Governo Bolsonaro terá 22 ministérios

O futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, apresentou à imprensa o desenho final da Esplanada dos Ministérios no governo Jair Bolsonaro, com 22 pastas no total.

Com status de ministério, vinculadas à Presidência da República, estarão Casa Civil, Secretaria Geral, Secretaria de Governo, Gabinete de Segurança Institucional, Advocacia Geral da União (AGU) e Banco Central.

Ministérios serão: Economia; Agricultura; Meio Ambiente; Direitos Humanos; Ciência, Tecnologia e Comunicação; Relações Exteriores; Defesa; Cidadania; Educação; Saúde; Justiça e Segurança Pública; Turismo; Infraestrutura; Desenvolvimento Regional; Transparência; e Minas e Energia.

Mais cedo, Onyx informou que o Ministério do Trabalho será extinto, com suas funções dividas entre as pastas da Justiça, Economia e Cidadania.

Os generais acompanham as primeiras ações do futuro governo — e não aprovam tudo... LEIA AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler comentários
  1. Okles disse:

    Daria para colocar: Cidadania, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Turismo em um único Ministério do Interior. Com os 6 com Status. Daria 18 ministérios.

    1. Concordo 50%. Cidadania+Dir. Humanos seria um e MA+Des. Reg.+Turismo, outro.

  2. Laura disse:

    Tem 22 porque precisou ter 22, qdo puderem vão diminuir alguns. E nem todos são realmente ministérios.

    1. Verdade Laura, nem todos são ministérios. A maioria é só cabide de emprego mesmo...

  3. Evans disse:

    Digamos que deram uma BELA ENXUGADA na gorda (e lenta) estrutura do Governo.

    1. Não adianta nada pintar a bosta de verde e amarelo, vai continuar fedendo...

  4. Vicente disse:

    Direitos humanos poderia esta junto ao da cidadania e turismo com desenvolvimento regional! Seria menos gastos que já estão intoleráveis!

  5. Okles disse:

    Daria para colocar, Direitos Humanos e Transparência no Ministério da Justiça. E infra, Cidadania, Turismo, Meio ambiente e Desenvolvimento no Ministério do Interior. -6 Ministério Daria 16 no fi

  6. Fernando disse:

    Extinção do Ministério da Vagabundagem foi 20! 22 Ministérios tá de ótimo tamanho. B17 está cumprindo o prometido. Ao contrário do detento de Curitiba e da sem neurônios!

  7. Guilherme disse:

    Bolsonaro está aprendendo a governar. São idas e vindas no início, como o 15 X 22. Está recebendo pressão por todos os lados e até o momento está indo bem. Mudança sólida e gradual é o mais

  8. Antonio disse:

    Bolsonaro olha as promessas nao ceder as pressoes cidadania turismo esporte etc poe tudo num so

  9. Leonardo disse:

    Podia ser menos, mas quem já teve 39 está ótimo.

  10. Leonardo disse:

    É muito! mais para começo está excelente.

  11. Mind disse:

    Chega ! Tá de bom tamanho. Bora trabalhar pq é isso q importa. E limpar a casa, pq a quadrilha ENLAMEOU tudo. E o lema é : VIGILÂNCIA REDOBRADA.

  12. Ambrosio disse:

    Turismo / Direitos humanos... Tenha paciência!

  13. EDGAR disse:

    Reduziu quase pela metade. Isso é o que importa.

    1. Metade? Eram 29 ele prometeu 15, Guedes queria 10...

  14. OSORIO disse:

    São 16 Ministério, os outros terão status de Ministério. Não entendi como o BACEN pode ter status de Ministério se ele é uma Autarquia.

  15. Niina disse:

    Fez o que pôde! Mas eu faria do Ministério dos Direitos Humanos apenas uma secretaria, fundiria o Meio ambiente com Agricultura e esse da Transparência ainda não vi tanta utilidade.

    1. Transparência é cabide, basta TCU e o próprio Senado tem competência fiscalizadora. Não precisa ter ministério para isto. Mas, pelo menos baixou o número.

  16. AveBrasilImpério! disse:

    Cidadania nos Dir Humanos, Turismo no Des Regional, M da Transparência: cabide de emprego?!; Ou é Ministério ou é Secretaria: "status de ministério" é ridículo, só serve para egocêntricos!

  17. CLEZIO disse:

    Gente, são 16 na real. A AGU e o BC são grandes, mas devem perder o status em breve. Os outros 4 são secretarias ligadas à presidência; mas em termos de estrutura e orçamento, insignificantes.

  18. Breno disse:

    Mais feio que o Bolsonaro enganando seus eleitores é o fato deles se apegarem com o número de ministérios e não ao orçamento total.... Não importa a quantidade se eles gastarem o dobro do que ga

    1. Esses petistas ladrões ainda tem a cara de pau de falar em orçamento. O negócio da "esquerdinha" é grana! Só grana! Dos pobres e incautos brasileiros.

