Fux: “Congresso tenta enfraquecer Judiciário para fulminar Lava Jato”

Na entrevista a O Globo, Luiz Fux acusou o Congresso — composto por dezenas de investigados na Lava Jato — de tentar minar o Judiciário.

Veja este trecho:

O Globo: Alguns juízes dizem que, depois da Operação Lava-Jato, o Congresso Nacional passou a retaliar o Judiciário. O senhor concorda?

Luiz Fux: O enfraquecimento do Judiciário é uma das fórmulas que se utilizou para fulminar os resultados positivos da Operação Mãos Limpas, na Itália. E parece que isso está acontecendo agora no Brasil, em relação à Operação Lava-Jato. Enquanto nós estamos estudando as melhores formas de combater a corrupção, as melhores formas de investigação, o que se tem feito no Congresso é estudar como se nulificou, na Itália, todos os resultados positivos da Operação Mãos Limpas. Na Itália, começaram a fazer reformas mirabolantes para tirar o foco da Operação Mãos Limpas. Aqui, fizeram o mesmo. Na Itália, começou a haver uma política de enfraquecimento do Poder Judiciário. Aqui, a iniciativa popular propôs medidas anticorrupção, e elas foram substituídas por uma nova lei de crime de abuso de autoridade, inclusive com a criminalização de atos do juiz. Se você comparar, tudo o que se fez na Itália para minimizar os efeitos da Operação Mãos Limpas tem sido feito no Brasil também.

 

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vamos lá…. Quem está enfraquecendo o Justiça?
    Decisão do Lewandowski no congresso com um afronto a constituição no caso do impeachment Dilma.
    Decisão do STE na votação da chapa Dilma/Temer.
    Decisão da 2ª turma para soltar condenados.
    Decisões equivocadas do Gilmar, culminando no caso do amigo Barata.
    Decisão a caminho de não prender condenados em 2ª instância.
    A POPULAÇÃO ESTÁ BEM INFORMADA!!!! A CENSURA ECONÔMICA DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO ENFRAQUECEU COM A CRISE FINANCEIRA.

Ler mais 25 comentários
  1. Vamos lá…. Quem está enfraquecendo o Justiça?
    Decisão do Lewandowski no congresso com um afronto a constituição no caso do impeachment Dilma.
    Decisão do STE na votação da chapa Dilma/Temer.
    Decisão da 2ª turma para soltar condenados.
    Decisões equivocadas do Gilmar, culminando no caso do amigo Barata.
    Decisão a caminho de não prender condenados em 2ª instância.
    A POPULAÇÃO ESTÁ BEM INFORMADA!!!! A CENSURA ECONÔMICA DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO ENFRAQUECEU COM A CRISE FINANCEIRA.

  2. Nossa! Do jeito que o ministro Fux fala, parece que o STF está muito preocupado em combater a corrupção e apoiar a operação lava jato. Pois bem, os ministros do STF são os que mais estão se esforçando pra acabar com essa operação. O que eles têm como objetivo não é atuar em nome dos interesses da sociedade e sim proteger políticos, os quais estão envolvidos nos piores escândalos de corrupção. Os ministros do STF estão acabando com a credibilidade do judiciário.

  3. É,
    Na Itália, também deve ter tido JUÍZES querendo não prender em segunda instância.
    Na Itália, também deve ter tido uma presidente do STF como Carminha – que deixa a coisa rolar solto e ainda tenta desviar o foco jogando migalhas ao povo como se fosse o banquete de cada dia.

    Na Itália, havia a política do Pão e Circo desde o império Romano.
    No Brasil, tenta-se o mesmo com Carminha, Gilmar, Toffoli, Lewandowski, Marco Aurélio de Mello… os BENEVOLENTES.

    Não vou dizer onde quero que enfiem essas migalhas.
    Caberá ao povo dar um fim nisso tudo, quem sabe, ateando fogo nesse circo.

  4. Quem acaba com a moral do judiciário, são os 6 indicados petistas do STF e o ENGANOT na PGR!
    Temer deveria alterar a composição do supremo igual ao que Macri fez na Argentina, Temer precisa despetralhar esse supremo!

    1. Pois é, Bia
      Concordo plenamente com o “DesPETRALHAR esse Supremo”
      O probleminha grande é que:
      Temer ESTÁ na mesma pocilga imoral e imunda de todos eles.

  5. Podia começar se explicando porque a filha dele foi indicada como desembargadora com menos de 40 anos. O Judiciário é um ninho de troca de favores e dos mais absurdos privilégios, fora a conhecida lentidão e ineficiência. Esses caras tem que olhar para seus umbigos antes de falar mal dos outros poderes. E bora acabar com essa boquinha de cargo vitalício no STF.

  6. Quando as investigações atingiram líderes políticos de “todos” os partidos ficou perceptível o início de um processo de agentes dos três poderes no sentido de, através de atos, criação de leis e julgamentos, boicotar as ações de responsabilização criminal de seus aliados investigados, denunciados, indiciados, réus e condenados.

  7. A pergunta que o Globo não fez e nem fará é a seguinte: A que e a quem servem os supremecos ? Resposta: São os “chegados indicados” para “ajeitar” as coisas prá turma do colarinho branco!

  8. Enfraquecimento do judiciário!? Esse cara é uma piada. Um judiciário que não funciona. Gordo, lerdo, preguiçoso, perdulário. Que não tem urgência em nada e acha que não deve satisfação à ninguém.

  9. E o congresso ainda conta com ajuda de boa parte do STF né… Vide Gilmar Mendes e seus asseclas. Aliás, como vai a filha desembargadora no Rio indicada pelo Pezão, caro Fux? A justiça está coberta de vidro e não de razão.

  10. Ha! O mesmo judiciário, suposto guardião da constituição, que estuprou a mesma pra criar um novo rito de impeachment e garantir os direitos políticos de sua amiguinha, a terrorista criminosa estocadora de vento? Ah, vai tomar no kuh Fux!

  11. Ele só pode estar estar de sacanagem com a inteligência da gente em querer colocar a responsabilidade somente no congresso nacional (letra minúscula mesmo), sendo que o Safado Tribunal Federal é o maior responsável pela situação do Brasil, contra a Lava Jato.
    SOU MORO, SOU LAVA JATO!!!!!

  12. Como são hipócritas esses ministros do stf, se eles tivessem um minimo de senso de Justiça não tinham aprovado a reeleição de rodrigo maia, empossado o ficha suja jader barbalho e de longa data tinham cassado renan calheiros, eunício oliveira, sarney, lobão, collor e muitos outros corruptos. São piores do que esses canalhas políticos.

  13. Barroso tem se mostrado uma gratíssima surpresa (eu não levava a menor fé). Fux tem mantido uma regularidade positiva em suas decisões a favor do Brasil. Os demais são um grande mistério. Nem tudo está perdido. Lewandowski e o furão de concurso Tófoli e o careca já sabemos pra quem trabalham. Agora surge com toda a força o vaidoso Beiçola que não admite aparecer menos que um juiz Federal de primeira instância – na verdade não admite aparecer menos do que ninguém.

  14. Todos enfraquecem a lava jato até mesmo os “SUPREMOS” que são um demérito para a justiça! Lava Jato e os juízes de primeira instância dão um.show. ….já o stf é uma quadrilha