Governo Bolsonaro terá 22 ministérios

O futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, apresentou à imprensa o desenho final da Esplanada dos Ministérios no governo Jair Bolsonaro, com 22 pastas no total.

Com status de ministério, vinculadas à Presidência da República, estarão Casa Civil, Secretaria Geral, Secretaria de Governo, Gabinete de Segurança Institucional, Advocacia Geral da União (AGU) e Banco Central.

Ministérios serão: Economia; Agricultura; Meio Ambiente; Direitos Humanos; Ciência, Tecnologia e Comunicação; Relações Exteriores; Defesa; Cidadania; Educação; Saúde; Justiça e Segurança Pública; Turismo; Infraestrutura; Desenvolvimento Regional; Transparência; e Minas e Energia.

Mais cedo, Onyx informou que o Ministério do Trabalho será extinto, com suas funções dividas entre as pastas da Justiça, Economia e Cidadania.

Os generais acompanham as primeiras ações do futuro governo — e não aprovam tudo... LEIA AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 103 comentários
    1. Eu começo a pensar que para desfazer a merda que a esquerda fez, vai precisar ter o mesmo “status” anterior. Nao vai ser fácil fazer essa limpeza.

    1. Tirando as pastas ligadas diretamente ao Presidente, entao teremos 17 Ministérios, no total de 22. Esta de bom tamanho para nao inflar ou dar poderes demais a Ministros menos expressivos.

    1. As pessoas só enxergam os pontos negativos, por enquanto maiores são os acertos do que os erros. Moro, Guedes, não teve toma lá dá cá. Olhem o avanço que tivemos!!! Parem de olhar só os erros!

  1. Fiquei DECEPCIONADO. Ministério do TURISMO, Direitos Humanos, Transparência podiam virar Secretarias. E acho que TRABALHO, EMPREENDEDORISMO, Indústria e Comércio JUNTOS tinham que ser MINISTÉRIO

    1. Nina- Esse Ministério da CIDADANIA já que foi criado, podia ser aquele Guarda-Chuva. Abrigar Esportes, Cultura, Direitos Humanos, Minorias, Portadores de Necessidades, Terceiro Setor e Mulheres

    2. Também acho. E esse Ministério da Cidadania? Que porcaria é essa que não pode ficar atrelada ao Ministério da Justiça ou aos Direitos Humanos?

  2. Uma coisa é vc estar fora e depois dentro, o país ficou complexo demais para ter só 15 ministérios, ministros ficariam sobrecarregados, 7 ministérios a mais sem roubalheira tá de boas!

  3. Ministérios da transparência,cidadania,direitos humanos,desenvolvimento regional(já existe o de infraestrutura)?,tudo isso aí poderia ser secretarias e algumas secretarias como secretarias mesmo.

  4. Casa Civil, Secretaria Geral, de Governo, GSI e AGU são meros auxiliares do Presidente, porquê tem que ser ministro? Ou ter status de Ministro? Bota como assessor que tá de bom tamanho…

  5. Bolsonaro, para mim, está reduzido a Sergio Moro. Idade penal, 17; 22 ministérios; negociação com bancadas para aprovar ministros; mais do mesmo; só sobrou o Moro – o que ainda vale a pena.

    1. Mas tem 16 cara pálida. Os outros seis tem status de ministério. Mesmo os 22 e bem mais palatável que os 40 de Dilma e 29 do Temer.