  19. Sérgio disse:

    Tá inchado. Dava pra ter cortado muito mais aí.

    1. Governo neófito. Depois de seis meses, dá pra mexer de novo. Estou no negócio de reestruturação federal faz décadas. Já foi um bom começo, sem negociatas.

    2. Pode ser. Talvez para diminuir o impacto político disso aí.

    3. Difícil, pode ser que no andar da carruagem tendo a oportunidade de reduzir, quem sabe.

  20. Sr. disse:

    Turismo secret. em Economia. DH secret. em Cidadania.

  21. Fatima disse:

    Eu colocaria Turismo em algum ministério, mas não como ministério. E Direitos Humanos no ministério da Cidadania, mas gritariam. Então está de bom tamanho. Adorei não ver a Cultura, onde coloca

  22. Isabelle disse:

    Direitos humanos tem que ficar na Cidadania. Para de frescura, Bolsonaro!

    1. Calma. Já é um ótimo começo. Precisa ter passado os últimos trinta anos vendo o país ser comido por dentro da máquina pra saber da dificuldade de desmontar essas estruturas. Precisa auditar, pr

  23. Fabio disse:

    O maximo seria 15" passou para 18" agora 22, cuidado para não chegar a 40, ai vira ALI BABA...

    1. Eu colocaria mais petistas na prisão ou em Portugal. E o Flamengo na 3a divisão!

  24. disse:

    Não iria ser so 15???? Espero que não de bola fora senhor presidente.

    1. Aí ele me ouviu e aumentou um pouco. Tálquei? 10. Nota 10, Bolsonaro!

  25. PONTO50 disse:

    O Ali Bebum do Lula tinha 40 pra roubar e pilhar o Estado Brasileiro.

  26. Rômulo disse:

    Ministério da transparência jabuticaba. Ministério da cidadania jabuticaba. O ministério de direitos dos manos jabuticaba. ministério desenvolvimento regional jabuticaba. Todos puro cabide de emp

  27. Eduardo disse:

    Caramba! Mas Bolsonaro não afirmou que seriam apenas 15 e coisa e tal? O que foi que aconteceu? Será que o "Capitão" não sabe contar? É só uma pergunta.

    1. E agora vou chupar um "pirulito" que ninguém é de ferro.

    2. Ministérios são dezesseis + seis com status de ministério = 22 pastas.

    3. Marcos: Ahhhhh! Pelo vocabulário nota-se que você é discípulo direto do "Capitão". Consegue contar até 20 ou tal proeza causa-lhe náuseas, desmaios ou até surtos? Não se exceda, viu? Cuide-

    4. Foi uma proposta de campanha aplicada no mundo real. Uns 3 ministérios, na minha opinião, poderiam ser absorvidos por outras pastas, mas faz parte. O mais importante é ter pessoas capacitadas.

  28. Mind disse:

    O Paquiderme q o Estado Brasileiro virou com a gestão do PT tem q ser gradativamente LIMPO e não pode parar. É só o começo. Tem muita estrada pela frente. O lema é : VIGILÂNCIA REDOBRADA.

  29. Jair disse:

    Já comecou não cumprindo promessa de campanha, precisa ser explicar Bolsonaro? criou mais minstérios porque, para agradar alguns amigos, isso va ficar feio pra vc? Soará como hipocrisia de campan

    1. Brasil socialista ? Com mula livre ? Se Deus quiser : jamais ! Socialismo/ comunismo, com a graça e a protecao de Deus , nunca mais no sso pais ! Deus nos livre sessa praga cominista / socialista !

    2. É bom Jair se acostumando! Abcs do Mito para você, Jair. Feliz natal!

  30. Antonio disse:

    Não entendi por que "Direitos Humanos" tem que ter um Ministério! Por que não uma Secretaria vinculada ao Ministério da Cidadania?

    1. Eu começo a pensar que para desfazer a merda que a esquerda fez, vai precisar ter o mesmo "status" anterior. Nao vai ser fácil fazer essa limpeza.

  31. Gabriel disse:

    Isso eu não gostei... era para ter no máximo 17!

    1. Na prática são 17 ministérios, mas possuem secretárias, BACEN e AGU com status de ministério.

  32. Roberto disse:

    Não esta excelente, mas esta muito bom.

  33. Thiago disse:

    Estelionato eleitoral... se já começou com mais de meia duzia de ministérios inúteis vai ficar a mesma porcaria ao longo do tempo. Quero meu voto de volta.

    1. Tirando as pastas ligadas diretamente ao Presidente, entao teremos 17 Ministérios, no total de 22. Esta de bom tamanho para nao inflar ou dar poderes demais a Ministros menos expressivos.

