Fux: 'Nós não temos um governo de juízes'

Fux: Nós não temos um governo de juízes

Luiz Fux voltou a criticar o que chama de “protagonismo deletério” do STF e dizer que ele não é culpa do Judiciário, mas dos próprios políticos que recorrem à Justiça, levando-a a decidir várias questões.

O presidente do Supremo, que também comanda o CNJ, participou nesta terça (29) de uma videoconferência com presidentes dos TJs estaduais, dos TRFs, dos TREs e dos Tribunais Regionais do Trabalho.

“No Supremo (…), apenas a título de uma conversa informal, nós entendemos que há hoje um protagonismo deletério do Supremo Tribunal Federal, absorvendo matérias que pertencem às esferas de outros Poderes”, declarou Fux.

“Nós não temos um governo de juízes. Nós não temos que assumir essa pecha da judicialização, do ativismo judicial, quando na verdade sabemos que a jurisdição é uma função que só se movimenta quando provocada”, prosseguiu o presidente do STF.

“Na verdade, não existe uma judicialização da política. O que existe é a política que judicializa seus feitos quando não consegue resolver na arena própria as suas questões intramuros”, acrescentou o ministro.

Leia mais: Combo O Antagonista e Crusoé: comece a ler por apenas R$ 1,90/mês
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 48 comentários
TOPO