Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

“Alguns comportamentos antidemocráticos mereceram reprimenda do STF”

O presidente do STF comentou as manifestações golpistas do 7 de Setembro
“Alguns comportamentos antidemocráticos mereceram reprimenda do STF”
Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Luiz Fux, presidente do STF, comentou as manifestações golpistas do 7 de Setembro e disse que “alguns comportamentos antidemocráticos” precisaram ser reprimidos pela Corte. Em entrevista ao podcast ‘Supremo na Semana’, o magistrado afirmou ainda que a realização das eleições de 2022 vai exigir “prudência” das instituições.

Nós estamos ingressando num ano muito importante que é o ano eleitoral. Esse ano eleitoral exige prudência, ele exige calma das instituições, de sorte que eu acho que essa prudência vai ser mantida exatamente com foco na preocupação nas eleições. Eu citaria, por exemplo, muito embora tenha sido uma manifestação expressiva, nós nos preparamos e não houve incidentes graves nem levemente graves em relação àquele movimento de 7 de Setembro”, afirmou.

Algumas declarações, alguns comportamentos antidemocráticos mereceram, digamos assim, a reprimenda do Supremo Tribunal Federal, ora através da instauração dos processos, porque é assim que o Judiciário responde. O Judiciário não responde com atos de igual estatura, ele responde através dos processos e, por outro lado, cabe à presidência também, como chefe do poder Judiciário nacional, proferir palavras que sirvam de exemplo para toda a magistratura, para que se mantenha altiva, diante dessa defesa intransigente de uma democracia inegociável que o povo brasileiro não mais aceita (perder), em razão da maturidade que nós alcançamos e em razão de um passado, digamos assim, que não é nada vitorioso, que nós tivemos de percorrer antes da conquista do Estado Democrático de Direito.”

Mais notícias
Mais lidas
  1. Artilharia antiaérea

  2. Um contrato trapalhão

  3. Manhattazanas (sem adeus)

  4. Os 31% do 'outro candidato'

  5. A blindagem do Conselho Federal de Medicina

Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler comentários
TOPO