General Mourão não descarta intervenção militar se o Judiciário for “atacado”

A Crusoé publica uma entrevista esclarecedora com o general Hamilton Mourão, vice de Jair Bolsonaro.

Mourão afirma que não há espaço para intervenção militar, mas diz que ela pode ocorrer se o Judiciário “não cumprir mais a sua missão porque está sendo atacado”.

Leia o trecho:

“Qual é a opinião do senhor sobre a ideia de intervenção militar e como os senhores agiriam em caso de crise?
Não vejo nenhum espaço para uma intervenção militar. Isso tem sido repetidamente dito pelo nosso comandante, o general Villas Bôas, e outros oficiais-generais. Agora, o que ocorre é que a gente nunca pode abandonar aquela nossa questão da missão constitucional das forças, das garantias dos poderes constitucionais e garantias da lei e da ordem. Nós temos alguns objetivos nacionais permanentes, que é o estado de democracia e paz social. Então, se quero preservar a democracia, tenho que conservar os poderes constitucionais. Se eu quero preservar a paz social, tenho que garantir a lei e a ordem. No momento em que isso estiver seriamente ameaçado, aí poderá ocorrer algum tipo de intervenção. Mas não é o caso no momento, nem vejo assim a curto e médio prazo. Teria que haver uma hecatombe no país.

O que, por exemplo, justificaria uma intervenção?
Digamos assim, uma total discordância em relação às ações de combate ao crime organizado e essas quadrilhas que estão por aí, o Judiciário incapaz de fazer cumprir suas sentenças, incapaz de conseguir julgar quem tem que ser julgado, em total desrespeito à lei. Então, a partir daí a gente está no caos, não é? Eu tenho dito seguidamente que uma democracia como a nossa só se sustenta, e as pessoas só conseguem conviver, porque existe a lei. Se não houver respeito à lei, nós vamos para a barbárie.

O senhor está reafirmando o que disse no ano passado, quando defendeu que seria necessária uma intervenção se o Judiciário não enfrentasse a corrupção?
Sim, eu estou. Estou mostrando a questão do caos. Não é única e exclusivamente que o Judiciário deixou de julgar fulano, beltrano. Não. É o Judiciário não conseguir cumprir mais a sua missão porque está sendo atacado.”

Você pode ler o restante da entrevista no site da Crusoé:

“Aquilo foi uma ditamole”

QUAL É O PAPEL DOS MILITARES NO NOVO GOVERNO? SAIBA MAIS AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. …assuntos mais espinhosos. Defende a ordem, respeito, segurança, o cidadão honesto e respeitador dos deveres, qualidade da administração e dos serviços públicos (educação saúde), a economia livre.

Ler mais 111 comentários
  1. …assuntos mais espinhosos. Defende a ordem, respeito, segurança, o cidadão honesto e respeitador dos deveres, qualidade da administração e dos serviços públicos (educação saúde), a economia livre.

  2. General Mourão falou com lógica e correção impecáveis. É óbvio que a intervenção militar tem que ocorrer dadas certas condições. Neste caso, o poder militar seria a salvaguarda do país.

  3. Para os Brasileiros honestos que pensam e trabalham, esta intervenção já podia ter acontecido. Todavia, com Bolsonaro e Mourão, se escaparmos da urna fraudável, teremos uma chance.

  4. Nós precisamos de respostas desse tipo, chega com a historinha do politicamente correto, fala-se o que sente e pronto. O Brasil com este STF só uma intervenção mesmo, é bom JAIR se acostumando.

    1. Exato. Gostei dele condenar brancos, índios e negros na mesma frase. Esculhambou todos. Fodam-se todos os ruins. São pretos, brancos, índios ou qualquer um. Tomem todos no cu. Aponta o dedo sem medo.

  5. Ele só falou verdades. O congresso nacional e o STF são as maiores vergonha do brasileiro, hoje em dia. Essas instituições contrariam, todo dia, a tese de que “as instituições estão funcionando”.

  6. Mais um Vice que assumirá…
    “E entre visões de paz, de luz, de glória,
    Sereno aguardarei no meu jazigo
    A justiça de Deus na voz da história!”
    Dom Pedro ll, Defensor Perpétuo do Brasil…

  7. A primeira providência de candidatos dignos é mudar o status do STF.Nada de “semideuses” e essa ditadura do STF.Mandato de 5 anos no STF com eleições.Abaixo essa ditadura togada.

  8. Se a imprensa acha que as pessoas de bem desta nação temem a força, quando aplicada em favor do povo, está enganada. O povo teme a injustiça praticada contra o povo, em favor de privilegiados.

  9. Se a imprensa acha que as pessoas de bem desta nação temem a força, quando aplicada em favor do povo, está enganada. O povo teme a injustiça praticada em favor de privilegiados.

  10. O general falou o óbvio. A imprensa não deve criar manchetes onde não tem. É claro que, se essa escalada de corrupção, impunidade e violência continuar, as forças de segurança terão que atuar.

  11. Não sei o que é pior: os jornas13 ficarem perguntando a mesma coisa pro Gal. Mourão, ou o Gal. ficar sempre respondendo sobre a possibilidade de uma intervenção militar! Esse país é uma porcaria mesmo

  12. O brilhante General tem toda razão, mas intervenção já passou do tempo, pois os imorais (Tofolli, Gilmar, Lewandoski, Celso Melo, Marcos Melo) são a hecatombe, estão desmoralizando o STF e as Leis.

  13. Concordo plenamente.Não podemos ser reféns de qualquer poder corrompido ou indivíduos.Inescrupulosos,travestidos de senhores da lei,que a interpretam a seu bel prazer.Temos compromissos com a Nação.

  14. Mourão afirma que não há espaço para intervenção militar e ponto final…. aí fica imprensa rasgando a seda e fazer render um assunto que já está superado…Vida que segue meu povo

  15. Foi didático e óbvio. A partir de hoje os pseudos da informação começam a estampar manchetes do tipo “Mourão defende intervenção” insinuando uma atitude a revelia dos preceitos constitucionais. Sono!

  16. Muito bem General Mourão, “esta de sitio” e “estado de defesa” são instrumentos legais para momentos difíceis mas, só possíveis de serem decretados em governos probos, não envolvidos com a corrupção.

  17. Tá esperando o quê, General? Bandidos estão sendo soltos aos montes. Se deixarem p/ intervir qdo soltarem o Lula, dirão que é perseguição ao PT. Se depois das eleições, dirão que não souberam perder.

  18. Perfeito! Se a coisa descamba, o que se deve fazer? Deixar descambar? É incrível como tem gente que se assombra quando alguém diz o óbvio. Até por que, uma intervenção, nesse caso, é previsto na CF.

  19. Obrigada general Mourão por nos tranquilizar quanto a falta de justiça e de segurança no nosso país. Se o STF não der conta de manter criminosos na cadeia tem que haver intervenção mesmo.

  20. E onde ele está errado? Se o Judiciário continuar aravés do STF a fazer o que vem fazendo, só resta a butinada no rabo e prisão militar aos criminosos de toga, não resta outro caminho!

  21. Com a votação do aumento do salário dos supremos por eles mesmos, acho que chegamos no caos. Está na hora desse Vidas Boas colocar a Corte Suprema de Caos abaixo.

  22. Judiciário esta sendo atacado de dentro pra fora. Capitaneados por membrosVermesVermelhos do STJ e STF.SociedadeBrasileira não merece retrocesso por causa desse meliante, fugiram para Lisboa né?!

  23. Esse tal de Mourão fala muita besteira. Será que ele não aprendeu no Exército que inimigo, via de regra, está no exterior? Assuntos internos são resolvidos pelas instituições constituídas e o povo.

  24. Já era para ter intervindo , mas esperam as eleições , de quem ganhar moralizar minimamente a patamares aceitáveis e com viés de melhorias , os Militares não querem fazer o trabalho sujo e inglório .

  25. ALCKMIN = LULA = SARNEY = CENTRÃO = ESCORIA = LIXO. Não temos empregos, segurança, hospitais, etc. Só temos corruptos milionários: POLITICOS, JUIZES, EMPRESÁRIOS, etc. Todos contra o Bolsonaro….

  26. Tudo que ele disse esta acontecendo na fuça dele, Gilmar, Toffoli, Lewandomole soltando a torto direito e não fazem nada, esses militares não passam de tanga frouxa cor de rosa

  27. É interessante ver o desespero dos CORRUPTOS VERMELHOS, vão perder o cargo comissionado. Agora vai sobrar dinheiro para os Hospitais onde as pessoas morrem sem atendimento.

  28. Preparem o paredão para Gilmar, Toffoli e Lewandoski. E você Emilho Odebrecht, patrocinador de toda a corrupção Brasileira, vai ter que mudar de sexo, rg e de país. A sua pena sera maior.

  29. É isso aí General. Essa parceria do PT com PCC, MTST e tudo que é crime organizado tem que acabar. Ter que usar força para isolar e punir os chefes dessas organizações para ficar + fraquinhos.

