Governo diz que vai fiscalizar ONGs para otimizar recursos

Em entrevista ao G1, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, afirmou que a pasta vai fiscalizar ONGs para garantir que estão cumprindo o papel de complementar ações governamentais.

“O objetivo dessa coordenação é otimizar a utilização de dinheiro público e levar mais benefícios na ponta da linha. Então, não é interferir na vida das organizações, nem restringir nada. Mas como é dinheiro público, tem de ter transparências, tem de ter resultados”, afirmou o ministro.

Santos Cruz disse também que o ministério vai fazer um levantamento do número de ONGs em atividade no país e o campo em que cada uma atua.

“E aí você tem que acompanhar para ver, principalmente, o resultado e a transparência disso tudo, porque no final do filme é dinheiro público.”

O que o brasileiro quer de Jair Bolsonaro? Leia aqui

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 158 comentários
  1. Essa noticia e fantastica. Vai aparecer tanta coisa escondida nessas ONGS que ninguem imagina quanto. Va firme General Santos Cruz! Nao sobrara pedra sobre pedra. Tudo vistoriado e revisto.

  2. Seguindo o comentário abaixo, posso dar o exemplo, daquela entidade cripto-comunista chamada Cáritas. Ela suga dinheiro público e repassa para entidades comunistas ligadas à esquerda.

  3. Espero que realmente seja feito uma limpeza e garimpagem serissima e profunda neste lamaçal que são as ongs no Brasil, está cheio de comunistas infiltrados comendo dinheiro publico e vivendo numa b

    1. Concordo plenamente. Pior é q têm umas ONGs comunistas, disfarçadas de instituições de “caridade”, q mamam dinheiro público e repassam para os satélites da esquerda.

  4. O raciocínio do ministro é perfeito. Toda “Ajuda” do Governo deve ser fiscalizada e controlada. A começar pela tal de “Direitos Humanos”. Existem três ONGs com a mesma finalidade. (??)

  5. Êta abelheiro! Com certeza será uma das melhores medidas do governo, se der certo. Porém tb é combustível aditivado para a Esquerda, aguardem, vai ser uma ONG por dia na Globo.

  6. Segundo a lei, ao Ministério Público compete essa fiscalização. Só que o Ministério Público não interessa qualquer coisa que não seja estardalhaço e visibilidade. Resultado: nada faz.

  7. ONG significa Organização NÃO Governamental. Não entendo pq tem q receber dinheiro público. No discurso do Ministro o que existe é a Organização MEIO Governamental OMG, próximo à concepção

    1. Emprestaram , Lula e Dilma, bilhões a Argentina( da bandida comunista) que não pagou. Destribuíram nosso dinheiro para países comunistas. E aqui, faltando tudo. Fuzila !!!

  8. …existem até empresas de criação de “ONG”, virou negocio lucrativo sem fiscalização, as custas de toda a sociedade, apinhada de familiares de políticos e barnabés públicos, bilhoes e bilho

    1. Flavio, dizem, que o chefe do mst está pensando em aceitar o convite do Maduro, para ir trabalhar na Venezuela. Se fosse eu, aceitaria. Afinal, ele não tem mais utilidade, por aqui……………

  9. Muitas ONG’s, no Brasil, atendem mais aos interesses dos assistentes do que dos assistidos. São pessoas com problemas psicológicos que fazem da atividade voluntária seu remédio.

  10. Na boa, Queremos a PROIBIÇÃO de dinheiro público para ONG’s. Somente FISCALIZAR é procrastinar o DESVIO de dinheiro público e ser COMPLACENTE com Engenharias Sociais NEFASTAS

  11. Tenho idéia melhor: se ONG quer dizer Organizaçao NÃO Governamental, não tem sentido dependerem do Governo (ou seja, de NOSSO bolso) para sobreviverem! Hoje essas ONGs não passam de OGs!

    1. Chamam de tecnologia social, mas é um “capitalismo estatal”. Acho estranho as escolas municipais comprar 100g de polpa de fruta congelada ao custo de 2 kg de fruta in natura.

  12. A maioria das ONGs foi criada no governo petista para para dar apoio ao PT e, com certeza, há muito desvio de dinheiro público e pouca efetividade. Grande parte deveria ser desfeita.

    1. Nilton ele vai cortar as verbas! Mas para nao soar como caça as bruxas, o General vai verificar cada uma delas. Se rola maracutaias, interesses estrangeiros e viés ideológico de esquerda!

    2. O general quis dizer, de um modo civilizado, que vai cortar. Até pq o ministro do meio ambiente e a dos direitos humanos já disseram que vão tirar ONG’s das jurisdições deles.

    1. Xara ONGS sao constitucionais! Quando o governo deixa a lacuna aberta em algum setor da sociedade as ONGS podem preencher e o governo tem de repassar recursos, desde e claro que façam por merecer!

  13. Como já sou idoso, ultimamente vem surgindo novas palavras inexistentes em meu dicionário, agora [e “Biofeminista”, o que significa, um homem que pensa que é mulher ou mulher que pensa que é hom

    1. E intimidando pequenos produtores e extrativistas e até mesmo o governo estadual, o Ibama e ICMBio também está na maracutaia com essas ONGs!

  14. Quando se fizer o levantamento vão apurar que as ONGs não servem pra nada. E gastam fortunas do dinheiro público, quando são “não governamentais”. É pior do que a Lei Rouanet.

  15. ONG – NÂO Governamental. Não deveria usar dinheiro público. A simples fiscalização por parte do Governo já consome dinheiro público. Quando houver justificado interesse estratégico na parceria

  16. Um “pente-fino” rigoroso é necessário. Uma grande parte delas são como os sindicatos que recebiam milhões em verbas. Uma grande parte dos sindicatos já fechou quando o corte chegou.

  17. Veja-se a ONG “Amigos do Sertão”: sem dinheiro público – que não aceita – , realmente ajuda o nordestino pobre, dando-lhe todo suporte necessário para uma vida digna e já forma pessoas para o

  18. O General defende o cabide de empregos dos fiscais! Não General o povo fiscaliza de graça. O povo está nesse governo de graça! A prioridade deve ser criar as condições para que o povo fiscalize!

    1. Nova, denunciamos anonimamente. Que tipo de pessoa admite roubo em nome de miseráveis para encher o próprio bolso? Gente de bem precisa ter mecanismo de denúncia anônima.

  19. General Santa Cruz, toda vez que se falava em CPI das ONGS no Senado, o PT tremia de medo. Tem muita treta nas ONGS. São repassadoras de dinheiro para partidos e movimentos como MST,Olho vivo .

  20. O General Santos Cruz estabeleceu dois princípios básicos para a sua atuação – inclusive com os parlamentares – legalidade e transparência – não precisa mais do que isso. Um verdadeiro patriot

  21. Votei em Bolsonaro e votaria novamente. Mas quanto às ONGS, se essa informação for realmente verdadeira (o que duvido) , não está certa. Verba para ONGS, só na raridade , pequenas .

  22. Alguém fale aí para a equipe de Bolsonaro que depois da Lei 13.019/14, não existe mais ONGs e sim OSCs – Organização da Sociedade Civil a qual já foi inteiramente regulamentada pelo governo Teme

    1. Quem tem a BIC sempre poderá dar um jeito de alterar a letra da Lei, lembre-se que nada é imutável, principalmente em política.

  23. Tudo errado, governo tem que cumprir o seu papel e levar os benefícios até a ponta da linha, nem que seja através dos estados e municípios, tudo devidamente fiscalizado e comprovado, e não “ONGS

    1. Amigao conheço diversas ONGS do bem que fazem um excelente trabalho outras que devem ser banidas pois sao ambientes de maracutaias e ideologias nefastas. Ele vai separar o joio do trigo!

  24. Ong,s o nome já diz, Organizações NÃO governamentais. O que faz o governo nessas organizações? Que vivam do que arrecadarem na iniciativa privada. O resto é mais do mesmo. Verba zero já!

    1. Hoje na coluna Lauro Jardim em O Globo, disse que Levy toma posse 2° feira, Bolsonaro deu uma semana pra abrir o BNDES. Vamos cobrar. Estranho né, o PT não cobra essa promessa. kkkkkkkk

    1. Pessoal, não dêem linha para esse vagabundo. Ele só mente. Quer se fazer de sabido, mas é um idiota funcional.

    2. O asno ele nunca falou nesses termos! Ele falou de ONGS corruptas e com claro fins ideológicos e de interesse estrangeiros!

  25. Que mané que ONG!!! Tem que suspender todo e qualquer “repasse” e fazer com que os que tiverem interesse, procurem o governo com a composição e plano de metas. O que tiver relevância, permanece.

  26. Eu sou a favor de cortar todos os gastos com ONG’s, o governo quer prestar serviço de assistência e não tem quem faça, faça licitação como manda a lei e contrata empresa. ONG quem banca é vol

  27. A primeira medida seria suspender toda verba pública imediatamente e depois analisar caso a caso essas ONGs criadas por políticos e apaniguados para drenar o erário. É preciso coragem ao discurso!

    1. O mesmo foi feito em relação aos sindicatos, milhares foram criados cujo objetivo era drenar verbas públicas para apaniguados dos políticos. É preciso parar com a diplomacia com essa gente!

  28. O General de mansinho vai colocar a corda no pescoço das ONGs e as que estão fazendo sujeira irão pular fora e as que não pularem, terá a sustificativa para pegar as demais trapasseiras.

  29. Fiscalizar 250.000 Ongs ? Ta de sacangem. se Tiverem 100 ONGs no Brasil que recebe dinheiro Publico e nao rouba eu duvidio. FECHEM todas. Temos miseria para acatacar com essa grana.

    1. O que o General tem de fazer e separar as boas ONGS das picaretas que sao petizadas ou focos de maracutaias. Eu diria que 75% da ONGS DEVERIAM SER EXTINTAS.

    2. As pragas das ONGS estao previstas na constituição federal! Se o Estado nao oferecer os serviços, e há ONGS e fundações que abraçam a causa o governo tem de repassar recursos.

  30. Fiscalizar?!?! … Tem que fechar, lacrar esses ralos onde escoam dinheiro público !!! Sempre haverá um “corrupto” que vai dar um “jeitinho” para a ONG do sobrinho do político.

    1. É triste saber q quem trabalha, como associação que ajuda autistas e deficientes, como a APAE, estão passando sérias dificuldades, e ONGs picaretas que não fazem NADA continuam faturando.

  31. Será que tenho que ensinar dever de casa até para general de 4 estrelas? ONGS são instrumentos esquerdistas de dilapidação do dinheiro público. EXTINGUIR TODAS JÁ! Ouviu general?

    1. Ajudo pois essa 2 ongs ajudam criancas portadoras de necessidades especiais. Essas ONGS sao compostas por mães de pacientes. Não tem falcatrua e o governo nao ajuda em nada. Nunca ajudou.

    2. Não fale besteira. Óbvio que deve-se fiscalizar rígidamente essas ONGS citadas. Porém há ONGS que nem usamdinheiro público e nem são envolvidas com política. Ajudo 2 que nem recebem dinheiro p

  32. Tem é de cancelar $ público para tudo que é ONG picareta. quatro quintos delas, são mutretas pra levar nossa grana. Fazer o que o PT nunca fez, ou seja , fiscalizar o emprego da verba doada.