Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Governo lança "banco nacional de genomas"

Governo lança “banco nacional de genomas”
Foto: Adriano Machado/Crusoé

Começa em instantes, no Planalto, um evento de lançamento do programa Genomas Brasil, do Ministério da Saúde. Pelo projeto, o governo pretende sequenciar 100 mil genomas de brasileiros, financiando estudos e capacitando o SUS para realizar o trabalho.

Segundo o Ministério da Saúde, o Genomas Brasil tem cinco objetivos: (1) estabelecer o genoma de referência da população brasileira, (2) instituir um banco nacional de dados genômicos e clínicos, (3) promover o aumento da capacidade científica e intelectual em medicina genômica, (4) fortalecer e dar competitividade à indústria nacional de insumos da medicina genômica e (5) capacitar a força de trabalho do SUS.

Um conselho deliberativo irá direcionar os trabalhos. O grupo será presidido pelo ministro da Saúde e contará com a participação do secretário-executivo e o secretário de Ciência e Tecnologia da pasta.

O programa será financiado por dotações orçamentárias, emendas parlamentares, recursos de renúncia fiscal do Ministério da Saúde e de demais participantes do projeto.

Até hoje, o único repasse anunciado no âmbito do Genomas Brasil será de R$ 71,4 milhões, para financiar estudos no desenvolvimento de tecnologia nacional em terapia celular, terapia gênica e tecido artificial.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO