Fux: "Preservaremos a democracia a qualquer custo"

Fux: “Preservaremos a democracia a qualquer custo”
Foto: Rosinei Coutinho / SCO /STF / Divulgação / CP

Luiz Fux, em artigo para O Globo, prometeu que a tentativa de golpe de Donald Trump não vai se repetir no Brasil:

“Qualquer líder que busque subjugar as instituições — sendo elas do Judiciário, do Legislativo, do Executivo ou mesmo as privadas —, concentrando e abusando do poder a ele concedido pelo voto, deve sofrer imediata reação da imprensa livre, da sociedade crítica e dos demais poderes constituídos. Vitórias eleitorais não representam carta-branca para desígnios individualistas ou decisões arbitrárias. O governo é das leis e não dos homens.

E o Poder Judiciário tem papel essencial nesse contexto, porque cabe a ele ser o garantidor do cumprimento das leis e da Constituição. Não se pode hesitar em cumprir essa missão.

Na qualidade de presidente do Supremo Tribunal Federal, posso assegurar que a Corte, como guardiã da democracia constitucional, permanecerá vigilante para que a situação registrada nos EUA no último 6 de janeiro jamais ocorra no Brasil. Preservaremos a democracia a qualquer custo.”

Ouviu, Bolsonaro?

Leia mais: Como se articulam advogados criminalistas e filhos de ministros de tribunais superiores alvos de investigações para blindar-se na Justiça.
Mais notícias
TOPO