A girafa de Gaspari

Elio Gaspari recomenda que Jair Bolsonaro ceda ao achaque do Congresso Nacional.

Ele diz:

“No dia 2 de janeiro, Jair Bolsonaro deverá abrir a quitanda e em fevereiro instala-se a nova legislatura. Só então começará o jogo, com a remessa ao Congresso das diversas emendas constitucionais prometidas pelo candidato. Elas precisam de três quintos dos votos da Câmara e do Senado.

Cada parlamentar tem sua legítima agenda de defesa dos interesses de sua base eleitoral. O toma lá dá cá faz parte da vida política, desde que se esclareça o que se toma e o que se dá. Por exemplo: um deputado de uma bancada temática vai ao governo com um pedido para que se autorize o funcionamento de uma faculdade de medicina na sua região.

O pleito pode ser justo e o projeto, impecável. Pode também ser uma girafa (…).

Não existe governo que possa conviver com o Congresso sem que haja um sistema de trocas com os parlamentares.”

Se um deputado precisa chantagear o governo em troca de seu voto, é claro que se trata de uma girafa.

 

Os generais acompanham as primeiras ações do futuro governo — e não aprovam tudo... LEIA AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Marta disse:

    Ora Gaspari o que Bolsonaro é contra, e nós também é o toma lá da cá da corrupção, dos interesseiros. Um pedido para atender uma objetivo justo faz parte de um governo honesto e justo.

Ler comentários
  1. Gosaurus disse:

    Li poucas vezes os textos deste colunista. Sempre percebi, porém, um claro viés pró-PT. Ou esquerdista. Pode ser impressão minha, mas depois de um tempo eu já havia parado de ler. Não me interes

  2. Ricardo disse:

    Não Elio Gaspari mesmo que o pleito não seja uma girafa é chantagem e safadeza condicionar o seu voto a um projeto essencial para o país para apoiar uma não girafa. Gaspari você é desonesto.

  3. Lili disse:

    Muitos jornalistas não entenderam que as coisas mudaram no dia 7 de outubro. Bolsonaro tem apoio da maioria da população que votaram pela mudança. Usar as redes sociais será fundamental.

  4. João disse:

    Prezado escritor: Traga-nos o prêmio Nobel de literatura e terá todo o meu respeito. Futrico já estamos cheios. Mocorongos estrumado!

  5. Moises disse:

    Muito Jornalista vai precisar aprender a usar frada da pano. Acabou a grana fácil que banca fradas descartáveis !

  6. André disse:

    Os caros políticos não esqueçam que estamos de olhos, muitos já foram varridos nessa eleição, e se não apoiarem as reformas, se preparem para ser varridos na próxima, simples assim, acabou a m

  7. Isabelle disse:

    A imprensa armando uma arapuca para o Bolsonaro. Não vá cair nessa, Bolsonaro. Respeite o voto do seu eleitor!

  8. Lauro disse:

    Bolsonaro tem que ser duro e não negociar nestes termos. Todo congressista que ousar, tem que ter seu nome divulgado pelas redes sociais e ser tratado a pão e água.

  9. SILVIO disse:

    Mais um canalha imbecil que não acordou ainda ! Acorda idiota !

  10. Marlene disse:

    Gaspari ainda não entendeu porque Bolsonaro foi eleito. Os pleitos parlamentares legítimos serão ouvidos e, na medida do possível, atendidos. Em contrapartida, as medidas seriam aprovadas.

  11. Francisco disse:

    Presidencialismo de coalizão é legítimo porém o que se praticou até hoje é o presidencialismo de cooptação. Isto acabou.

  12. Gazpar disse:

    Os jornaleiros esquerdopatas insistem em pautar Bolsonaro!!! Insistem que as práticas escusas são legitimas!!! Querem a todo o instante que Bolsonaro ceda 1mm para que avancem 1km em defesa do PT!!!

  13. Rafael disse:

    "O toma lá, dá cá" que Bolsonaro sempre se manisfestou contra foi quando envolvia corrupção, pedidos legítimos e a negociação fazem parte da política.

  14. Carlos disse:

    E a "ração" para manter os jornaleiros vermelhos quem banca? Seguem o ditado: "Farinha pouca, meu pirão primeiro".

    1. Tem também a ração jabá para defender a reforma da previdência, a maior campanha já patrocinada por bancos através de press releases e jabás.

  15. Otávio disse:

    Para falar tanta merda, só podia ser Petista!!

  16. Aparecida disse:

    Continuamos a assistir a defesa de uma "moral" elástica e permissiva . Até quando?

  17. Paulo disse:

    Quem é que perde tempo com esse petista nojento?

  18. elias disse:

    Agora que vi esse VAGABUNDO e da folha de sao paulo ESSA MERDA vendida

  19. Carlos disse:

    Toma lá o povo, da cá seu apoio. A moeda de troca do Bolsonaro é o povo já sem paciência com políticos corruptos, o mesmo vale para criminosos togados e jornalistas a venda. Nova era...

  20. Edilson disse:

    Sou mais o tencionamento partindo de Jair Bolsonaro, do que essa resiliência corrupta pregada por esquerdista de meia tigela.

  21. Fernando disse:

    Raciocínio de Jardim Zoológico! Quem sabe o filhinho de Lula o entenda?

  22. george disse:

    Isso acontece porque o povo continua elegendo bandidos

  23. Antonio disse:

    É isso aí. Ou o projeto é útil, ou só serve para poucos.

  24. José disse:

    Bolsonaro tem que mostrar ao povo o que os bandidos do Congresso querem no toma lá da cá. Os bandidos e suas propostas ficarão visíveis.

  25. Osvaldo disse:

    Será que existe ainda os 05% para os parlamentares, das obras em construção?

  26. n.freit@s disse:

    Deputado ou senador tal , do partido tal, do estado tal votou contra ou a favor de tal projeto ,emenda , etc... Simples assim , o resto o eleitor vai cobrar.

  27. PAULO disse:

    Pc. Resistir à corrupção. Resistir aos bandidos embalados pela imprensa.

  28. Maximiliano disse:

    Ler o que esse jornalista escreve, esse Gaspari, é muito custoso!

  29. Edu disse:

    Qualquer coisa, os milhões de eleitores do Bolsonaro vão lá no Congresso Nacional resolver qualquer dificuldade.

  30. Brasil disse:

    Élio Gaspari errou tudo na campanha. Um incompetente.

  31. Coroinha disse:

    Gaspari, faça um favor ao país cortando os seus pulso e arda no inferno!

  32. Pimentabilis disse:

    Élio é o típico analfabeto funcional à serviço da imprensa pré paga. Ele finge que negociar projetos, coisa que é a razão de existir de um governo, equivale à corrupção de seus deuses esque

  33. Moises disse:

    Diga -me para qual jornal escreve ,e eu te direi quem tú és !

  34. Francisco disse:

    Como escreve Merda esse tal de Elio Gaspari....

  35. Cláudio disse:

    Esse italiano e sua trilogia comunista-PTista-esquerdopata continua com em sua sanha denegridora de um governo que nem começou! Elio menos!!!!???

  36. Bianca disse:

    E depois dizem que a imprensa nao esta 100% aparelhada. Elio Gaspari acha isto muito natural, como se sequer existisse algo chamado trabalho honesto, ora, ora.

  37. SPA disse:

    Gaspari vai ter de se adaptar aos novos tempos , talvez sem espaço nos tabloides outrora pujantes . Nas redes sociais , ser lacônico é regra .

  38. LUIGI disse:

    Já vimos esse filme antes, que a política iria mudar, com Collor, FHC, Lulla e agora Bolsonaro. Infelizmente, Brasília é Brasília, e o Gaspari está certo.

    1. Gaspari é petista chorão como você. Pode chorar neném, o choro é livre, mas lula está preso.

  39. Sergio disse:

    Pode ser mudado expondo quem propõe pactos perniciosos para a Sociedade. Quanto a defesa de posições, faz parte da democracia, como faz parte negociar o que é melhor para a sociedade como um todo.

  40. Sérgio disse:

    Conheço Élio Gáspari há uns 50 anos !!! Fico a pensar ... 🤔🤔🤔🤔 será que ele pode estar sendo vítima do mal de Alzheimer ??? Tenho julgado seus comentários tão despropositados !

  41. Roosevelt disse:

    helio gasparzinho não sei quem é esse idiota , mas é um imbecil

  42. Marcelo disse:

    Gurovitz também soltou uma dessas... dizendo que o Bolsonaro só teria 02 formas de se relacionar com o congresso (corrupção ou toma lá dá cá)... esse pessoal já está velho... não vê q mudou

  43. RobertoRJ disse:

    É natural que um IDIOTA tenha dificuldade de entender e de aceitar as regras republicanas colocadas em prática por Bolsonaro.

  44. Mario disse:

    Ou seja Elio Gaspari, mas uma vez não escreveu nada. Minha impressão é de que o referido jornalista se encontra na fase inicial do mal de Alzheimer, pois o que tem escrito de besteiras é uma enorm

  45. JOSE disse:

    A Folha e a GloboNews acham o fisiologismo uma coisa tremendamente natural. O estranho é combater esse modus operandi e colocar os interesses do povo brasileiro em primeiro plano.

    1. A corrupção e seus mecanismos se alastrou de tal maneira na sociedade brasileira como um câncer em metástase chegando ,claro,em diversos meios de comunicação também.Infelizmente.

  46. Massaaki disse:

    Ele conjecturou exemplo lícito. Sabemos que o toma-lá-dá-cá não é esse que ele menciona. Óbvio que a contrapartida tem de ser legítima e lícita, se não seria oportunidade para corrupção.

  47. Massaaki disse:

    Querem saber, tudo tem de ser aberto e transparente. As negociações, as propostas, as contrapartidas. Tudo. A forma de não virar refém é essa. Bote tudo nas redes, grave, registre, filme.

  48. Atilio disse:

    Acredito que tudo ao seu tempo, se a reforma é para o bem do País, que se faça sem troca e vamos resolvendo os problemas aos poucos, agora, sabemos que o que se pede em troca é grana na mala, na c

  49. Iran disse:

    Gaspari, assim com seu patrão e ídolo pessoal Lula, saudosista da política do toma-lá-da-cá. O andar de cima tem que se sustentar na barganha.

  50. Petronilo disse:

    E isso é dito escancaradamente, despudoradamente. Na galhofa, sem escrúpulos...

  51. JOSÉ disse:

    Só o tempo vai dizer. Mas torço que daqui a quatro anos não participemos de nova eleição com o sentimento de desesperança no processo; que tivemos durante muitos anos.

  52. PAULO disse:

    A troca de interesses em favor do povo de qualquer canto do Brasil, é válido. O que não pode é usar dinheiro e colocá-lo no próprio bolso deixando o povo sem saúde sem alimento sem segurança s

  53. Januário disse:

    Será que os cuidadores esqueceram de dar o tarja preta, pela manhã, a esse velho decrépito e desacreditado ? É só uma pergunta.

  54. Cacevo disse:

    Um deputado que sabe que determinado projeto é benéfico ao país (por exemplo a reforma previdenciária) vai deixar de votar nele porque o governo não atendeu a um projeto da sua base eleitoral?

  55. Edison disse:

    Esse Gaspari que ama o SOCIALISMO, passa férias em NY e estuda com bolsa da FUNDAÇÃO ROCKFELLER, não engana nem a patroa, TIO.

    1. Com o dinheiro dos mais pobres esse SOCIALISTA SAFADO!!

    2. É também um velho caquético que vive das reminicências da "ditabranda" para se manter como "importante consultor político"!

  56. Serena disse:

    Bolsonaro foi claro, na defesa de continuidade de obras iniciadas e empacadas.... claro que, pelas mais sujas razões.... sempre reavaliação de projetos, falta de verbas, etc.

  57. Gabriel disse:

    Vejam só em quem vocês acreditaram o tempo todo, para comandar suas cabeças quanto a política, tratando-se de opinião. Colunistas de merda. Vagabundos. Bolsonaro chegou. O patrão de vcs vai fica

  58. Maui disse:

    Este comunista escroto ainda sobrevive , pois a rede esgoto ainda lhe paga um gordo salario para falar asneiras . Se não fosse ela , estaria na merd@

  59. Marcelo disse:

    O Brasil é ingovernável e só existem duas opções para remediar isso: uma nova Constituinte e uma ditadura.

  60. Renato disse:

    Uma coisa é negociar com o governo, baseado em pleitos que sejam importantes. Outra é achacar o presidente para conseguir verba em troca de sei lá o que. Não tem que ceder a nenhum vagabundo de te

    1. Ou, um cruzamento dela com cascavel. Todos jornalistas que escrevem na FSP são pestistas carnais. O dinheiro compra tudo, até amor verdadeiro (Nelson Rodrigues). Dinheiro, sabemos, é o que mais tê

  61. droite disse:

    Esse é o legítimo pensamento das mesmas pu.tas velhas da velha e corrupta política. Para eles, não existe vida sem achaque e corrupção.

  62. Mario disse:

    Col(m)unistas medíocres. É pra ler esses seres abjetos que alguns idiotas ainda compram esses tablóides?

  63. Flávio disse:

    Elio Gaspari poderia voltar para a Itália, de onde nunca deveria ter saído, junto com o assassino Battisti. O pensamento desse carcamano é do velha política do compadrio e patrimonialismo.

  64. Paulo disse:

    Então fica como está, mas sem roubos. Já estamos no lucro. O importante é não ter negociação com corruptos.

  65. Implacavel disse:

    Petralha dando conselho....valor...ZERO.

  66. Ivan disse:

    No mínimo interessante ... uma pessoa com o currículo impecável de Elio Gaspari, convivendo com a prática delitiva amplamente adotada pelo LuloPeTismo. Talvez defendendo-a. Estou te estranhando El

    1. 👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉

  67. Belodi disse:

    A vontade desses babacas é que a coisa vire bagunça. Vão se ferrar.

  68. Marcelo disse:

    Gaspari não passa de um intelectualóide de bosta...

  69. Carlos disse:

    Ainda existem dinossauros "vivos". Gaspari é a prova. Está amarrado num passado. Que ficou para trás. Adeus Gaspari. Entenda o novo tempo...bye bye

  70. Jackson disse:

    Negociação é diferente de toma lá dá cá. Esse segundo é sempre com interesses duvidosos, interesses só partidários, em total distância aos interesses da população. O primeiro é necessári

  71. João disse:

    Girafa era a política dos petralhas que dava dinheiro para qualquer politico corrupto. Hoje acabou a farra do toma lá, dá cá, somente processos objetivos e transparentes passarão.

  72. ARNALDO disse:

    Elio gaspari é um dos grandes expoentes nacionais do "pagando bem, que mal tem?"

  73. OBSERVADOR disse:

    Comunista babaca. Gaspari gosta do PT e sua corja. É um PILA = perfeito idiota latino americano.

  74. Claudio disse:

    É o comunista louvando os métodos que acusa nos capitalistas! É excentricidade irreal pragmaticamente e dialeticamente real; se mudar estraga tudo! Esperança de sociopata rezando!

  75. Martins disse:

    Nomes aos bois. Vamos ver quem vai dar a cara para bater. Vão ser esculachados em qualquer lugar do Brasil. Acho que vocês não entenderam que acabou a esbornia do conchavo.