiado em discurso do Trump, qual é o resto do mundo a que este senhor se refere? Isso ai é da mesma laia do presidiário, Lula. Vai se safar não!

  90. Tem razão o THC, realmente o RESTO do mundo, ou seja, os país que ainda mantém seu povo sob escravidão, é realmente muito negativa, graças à Deus, porque significa que estamos no caminho corret

  91. Pergunta pra o investidor que está colocando seus dólares no Brasil. Ao contrário de FHC e Lula que criaram centenas de cartéis na indústria farmacêutica, automobilística, telecomunicações e

    1. Por que você, véi, não se muda definitivamente pra França? O que está esperando? Por aqui não faz falta nenhuma!

  92. O resto do mundo é o apartamento dele em Paris. FHC não cria vergonha na cara. “Por que não te calas” , diria o o espanhol. Todos sabem que muitos povos gostariam de ter um BOLSONARO presid

  93. Com certeza os franceses não têm os coletes amarelos para se preocupar, e sobra tempo para ter uma “visão negativa” do Brasil… Agora que tal voltar ao ostracismo. Desde já, obrigado.

  94. Com o “resto do mundo” ele quer dizer os governos socialistas do mundo. Mas, o recorde de pontos da Bolsa de Valores e as intenções de investimentos no Brasil dizem tudo o que é necessário a res

  95. Na França, me poupe!! Primeiro, tem que cuidar do próprio quintal para falar do dos outros. Outra coisa, quem resgatou o FHC das catacumbas, já tá chato, isso!! Tá na hora de voltar para o ostrac

    1. FHC está com medo do presidente Jair Bolsonaro acabar com o pagamento de exilados políticos. Se este traste pensasse no Brasil e no seu partido se calava, se esqueceu que João Dória foi eleito em