ACESSE

Forster rebate democratas

Telegram

O embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster, encaminhou uma carta de resposta aos 24 deputados do Partido Democrata que se manifestaram contra acordos comerciais envolvendo os Estados Unidos e o Brasil.

Os parlamentares escreveram que é inadequado para o governo americano participar de discussões “com um líder brasileiro que desrespeita o Estado de Direito e está ativamente desmantelando o progresso duramente conquistado em direitos civis, humanos, ambientais e do trabalho”.

Em uma carta à qual a Folha teve acesso, Forster defende Jair Bolsonaro e afirma que os deputados se baseiam em “deturpações e desinformação” para atacar o governo brasileiro.

“Escrevo em relação à carta que você [Richard E. Neal, presidente da Comissão de Orçamento e Assuntos Tributários da Câmara dos EUA] e outros 23 democratas enviaram a Robert Lighthizer [representante de comércio dos EUA] na qual expressam ‘fortes objeções à busca de um acordo comercial ou parceria econômica ampliada com o Brasil do presidente Jair Bolsonaro’, a quem descrevem como ‘um líder que desconsidera o estado de direito e tem desmantelado o árduo progresso nos direitos civis, humanos, ambientais e trabalhistas.’ Esta é uma afirmação errônea, que parece se basear em deturpações e desinformação”, diz Forster.

“Muito ao contrário do que diz sua carta, o Brasil manteve, sob a administração de Bolsonaro, um sólido histórico de respeito aos direitos humanos e trabalhistas, além de proteção da dignidade dos trabalhadores. As leis trabalhistas abrangentes e protetoras do Brasil, em muitos aspectos, oferecem direitos ainda mais amplos ao trabalhador médio do que o que em outros países, incluindo os EUA”, prossegue o embaixador.

Sobre a Amazônia, Forster escreve:

“O compromisso do presidente Bolsonaro para a proteção e desenvolvimento sustentável da Amazônia tem sido inabalável, conforme mostrado nas Operações Brasil Verde I e II que, desde agosto de 2019, mobilizam milhares de tropas para combater incêndios e conter o desmatamento ilegal.”

Leia também: Brasil precisa dos DADOS REAIS sobre a Covid-19

Comentários

  • LUCIA -

    Bolsonaro e Foster querem que os parlamentares americanos sejam como o gado do Bolsonaro que acredita em toda mentira do dono do curral.

  • Marcio -

    Mais uma mentira desse desgoverno. FORA BOLSOLULA.

  • Neusa -

    Faz arminha com a mão que eles ficarão com medo!

Ler 25 comentários