Gilmar impede TCU de declarar Andrade Gutierrez inidônea

Gilmar Mendes deferiu nova liminar para impedir o TCU de declarar inidônea a empreiteira Andrade Gutierrez, pelos fatos relacionados aos atos de corrupção e superfaturamento referentes ao processo de Angra 3.

Segundo o ministro, impedir que a empresa contrate com o poder público “poderia inviabilizar suas atividades, inclusive o cumprimento do acordo”.

Na prática, a empresa vai pagar o R$ 1 bilhão de multa por ter saqueado os cofres públicos com dinheiro do contribuinte.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 97 comentários
  1. Tomara que eu tenha entendido errado. Mas na prática a empresa vai arrancar outro “Um bi” do dinheiro do contribuinte brasileiro para pagar a multa de “Um bi” que ela já saqueou do dinheiro do contribuinte? Pela lógica o saque dever ter sido maior do que a multa. Será que o saqueador será recontratado pelo saqueado? Brasileiro é muito bonzinho ou impotente diante de tamanha insistência da delinquência e corrupção governamental! Não pode ser verdade, não há justificativa decente para o fato. Quem pode cercar isto? O povo nas urnas?

  2. Não sei como foi feito o acordo com a Andrade Gutierrez. No entanto acredito que esse acordo possa ser revisto ou retificado. No entanto há que ter um certo cuidado para não sufocar a empresa e inviabiliza lá, inclusive para o pagamento da multa.

    1. Então quer dizer que ela pagará a multa com dinheiro público. Continuará recebendo e ganhando falsas licitações. Um pouquinho a mais de sabedoria por favor…

  3. Vejo muitos aqui olhando o peixe e esquecendo do gato, ou seja, estão se preocupando demais com o Lula e esquecendo dos outros corruptos. A lei tem q servir a todos esses bandidos de colarinho branco. Que porra é essa ?
    Obs: Não sou militante de partido algum. Sou cidadão de bem desse país.

  4. Este tal de Gilmar Mendes, deve estar levando uma bolada para ” livrar a cara ” de tanta gente assim. O pior é a arrogância ele se acha dono do mundo. Devemos lembra-lo que ele está onde está pelo povo e para o povo.

  5. O brasil banania É UM PAIS SURREALISTA !

    FALANDO EM quilombolas A PRÓPRIA tv globo !

    https://www.youtube.com/watch?v=ShinYQp–zA

    CHORE OU RIA MUITO! A ESCOLHA É SUA!

    CHORE DOGGE ” DART “,PORQUE TAMBÉM UMA PARCELA DO PAÍS CHORA MUITO POR TER NASCIDO AQUI COM ESSE DNA VIL!

  6. Eta, gilmar! Você não dá uma dentro em favor do Brasil. Em que país você nasceu? Foi torturado quando era bebê? Viveu em alguma creche do ditador Nicolau Scheucesko? (sei lá como se escreve o sobrenome do maluco. Também não importa). Você é feliz? Meu instinto maternal diz que você não é feliz e que sofreu bullying na infância. Credo! Que Deus se apiede de você. Mas tô começando a concluir que você vai para o inferno com algumas companhias. 🙂

  7. O Ministro Gilmar Mendes, por sua dignidade, seu caráter e honestidade, um dia será reconhecido, senão na terra no inferno, será o “SANTO DAS CAUSAS PERDIDAS DOS LADRÕES, CORRUPTOS E MALFEITORES, DESDE QUE ENDINHEIRADOS”, também será chamado de “SANTO CARA DE SAPO”.

  8. Acho que o Gilmar Mendes está esclerosado, está passando da hora de ser interditado e passar por um tratamento psiquiatrico. Ele está protegendo só coisas erradas ,isto não é normal em uma pessoa com um pouquinho de sanidade mental ou tem algum outro mistério a ser investigado. Acorda Carmem Lúcia !!!

  9. Num país sério, essas empresas deveriam ser banidas por ter violado as leis de mercado, contudo, continuar tendo contratos com a administração pública é um INSULTO. Só um ministro canalha como esse Gilmar Mendes permite algo do tipo, e olha que fundamentação rasa. Qual é a empresa privada que necessita de contratos com setor público para sobreviver? Se não tiver nenhum morre. As incompetentes e as que mamam. E assim é o capitalismo corrupto de fachada no Brasil.

  10. Coisa que o PT não fez — de maneira profunda — em 13 anos de governo do do PT e do petismo (e sua filosofia “pop”).
    .
    O que o PT fez com o Brasil?
    O que eles fizeram com a nossa bela irmã?
    Devastaram e saquearam e rasgaram-na.
    Prenderam a cultura e a educação com facas bem de madrugada
    E amarraram-na com cercas e arrastaram-na para baixo.
    |
    Eu ouço um som muito suave
    Com o ouvido colado ao chão
    Nós queremos o Brasil livre e queremos sim…
    Nós queremos o Brasil liberto do Petismo e queremos isso…
    .
    Agora?
    Agora!

  11. O ladrão é flagrado com a mão no alheio e obrigado a ressarcir a mufunfa subtraída, aí um juiz permite que ele continue roubando para poder ressarcir o prejuízo. Coréia do Norte? Venezuela? Filipinas? Indonésia? Uganda? Não, Brasil.

