Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Governo diz à ONU que promove formação policial voltada à "cultura de paz"

A Organização das Nações Unidas fez questionamentos sobre a operação no Jacarezinho, no Rio de Janeiro, que terminou com 29 mortos
Governo diz à ONU que promove formação policial voltada à “cultura de paz”
Foto: Reprodução, ICICT/Fiocruz

Em carta enviada à ONU, o governo brasileiro disse que promove ações de formação, com base nos direitos humanos, junto às forças de segurança do país para promoção de uma cultura de paz”.

O documento, revelado pelo Uol, foi uma resposta a questionamentos feitos pela organização sobre a ação policial realizada em maio no Jacarezinho, no Rio de Janeiro, que terminou com 29 mortos. Foi a operação mais letal da história do estado.

“Em relação especificamente aos agentes do estado, em todos os níveis da federação, o governo federal participa frequentemente do desenvolvimento e oferta de programas de formação continuada, com ênfase nos temas de policiamento comunitário, direitos humanos, preservação da vida, boas práticas de prevenção criminal e procedimentos policiais em situações de confronto que podem culminar em morte […]. Por meio desses processos de formação, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública busca, principalmente, sensibilizar os policiais brasileiros para uma prática profissional que tem como preceito a relação policial-cidadão inserida no desenvolvimento de uma cultura de paz.”

Na carta, o governo brasileiro também afirmou que o Ministério Público do Rio de Janeiro criou uma força-tarefa específica para acompanhar o caso e que o STF também solicitou providências por parte do MPF.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO