Gabeira, a relação cordial com Bolsonaro e a corda jornalística

Fernando Gabeira conta que teve de explicar por que mantém uma relação cordial com Jair Bolsonaro, como se viu na entrevista do candidato na GloboNews. E diz que não será cúmplice ou algoz de ninguém em entrevistas.

Leia um trecho da sua coluna:

“Em plena campanha, não sei se estamos realmente escolhendo um presidente ou cavando uma crise para que ele se afunde, como afundaram seus antecessores. O Congresso votou uma bomba fiscal e o STF, um aumento que vai repercutir nas contas públicas. No calor da luta política, os candidatos falam em investir. Mas como, se as despesas da máquina do governo vão aumentar?

Tive de explicar a alguns amigos por que tenho uma relação cordial com Bolsonaro. Não sabiam que o conheço há duas décadas, e convivemos no Congresso durante 16 anos e inúmeras viagens Rio-Brasília. Foram 16 anos de divergência no campo dos costumes sem que se tenha perdido o diálogo.

Da mesma forma, conheço quase todos os outros candidatos. Admiro sua coragem. Nunca estive com o Cabo Daciolo, por exemplo, mas o considero uma versão light do russo Iorudivi, um louco de Deus.

Ele não usa correntes amarradas no corpo, mas tem as mesmas visões de cura. Daciolo afirmou que soube por Deus que a deputada Mara Gabrilli iria andar em breve.

São homens e mulheres que se dedicam a uma tarefa muito difícil. É possível que alguns não saibam o quanto. E que alguns tenham até má intenções.

Considero fundamental que todos possam apresentar suas ideias. Na última eleição entrevistei os que estavam fora do debate, porque não pontuaram o suficiente nas pesquisas.

Certamente o farei de novo, com a tática de sempre: nem cúmplice nem algoz. Tudo o que posso fazer é estender uma corda para que escalem a montanha ou se enforquem.”

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. O respeito na altivez em colocar Severino em seu devido lugar. A tristeza em perder o governo do Est.do Rio nas eleições de 2010. Não haveria o Cabral. Íntegro, um leve elogio a Bolsonaro faria furor

Ler mais 118 comentários
  1. O respeito na altivez em colocar Severino em seu devido lugar. A tristeza em perder o governo do Est.do Rio nas eleições de 2010. Não haveria o Cabral. Íntegro, um leve elogio a Bolsonaro faria furor

  2. Gabeira é respeitável. Primeiro a reconhecer os equívocos da juventude e afirmar que ele e os companheiros lutavam por uma ditadura – e não pela democracia; e a repudiar a roubalheira lulopetista.

  3. Gabeira, naquela “roda vermelha” que entrevistou o candidato Bolsonaro na Globo News, parecia um lorde em vez de jornalista. Elegante, discreto, cordial e brilhante nas perguntas, como sempre.

  4. Teve de se explicar aos seus colegas comunas, de certo! Binários!
    Bolsonaro e Gabeira estiveram em lados opostos no regime militar. Gabeira, que ainda tem juízo, reconheceu o que queriam na época.

  5. É a incoerência progressista nobre jornalista. Só são politicamente corretos para obrigar você a pensar como eles. Se ousar pensar diferente, o nazismo é fichinha…patrulhamento total!

  6. A esquerda e a midia funcionam, unidas, como uma seita fanática com seus excomungados de estimação em quem ninguém pode tocar com medo de se contaminar. Bolsonaro é um desses demonizados excomungados

  7. Pauta bomba? Nós, Patriotas, vamos explodir na porrada qualquer um que se meter no caminho do Mito, querseja do legislativo, judiciario, imprensa, ONG, partido ou movimento social! Vão pagar pra ver??

  8. Podem falar o que for. Gabeira e’ um ser em constante evolucao. Esse cara saiu da obscura luta armada por uma ditatura comunista para trazer uma voz serena e ouvidos abertos ao contraditorio. Admiro.

  9. Gabeira é Jornalista, com J maiúsculo. Um exemplo a ser seguido por aqueles que foram abduzidos pelo lado marrom da força mas ainda podem ser resgatados. Marrom foi um eufemismo.

  10. Não cairei no erro de elogiar quem fez besteira no Regime Militar. Diante das obviedades ditas, eu mantenho o silêncio, pois a análise é essa mesma que ele fez. Miriam Leitão e Camarotti erraram.

  11. Olha, depois desta série de considerações do Gabeira, entrego os pontos. Serei um fã deste raro Comunista esclarecido! Prometo inclusive, esquecer daquela foto de sunga de crochê!

  12. Gabeira hoje eh um homem sábio e maduro, depois de tantos anos de vida pública conhece e reconhece que o radicalismo não leva a lugar nenhum, por isto eh zen e deseja na verdade que o País se superes!

  13. Jornalistas politicamente corretos fazem parte do ódio do bem, aprovado e chancelado pela esquerda! Para eles tá tudo bem atacar e desrespeitar quem não segue a cartilha do pessoal de humanas

  14. Eu aplaudo o Gabeira! É de esquerda mas não tem má fé como os jornalistas e pseudo intelectuias “progressistas”! Gabeira refuta a ditadura do politicamente correto!

  15. Gabeira dá uma aula de profissionalismo em toda a bancada da Globo News e Roda Viva! É possível discordar sem vilanizar/caricaturizar; criticar sem ofender.

  16. Na GN a imparcialidade dos entrevistadores e moderadores dos Debates Políticos já é conhecida, viés esquerdistas. A surpresa ruim ficou por parte do CAMAROTTI destilando seu ódio gratuitamente.

    1. E o que se poderia esperar de um esquerdopata enrustido? Talvez nem ele mesmo se dê conta do tamanho da doutrinação que sofreu na universidade, o que não é uma desculpa, porque ele já é bem grandinho.

  17. Gabeira com suas opiniões equilibradas. Foi entrevistado recentemente na Globonews. Creio que poucos assistiram. E seus documentários são um dos poucos programas que se salvam na TV.

  18. Está claro que o Jornalismo tem lado e que não toleram a sensatez, Gabeira viveu a esquerda no Brasil e foi um dos poucos que enxergou o momento da quebra dos ideal público para o interesse pessoal.

  19. Gabeira merece respeito por manter o diálogo e por reconhecer que os militares lutavam contra uma tentativa de se implantar uma ditadura do proletariado: https://www.youtube.com/watch?v=cP5PGY08vbs

  20. Grande Gabeira. É a sensatez em pessoa. Ele faz muita falta no congresso. É uma pena que as regras não permitem que João Amoedo não possa participar dos debates. Aí sim, o nível seria elevado.

  21. Tenho até com receio de elogiar o Gabeira. Sempre aparecem os extremistas lembrando seu passado, como se fosse impossível mudar! Mas fico feliz com a grande quantidade de pessoas que o admiram!

  22. Gabeira é o maior exemplo de sonhador que acordou. Hoje é um homem realista e excelente jornalista. O respeito muito! A educação com a qual tratou não só o Jair, mas tb os outros…coisa rara.

  23. Naquela fatídica sabatina de cartas marcadas, aonde os filhotes do Dr. Roberto psicografaram um “mea culpa” no ponto de ouvido da Sra. Leitão, Gabeira ganhou ainda mais o meu respeito!

  24. …nos últimos anos. Tem se mostrado sensato, fiel à ética, batalhador pelo ambiente e pelo Brasil como um todo. Critica o que ESTÁ ERRADO. Independente de onde vem. Moderado. Um grande brasileiro.

  25. O Gabeira ! Você ainda tem dúvidas Qto a MUDANÇAS no Brasil ? Vc mudou de lado mas n esquecemos das suas como muitos ; Capivara$ e preferências ; deixe de fazer como os tucanos vitalícios empoleirados

  26. Exato como vejo. Hoje os eventuais e meros jornalistas que parece que nao cursaram Comunicação são algozes inquisidores medievais.Nenhum candidato merece isso.Sejam algozes de ladroes. Gabeira, unico

  27. ‘Gabeira conta que teve de explicar por que mantém uma relação cordial com Jair Bolsonaro’
    por quê?
    por que o Bolsonaro é o corrupto que comandou o Petrolão?
    ou por que está preso em Curitiba?

  28. perfeito, além do Augusto Nunes , talvez sejam apenas dois os profissionais de imprensa que preferem estender pontes a queima-la no altar ideologico .A Folha ? apenas incendiarios .

  29. Admiro o Gabeira e de seus comentários. O Bolsonaro é o cara certo no momento certo para endireitar o estrago que foi feito nos últimos 30 anos de desgoverno destrambelhado de petistas e pessedebistas

  30. Gabeira tem bom senso. Muito mais que 90% de toda a grande imprensa. Você pode ter um colega em campos opostos, e daí? Isso demanda guerra? Parabéns, Gabeira. Seus colegas fariam bem em te imitar.

  31. Foi uma pena que tenha perdido o seu precioso tempo da juventude com o comunismo/socialismo que não leva a lugar seguro. Tenho desconfiança desses comunistas arrependidos, como Gabeira.

  32. Geraldo centrão da corrupção ORCRIMin, Geraldo Paulo Preto ORCRIMin, Geraldo rodoanel ORCRIMin, Geraldo trensalão ORCRIMin, Geraldo roubamerenda ORCRIMin, Geraldo Beiçola ORCRIMin, Geraldo PCC ORCRIMi

  33. Ao Gabeira todo o meu respeito e consideração pela sua tranquilidade, coerência de atitudes e facilidade de comentar fatos da vida Brasileira sem passionalismo. Votaria nele para Presidente.

  34. Admiro o Gabeira desde que ele renunciou ao comunismo, reconheceu OS CRIMES DOS COMUNISTAS. Gabeira é brilhante, charmoso, honesto e inteligente, jamais poderia ser de esquerda.

  35. Gabeira é 10, um sujeito culto/vivido/viajado, que soube analisar o passar do tempo. Saiu do ranço de comunista/direita/esquerda/centro, que aprisiona IDIOTAS. Aqui na área está infestado desses.

  36. Seja qual for a bandeira, em tempos de “ativismo de imprensa”, ele bem podia dar aula pra quase todos os jornalistas que tive o desprazer de assistir “em ação”, sobretudo nos últimos dias.

  37. O Gabeira foi amável com todos os sabatinados. Porque ele deveria ser diferente só com Bolsonaro, como fizeram os outros? Até o Camarotti foi estúpido só com Bolsonaro. Imprensa imparcial não existe.

  38. Admiro a honestidade intelectual do Gabeira; tem convicções e não as esconde nem tenta fazer proselitismo. Amadureceu muito e está bem consigo mesmo, respeitando os divergentes. Bom menino!

  39. O problema do Bolsonaro é que ele tem umas atitudes idiotas, às vezes, como ofender a Maria do Rosário (que, pra mim, apesar das ideias equivocadas, é uma pessoa de bem, e bonita, ainda, rsrs)…

    1. … simples assim: https://www.youtube.com/watch?v=skYSibcmJAY&t=1s
      http://bit.ly/2yQtreb
      http://bit.ly/2hFHb8d

    2. Hahaha, “ofender”. Ele se defendeu de uma acusação, aí sim, caluniosa. Ele retrucou através de um arroubo de retórica, pra chamar ela de feia, ou pra dizer que ela, como qualquer uma, não merecia.

  40. Dos 9 da GloboNews Gabeira com toda sua elegância foi o que fez os questionamentos mais pertinentes e difíceis para os candidatos. Ele os encurralou com diplomacia e inteligência mas sem truculência

  41. Um homem sereno, admiro seu trabalho e seus posicionamentos embora divergindo de algumas mais muito respeitoso e inteligente coisa rara de se ver hoje, alias os poucos estão se indo.

  42. Gabeira desde sempre tem essa coisa fenomenológica tricotada de uma relação cordial com as coisas da natureza do homem bruto… desde os anos de chumbo de caseiro de cativeiro de gringo doleiro.

    1. Jair Bolsonaro destruiu tanto os militantes do Roda Viva e da Globo News que eles tem falado pouco nisso. Imagina no jornal nacional, se provocarem ele sobre o Regime Militar, de novo? Será épico.

  43. Gabeira é uma grande pessoa. Foi Guerrilheiro sim, mas já falou varias vezes que naquela epoca nao lutava por democracia, mas pela ditadura do proletariado. Não faz o jogo sujo da esquerda!

  44. Hoje em dia uma pessoa que pensa diferente e é respeitada é motivo de furor. O fato de ter pensamentos opostos ou diferentes não pode ser traduzido em ódio. É o que se viu aqui. Parabéns aos dois.

  45. Gabeira tentando se redimir de sua burrice ao acreditar que o comunismo era a solução,e não um sonho idiota e utópico usado por ladrões para massacrar o povo e virar uma ditadura assassina!Menosmal

  46. Quem é democrata aceita o que a maioria decide. Pode brigar por suas posições e detestar quem ganhar as eleições, mas se ganhar Bolsonaro, Boulos ou quem quer que seja, tem que respeitar a maioria.

  47. Educado, ex-guerrilheiro confesso, um gentleman há muito tempo. Minha admiração por ele foi pra estratosfera quando ele botou o dedo na cara do Severino Cavalcanti, então presidente da Câmara.

  48. 1. de fato, a Globo quer fazer a cabeça do povo, não dando escolha; 2. Gabeira toma o lado do jornalismo independente e não do partidarismo político; 3. não assisto mais a GNews, não sou idiota.