Gasto com aposentados nos estados cresce 10 vezes mais que despesa com servidores

Em um ano, o gasto dos estados com aposentados aumentou quase dez vezes mais do que a despesa com funcionários da ativa, relata o Estadão com base em cálculos do Ipea.

“Na soma de todos os estados, as despesas com servidores ativos aumentaram 0,8% entre setembro de 2017 e agosto de 2018, enquanto os gastos com aposentados e pensionistas cresceram 7,5%”.

Os generais acompanham as primeiras ações do futuro governo — e não aprovam tudo... LEIA AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. JOSÉ disse:

    Até que enfim. Estão descobrindo o fim da meada. Os 37/38 bi de "rombo" tem muito a ver com os Estados. Um pouco de verdade não faz mal.

Ler comentários
  1. Rumanettto disse:

    MaÇã naria foca seus empregos máquinas públicas pq sabe q é dinheiro fácil, s dono e manipulável desde prefeituras Estados União estatais autarq agências sist S. Por isso o Temerário sancion

    1. Algum maçom andou machucando profundamente, profundamente e alargadamente um rapaz aí.

    2. Algum problema neurológico ou é de brincadeira mesmo?

    3. Vou ter que disfarçar meus alertas sobre está religião da maçã naria pq antas já estão censurando as verdades a mando de algum MaÇão incomodado com reais revelações óbvias e patentes açõ

  2. HELDER disse:

    O difícil de entender é o governo alegar o rombo na previdência, e que de fato há, porém, concede um aumento aos ministros do STF exatamente em um momento em que se pede o sacrifício de todos.

  3. Maria disse:

    Isso tem uma lógica: não houve novas contratações por conta da crise e quem tinha direito de aposentar pediu aposentadoria antes que haja mudanças.

  4. Eduardo disse:

    O rombo só aumenta. Chegaremos ao ponto de termos mais aposentados do que trabalhadores na ativa sustentando as aposentadorias dos outros.

  5. Marco disse:

    Prova inequívoca de que os "direitos" roubam o futuro (e o STF faz de bobo em sua bolha).

  6. Jose disse:

    O dinheiro público é muito mal administrado no Brasil. Os políticos nada fazem para cortar os gastos na carne. O Brasil está falido. Será que ninguém enxerga isso?

  7. Jose disse:

    Legal, vamos eliminar a polícia, os bombeiros, os professores e e os médicos do serviço público e botar todo dinheiro em mais subsídio para o Simples Nacional....

  8. Eduardo disse:

    Ao contrário do mundo desenvolvido, o brasileiro sonha em se aposentar jovem para passar o resto da vida às custas do Estado. Aí não tem país que aguente.

  9. AftasArdem disse:

    Não é de hoje que há um acumulo de idosos nos serviços públicos. Se a lei de aposentadoria compulsória em anos for revertida vão se fechar muitas instituições requeridas pela constituição.

  10. Marciano disse:

    Uai, corta aposentadoria de políticos e adjacentes, que isto não é profissão, que vai sobrar muito dinheiro.

  11. Jose disse:

    Ele paga a complementar, meu caro... ou você acha que os 11% eternos, até morrer, são sobre o teto do INSS? O problema dos servidores é o patrão deles, que chama contribuição patronal de defici

  12. Leitor disse:

    O que dá para inferir que os funcionários não estão sendo repostos. É a terceirização funcionando a todo vapor.

  13. DireitaMassiva disse:

    Está se consumido mais riqueza(membros do Estado) do produzindo(nós). Estado ñ produz riqueza mas consome!

  14. RENATO disse:

    Mas isso é logico! A populaçao esta envelhecendo e pra piorar as politicas publicas para contratação de mao de obra acima dos 50 anos inexiste ou seja tem gente que prefere aposentar a passar fome

  15. Luciano disse:

    Só é preciso saber direitinho se esses "aposentados" não são fantasmas que surgiram apenas pra engordar as contas de alguns governadores criminosos. Cabe investigar esse "crescimento" rápido.

  16. Goreba disse:

    Aumento veremos no próximo ano, quando todos os APOSENTADOS do Judiciário (aquele que é o MAIS CARO do mundo) tiver a incorporação do "reajuste" de 16% do Tofoli.

  17. Indignado disse:

    São esses mesmos estados que pedem socorro constantemente ao Governo Federal??? São estes estados que abrem licitação para ter a sua disposição jatinhos e helicópteros como foi noticiado ontem?

  18. Carlos disse:

    Pois nao parece. O stf nao aprovou mais um aumento. Ainda bem que o Pais esta falido. Acabou a mamata. Para arredondar a conta o governo tera que demitir milhoes de funcionarios públicos.

  19. Romeu disse:

    Nos estados, como na união, funcionários públicos ativos e inativos aplaudem as gestões da corrupção e da gastança pública, bem como o último aumento do STF. Irresponsabilidade social baseada

  20. TICO disse:

    Tenho insistido numa auditoria severa na aposentadoria e pensões concedidas desde 2003. Isso deve alcançar o Legislativo, executivo e judiciario, nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

    1. Um amigo tentou proceder verificações nessa area e foi ameaçado de morte, pediu demissão.

  21. Jackson disse:

    Claro, pessoas que viviam até 60 anos hoje vivem até 80. Nuca fechará essa conta. Soma o aumento do funcionalismo público na era PT, com aumentos absurdos de penduricos nesse período, já eras.

  22. Ricardo disse:

    Presidente Bolsonaro, não privatize mas sim de autonomia para as estatais. Aquelas rentáveis sobreviverão, e as ineficientes (a maioria) falirão. O importante é não dar mais um centavo para as m

  23. Marcus disse:

    Um ABSURDO se deixarem aa conta para oa ativos... contribuirão mais e RECEBERAM .menoa como aposentados.. a conta tem que ficar com essa gente que se aposentou precocemente com benesses legais..

  24. Marcus disse:

    A verdadeira reforma seria essa .. aumentar a alíquota doa altos salários dos aposentados que agora serão mais beneficiados pela.elevacao só teto... tem.gente que se quer formaram reserva atuarial

  25. Machado disse:

    Para acabar com essas pragas, somente uma praga!

  26. John disse:

    "O estado é a grande ficção pela qual todo mundo deseja viver às custas de todo mundo" - Bastiat

  27. JoãoI disse:

    A notícia não é clara. Aposentados e pensionistas do serviço público, certo?

  28. Okles disse:

    Vamos ser sinceros. Tirando os funcionários públicos de baixo salário. Como merendeira, limpador, policial militar e outros que sofrem. Parte dos funcionários nem deveria aposentar enquanto tiver

  29. Ngar disse:

    Não são policiais, médicos, professores nem garis. Vá ver qto recebem membros do MP, do Judiciário (incluindo os infames tribunais de contas) e das Assembleias/Câmaras. E idade de aposentadorias

  30. Valdemar disse:

    Saber um pouco de mate matica não faz mal a ninguém! Por favor corrijam-se! Isto não quer dizer que o incremento não seja absurdo, apenas a matemática esta errada!

  31. Renato disse:

    PQP! Como se estes indices pudessem excpressar qualquer coisa mensurável!! Tem que informar os montantes!! Antas ignorantes!!

  32. Leitor disse:

    Isso é ótimo, é a terceirização do serviço público.

  33. Noely disse:

    E as aposentadorias a peso de ouro do judicíario, que pouco trabalham e muito usufrui, e ainda tem os pixulecos por fora, do HC de bandidos de colarinho branco sujo.

  34. Regina disse:

    Só estou comentando para vcs verem que tem gente que lê quando se trata de previdência kkk