Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Governo pede direito de resposta à IstoÉ por capa que associa Bolsonaro a Hitler

A AGU alega que a comparação é um "artifício criminoso" e solicita a publicação de uma nova arte com elogios à gestão do presidente
Governo pede direito de resposta à IstoÉ por capa que associa Bolsonaro a Hitler
Divulgação/IstoÉ

Representada pela AGU, a União enviou notificação extrajudicial à revista IstoÉ em que pede direito de resposta por uma capa que associa Jair Bolsonaro (foto) a Adolf Hitler ao criticar as ações do presidente durante a pandemia.

Na edição publicada na última sexta (15), Bolsonaro aparece com um bigode semelhante ao do nazista, formado com a palavra “genocida”. O titulo é: “As práticas abomináveis do mercador da morte”.

A AGU diz que “essa veiculação não condiz com a verdade dos fatos” e que
“a notícia veiculada atinge direta e indevidamente a imagem do Presidente da República, como chefe de Estado e do governo no país e no exterior”.

Também recomenda que se substitua o título para “Vidas, empregos, dignidade”. Na capa sugerida (foto abaixo), Bolsonaro aparece acenando para a população no desfile de 7 de setembro.

“Comparar este Governo a um que planejou e executou o extermínio do próprio povo é um artifício ao mesmo tempo ridículo, pueril, acintoso e criminoso. E chega a ser um deboche com a inteligência de quem ainda lê esta revista.”

A AGU ainda diz no documento que “a eventual recusa no atendimento da presente notificação, no prazo de 7 (sete) dias, caracterizará, nos termos do art. 5º da Lei nº 13.188/2015, o interesse jurídico para a propositura da ação judicial correspondente, sem prejuízo da adoção das demais providências cabíveis no âmbito penal e cível”.

sugestao capa  518x353
Foto: Reprodução

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO