Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Gilmar dá 5 dias para governo se manifestar sobre realização do Censo

Segundo o governo do Maranhão, o Planalto está reservando menos recursos do que o necessário para pesquisa demográfica do IBGE
Gilmar dá 5 dias para governo se manifestar sobre realização do Censo
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O ministro do STF Gilmar Mendes estabeleceu um prazo de cinco dias para que o governo se manifeste sobre a não adoção de medidas para a realização do Censo em 2022.

Em maio, o Supremo determinou que recursos do Orçamento fossem reservados para a realização da pesquisa demográfica em 2022.

A decisão de Gilmar ocorre após o tribunal receber informações do estado do Maranhão de que o governo federal estaria destinando menos recursos do que o necessário.

“Considerando a petição do estado do Maranhão, informando que houve descumprimento da tutela provisória concedida pelo plenário desta Corte, intime-se a União para se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.”

Segundo o governo estadual, a proposta de Orçamento da União encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional prevê R$ 2 bilhões de reais para a realização do estudo. Mas, em comunicado, o IBGE afirmou que seriam necessários, pelo menos, R$ 2,292 bilhões.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO