Financial Times elogia decisão sobre Lula

O jornal britânico Financial Times publicou hoje em seu site um artigo não assinado –uma espécie de editorial– em que louva o julgamento do STF que negou habeas corpus preventivo ao criminoso Lula.

“Luiz Inácio Lula da Silva tirou milhões da pobreza em seus dois mandatos como presidente do Brasil. O herói dos trabalhadores também comandou o governo mais corrupto da história de seu país –segundo um de seus próprios ministros. Na noite de quarta-feira, o sr. Lula da Silva recebeu seu castigo quando a Suprema Corte rejeitou seu recurso para evitar a cadeia depois de ter sido condenado por corrupção.”

O FT afirma ainda que a decisão marca a “triste e ignominiosa queda de um político notável”, mas também mostra que ninguém está acima da lei.

E faz altos elogios à Lava Jato.

“Talvez nenhum outro país emergente tenha ido tão longe em erradicar o flagelo da corrupção –e tudo através do Estado de Direito. Assim como a denúncia contra o ditador chileno Augusto Pinochet marcou um ponto de inflexão para os defensores dos direitos humanos, o mesmo pode acontecer com a limpeza anticorrupção na América Latina. Os juízes e promotores do Brasil merecem todo o crédito.”

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

Ler mais 42 comentários
  1. Há consenso entre os sensatos: A Lava Jato provou que é possível inibir o avanço da cleptocracia, ao desmontar o Quadrilhão Multipartidário. Felizmente, a Operação contou, no dia de ontem, com o apoio de ministros do stf contrários à impunidade, mãe e nutriz da corrupção política sistémica.
    Ninguém está acima da lei. Em teoria, tudo muito bem. Na prática, a lei era aplicada apenas para punir o pobre, o preto e a prostituta de parcas posses, poupando prostitutas e prostitutos pecuniosos, a fim, talvez, de frisar a famosa aliteração.
    A isonomia prevê o tratamento igual para todos. Ou, então, que se universalize o acesso aos recursos públicos, proclamando-se, pois, um regime monárquico, o império da zorra.
    Só promove a impunidade quem lucra com o caos. Hora de mudar, malgrado tarde!

  2. Não tirou ninguém da miséria! Visitem os manguezais de São Vicente, Cubatão e Santos. As palafitas cresceram exponencialmente nos últimos 15 anos. É assustadora a destruição do mangue. O dinheiro obtido nos últimos 15 anos com exportação de commodities a preço de ouro foi desperdiçado aparelhando o estado e sendo literalmente roubado! Não vale o IBGE mudar parâmetros de medição de classes sociais!

    1. BINGO!!! Tirou da ponta da língua. As bolsas-esmola instituídas tinham por único objetivo criar um voto de cabresto disfarçado. Fico imaginando quantas vezes este pessoal não falou em reuniões privadas, depois de assumir o poder: “Isso aqui é nosso!!!”. Deu no que deu. Roubalheira desenfreada, atraso e aquelas pessoas supostamente saídas da miséria voltaram pra lá.

  3. “Lula seria capaz de trocar os polos do planeta sem pestanejar, se fosse isso vantajoso, sem nenhum drama de consciência.
    Lula é um manipulador horrendo e perigosíssimo.”
    O CAMALEÃO VEADO PETRALHA LUCAS SILVA, DANDO UMA DE TOFOLLI ONTEM. SENTIU A PEIA DOS MILITARES NO RABO E JÁ ESTÁ SE AMOLDANDO À NOVA ORDEM.
    PATÉTICOS, TANTO UM QUANTO ESSA BOSTA QUE PARASITA POR AQUI NA ÁREA DE COMENTÁRIOS.
    ESSE Marco Bettega DESSE COCÔ PETRALHA, É UM NICK RAIVOSO DELE QUE SEMPRE DEFENDIA AQUELE CACHACEIRO FILHO DA PUTA.
    E AINDA POR CIMA FICA “DIALOGANDO” COM ELE MESMO ATRAVÉS DE OUTRO NICK MERDA, O TAL DE Josenito.
    ESSE TEATRINHO MAMBEMBE E DE QUINTA CATEGORIA DELE, JÁ NÃO ENGANA NINGUÉM!!!

  4. Realmente: “Lula tirou milhões da pobreza …”, mas depositou tudo na Suíça ou partilhou com a “zelite”. Quando é que a imprensa vai tirar os antolhos e ver a realidade? Lula não tirou ninguém da miséria. Deu cesta básica, inventou programas sociais viciados e preparados para desviar dinheiro e manter os miseráveis na miséria, mas iludidos.

  5. “Lula seria capaz de trocar os polos do planeta sem pestanejar, se fosse isso vantajoso, sem nenhum drama de consciência.
    Lula é um manipulador horrendo e perigosíssimo.”
    O CAMALEÃO VEADO PETRALHA LUCAS SILVA, DANDO UMA DE TOFOLLI ONTEM. SENTIU A PEIA DOS MILITARES NO RABO E JÁ ESTÁ SE AMOLDANDO À NOVA ORDEM.
    PATÉTICOS, TANTO UM QUANTO ESSA BOSTA QUE PARASITA POR AQUI NA ÁREA DE COMENTÁRIOS.
    ESSE Marco Bettega DESSE COCÔ PETRALHA, É UM NICK RAIVOSO DELE QUE SEMPRE DEFENDIA AQUELE CACHACEIRO FILHO DA PUTA.
    E AINDA POR CIMA FICA “DIALOGANDO” COM ELE MESMO ATRAVÉS DE OUTRO NICK MERDA, O TAL DE Josenito.
    ESSE TEATRINHO MAMBEMBE E DE QUINTA CATEGORIA DELE, JÁ NÃO ENGANA NINGUÉM!!!

    1. o mundo sabe que o brasil sempre foi governado por corruptos…por isto nunca sairá do atoleiro moral que se encontra….lamentável !!!…até quando???

  6. Lula seria capaz de trocar os polos do planeta sem pestanejar, se fosse isso vantajoso, sem nenhum drama de consciência.
    Lula é um manipulador horrendo e perigosíssimo.
    Encontra par com o ex governador do combalido RJ.
    Lula é algo que não podemos nos dar ao luxo de repetir como experiência social, política, ideológica, jamais, se o país quiser ter algum futuro.

  7. “triste e ignominiosa queda de um político notável”
    Triste?
    Só para ele, os doutrinados e doutrinadores que perderam poder, os militantes e os ignorantes pobres diabos espalhados pelos grotões!
    Lula sempre foi um populista dos grotões. Há grotões entre os esclarecidos também. Mas este é um grotão diferenciado.
    Para a nação não doutrinada, é só alegria
    Ignominioso? Vergonhoso? O que dizer de um sujeito desprovido de caráter? Quem nunca desenvolveu caráter, que está além do mau-caratismo? Incapaz de ter vergonha ou ignomínia!
    Nunca foi notável em nada que prestasse, a não ser na esperteza voltada para benefício próprio, mesmo às custas da quase destruição da economia de um país continental, do senso de moralidade.

  8. Lula só enganou o povo brasileiro e, principalmente, os que votaram nele.
    Mas os “grandes jornais do mundo” não foram “enganados”.
    Eles fazem parte da farsa.
    Note que não estou criticando a imprensa. “Fazer parte da farsa” não é uma característica intrínseca da imprensa como tal, mas é certamente uma característica da esquerda, esteja onde estiver.
    O inimigo do povo não é a imprensa, mas os agentes de desinformação que lá trabalham.

  9. Muitos brasileiros estão felizes com a decisão do Supremo, não só porque acham que o PT tentou se colocar acima da lei, mas porque há implicações maiores. O Brasil é um dos raros países com 2 instâncias de apelação (às vezes 3). Sem perspectiva de prisão, os acusados tentavam protelar seus casos até a prescrição em vez de colaborar com a Justiça.
    .
    Com todas suas falhas, o impulso anticorrupção conseguiu uma vitória. Se o Judiciário está protagonizando o processo, é porque o Legislativo negligenciou seu papel, tanto na regulamentação de recursos judiciais, quanto na execução da reforma política. Sem as delações premiadas, e com a visão garantista que vigorava antes do mensalão, os contribuintes eram roubados e o eleitores, enganados. Pelo menos isso ficará mais difícil daqui pra frente.

  10. Esta de parabéns o juiz Sérgio Moro , procuradores de Curitiba e PF . Foram os que nos salvaram desse ser horrendo e asseclas. Merecem todos os elogios não só daqui mais de fora também. E mais Lava Jato para cima porque temos muitos para tirar de circulação .

  11. Le Monde, The Guardian, NYT e outros jornais importantes do mundo, muito MAL informados sobre o nosso país, tanto que fazem uma avaliação positiva sobre o MAIOR BANDIDO que o Brasil já produziu, ressalvando que o fato de ele ter sido condenado foi um acidente, um infortúnio, isso quando não dizem que foi uma injustiça!

  12. Enquanto isso, o New York Times faz o que sempre fez:

    “The 6-to-5 ruling against the former president, who has called his prosecution an underhanded ploy to keep him off the ballot, is likely to call into question the legitimacy of the election in the eyes of many Brazilians”

    https://www.nytimes.com/2018/04/04/world/americas/brazil-lula-corruption-prison.html

  13. INCRÍVEL como uma narrativa construída pela esquerda chinfrim do Brasil atravessou fronteiras, a ponto de engabelar grandes jornais do mundo!
    Lula só foi notável na sua capacidade mentir, enganar e roubar!

    1. Lula só enganou o povo brasileiro e, principalmente, os que votaram nele.
      Mas os “grandes jornais do mundo” não foram “enganados”.
      Eles fazem parte da farsa.
      Note que não estou criticando a imprensa. “Fazer parte da farsa” não é uma característica intrínseca da imprensa como tal, mas é certamente uma característica da esquerda, esteja onde estiver.

  14. Resumo: com o rebaixamento do Brasil pelo próprio p/t, desempregados aumentaram.
    Pregaram a democracia: mas vimos as alianças imorais na “cleptocracia”, propinacracia ( NO ESPORTE principalmente), começou no ” mensalão”, passou no caminho do ” petrolão”, Brasil descendo ladeira abaixo. Humilhante! Ainda mais com um stf como amparo, proteção…
    Lembre-se: que da conduta de cada um depende o destino de todos.
    XÔ lula.

    1. Lembre-se: alguns desses nunca passaram em concurso para juiz. Não esqueça o Gilmar Mendes nessa lista.

  15. Mesmo assim para o Jornal Folha de São Paulo que está assombrado com a prisão de um dos seus sócios (talvez o majoritário) tudo isso é um absurdo. A qualquer hora as investigações chegarão nas suas dependências para descobrir porque tanta paixão com o Lulopetismo.

  16. Como muitos pensam, não estamos vivendo uma crise política. Nossa crise é criminal. Uma organização criminosa tomou as rédeas do Estado e submeteu o povo a um cárcere sem saída. O General foi corretíssimo, ficou ao lado da Nação Brasileira, que é o motivo e fim da existência do Brasil, protegendo, com uma simples mensagem, nosso país de uma guerra civil. A manifestação não foi política, foi providencial, justa, honrrou a Constituição nos seus fundamentos, e o caráter foi pacificador, assim como o seu resultado. O STF pode enfim, julgar com certa imparcialidade, segundo a consciência de alguns, o que já foi suficiente para que a democracia saísse vencedora. Parabéns ao General, pois seu posicionamento correto, nos leva a ter ainda esperança de progresso em nosso país. Obrigado!!!