Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Fundão de Guedes terá mais de meio trilhão de reais

Fundo fora do teto proposto pelo ministro da Economia para bancar novo Bolsa Família e pagamento de precatórios tem potencial de R$ 574,1 bilhões
Fundão de Guedes terá mais de meio trilhão de reais
Foto: Adriano Machado/Crusoé

O fundo inconstitucional proposto pelo ministro Paulo Guedes para bancar o Auxílio Brasil e o pagamento de precatórios tem potencial de arrecadação, para os próximos anos, de R$ 574,1 bilhões, segundo estimativa do próprio governo. A informação é da Folha.

Incluído na PEC dos Precatórios enviada ao Congresso na terça-feira, o fundo será alimentado com recursos obtidos na venda de participação de estatais e de imóveis, outorga de concessões de serviços, dividendos pagos por empresas públicas, antecipação de verbas de petróleo e corte de benefícios tributários.

 

 

Nota técnica produzida ontem pela IFI (Instituição Fiscal Independente, ligada ao Senado) diz que o fundão de Guedes institui uma espécie de orçamento paralelo, reduzindo a transparência das contas públicas.

“As operações passarão ao largo da Lei Orçamentária —fora, portanto, do controle parlamentar— e não estarão sujeitas ao teto de gastos. Presume-se que a tese defendida para tanto seja a de que os precatórios constituem dívida, a ser então amortizada via novo fundo. Perde-se transparência e abre-se caminho à criação de orçamentos paralelos”, diz a nota.

 

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO