Fique rico, Sergio Moro Fique rico, Sergio Moro
O Antagonista

Fique rico, Sergio Moro

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 01.12.2020 11:28 comentários
Brasil

Fique rico, Sergio Moro

No vídeo Assim não dá, Moro, Diogo Mainardi foi suficientemente irônico sobre o fato de políticos, advogados e jornalistas terem colocado mais uma vez em dúvida a honestidade de Sergio Moro, o imperdoável ex-juiz da Lava Jato, por ele ter aceitado o cargo de sócio-diretor numa empresa de consultoria que tem como um dos seus clientes a Odebrecht. Sergio Moro vai trabalhar na área de compliance e disse que não irá envolver-se em casos que impliquem conflito de interesses, como o da empresa mais atingida pela operação...

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 01.12.2020 11:28 comentários 0
Fique rico, Sergio Moro
Foto: Crusoé

No vídeo Assim não dá, Moro, Diogo Mainardi foi suficientemente irônico sobre o fato de políticos, advogados e jornalistas terem colocado mais uma vez em dúvida a honestidade de Sergio Moro, o imperdoável ex-juiz da Lava Jato, por ele ter aceitado o cargo de sócio-diretor numa empresa de consultoria que tem como um dos seus clientes a Odebrecht. Sergio Moro vai trabalhar na área de compliance e disse que não irá envolver-se em casos que impliquem conflito de interesses, como o da empresa mais atingida pela operação.

A perseguição política a Sergio Moro é evidente. A presunção de inocência não vale para ele, só para quem é pego chafurdando na lama da corrupção. Trata-se de tentar convencer o distinto público de que o ex-juiz, potencial candidato à presidência da República, age sempre em interesse próprio: de que prendeu Lula et caterva porque queria eleger Jair Bolsonaro, ser ministro da Justiça e, em seguida, ministro do Supremo Tribunal Federal; de que já antecipava trabalhar com compliance para ganhar dinheiro em cima de empresas pegas pela Lava Jato. Só mesmo a ironia para dar conta da teoria conspiratória malandra.

Esse pessoal não limites. Os detratores deste site e da Crusoé nos acusam de sermos uma espécie de braço armado da Lava Jato. É outra malandragem. Apoiamos a Lava Jato por termos a convicção de que é necessário limpar o  país das safadezas cometidas por gente poderosa, assim como acreditam os cidadãos minimamente honestos. Convidamos Sergio Moro para ser colunista da revista pela razão óbvia de que se trata de personalidade revestida de interesse público, e ele gentilmente aceitou o nosso convite por gostar do jornalismo investigativo da Crusoé. Razão idêntica foi a do convite ao ex-procurador Carlos Fernando Lima. Cada um tem os colunistas que pode ou quer. Mesmo assim, os suspeitos de sempre insinuaram que Sergio Moro como colunista da Crusoé era sinal de ligações perigosas conosco e insinuaram que o ex-ministro da Justiça estaria burlando a quarentena prevista pela legislação para quem trabalhou no alto escalão do governo. Vão para o diabo.

O meu ponto aqui vai além da perseguição político-malandra contra Sergio Moro. Como apontam vários leitores, a inveja que os suspeitos de sempre têm dele é igualmente gritante. O sujeito agora vai ganhar muito dinheiro, como é que pode? Já ganha como palestrante e vai ganhar como sócio de uma empresa de consultoria: inadmissível. Gente honesta tem de ser remediada, no máximo — inclusive porque fazer um bom dinheiro de maneira limpa mostra, por contraste, como corruptos são incompetentes para acumular riqueza de outra forma.

A livre manifestação da inveja desse pessoal se baseia na convicção católica de que ter lucro é pecado — o exato contrário da ética protestante que ajudou a engendrar o espírito capitalista, como dissecou o alemão Max Weber num livro que deveria ser leitura obrigatória. Exemplifico: o ex-presidente Barack Obama é admirado nos Estados Unidos por ter embolsado dezenas de milhões de dólares com palestras e livros; o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro é vilipendiado no Brasil porque conseguiu bons empregos. Vão para o diabo outra vez.

Não tenho procuração para defender Sergio Moro, de quem não sou amigo e a quem vi três vezes na vida, sempre na companhia de outros jornalistas. Não o acho imune a críticas. Ninguém é. Mas defendo o direito de ele ganhar muito dinheiro de forma transparente e fazendo o que sabe. Fique rico, Sergio Moro, e demonstre aos detratores e invejosos que a corrupção é um elogio que a esperteza faz à inépcia.

Brasil

Bolsa Família e Auxílio Gás: é pago nesta quarta-feira

24.04.2024 05:00 4 minutos de leitura
Visualizar

Trump critica ordem 'inconstitucional' e culpa Biden

Alexandre Borges Visualizar

Lucro da Tesla cai 55%

Alexandre Borges Visualizar

Caso Gabigol: CAS define tribunal que vai julgar atacante do Flamengo

Visualizar

Com um a menos, Grêmio vence o Estudiantes e ressuscita na Libertadores

Visualizar

Arsenal esmaga Chelsea com 5-0 no clássico da Premier League

Visualizar

Tags relacionadas

artigo compliance empresa de consultoria Mario Sabino O Antagonista palestras Sergio Moro
< Notícia Anterior

Senador Ney Suassuna está com Covid-19

01.12.2020 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Plano de imunização só será fechado quanto tivermos uma vacina, diz secretário

01.12.2020 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Bolsa Família e Auxílio Gás: é pago nesta quarta-feira

Bolsa Família e Auxílio Gás: é pago nesta quarta-feira

24.04.2024 05:00 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Operação da PF desmantela esquema milionário em Balneário Camboriú

Operação da PF desmantela esquema milionário em Balneário Camboriú

23.04.2024 21:07 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Show da Madonna no Rio terá monitoramento de clima

Show da Madonna no Rio terá monitoramento de clima

23.04.2024 20:36 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Rebeca Abravanel deve ser a substituta de Eliana no SBT

Rebeca Abravanel deve ser a substituta de Eliana no SBT

23.04.2024 19:51 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.