  30. Só eu percebi a semelhança física entre o vice do Bolsonaro e Hugo Chaves? E ambos são descendentes de índio, militares e admirados pelo Mito. Se acontecer o pior, teremos nosso próprio Hugo Chaves!

  31. Obrigado meus cargos comissionados por atacarem o Bolsonaro e seu vice, assim sei que o dinnheiro que falta nos hospitais, onde as pessoas morrem sem atendimento, está sendo bem empregado

  32. General, não serão tortos os critérios de seleção de membros do Grupo dos 11? A catapulta política que os levou aos seus poleiros prioriza parentela e militância partidária. Isso poderia dar certo?

  33. • depois da era da caverna da BADERNA
    • e do PASSAR a PERNA da quadrilha do PT
    ••
    • Chegou a era da vida eterna do PQP ZiiiiiiiiiLLLL ZiiiiiiiiiLLLL
    •Irá para a TABERNA da CASERNA tomar PINGÃO
    ••

  34. Estou com o General e se o STF continuar com essa palhaçada – nós apoiamos INTERVENÇÃO MILITAR!!! Não é possível os ministros do STF afrontarem um país inteiro. General, se necessário, pode intervir!

  35. É esquerda corrupta, a sinalização é bem clara. Não irão tirar vantagem com o Bolsonaro Presidente. O General deixou bem claro, ladrão tem que ficar na cadeia, ouviu Gilmar ???

  36. Corruptos do manicômio judicial se cuidem parece que vai acabar a farra do STF em quebrar a Constituição e o ordenando jurídico para soltar os amigos corruptos, kkkkkkk

    1. Besteira. Falavam a mesma coisa de Trumop. É terrorismo psicológico de algumas revistas internacionais. Deu no que deu. Amargaram um derrota, e o povo americano colhe os frutos da vitória de Trump.

  37. Nem ditaduras conseguem consertar este país, elas funcionaram como um antibiótico que abrandou a infecção por algum tempo, mas que depois de suspenso a medicação a infecção voltou muito mais forte.

  38. Falta pouquissimo, alias eu diria que ja estamos vivendo um caos disfarçado e manipulado pela midia, Invasoes de propriedade alheia, mafia da corrupçao deitando e rolando e suprema corte corrompida.

  39. STF = SPTF = INIMIGO NR. 01 DO POVO BRASILEIRO. Não tem coragem de condenr e prender ninguem. Parece mais uma Bhunda .. solta todos facilmente… Já deveria ter sido fechado. Estamos inSaTisFeito…..

  40. Entendi o General? O Grupo dos 11 estaria sendo abatido pelo chamado Quinteto da Morte, integrado pela Trinca Patética, apoiada pelos anciãos conhecidos como Primus Inter Pares e O Meteorologista?

  41. Alckmin é continuidade de tudo isso, perguntado pq se aliou ao centrão, onde tem muita gente enrolada na L .J, respondeu que é p/ aprovar projetos p/ o país, e eles vão aprovar prjts contra corrupção?

    1. Sr. Luís, vc sabe quantos soldados morreram na Guerra do Vitenam no primeiro ano? Americano + VCN 57.000, já em plena querra, veja quantos morrem no Brasil. Não se vai resolver nada com o que estai

  42. Apoiado General, um Pais entregue a bandidagem não é um pais digino para os Seus Cidadão viverem , que diga o povo sendo roubado por Corruptos e Assassinados até por um Celular,

  43. PARABÉNS, MOURÃO! O povo brasileiro quer os ministros corruptos do Supremo Tribunal Federal na CADEIA! Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Marco Aurélio Mello.

  44. Falou a verdade. Quando temos um judiciário soltando determinados bandidos em fila e manobrando para favorecer outros bandidos, agindo como gangster. Nesse caso aquilo que é considerado nação foi-C .

  45. Quase 70 mil mortos por ano, o mesmo que os EUA perderam em 20 anos de Vietnã. Nenhuma guerra mata tanto quanto o Brasil democrático de hoje. Mas SE não houver garantia da lei e da ordem, aí sim.

  46. No STF o poder judiciario é atacado de dentro para fora pelos garantidores da corrupção. Gilmar Mendes, Lewandoviski, Toffoli, Marco Aurelio e Celso de Melo. Sem esquecer a tal Rosa.

  47. Ele falou o que as pessoas querem ouvir,o descalabro chegou a tal ponto e as pessoas não confiam no STF. Nos fomos governados pelo centrão desde o segundo governo Lula. A Venezuela é logo ali do lado.

  48. Ou seja, se Lula for solto e dê um golpe para ser presidente haverá intervenção militar! É o minimo que o exercito poderia fazer, depois de bater continência a corruptos e engolir a seco, essa farra.