“Fux, com o seu pedido de vista, fez uma defesa constitucional do Supremo”

Merval Pereira, na sua coluna, diz que Toffoli, Temer e Gilmar Mendes foram vítimas do próprio veneno, com o pedido de vista de Luiz Fux no julgamento do infame indulto de Natal.

“O ministro Luiz Fux, com seu pedido de vista, fez uma defesa constitucional do Supremo.”

Leia o trecho que destacamos:

“Tanto Toffoli quanto Temer foram vítimas do próprio veneno, assim como Gilmar Mendes. Em novembro do ano passado, seguindo um roteiro previamente organizado, depois de encontro com o presidente fora da agenda, Toffoli impediu que a decisão majoritária do plenário do Supremo se materializasse, reduzindo o foro privilegiado dos parlamentares. Depois, o julgamento prosseguiu e a decisão foi tomada.

Assim como hoje a ironia popular atribui ao ministro 012 o pedido de vista, referindo-se à opinião pública, naquela ocasião foi dito que Toffoli havia vencido por 1 a 7, como se a Seleção brasileira pudesse reverter o resultado do jogo contra a Alemanha na Copa do Mundo pedindo vista.

Também Gilmar Mendes ficou com o processo sobre financiamento de campanhas eleitorais quase um ano preso, até que o Congresso fizesse uma regra que agradasse os parlamentares. Quase sempre o pedido de ‘vista obstrutivo’ tem uma razão de ser, além da intenção de favorecer um grupo, que foi o caso de Toffoli na questão do foro privilegiado.

O ministro Gilmar Mendes queria dar tempo ao Congresso de definir as regras do financiamento, e o ministro Luis Fux ontem quis impedir que o indulto de Natal representasse um presente de Papai Noel para políticos e empresários condenados por crimes de corrupção, demonstrando que a impunidade no Brasil continua prevalecendo.

A ‘vista obstrutiva’ foi introduzida como estratégia pelo então ministro Nelson Jobim, que trouxe a prática de sua experiência no Congresso, onde a obstrução é uma arma da maioria para se fazer ouvir, ou impedir algum ato do governo, e acabou se tornando prática costumeira no STF.

Embora o regimento do STF seja expresso quando diz que o processo deve ser devolvido até a segunda sessão ordinária subseqüente à do pedido de vista, na prática não há prazo para a devolução.

O ministro Luiz Fux, com seu pedido de vista, fez uma defesa constitucional do Supremo, que estaria permitindo que políticos como Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima fossem soltos pelo indulto presidencial.

Como está terminando o ano judiciário, esse tema só deve ser retomado no próximo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, que já disse que não dará indulto.

A base da tese de que o presidente da República não pode tudo em matéria de indulto está consubstanciada na declaração de Rui Barbosa sobre o indulto, que o ministro Fachin leu em seu voto: “ (…) Todos os Chefes de Estado exercem essa função melindrosíssima com o sentimento de uma grande responsabilidade, cercando-se de todas as cautelas, para não a converter em valhacouto dos maus e escândalo dos bons.”

A bomba-relógio que vai estourar no colo de Jair Bolsonaro. E no seu

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 229 comentários
  1. Sou contra violência, mas no caso de Temer, Gilmar Mendes e tropa….. deveriam levar uma surra de ficar sem falar. Quem sabe surdo e mudos para o resto da vida. Não mata não. Deixem eles vivos!

  2. Parabenizao o juiz Fux por defender os interesses do povo. É muita cara de pau dar um indulto mais generoso após o aumento de salário do STF. A grande mídia se cala e o povo também. Fux veio salv

  3. Obrigada, Ministro Fux! Alguém precisa conter o maligno da Casa de Tolerância aos malfeitos! É facada no ventre do povo brasileiro! Mais respeito com a capa de Batman, já que não há com as t

  4. A imprensa praticamente não divulgou a nobre decisão do Min Fux solicitando vistas do processo, evitou que ladrões e usurpadores da nação fossem indutados, por uma corja de representante dos 3 po

  5. Apesar de sabermos que o STF está repleto de protetores do ilícito e de ladrões reconhecidos há também alguns Min com caráter e defensores da lei e da ordem sem arrumarem subterfúgios e interpr

  6. Obrigado Fux, o Brasil lhe agradece. Sabemos que é intenção de Bolsonaro acabar com o indulto e nós apoiamos, se for necessário, façamos uma lei que acabe com essa e outras lei que beneficiam co

  7. Indulto, por princípio, significa misericórdia. Sr Presidente, vossa misericórdia alcança aqueles que não tiveram misericórdia e provocaram a morte e sofrimento de milhares de brasileiros ?

  8. A CF/1988 é fundada em princípios e, portanto, esses princípios não devem ser regulamentados. Intervenção Estatal para limitar e controlar a liberdade do povo é igual a regulamentar princípios

  9. Eu não vejo solução para esse STF q aí está q não seja dissolve-lo pois ali estão militando pelos interesses de seus padrinhos. Casa de tolerância. Casa de puta governado por sacana

  10. Enquanto isso, no próximo ano, este ato discricionário do Vampiro de Santos, não terá a menor validade. Chupa totó Foli, chupem Beiçola, pilantrowski, celso de merda, pavão mam, careca e rosa

  11. Nesse teatro pré-combinado com Temer, essa “barganha” do pedido de vista pela aprovação do aumento do judiciário custou 6 BILHÕES aos brasileiros e ainda o Fucks sai bonito na foto.

  12. O STF está brincando com fogo. Os Brasileiros deixaram bem claro nas urnas, seus anseios. Não entrar em consonância com a nova realidade, é simplesmente, adentrar uma guerra em que não se pode ve

    1. Nem tanto José, Fux já fez cagadas homéricas, como a decretação do auxílio-moradia que resultou em benefício próprio e de seus comparsas deste judiciário bichado. Ontem foi bem!

  13. Jóia Fux. Evitou o badernaço que se seguiria nas ruas em protestos raivosos e radicais. Foi a bem da ordem e da estabilidade institucional que o Trio Lewan-Gil-Tofolli queria quebrar.

  14. Endossar esse afronta do Temer sobre as pessoas de bem e a favor desses criminosos corruptos. NÃO TEM NENHUMA JUSTIFICATIVA PLAUSÍVEL! O STF é a suprema corte e os interesses do Temer é pessoal.

  15. Ao ver os votos dos min do STF, com exceções, fico a pensar o que foi feito da honra, trabalhei no exército 40 anos, dos quais 10 na amazônia. Amor à pátria, zelo público, cuidar das pessoas. C

  16. Fux errou ao permitir que seus colegas continuassem votando, cálculo errado. O que estava planejado foi impedido pela indignação de Rosa Weber. Este artigo é “inocente”, teleguiado e injusto.

    1. E porque a rosa wébber votou favorável ao indulto. Ela não tem convicção de nada e é sempre ludibriada pelo quinteto do mal. Poderia ter alterado seu voto, depois da sua indignação.

  17. Curioso é o fato do indulto de 2015 ter livrado alguns meliantes do mensalão das penas imputadas, não ter recebido indignação como o indulto do Temer. Eta país complicado…..10 pesos 20 medidas

  18. Quem teve a melhor das ideias ontem foi Gilmar Mendes: a corrupção deve se tornar crime hediondo, acabando com o foro privilegiado de qualquer cidadão brasileiro. Resolve todos os problemas da Naç

  19. Fux não defendeu coisa alguma, quem defendeu foi a indignação de Rosa Weber. O que houve foi que o STF se achou tão poderoso que em sua afronta se perdeu numa manobra infantil e irregular.

    1. … obrigando o totó Foli, a uma manobra espetacular – um triplo twist carpado, quase quebrando a sua coluna canina, a pedir vistas para tentar contornar o incontornável, criado por eles próprios.

  20. Que algo aconteça e essa afronta ao povo brasileiro não se concretize!!! Isso é um total absurdo! Tantos trabalhando para consertar o País e uns gatos pingado do STF blindando malfeitores. Enausea

  21. Uma Indecência Um Absurdo Nao vamos aceitar essa Afronta ao povo brasileiro! Temer não pode livrar bandidos perigosos como os corruptos e muito menos o STF aprovar essa Aberração O povo está REVO

  22. Parabens Merval, esse tambem foi meu discernimento, o Fux livrou a cara do supremo deveriam agradecer-lhe, se esse indulto irresponsavel passasse o país ia pegar fogo, o STF esta brincando;

  23. STF é sinônimo de negociata! Celso de Melo, com aquele ar de rei-da-cocada-preta, é o maior safado desse Tribunal porque está sempre chancelando as lambanças da banda podre no tribunal.

