Fux: “Congresso tenta enfraquecer Judiciário para fulminar Lava Jato”

Na entrevista a O Globo, Luiz Fux acusou o Congresso — composto por dezenas de investigados na Lava Jato — de tentar minar o Judiciário.

Veja este trecho:

O Globo: Alguns juízes dizem que, depois da Operação Lava-Jato, o Congresso Nacional passou a retaliar o Judiciário. O senhor concorda?

Luiz Fux: O enfraquecimento do Judiciário é uma das fórmulas que se utilizou para fulminar os resultados positivos da Operação Mãos Limpas, na Itália. E parece que isso está acontecendo agora no Brasil, em relação à Operação Lava-Jato. Enquanto nós estamos estudando as melhores formas de combater a corrupção, as melhores formas de investigação, o que se tem feito no Congresso é estudar como se nulificou, na Itália, todos os resultados positivos da Operação Mãos Limpas. Na Itália, começaram a fazer reformas mirabolantes para tirar o foco da Operação Mãos Limpas. Aqui, fizeram o mesmo. Na Itália, começou a haver uma política de enfraquecimento do Poder Judiciário. Aqui, a iniciativa popular propôs medidas anticorrupção, e elas foram substituídas por uma nova lei de crime de abuso de autoridade, inclusive com a criminalização de atos do juiz. Se você comparar, tudo o que se fez na Itália para minimizar os efeitos da Operação Mãos Limpas tem sido feito no Brasil também.

 

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. avec disse:

    Vamos lá.... Quem está enfraquecendo o Justiça? Decisão do Lewandowski no congresso com um afronto a constituição no caso do impeachment Dilma. Decisão do STE na votação da chapa Dilma/Temer. Decisão da 2ª turma para soltar condenados. Decisões equivocadas do Gilmar, culminando no caso do amigo Barata. Decisão a caminho de não prender condenados em 2ª instância. A POPULAÇÃO ESTÁ BEM INFORMADA!!!! A CENSURA ECONÔMICA DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO ENFRAQUECEU COM A CRISE FINANCEIRA.

Ler comentários
  1. z disse:

    O judiciário posar de vítima é o mesmo que lavar a mãos.

  2. Fernando Zão disse:

    Barroso tem se mostrado uma gratíssima surpresa (eu não levava a menor fé). Fux tem mantido uma regularidade positiva em suas decisões a favor do Brasil. Os demais são um grande mistério. Nem tudo está perdido. Lewandowski e o furão de concurso Tófoli e o careca já sabemos pra quem trabalham. Agora surge com toda a força o vaidoso Beiçola que não admite aparecer menos que um juiz Federal de primeira instância - na verdade não admite aparecer menos do que ninguém.

  3. Alexandre Resende disse:

    E colegas dele, no judiciário, também estão se esforçando e muito para sabotar a lava-jato e o combate a corrupção generalizada.

  4. beco disse:

    Como são hipócritas esses ministros do stf, se eles tivessem um minimo de senso de Justiça não tinham aprovado a reeleição de rodrigo maia, empossado o ficha suja jader barbalho e de longa data tinham cassado renan calheiros, eunício oliveira, sarney, lobão, collor e muitos outros corruptos. São piores do que esses canalhas políticos.

  5. Sandra Maria disse:

    Ele só pode estar estar de sacanagem com a inteligência da gente em querer colocar a responsabilidade somente no congresso nacional (letra minúscula mesmo), sendo que o Safado Tribunal Federal é o maior responsável pela situação do Brasil, contra a Lava Jato. SOU MORO, SOU LAVA JATO!!!!!

  6. z disse:

    O Brasil abriu as portas pra máfia que se perpetua, faz parte do DNA.

  7. Luciana Chinato disse:

    Pois é justamente o momento em que é preciso FIRMEZA E COMBATE por parte do STF.... como se pode admitir um GILMAR SAPÃO fazendo tanta lambança ????

  8. Guilherme disse:

    Ha! O mesmo judiciário, suposto guardião da constituição, que estuprou a mesma pra criar um novo rito de impeachment e garantir os direitos políticos de sua amiguinha, a terrorista criminosa estocadora de vento? Ah, vai tomar no kuh Fux!

  9. Beto Bolado disse:

    E o congresso ainda conta com ajuda de boa parte do STF né... Vide Gilmar Mendes e seus asseclas. Aliás, como vai a filha desembargadora no Rio indicada pelo Pezão, caro Fux? A justiça está coberta de vidro e não de razão.

  10. Elaine disse:

    A FILHA DO FUX DESEMBARGADORA? NEPOTISMO CORPORATIVISTA PESAAAAAADO...

  11. Tete disse:

    Inclusive inventando mentiras sobre os juízes. A máfia da corrupção é supra partidária. Kakay é supra partidário. Só a Folha e MônicaBergamo são petistas.

  12. Mi disse:

    Nossa! Do jeito que o ministro Fux fala, parece que o STF está muito preocupado em combater a corrupção e apoiar a operação lava jato. Pois bem, os ministros do STF são os que mais estão se esforçando pra acabar com essa operação. O que eles têm como objetivo não é atuar em nome dos interesses da sociedade e sim proteger políticos, os quais estão envolvidos nos piores escândalos de corrupção. Os ministros do STF estão acabando com a credibilidade do judiciário.

  13. Luma disse:

    Enfraquecimento do judiciário!? Esse cara é uma piada. Um judiciário que não funciona. Gordo, lerdo, preguiçoso, perdulário. Que não tem urgência em nada e acha que não deve satisfação à ninguém.

  14. ps disse:

    A pergunta que o Globo não fez e nem fará é a seguinte: A que e a quem servem os supremecos ? Resposta: São os "chegados indicados" para "ajeitar" as coisas prá turma do colarinho branco!

  15. Luís Mário disse:

    Quando as investigações atingiram líderes políticos de "todos" os partidos ficou perceptível o início de um processo de agentes dos três poderes no sentido de, através de atos, criação de leis e julgamentos, boicotar as ações de responsabilização criminal de seus aliados investigados, denunciados, indiciados, réus e condenados.

  16. Lucius disse:

    Só o congresso... Fux? Num tá sentindo o fedor de "porva", na sala do gilmar???

  17. Sergio Franco disse:

    Podia começar se explicando porque a filha dele foi indicada como desembargadora com menos de 40 anos. O Judiciário é um ninho de troca de favores e dos mais absurdos privilégios, fora a conhecida lentidão e ineficiência. Esses caras tem que olhar para seus umbigos antes de falar mal dos outros poderes. E bora acabar com essa boquinha de cargo vitalício no STF.

    1. Muito bem lembrado. No Brasil, a hipocrisia é rainha - "Faça o que eu mando..."

  18. Luciano disse:

    Exatamente, é preciso que MBL, VemPraRua, MVB, NOVO, etc foquem as ações no congresso!

  19. Bia Ferraz disse:

    Quem acaba com a moral do judiciário, são os 6 indicados petistas do STF e o ENGANOT na PGR! Temer deveria alterar a composição do supremo igual ao que Macri fez na Argentina, Temer precisa despetralhar esse supremo!

    1. Pois é, Bia Concordo plenamente com o "DesPETRALHAR esse Supremo" O probleminha grande é que: Temer ESTÁ na mesma pocilga imoral e imunda de todos eles.

  20. wadum disse:

    O enfraquecimento da Lava Jato , viu sr Fux começou ai no Supremo com os comparsas do Pt e com ajuda da vovó Mafalda.

  21. Paulo Robson Ferreira disse:

    Carminha, você pode convocar as FFAA. É a coisa mais inteligente que você faria na sua vida. Toma coragem ministra. Você jamais se arrependerá.

  22. FRancisco disse:

    É, Na Itália, também deve ter tido JUÍZES querendo não prender em segunda instância. Na Itália, também deve ter tido uma presidente do STF como Carminha - que deixa a coisa rolar solto e ainda tenta desviar o foco jogando migalhas ao povo como se fosse o banquete de cada dia. Na Itália, havia a política do Pão e Circo desde o império Romano. No Brasil, tenta-se o mesmo com Carminha, Gilmar, Toffoli, Lewandowski, Marco Aurélio de Mello... os BENEVOLENTES. -- Não vou dizer onde quero que enfiem essas migalhas. Caberá ao povo dar um fim nisso tudo, quem sabe, ateando fogo nesse circo.

  23. Lux disse:

    Todos enfraquecem a lava jato até mesmo os "SUPREMOS" que são um demérito para a justiça! Lava Jato e os juízes de primeira instância dão um.show. ....já o stf é uma quadrilha