  6. Direitos Humanos e Cidadania deveriam estar junto com Justiça e Segurança. Como pastas. Não precisaríamos de um de turismo. Mas percebam: ministérios são 16. Cargos e pastas com STATUS são seis

  7. Brincadeira né! direitos humanos dava pra ficar junto com a tal cidadania e ainda transparência se quisesse. São muitos penduricalhos pro meu gosto. NÃO GOSTEI, esses tem cara de “cabide”

    1. Já diminuiu, e espero que com o tempo dimunua mais ! Ja é um começo ! Vencemos uma batalha , mas a luta continua ! Vai demorar pra deafazer todas a mezelas deixadas pelos petistas dos infernos

  8. Ainda está longe de ser um ministério enxuto e eficaz, por exemplo ministério de direitos humanos e ministério da cidadania deveriam ser um só. Ministério da Transparência não deveria nem exis

  9. Já comecou não cumprindo promessa de campanha, precisa ser explicar Bolsonaro? criou mais minstérios porque, para agradar alguns amigos, isso va ficar feio pra vc? Soará como hipocrisia de campan

    1. Brasil socialista ? Com mula livre ? Se Deus quiser : jamais ! Socialismo/ comunismo, com a graça e a protecao de Deus , nunca mais no sso pais ! Deus nos livre sessa praga cominista / socialista !

  10. Fez o que pôde! Mas eu faria do Ministério dos Direitos Humanos apenas uma secretaria, fundiria o Meio ambiente com Agricultura e esse da Transparência ainda não vi tanta utilidade.

    1. Transparência é cabide, basta TCU e o próprio Senado tem competência fiscalizadora. Não precisa ter ministério para isto. Mas, pelo menos baixou o número.

  11. O Paquiderme q o Estado Brasileiro virou com a gestão do PT tem q ser gradativamente LIMPO e não pode parar. É só o começo. Tem muita estrada pela frente. O lema é : VIGILÂNCIA REDOBRADA.

  12. Daria para colocar, Direitos Humanos e Transparência no Ministério da Justiça. E infra, Cidadania, Turismo, Meio ambiente e Desenvolvimento no Ministério do Interior. -6 Ministério Daria 16 no fi

  13. Bolsonaro está aprendendo a governar. São idas e vindas no início, como o 15 X 22. Está recebendo pressão por todos os lados e até o momento está indo bem. Mudança sólida e gradual é o mais

  14. Cidadania nos Dir Humanos, Turismo no Des Regional, M da Transparência: cabide de emprego?!; Ou é Ministério ou é Secretaria: “status de ministério” é ridículo, só serve para egocêntricos!

  15. Gente, são 16 na real. A AGU e o BC são grandes, mas devem perder o status em breve. Os outros 4 são secretarias ligadas à presidência; mas em termos de estrutura e orçamento, insignificantes.

  16. Mais feio que o Bolsonaro enganando seus eleitores é o fato deles se apegarem com o número de ministérios e não ao orçamento total…. Não importa a quantidade se eles gastarem o dobro do que ga

    1. Esses petistas ladrões ainda tem a cara de pau de falar em orçamento. O negócio da “esquerdinha” é grana! Só grana! Dos pobres e incautos brasileiros.

    1. Governo neófito. Depois de seis meses, dá pra mexer de novo. Estou no negócio de reestruturação federal faz décadas. Já foi um bom começo, sem negociatas.

  17. Eu colocaria Turismo em algum ministério, mas não como ministério. E Direitos Humanos no ministério da Cidadania, mas gritariam. Então está de bom tamanho. Adorei não ver a Cultura, onde coloca

    1. Calma. Já é um ótimo começo. Precisa ter passado os últimos trinta anos vendo o país ser comido por dentro da máquina pra saber da dificuldade de desmontar essas estruturas. Precisa auditar, pr

  18. Ministério da transparência jabuticaba. Ministério da cidadania jabuticaba. O ministério de direitos dos manos jabuticaba. ministério desenvolvimento regional jabuticaba. Todos puro cabide de emp

    1. Marcos: Ahhhhh! Pelo vocabulário nota-se que você é discípulo direto do “Capitão”. Consegue contar até 20 ou tal proeza causa-lhe náuseas, desmaios ou até surtos? Não se exceda, viu? Cuide-

    2. Foi uma proposta de campanha aplicada no mundo real. Uns 3 ministérios, na minha opinião, poderiam ser absorvidos por outras pastas, mas faz parte. O mais importante é ter pessoas capacitadas.