  12. BEIÇOLA EM DESESPERO…
    DONA BATARA NA MIRA DA PF….
    ESCRITORIO DA DONA BARATA SUSPEITO DE LAVAGEM DE DINHEIRO…
    BEIÇOLA …. CUIDADO COM O SENHOR BARATA….
    DIZEM POR AÍ QUE ELE VIVE DANDO SAPATADA NA BARATA DELA….

  13. Os comunistas socialistas petistas gritam, desde o primeiro dia do mensalão – petrolão, que as PESSOAS devem ser punidas mas que são as empresas que dão emprego aos TRABALHADORES e pão e equipamentos à economia, e assim as GIGANTES empreiteiras devem ser preservadas.

  14. Alguém tem que parar este traste de fazer inúmeras bobagens. Sei que somente o Senado poderia fazer algo, mas como a maioria dos senadores tem rabo preso nada acontecerá.

  15. A justificativa era usada com frequência pelas empresas que tomavam empréstimo com juros subsidiados do BNDES e depois não tinham como pagar. Alegavam que teriam que demitir número enorme de empregados, no que o banco sedia. Agora alegam que se perderem a teta do governo não poderão honrar com o acordo.

  16. O importante para o Gilmar Mendes, nesse momento, é lutar a guerra de símbolos nas trincheiras da impunidade. Passou a ser, muito mais, uma batalha pelas imagem, projeções e suas vertentes, do que uma dialética pelo direito e pela justiça.

  17. Existem dois fatos importantes na decisão.
    1) O desejo de ver a empresa punida
    2) a maldade que são as leis tributárias e o que é exigido pelo governo em licitações.
    .
    A empresa realmente deveria ser impedida de licitar, como já vi empresa menores sofrerem isso.
    no entanto mesmo que fosse punida desta maneira, se pode abrir uma nova empresa com os mesmos sócios e continuar a licitar…também vi isso na prática.
    .
    ser impedida de licitar a levaria a falencia? possível, mas são pessoas com toda a tecnologia para corromper que continuarão atuando.
    .
    o problema é a lei 8666 e o modelo de licitação no Brasil
    ninguém mexeu na raiz do problema…

  18. O Brasil é terra de frouxos, se eu fosse Governardor do Estado de São Paulo, já estaria limpa a área. “Dois palitos”. Cercar, subir e desocupar, pelo bem ou pela foça, à escolha do fregues. Quando chegasse daria 15 minutos pra sair, mas já com a polícia ocupando todas as saídas desde a porta do Apartamento. E o “líder”, o tal do Boulos, já sairia no camburão!

  19. gilmar sabe pedir a barroso para fechar seu escritório; está na hora de gilmar abrir seu escritório de advocacia já que só sabe estrapolar suas funções de “ministro”!
    é realmente um sujeitinho abusado, recalcado!!!!

  20. Conclusão: a empresa tem que ter o direito de continuar saqueando nosso dinheiro para poder pagar a multa por ter saqueado nosso dinheiro anteriormente! Claro que a solução de abrir o mercado para a concorrência, deixar quebrar essa suposta empresa e deixá-la ser comprada por uma outra mais honesta não está nos planos de nossa zelite da estatura de um Gilmar: resolver o problema em definitivo é crime em Banânia!

  21. Para Gilmar Mendes fomentar a bagunça é a única maneira de ajudar
    seus companheiros, criar balbúrdia no sistema e consequente maior
    instabilidade jurídica parece a saída restante para o ministro mentecapto.

  22. Enquanto isso, Pietra Costa herdeira da Andrade Gutierrez deve estar editando o filme do circo da prisão de Lula. Não é de hoje a ligação da empresa com o condenado……

  23. Diante da roubalheira, e sabendo q esses malditos empresários vivem desses favores a vida toda (nas nossas costas), dá vontade que a empresa deles vá a falência, mas o GM desta vez tem razão. Vamos preservar o mercado pros brasileiros, antes que seja totalmente tomado pelos chineses.

    1. Meu amigo, o senado é a causa de ministros como esse entrarem para o STF.
      Foram escolhidos a dedo para defende-los dos maus-feitos…
      Nunca irão aprovar qualquer movimento para tirá-los do STF.
      Como contrapartida os membros do STF (escolhidos a dedo) os livrarão quando caírem por lá..
      Tão simples de entender!

  24. https://www.youtube.com/watch?v=wHyQGOf4EJo
    MAIS UM !

    EU NÃO GOSTO DOS BOLSONAROS! MAMAM NAS TETAS DO ERÁRIO PÚBLICO DESDE SEMPRE E ATO CONTÍNUO VOTAM COM AS ESQUERDAS E COM O LARÁPIO HÁ MUITO TEMPO.SÓ SE AUTO ENGANA QUEM QUER E BOLSOMINIoNS SÃO PETISTAS DA OUTRA FACE DA MOEDA! MAS DETESTO INJUSTIÇA E SAFADEZAS, É O QUE ESTÃO FAZENDO COM ELES! REPASSEM,MULTIPLIQUEM ESSE VÍDEO ATÉ CHEGAR NA VIGARISTA DA” DODGE ” DART ” E ELA DESISTIR DE MAIS ESSA MARACUTAIA SEM VERGONHA QUE HOJE EM DIA DORMITA EM TODOS ESCANINHOS DA ” INJUSTIÇA ” brasileira.

  25. É, na hora de pagar propina tudo bem, agora na hora de arcar com as conseqüências dos seus próprias atos, eis que o ministro do STF Gilmar Mendes é a salvação!!!!
    Assim é fácil…