    1. O Celso de Merda, como o chamava o jurista Saulo Ramos, que o indicou p o STF do Sarney, é um grandessíssimo filho de uma égua. Juiz de Merda é o mínimo que se pode dizer deste crápula!

  24. Com certeza o Tófolli vai levar essa questão ao plenário antes do recesso do supremo, mesmo sem o Fux liberar o seu voto. Vai decidir se suspende a liminar ou mantém até o voto do Fux.

    1. Será que ele terá peito para isso, uma vez que ele, Beiçola, Pilantrowski e não lembro se o demais do quinteto do mal, já usaram deste expediente, como bem destacou o Merval na sua coluna no Esta

  25. Vale lembrar o “Processo do Mensalão” que ficou 6 anos sendo “segurado” pelo Lewandowski….e só voltou ao Plenário quando Ayres Brito decidiu dar prosseguimento ao mesmo ainda q não fosse de

    1. Didi, permita-me acrescentar em sua extensa lista (rs.rs) , por uma questão de justiça, Luis Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin. Grato.

    1. Calma Valdir, assustou com o Ministro Fux, seu Petralha. Só mesmo um esquerdopata para censurar um Ministro em uma decisão brilhante, oportuna e CORAJOSA. Vá para Venezuela ou Cuba.

  26. S/o tema… “Com Dignidade, Integridade, Ética e Caráter Reto, O Min Roberto Barroso APEQUENOU O INDULTO de Temer”. Veja o post em ‘ facebook.com/aquinao.org ‘, ‘ad referendum’ deste site.

    1. luis, atualize-se, pois o aborto não tem nada haver com o importante tema ora em assunto, ou seja INDULTO DO TEMER. Vá procurar sua turma !

    2. Não esqueça que o barrosinho é a favor do aborto, já até legislou a este respeito, será que sobra alguma excelência?

  27. Excelentíssimo Sr. Ministro Luiz Fux: parabéns pela coragem em representar a vontade de milhões de brasileiros que endossariam claramente sua brilhante estratégia. Obrigado em nome de minha famili

    1. Penso que o indulto já está dado, desde 2017, mas foi parar no STF. Uma vez ressuscitando, só falta o puxadinho da defesa do PT ratificá-lo como legítimo, fechando a questão com laços vermelhos

    1. Se tivesse vergonha na cara editaria para o bem do País, não para os amigos. Onde há egoísmo não avança o altruísmo. Rei de m…

    2. Provavelmente a extinção será através de PEC. Acho que o STF, TSE e TST deveriam ser extintos e o STJ a única corte superior, como é em qualquer país civilizado.

    1. Depende do caráter de quem o usa; no caso foi em causa própria, do “rei”, manifestamente imoral, como é o autor, e claramente pessoal, ou para “amigos dele”. E dizem que isso é republicano.

  28. O andor do Santo Bambo, pesado tb por tantas malas s/alça, conclui no mês vindouro a procissão. Um mês de pesadelo é muita coisa, um mês durante o qual os políticos togados ainda bailam.

  29. Me parece q O Antagonista fez uma confusão, ontem..! Vcs disseram q estava tudo perdido por causa da manobra do Toffoli e agora apresentam uma informação deste outro jornalista..(?!?!?!?)

    1. A sociedade fica atônita, pois o STF rasga a Constituição com muita naturalidade e torna-se impossível prever qualquer decisão.

    2. Merval colocou como favas contadas o ganho dos vigaristas no comentário na CBN…No dia anterior havia considerado que o STF faria algo intermediário…Esses são nossos analistas: perdidinhos da si

    1. O Dr. Moro, pelas suas qualidades morais e jurídicas, é a ferida de vaidade que os ministros têm, e querem tampar com as baboseiras que regurgitaram.

    1. 10 dias de caminhoneiros parados convencem a corja a renunciar…….Mas esperem ate o ano que vem que o Temer ja era. kkkkkk

    2. Aposente-os compulsoriamente!!! Com todos os ganhos a que têm direito: sairia muuuuito mais barato para a nação e traria grande economia para os nossos ouvidos e estômago!!!!

    1. Deviam sair do STF pela mesma porta que entraram para a história, pela porta dos fundos. Foi dia mais triste do judiciário brasileiro. Acabaram com a instituição. Não merecem estar lá.

    1. Impressão sua, duvido que tenham essa preocupação. Salvo exceções, raras, infelizmente, é inveja e incompetência o que prevalece.

    1. Aposto junto, Mauro. Ilegal e será derrubado. E os que inventaram a traquinagem, se Deus quiser, devidamente enquadrados NA LEI. Não pode e pronto.

    1. Como é mesmo o fato acontecido contra o Cel EB Carlos Alves ? Foi punido por opinião … compartilhada com duzentos MILHÕES de outros brasileiros ? Caramba …

    1. Verdade!!!! Deveria ser postado e reproduzida várias vezes assim como o “piti” do Levandowski pra cima do Tottófoli e outras pérolas que dão pistas muito claras dos rabos presos desse Sinistro T

  30. Alexandre de Morais começou no STF pedindo vista do foro, Fux pediu vista do auxílio e indulto, Fachin citou Rui Barbosa contra e Rosa Weber a favor, ou seja, o supremo é uma suprema bagunça

    1. Que artigo??? Imbecil!!! Somente crimes hediondos, tortura, tráfico e terrorismo não podem ser indultados. Art. 5º, inc.XLIII da CF. mentecapto!!!!

    2. A sociedade está aterrorizada pela corrupção. Isso é hediondo, precisa desenhar para aqueles “juristas” entenderem.

    3. Um troll que de merda falando em covardia? Só acho graça de usar esse espaço neo-liberal pra isso, é muita falta do que fazer

    1. Agiram muito bem os quatro nominados. O restante, os outros … que afronta, caramba. Delinquem e fazem pose, combinação realmente intolerável. Cadeia pra vocês, bandidos.

    2. Na verdade ninguém ali se salva, em um momento ou outro eles cagam em nossas cabeças, mas tem brasileiros como tu que insistem em adorar qualquer assopro nessa ferida, que tem que ser estancada.

  31. Executivo-Legislativo garantem o aumento p/ Judiciário, Judiciário garante o indulto da turma no teatrinho(votação-Fux pedi vista- Toffoli faz feitiçaria e…). Tudo combinado!!!

    1. O STF tem legislado à vontade. Pra atender aos interesses dos bandidos no poder, tudo é permitido. Agora é o mesmo recurso contra eles. Faca de 2 gumes.

    2. Vc está mirando o alvo errado, o BARROSO legislou.. isso está claro, se a lei é ruim, é competência do congresso mudar, ou revogar,, e NUNCA o STF.

  32. Será q esse STF que está aí é o modelo de Supremo Tribunal q a sociedade quer para o país? Será q o contribuinte paga caro para ter esse STF, esse Congresso Nacional e esse chefe do Executivo?

  33. Ninguém vale nada nesse Supremo Bacanal. O Fux primeiro acertou o bolso da juizada e dos servidores públicos, fez um rombo monstro no orçamento, e depois quis se redimir? 11 bandoleiros!!!

  34. É tapar o sol com a peneira. Tudo equilibrado na boa vontade de um, no jeitinho de outro, na espera de um feriado para uma decisão monocrática, na brecha da lei e do estatuto, e segue o baile.

  35. Parabens ao Ministro FUX…..Turma de Segunda em DESESPERO….patrocinadores vao tudo em cana….Ptoofoli vai ter que explicar a mesada do Banco Mercantil…. Dona Beiçola lava dinheiro roubado….

  36. Defesa constitucional do stf? Essa coisa está mandando no país, deixando-o do jeito que só o diabo gosta. Até quando? Até o povo lembrar que tem poder. Serão milhões de pedidos de impeachment.

    1. Saade, nunca te vi no site seu bosta, comento aqui ha meses, entao faz favor antes de chamar alguém de petralha cresça e apareça seu bosta

  37. Até bem pouco tempo atrás ninguém sabia que existia Supremo, hoje que todos sabem, ficou claro que é a instituição mais corrupta deste país. É uma vergonha para nós e para o mundo!

    1. Simples, o pedido de vistas não tem prazo de análise logo, vai permanecer todo mundo em cana. Chuuuuupppaaaa esquerdalhas…mais essa.

    1. Do jeito que foi “eleito”, agindo como um rei soberano, em causa própria, e para os amigos, só numa republiqueta imoral. E esse não é o caso do Brasil!