Fux anuncia exposições, 'lives' e espaço de 'coworking' em comemoração aos 130 anos do STF

Fux anuncia exposições, lives e espaço de coworking em comemoração aos 130 anos do STF
Foto: Nelson Jr/STF

Luiz Fux anunciou que, em celebração aos 130 anos do Supremo Tribunal Federal, vai realizar exposições históricas, abrirá um espaço de “coworking” na biblioteca da Corte para pesquisas acadêmicas e promoverá “lives” sobre a evolução da jurisprudência e a agenda 2030 da ONU.

“Como bem resumiu o historiador francês Marc Bloch: a História é ‘coisa em movimento’.
Para se pensar prospectivamente, é preciso, antes, um olhar atento e crítico entre o passado e o presente. De um lado, ‘a incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado’ De outro, a compreensão do passado é em vão caso ‘nada se sabe do presente.’ O desconhecimento desses dois pilares nos leva a cometer imprudências no futuro”, disse, na abertura da sessão de hoje.

O STF completa 130 anos no próximo domingo, dia 28 de fevereiro. Nessa mesma data, em 1891, a Corte realizou sua primeira sessão.

“Até os dias atuais, este Supremo Tribunal Federal perpassou seis constituições e testemunhou o amadurecimento cívico da nação brasileira. No entanto, mais do que testemunhar, este Tribunal, no exercício de suas funções judicantes e sempre em busca da pacificação de conflitos, catalisou a evolução político-institucional do país, portando-se como um vetor positivo de segurança jurídica e de proteção das liberdades humanas e das garantias fundamentais”, disse Fux em discurso.

Além das exposições, lives e abertura da biblioteca, o STF também terá um site especial com reportagens, dados históricos e fotos sobre a história da Corte na República.

Leia mais: Assine a Crusoé e apoie a o jornalismo independente.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO