Gilmar Mendes falou com Roberto D’Avila, em entrevista que está sendo exibida pela GloboNews agora, às 21h.
Na entrevista, o ministro do STF disse que a Lava Jato, “bem-sucedida” e “digna de elogios”, também levou “ao desaparecimento da classe política, dos partidos políticos”.
“Ela passou a ter uma lógica própria. Veja que a Lava Jato passou a propor medidas legais, questionar medidas judiciais, a discutir aspectos que transcendem de muito a sua própria competência, a sua própria atribuição, a atribuição dessa chamada força-tarefa”, declarou Gilmar.
“Sobretudo, me parece que o desaparecimento do Congresso com seu papel de contemporização, de moderação e de enfrentamento muitas vezes levou [a] que (…) a Operação Lava Jato ganhasse uma projeção talvez exagerada e claramente indevida. Mas ela ganhou também popularidade”, acrescentou o ministro.
UmVhbG1lbnRlLCBHaWxtYXIgZGV2ZSBlc3RyYW5oYXIgcXVlIHNlIGZh52EganVzdGnnYSBjb20gb3MgP2NvbGFyaW5ob3MgYnJhbmNvcz8sIGVsZSA/bnVuY2EgYW50ZXMgbmEgaGlzdPNyaWE/IHZpdSBpc3NvIGFjb250ZWNlciBubyBCcmFzaWwsIHPzIHZpYSBqdXN0aedhIHBhcmEgbyBwb3ZvLi4uLCBtYXMgZXNxdWVjZSBxdWUgbmluZ3XpbSBlc3ThIGFjaW1hIGRhIGxlaSwgLSBuZW0gZWxlIHBy83ByaW8uLi4NCkRldmVyaWEgZGl6ZXIgcXVlIGVuZmltIE1PUk8gZW0gdW0gcGHtcyBxdWUgY29tZedhIGEgc2VyIGp1c3RvIQ==