    2. Que voto cara pálida? Voce deve de ter votado no PT e ta aqui tentando encher o saco!

  34. Massaaki disse:

    Excelente. Para um primeiro mandato, está muito bom. Viável, funcional.

  35. ReginaC disse:

    Acabou Cultura? Então, passaremos a ter cultura.

  36. Niina disse:

    Também acho. E esse Ministério da Cidadania? Que porcaria é essa que não pode ficar atrelada ao Ministério da Justiça ou aos Direitos Humanos?

  37. Vinicius disse:

    Caiu para 22, vamos parar de reclamar? Está bem mais enxuto, padrão Europa por exemplo. O que vai fazer a diferença é o corte de cargos se ainda não sabem.

    1. As pessoas só enxergam os pontos negativos, por enquanto maiores são os acertos do que os erros. Moro, Guedes, não teve toma lá dá cá. Olhem o avanço que tivemos!!! Parem de olhar só os erros!

  38. Paulo disse:

    DH, cultura, meio-ambiente e transparência poderiam ser sub-pastas de outras.

  39. lagos disse:

    Uma coisa é vc estar fora e depois dentro, o país ficou complexo demais para ter só 15 ministérios, ministros ficariam sobrecarregados, 7 ministérios a mais sem roubalheira tá de boas!

  40. Maria disse:

    Apenas 15 ministérios! E já seria demais!

  41. Hammer disse:

    Ministérios da transparência,cidadania,direitos humanos,desenvolvimento regional(já existe o de infraestrutura)?,tudo isso aí poderia ser secretarias e algumas secretarias como secretarias mesmo.

  42. Eder disse:

    Meio-ambiente, trabalho, direitos humanos, cultura? Quem disse que a minha cultura precisa de estado?

  43. Patricia disse:

    O enganado é quem é a favor de comunismo / socialismo que nao deu certo nem vai dar nunca em lugar nenhum do mundo !

  44. Claudio disse:

    Ainda está longe de ser um ministério enxuto e eficaz, por exemplo ministério de direitos humanos e ministério da cidadania deveriam ser um só. Ministério da Transparência não deveria nem exis

  45. Apolinário disse:

    Casa Civil, Secretaria Geral, de Governo, GSI e AGU são meros auxiliares do Presidente, porquê tem que ser ministro? Ou ter status de Ministro? Bota como assessor que tá de bom tamanho...

  46. Indignado disse:

    Extingue Direitos Humanos, Cidadania, Meio Ambiente e Transparência; passa régua e fecha a conta..

  47. Rui disse:

    Bolsonaro, para mim, está reduzido a Sergio Moro. Idade penal, 17; 22 ministérios; negociação com bancadas para aprovar ministros; mais do mesmo; só sobrou o Moro - o que ainda vale a pena.

  48. Patricia disse:

    Pois é ! Sera que vc criticava os absurdos dos desgivernos petistas !

  49. Evandro disse:

    Direito Humanos e Cidadania podia ser extintos também!!! Mas se o Bolso optou assim, deve ter os motivos!!!

  50. marcelo disse:

    Votei nesse Mérida por 16 ministérios o que já achei para lá de muito. Saúde educação e desenvolvimento o resto é seria passa. O cabide continua

    1. O cara acha que um país teria só 3 ministérios. Ai que burro da 0 pra ele.

  51. Ryu disse:

    Já é melhor do que aquilo o que temos hoje.

  52. Paulo disse:

    Direitos Humanos e Cidadania deveriam estar junto com Justiça e Segurança. Como pastas. Não precisaríamos de um de turismo. Mas percebam: ministérios são 16. Cargos e pastas com STATUS são seis

  53. Carlos disse:

    Nós últimos quase 16 anos, o Brasil ficou sem governo. Uma bosta. Vamos tentar fazer algo depois do dia 1 Jan 2019. Tirar a cabeça fora da merda. Curto e grosso!

  54. Antonio disse:

    Brincadeira né! direitos humanos dava pra ficar junto com a tal cidadania e ainda transparência se quisesse. São muitos penduricalhos pro meu gosto. NÃO GOSTEI, esses tem cara de "cabide"

    1. Então, já que juntou um monte na economia, que é bem mais complexo, devia ter juntado esses.

  55. Pedro disse:

    Turismo, Banco Central, AGU, Direitos Humanos e Transparência não deveriam ter status de ministério.

  56. Thiago disse:

    Facil criticar.. seriam 15? N fazia ideia do qe prometia! Cadê CGU?

    1. Já diminuiu, e espero que com o tempo dimunua mais ! Ja é um começo ! Vencemos uma batalha , mas a luta continua ! Vai demorar pra deafazer todas a mezelas deixadas pelos petistas dos infernos

  57. Tiago disse:

    Pra começar está bom, depois da arrumação feita dá pra tirar mais uns 6 aí dessa lista. Ex: Transparência pra mim tinha que fazer parte do Min. Justiça.