Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Fiocruz se reúne com Anvisa para discutir uso emergencial da vacina de Oxford

Fiocruz se reúne com Anvisa para discutir uso emergencial da vacina de Oxford
Foto: Reprodução/EBC

A Fiocruz se reuniu com técnicos da Anvisa nesta manhã para tratar do pedido de uso emergencial da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Oxford.

Segundo a Anvisa, a fundação apresentou novos dados do imunizante, mas ainda não fez a solicitação emergencial.

Em nota, a agência destacou que a Fiocruz comprará a vacina de uma fabricante indiana: a Serum Institute os India. A importação de 2 milhões de doses do imunizante já foi aprovada pela Anvisa.

Para autorizar o uso emergencial, porém, os técnicos da agência precisarão avaliar os estudos para comparar se a vacina fabricada na Índia é semelhante à fabricada no Reino Unido, cujos dados de qualidade e boas práticas já são analisados pela Anvisa.

“Em termos mais técnicos, o objetivo desta avaliação é garantir a equivalência quanto à resposta da imunogenicidade, ou seja, a habilidade de a vacina ativar resposta ou reação imune, tais como o desenvolvimento de anticorpos específicos, respostas de células T, reações alérgicas ou anafiláticas.”

A Fiocruz deve solicitar ainda esta semana o uso emergencial da vacina de Oxford à Anvisa. Antes, a fundação enviou uma missão à Índia para evitar um possível veto da fabricante indiano à importação do imunizante.

Leia mais: Quem são os integrantes do primeiro escalão de Joe Biden, cuja composição foi marcada pela previsibilidade.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO