Fim da condução coercitiva pode aumentar pedidos de prisão

Membros do MPF acreditam que o veto do STF à condução coercitiva pode aumentar o número de pedidos de prisão temporária, registra a Folha.

“Acho que pode ser uma tendência, sim, porque a solução que resta é a medida cautelar mais grave. É evidente que tem que provar os motivos, justificar as condições, mas acho que a tendência é aumentar, porque é o que resta”, disse o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio.

Já o juiz Marcelo Semer, do Tribunal de Justiça de São Paulo, disse que os pedidos de prisão até podem aumentar, mas não necessariamente elas serão decretadas.

“Esse raciocínio, com que o Ministério Público Federal aterroriza a sociedade, é quase como uma chantagem: ou você me concede uma ilegalidade ou pedirei uma ilegalidade ainda maior. Porque, se for para prender com o objetivo exclusivo de levar a pessoa para interrogatório, ou impedir que o indiciado acompanhe, livre, busca e apreensão, a prisão certamente seria ilegal”.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Isso não é bom. Estão apostando em insegurança jurídica e pra quê? Condução coercitiva nunca teve relação com prisão, é ou era um instrumento que o juiz utilizava em caso de descumprimento de intimação para audiência e só, e foi deturpada por alguns “gênios” por isso foi deletada pelo stf.

Ler mais 28 comentários
  1. Isso não é bom. Estão apostando em insegurança jurídica e pra quê? Condução coercitiva nunca teve relação com prisão, é ou era um instrumento que o juiz utilizava em caso de descumprimento de intimação para audiência e só, e foi deturpada por alguns “gênios” por isso foi deletada pelo stf.

  2. Vai avançar Nada. Os petistas já estão presos, só resta a quadrilha do psdb, e os processos e inquéritos pra político desse partido não vinga. Veja até o Moro não quis saber da 48 fase da lava jato porque tinha tucano. As outras 47 antes e as 4 fazes depois como não envolve por enquanto o psdbista..

    1. No minimo vc esta podre de rico e sendo investigado pela Pf. Ou advogado deles. So pode ser para falar isso…

  3. Parabéns ao juiz Marcelo Semer.
    Importantíssimo evitar essa tendência de procuradores a cometerem arbitrariedades, o que acabaria resultando no pior desfecho possível para a Lava Jato: A corrupção do combate à corrupção.

    1. Eu queria entender o que se passa na cabeça sua. Dizendo: perdeu petralha! Porque o Gilmar não solta ninguém do PT só solta do MDB e do PSDB.

  4. Havendo indícios fortes, não vejo problema de prender por um tempo, o suspeito faria de tudo pra obstruir a investigação, poderá ser solto até antes dos cinco dias.

  5. Os 6 Supremos votaram( CONTRA) pensando no futuro . Já imaginaram o tamanho da humilhação e vergonha , um Gilmar desse sendo levado , coercitivamente , a dar explicações ao herói Bretas , por exemplo ?

  6. O STF em vez de resolver o problema sempre cria mais polêmica e aparenta não ser o local ideal para discutir determinados aspectos legais. Por que os ministros não mantiveram a condução coercitiva, determinando que situações seriam abusivas? Com decisões desse tipo o STF parece defender corruptos.

  7. O QUE A GRANDE MÍDIA CORROMPIDA ESCONDE, A REVISTA CRUSOÉ MOSTRA. Uma negociata de 5 Milhões para acobertar Michel Temer que a grande mídia não divulgou. https://www.facebook.com/luizflaviogomesoficial/videos/635478173486416/

  8. O QUE A GRANDE MÍDIA CORROMPIDA ESCONDE, A REVISTA CRUSOÉ MOSTRA. Uma negociata de 5 Milhões para acobertar Michel Temer que a grande mídia não divulgou. https://www.facebook.com/luizflaviogomesoficial/videos/635478173486416/

  9. OK. Condução coercitiva está banida – foddasse! A lava-jato tem outros recursos … e daí? foddasse!
    Mandem brasa … pessoal lava-jato! Além de vocês, o judiciário inexiste no STF e sua “TIURMA”. foddasse! Passei a ignorá-los. IRK!

  10. Já sei, já sei, por certo libertarão o presidiário, depois quando enviarem a ordem de prisão será protegido pelos militantes no sindicato com missa e tudo. Já sei, já sei.

  11. Essa forma que a PF e MPF escolheram para fazer inquéritos ainda vai ser questionado. Desde quando é necessário prender para ouvir tanto suspeito quanto testemunha. A intimação saiu de moda? Abram bem os olhos, antes que seja tarde, xucros!

  12. .
    Eu prefiro as PRISÕES, mesmo que TEMPORÁRIAS!!!
    TEMOS QUE ESCULACHAR COM OS CORRUPTOS
    DE COLARINHO BRANCO!!!
    Na verdade, essa raça maldita merecia uma…
    EXECUÇÃO SUMÁRIA!!!!!
    .

  13. Art. 1° Caberá prisão temporária:
    I – quando imprescindível para as investigações do inquérito policial; nosuadrilha nos casos de bando (art. 288), todos do cp. SIMPLES. QUE SEGUIREM A LEI? OU VAO ALTERA.LA TAMBEM???

    1. AÍ AMIGO, SERÁ MAIS UMA FACANHA DESSE POBRE STF ACOVARDADO, OMO DISSE ÀQUELE CHEFÃO DAQUELA ORCRIN..