Filosofia e sociologia obrigatórias derrubam notas em matemática

Estudo de pesquisadores do Ipea indica que a inclusão de filosofia e sociologia como disciplinas obrigatórias no ensino médio brasileiro em 2009 prejudicou a aprendizagem de matemática dos jovens –principalmente os de baixa renda, informa Érica Fraga na Folha.

Segundo Thais Niquito e Adolfo Sachsida, a mudança levou as notas de jovens moradores de municípios com IDH muito baixo a caírem 11,8%, 8,8% e 7,7% em redação, matemática e linguagens, respectivamente.

O estudo comparou as notas de dois grupos de participantes do Enem de 2012: os que concluíram o ensino médio a partir de 2009 (ou seja, foram afetados pela nova lei) e os que haviam se formado três anos antes do início da obrigatoriedade das disciplinas.

Para os pesquisadores, dada a limitação de carga horária do ensino médio, a inclusão de disciplinas obrigatórias –é óbvio– reflete-se em redução no espaço das demais.

O Antagonista acredita que as escolas brasileiras vão continuar formando muitos “cidadãos questionadores”. Que eles saiam de lá sem aprender operações matemáticas básicas é apenas um detalhe.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria e Matemática Financeira), Língua Portuguesa (ler, escrever e discursar bem – incluso a Literatura), uma língua estrangeira (ouvir, ler e escrever bem) e Educação Física (condicionamento físico e práticas desportivas), estas devem ser as matérias obrigatórias e de qualidade excelente, dos 06 aos 14 anos. História, Geografia e Ciências (Biologia, Física e Química) devem ser dados superficialmente, somente o básico. No mais, o aluno que tem o seu pensamento lógico organizado e domínio da língua materna e uma estrangeira conseguirá, guiado pelo seu interesse e habilidade, desenvolver-se e capacitar-se por si só, basta que para isso tenha acesso a livros de qualidade e encontre o mercado desempedido e aquecido. O resto é dispensável.

Ler mais 77 comentários
  1. Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria e Matemática Financeira), Língua Portuguesa (ler, escrever e discursar bem – incluso a Literatura), uma língua estrangeira (ouvir, ler e escrever bem) e Educação Física (condicionamento físico e práticas desportivas), estas devem ser as matérias obrigatórias e de qualidade excelente, dos 06 aos 14 anos. História, Geografia e Ciências (Biologia, Física e Química) devem ser dados superficialmente, somente o básico. No mais, o aluno que tem o seu pensamento lógico organizado e domínio da língua materna e uma estrangeira conseguirá, guiado pelo seu interesse e habilidade, desenvolver-se e capacitar-se por si só, basta que para isso tenha acesso a livros de qualidade e encontre o mercado desempedido e aquecido. O resto é dispensável.

    1. esse agnaldo junqueira é um apoiador de assassinos do sus, ele apoia a corrupção e apoia a morte de pessoas!!! quando é que o Brasil vai ter pessoas para removerem esses tipos de cancer ??

    2. Que adianta, vc estudou filosofia e sociologia (aposto que de marxistas) e ficou semi-analfabeto como o Lula ou a Dilma. Aprende a escrever primeiro e a pensar direito também.

  2. E os pesquisadores ganham dinheiro público (em forma de bolsa de estudos) para produzir um estudo desse tipo! Meu Deus! Que relação mais esdrúxula e absurda entre o ensino de filosofia e sociologia e o ensino de matemática! O problema, então, de os alunos não aprenderem matemática é aquela aula de matemática que foi retirada? Parabéns! Este estudo merece o Prêmio Nobel!

    1. Sabe o que é mais engraçado, Otavino? Que o senhor não consiga entender a diferença entre um estudo científico, empírico, e teoria. O estudo encontra o efeito estatístico que o desempenho dos alunos que estudaram filosofia e sociologia pioraram. A metodologia usada para testar a hipótese é muito bem construída. Os resultados independem de ideologia ou qualquer interpretação. A introdução das duas disciplinas afetam o desempenho nas outras, ponto.

      Se vc soubesse o mínimo de estatística, talvez entendesse.

