ACESSE

Gabbardo diz que cidade de São Paulo deve chegar à fase verde em 30 dias

Telegram

João Gabbardo dos Reis, que integra o Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo, disse hoje que a capital paulista deve alcançar a fase 4 (verde) do plano de reabertura em um mês.

Atualmente, São Paulo está na fase 3 (amarela).

“A previsão é que em 30 dias a capital de São Paulo já esteja na fase verde, com todas as atividades funcionando sem restrição de horário, mas com restrição de capacidade”, afirmou Gabbardo à TV Globo.

“Passando para essa fase verde, além da ocupação, vão ficar com restrições eventos que envolvem aglomerações. Isso só será possível mais adiante, na fase azul”, completou.

Para que a capital avance para a quarta etapa do plano de reabertura, o governo do estado deve fazer mudanças nos critérios atuais — que exigem uma taxa de ocupação de leitos de UTI inferior a 60%.

“O Centro de Contingência se posicionou, e o governador [João] Doria deve anunciar nos próximos dias os motivos desta mudança. O plano estabelece como um dos critérios para mudar da fase amarela para a verde um percentual menor de 60% de ocupação leitos, o que significa que 40% teriam que estar disponíveis. […] Como os índices estão decréscimo na cidade de São Paulo, não há necessidade de ter 40% de leitos ociosos, sendo que as pessoas seguem infartando, tendo acidentes. O importante é que eles possam ser usados para Covid-19 ainda. Caso necessário, podem ser requisitados de novo, diferente de quando não tínhamos leitos suficientes.”

Ainda segundo o ex-número 2 do Ministério da Saúde, a cidade só deve avançar para a fase 5 (azul) após o surgimento de uma eventual vacina para a Covid-19.

Leia mais: Sócios no desastre: a responsabilidade dos governadores na pandemia. Clique aqui para ler mais

Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 12 comentários