Flávio Rocha: “Tem o empresário de mercado e o de conluio”

Na entrevista corajosa que deu ao Estadão, Flávio Rocha aborda o comportamento do empresariado brasileiro com uma franqueza que faz a alegria do Antagonista. Ele disse que:

“Quando você fala do setor empresarial, existe muita confusão. Tem dois mundos completamente distintos. Tem o empresário de mercado e tem o empresário de conluio.”

“O PT, quando pensa em capitalismo, é: ‘Fulaninho, o que você quer?’ O termo campeões nacionais, até outro dia, fazia parte do discurso. Um absurdo. Vou eleger este aqui o rei da proteína animal, este aqui o rei da construção civil e este aqui o rei do óleo e gás. Isso é de uma arrogância, de uma onipotência… O mercado não conta (…) É assim: eu escolho você, dou dinheiro do BNDES e tal. Isso é a antítese do capitalismo. Muitas vezes, você olha e diz: ah, são os empresários. Mas vai ver e que tem é o clubinho do capitalismo de conluio.”

Flávio Rocha não nomeou nenhuma empresa de conluio, mas nem precisava. “Rei da proteína animal”: Friboi. “Rei da construção civil”: Odebrecht. “Rei do óleo e gás”: Eike Batista.

Faça o primeiro comentário