  3. Tem os brasileiros que pagam , são os que produzem ….Tem os brasileiros que recebem , são os almofadinhas formados na USP da vida , querem comida na boquinha se não morrem de fome .

  4. pode-se observar também que, para a esquerda, a culpa está sempre em outro lugar. O ensino de matemática já e ruim há muitos anos. mesmo antes da filosofia e sociologia deles.

  5. Enquanto isso, os alunos dos nossos concorrentes chineses, coreanos e demais tigres asiáticos aprendem de forma eficiente e eficaz matemática, física, química e ciências. Adivinhe quais nações já se destacam em inovação, produtividade e avanço científico, tomando todo nosso mercado industrial. E adivinhe também quem irá, brevemente, entrar em colapso devido às trevas tecnológicas.

  6. Reportagem do RJTV 2/rede Globo/dia 16/04:
    Entre 2016 e 2017 foram fechadas 109.933 vagas nas escolas estaduais do RJ. A Secretaria estadual de educação (governo Pezão) fechou 200 escolas de nível médio nos últimos dois anos visando otimizar o sistema educacional. Jovens alunos das regiões onde predominam uma facção do tráfico, estão sendo enviados para fazerem matrículas em colégios onde predominam as facções inimigas.
    No caso do RJ, é risco de vida.. melhor nem estudar.

  7. Reportagem e conclusões estranhas! Pq não formar um cidadão completo, ensinando a matemática, física, química, as linguagens…e tb a filosofia e sociologia? Ou só fazer “contas” é o que importa? Um profissional tecnicista não é um cidadão incompleto? Afinal, onde ele vai viver? Como vai entender a formação geral do conhecimento? E a sociedade em que se insere? E as opções que fará? Aprender isso é ser “manipulado”? É ser esquerdista? Pq então os grandes matemáticos da história eram tb filósofos?…

  8. Marx já ficou pra trás, muitos professores hoje dão tarefas como “Já experimentou relação com pessoa do mesmo “gênero”? Não? Então como você pode saber se não gosta? Fica como tarefa de casa, se relacionar e relatar sua experiência para a classe”.

  9. eu fico de cara com meus amigos gringos como eles conseguem ser lógicos, inteligentes, racionais. tudo isso pq durante o periodo escolar a STEM (science, technology, engineering, mathematics) é muito forte. até durante a infancia eles tem noções de como construir pequenas pontes com calculos simples… aqui eu nem consigo conferir o troco!

  10. Do ponto de vista esquerdista chulezento latino-americano, isso está correto e é muito bom. Indústria e alta tecnologia é coisa para russos e chineses. Para o resto, bastam enxadas para carpir e limpar montes de estrume.

  11. O tempo que o aluno perde com as disciplinas que passaram a ser obrigatórias, toma seu tempo na escola e em casa. É um belo exemplo pra gente também, que ficamos pensando e nunca fazemos nada de construtivo na nossa vida.

  12. Que adianta o individuo saber somar dois mais dois e não saber o que é um video editado para para prejudicar uma pessoa, ou não saber pensar sobre o que é mentira e o que é verdade, ou ter a capacidade para entender que pode ser manipulado por pessoas inexcrupulosas. Poderá vender banana, mas nunca mudara a sociedade em que vive. Que Deus permita que os inexcrupulosos, dois discurso e duas caras não permaneçam.

    1. Eu conheço: Os chineses sabem fazer contas, e muito bem. É que não são bobos.
      .
      Afinal, negócios são negócios. Camaradas e companheiros à parte.

  13. E alguém tem dúvida de que essas matérias, “ministradas” por comunas em seu grande maioria, serve para fazer a cabeça da moçada? O PT pensou em tudo. E ainda dizem que não existe doutrinação nas escolas! Já existia nas faculdades de ciências sociais e se estendeu ao curso fundamental. Por isso que a educação no país está no buraco. Passado todo esse tempo e ninguém nunca se insurgiu contra esses cursos que de nada servem, ou melhor, servem para dar emprego aos comunas e doutrinar os jovens.

  14. Só encheram a mente dos alunos de Lerias.A Esquerda Escarlate Bolivariana Atrasada se esforça para levar o ser humano do século XXI para a idade média. Hipócritas. Brasil, País de Tolos.

  15. O pior ainda está por vir com a BNCC, que vai formar uma geração de burros e idiotas. A BNCC passa a ser obrigatória a todas as escolas a partir de 2020.
    Pesquisem sobre o assunto!

  16. Na Academia de Platão havia a placa “Não entre se não souber geometria”. Ou seja, aluno brasileiro jamais entraria. Respondido, filósofo Oliveira?

  17. Não têm noção de sala de aula.
    O que derruba nota é a baderna instalada em sala de aula. É a impunidade dentro da Instituição escolar. É a fábrica de injustiça que virou a escola.

  18. Matemática e português é mais difícil de aprender quando se ensina que fumar maconha é normal, mesmo fora da lei e/ou explora o sexo entre pessoas do mesmo sexo, denegrindo as pessoas que não se curvam a esses questionamentos.

  19. Paulo Freire, que na cara-dura surrupiou o método Laubach e adaptou ao comunismo, disse que “a revolução é biófila [oi?], ela cria vida, e muitas vezes será preciso deter a vida caso algo queira impedir que a vida seja criada”. Ou seja, O CARA DEFENDE GENOCÍDIO. O PATRONO DA EDUCAÇÃO.

  20. Para neutralizar os futuros “cidadãos questionadores”, basta adicionar o ensino obrigatório de religião e aprenderão a dizer amém a qualquer absurdo. E teremos então o futuro homem novo dos comuna..

  21. Temer vive alardeando que fez uma “REFORMA EDUCACIONAL”!
    E manteve essas porcarias que apenas servem para divulgar FILOSOFIA COMUNISTA!
    Mais um legado dos DES-GOVERNOS DA COALIZÃO COMUNISTA PT+MDB+PSDB+PP+DEM

  22. Acho que a maioria dos brasileiros não compreende que o domínio da matemática é a condição obrigatória e fundamental para o desenvolvimento de um país. Matemática está por trás da P&D, engenharia, mercado financeiro, marketing, planejamento estratégico, e todas as ciências sociais. Sem matemática de alto nível em todas áreas, o país se coloca numa posição de coadjuvante nos mercados globais e de “bom consumidor”. Sem raciocínio matemático, toda reunião de negócios fica ineficiente devido ao maior tempo gasto para obter uma menor compreensão da questão discutida, e consequentemente, a solução alcançada é de pior categoria. Uma tragédia silenciosa que a maioria nem percebe. Muito triste.

  23. Gramsci. Doutrinação comunista e socialista. Tem sóciologia, filosofia, e muitas vezes história e geografia usadas para impor ideologia de esquerda. Enquanto isso, a quarta revolução industrial está chegando. Parabéns comunistas. garantindo o atraso

  24. não consigo ser “TORCEDOR” de posições partidárias ideológicas extremadas; alô, ignorância humana;
    a Filosofia foi a “mãe” da Matemática, aliás foi a “mãe” das Ciências;
    Antagonista saia da caverna de Platão.
    Direitopatia é, também, doença.

  25. O problema é que nas escolas públicas principalmente o básico é muito ruim e o horário deveria ser integral. Em boas escolas lá fora os alunos têm aula de música, de teatro e até de debates. Infelizmente, muitos professores instrumentalizam as disciplinas para doutrinar os alunos. Já assisti um vídeo de aulas de filosofia para crianças de 5 anos nos EUA em que os alunos eram estimulados a pensar questões e os menininhos faziam perguntas altamente complexas que nem adultos. O objetivo era estimular a criança a pensar e isso impactava no seu desenvolvimento cognitivo e linguístico.

  26. “Filosofia e sociologia” da esqueda, é claro! Onde a luta entre as classes vem no topo da agenda … Crianças que nem desenvolveram o Trivium (e nem sabem do que se trata), obrigadas a buscar pensar a “socidade” da forma contada por eles, enquanto o intelecto definha por falta de Lógica, da Gramática e da Retórica.

  27. EU TENHO A RESPOSTA, PQ OS PROFESSORES de sociologia e filosofia nao davam estas materias eles davam politica e levavam jovens a sairem do foco dos estudos e sim politica e podem buscar que vao encontrar jovens que trocaram a familia pela poltica esquerdista.,só precisa repetir frases ensinadas e estar a disposiçao deles.

  28. O mundo inteiro caminhando para a Era da Inteligência Artificial, para a Era dos Robôs, dos drones…. e o Brasil querendo formar sociólogos, filósofos, antropólogos…. em universidades públicas repletos de professores vagabundos, drogados, inúteis, que não produzem um único artigo acadêmico por ano, que não são capazes de escrever um paper num grande jornal científico, que estimulam alunos a fazerem greves, a exigirem “mais direitos”, que ajudam a depredar e a pixar o próprio local de trabalho….
    O mundo inteiro se aperfeiçoa e o Brasil caminhando a passos largos para a ERA DOS ZUMBIS!

  29. Tudo parte do princípio comunista da “igualdade”, todos tem que ter diploma de 3º grau, não existindo cadeiras suficientes para tal, começam a surgir “cursos de nível superior” qualquer porcaria que bastaria um cursinho técnico de 2 semanas é transformado em curso universitário de 3, 4 anos com 60 professores que ao cabo irão formar militantes marxista. Vão ver os custos de formar um “assistente social, arquiviologista, museólogo e por ai vai.
    Por tradição curso superior sempre foi filosofia, matemática, medicina, direito e engenharia, tudo o mais é derivação dessas matérias.
    No 2º grau a mesma situação, no momento não podemos sequer ensinar as artes liberais é preciso resumir o currículo a matemática e português, o atual tem por objetivo a evasão e fracasso das pessoas.

  30. Existe uma anedota coreana que diz: “um professor disse pro seus alunos estudem bastante até a exaustão matemática e física, e quando morrerem reecarnarão como cientista, já os preguiçosos como sociólos e filósofos”

  31. avini disse: 16 de Abril de 2018 às 17:42 – Disse tudo. O que estava escrito na frente da escola de Filosofia de Platão? O problema não é tão simples assim, pois os estudantes brasileiros já vinham decaindo na Matemática e Português há tempos. Vamos falar em violência nas escolas, falta de respeito aos professores, greves de professores e alunos, falta de professores, feriados mil, escolas fechadas e em mau estado de conservação, cotas, aprovação geral mesmo com notas baixas, nível baixo dos professores e militância em sala de aula, de que forma Filosofia está sendo ministrada etc. Aí vem alguém e diz que recentemente introduziram banana na merenda; logo, como há três anos não tinha banana, deve ter sido por causa disso.

  32. Porisso o BRASIL está cheio de filósofos como o NENÊ PRANCHA e sociólogos ASPONES como FHC! Nem a tabuada estes “cientistas das inutilidades” aprenderam!!! Sem falar nos petralhas e alunos das escolas petralhas, que para fazer cálculos mais simples, só apelando para contagens nos dedos das mãos!!!

  33. Debate equilibrado e democrático. De um lado Marx, Engels, Foucault, Bordieu, Derrida, Habermas, Marcuse, Gramsci; na extrema-ultra-direita-nazista-fascista-homofóbica, Adam Smith.

  34. Sem matemática o ‘Mal de Dilma’ gera o caos.
    Em uma conferência realizada em março passado em Genebra, na qual participaram os mais renomados psiquiatras de todo o mundo, foi catalogada uma nova patologia mental, batizada como: “Mal de Dilma”. A doença leva esse nome por causa da ex-presidente do Brasil: Dilma Vana Rousseff.
    Sintomas:
    Impossibilidade absoluta de um raciocínio lógico.
    Dificuldade imensa ao tentar expressar uma simples ideia.
    Ler um livro sem entender absolutamente nada, sendo mesmo incapaz de se lembrar do título da obra.
    Ser inteiramente impossibilitada de escrever um texto ou até mesmo um recado.
    O vídeo abaixo nos mostra uma portadora desse terrível e incurável mal:

    https://youtu.be/hIrRNFa8OiA

  35. Assim teremos jovens semi analfabetos mas versados em esquerdismo, aliás é só isso que o esquerdismo produz em termos de educação: burrice com diploma e camisetas do Che.

  36. Escola de segundo grau em santa catarina, assim como em escolas na Europa, ensinam funções, derivadas e integral.(Básico).
    É por isso que o aluno brasileiro é o pior do mundo, sempre tem alguém para ter pena dele(Pesquisadores do IPEA).

  37. Sinto o problema todos os dias em minha casa. Meu filho é obrigado a assistir aulas e fazer trabalhos, não de sociologia e filosofia, mas de marxismo. Falo com conhecimento de causa: tenho PhD em Sociologia por uma Universidade britânica.
    A aprendizagem da matemática e linguagem vai para o brejo.

  38. Sempre gostei de filosofia e considero-a um estudo fundamental para o desenvolvimento do indivíduo.
    .
    Tendo dito isso, o que se ensina nessas escolas e universidades NÃO é filosofia! É doutrinação marxista com uma roupagem pseudo-filosófica. Não se ensina o método aristotélico, o empiricismo e a lógica. Em vez disso, temos um monte de baboseira pós-modernista enfiada na cabeça das crianças com o único objetivo de formar uma malta de aberrações e militantes de esquerda.

  39. Física, química e biologia são as três ciências básicas da natureza, que nascem da observação. A linguagem é necessária para descrição da fenomenologia das ciências, bem como a matemática, que é uma poderosa ferramenta (uma extensão da gramática, como querem alguns) na análise científica. A sociologia e a filosofia são conhecimentos necessários para entender-se a relação comportamental humana entre si e com a natureza, complementando as 5 ciências anteriores.
    Portanto, são todos conhecimentos a ser ensinado nas escolas para uma boa formação do ser humano. Qualquer ênfase numa ou noutra leva a uma distorção na formação.

  40. Confundem as ideias dos meninos para q sejam mais fáceis de engambelar com qq ideologia furada. Matemática básica ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, mas nada como estimular a irracionalidade pra angariar mortadelas, dispostos a seguir qq líder fajuto.

  41. Se saíssem sem apreender apenas matemática o estrago, embora grave, seria remediável, mas, na verdade, saem também sem aprender português, cuja função principal é o manuseio da linguagem, tanto na emissão quanto na recepção, ou seja, no futuro ninguém se entenderá!

  42. A carga horária é a mesma que havia anos atrás ,onde se aprendia matemática,física, português e filosofia muito bem…
    Além disto aprendíamos técnicas de fotografia como “profissionalizante”… ou outras coisas parecidas…
    Não é a carga horária que determina se alguém se sairá bem em algum exame e sim a qualidade do que é ensinado… e a cobrança de que a matéria seja realmente estudada fora do horário de aula para fixação de conteúdos …

  43. Pelo amor de Deus: ensinem os camaradas as 4 operações, noções básicas de geometria e álgebra – pelo menos resolver uma equação do 2° grau – e muita gramática, leitura e intelecção de texto. O resto, o fulano – se quiser – aprende sozinho.

  44. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PQP ISSO FOI UMA DAS PIORES BOBAGENS QUE JÁ VI.

  45. Essas matérias “enche linguiça” só fomentam a preguiça mental. O aluno fica enredado com trabalhos idiotas, sobrecarregados com essas coisas inúteis e terminam se desmotivando de estudar de verdade.

  46. Menor chance do Brasil dar minimamente certo pelos próximos 50 anos!
    A coisa foi muito bem planejada e montada pelos comunistas infiltrados nas escolas, universidades públicas, partidos políticos, imprensa, sociedade civil, ONGs, etc…
    O mal do país nasce nas universidades públicas! É ali que a semente da desgraça, da miséria, do socialismo é plantada!
    Os frutos são os alunos que saem dali e vão parar no MPF, no Poder Judiciário, na Defensoria Pública, na OAB, nas estatais, no Congresso, em cargos da administração pública direta e indireta e principalmente nas redações dos grandes jornais e telejornais.
    Uma coisa vai retroalimentando a outra e o bicho não parou de crescer! O Resultado está aí para qualquer idiota ver!