Guedes: Brasil precisa de abertura econômica e política

Na entrevista ao Financial Times, Paulo Guedes disse que a abertura econômica do país deve ser acompanhada do liberalismo político.

“Rússia e Brasil tiveram a glasnost antes da perestroika“, disse. “Você precisa dos dois. Aí você ganha crescimento e uma classe média que traz estabilidade”.

O caminho que tomou o Brasil, reproduz o jornal, leva a um Estado rentista caracterizado pela corrupção.

Guedes disse que a receita é “uma economia de mercado em vez de uma falida economia dirigista que corrompeu a ordem política”.

O governo Bolsonaro completou seu primeiro mês e já existem alguns conflitos internos no Planalto. Veja aqui!

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Liberalismo além da economia = progressismo com economia. E progressismo é a base da esquerda. A maioria do Brasil é CONSERVADORA, cristã, e anti-globalista. Globalização é outra história.

Ler mais 38 comentários
  1. Liberalismo além da economia = progressismo com economia. E progressismo é a base da esquerda. A maioria do Brasil é CONSERVADORA, cristã, e anti-globalista. Globalização é outra história.

  2. Liberalóides são tão dogmáticos quanto esquerdopatas. Quanto a Vale, a JBS, a Odebrecht e demais empreiteiras doaram a políticos? Ao capital estrangeiro interessa um nível de corrupção que ga

    1. … garanta impor seus interesses sem chegar ao ponto de inviabilizar o lucro. No Brasil já há ampla liberdade política. Um “Estado rentista” interessa aos investidores externos.

    2. … garanta impor seus interesses, sem inviabilizar os lucros, os quais são remetidos ao exterior por meio de variados subterfúgios. A corrupção é inerente ao ser humano e nenhum sistema polític

    1. Prefiro 1000 vezes a inocência econômica de JB guiando a economia do que a maluquice liberal do Guedes vendida como ciência boa!

    2. Por falar em bancos, Luigi, Trump era odiado pelos banqueiros. Eles amavam a Hillary. Adivinha quem eles amam aqui? Guedinho! QUA QUA QUA…

    3. Produtos brasileiros que sofrem barreiras nos EUA: suco de laranja, álcool etílico, carne de frango, carne suína, carne bovina, frutas e vegetais, siderurgia… Chupa, Guedes!

    4. Enquanto Guedes, ministro de um país subdesenvolvido, defende liberalismo. Trump, presidente da economia mais forte do mundo, chuta o liberalismo na teoria e na prática. Chupa, Guedes!

    5. Trump manda a real para a Toyota que planeja se instalar no México: “ou vem para a América, ou vai pagar um grande imposto na fronteira para entrar aqui”. Chupa, Guedes!

    6. Governos da UE elaboram legislação capaz de travar investimentos estrangeiros que possam ameaçar a segurança nacional. Não vão permitir que suas empresas caiam na mão da China. Chupa, Guedes!

    7. Na cabeça liberal do Guedes, o Brasil pode vender a terra, a água e o mar e o ar para quem quiser comprar. Tudo certo. É a mão invisível do mercado… no traseiro dos liberais sabujos…

    8. Trump barra compra da Qualcomm pela chinesa Broadcom. Alegou que a empresa é estratégica para os EUA. Chupa que é de uva, Paulo Guedes!

    9. Na Alemanha, qualquer investimento superior a 25% do capital de uma empresa por parte de uma cia estrangeira deve ser supervisionada pelo Ministério da Economia. Embraer 20%, Boeing 80% QUA QUA QUA

    10. Trump chuta o liberalismo, protege indústria americana, fecha as portas para a China, protege o emprego nacional, proíbe que empresas estratégicas americanas caiam nas mãos dos chineses…

    11. Alemanha cria fundo para proteger empresas de aquisições estrangeiras. Estratégia para a indústria prevê nacionalizações parciais para garantir a concorrência com EUA e China.

  3. Em 1980 a produção industrial brasileira era maior do que a produção chinesa + tigres asiáticos. Hoje só a China espanca a economia brasileira com facilidade. Foi o espontaneísmo do mercado?

  4. Homem, seja macho! Bora lá. Abra essa economia de vez, acabe com qualquer barreira à entrada de bens e servi. O liberalismo é bom? Então vamos lá, abra as porteiras aí pra mostrar como fica…

    1. Ficou por falta de projeto de desenvolvimento. Tudo aquilo que tem os países desenvolvidos. Ou você acha que o espontaneísmo do mercado vai desenvolver o Brasil sozinho?

  5. Excelente observação do Min. Guedes. O Brasil necessita urgentemente de reformas estruturais, que conduzem o país para a economia de mercado. A “falida economia dirigista” corrompeu todos os age

  6. Vai com calma. Não vá vestido de nádegas em festa de pênis. Todo mundo protege e subsidiam. Se for pelado na festa o Brasil vai ser dar mal! O mais bobo no comércio internacional dá nó em ping

    1. O melhor caminho é respeitar a maioria, que é conservadora e cristã. Liberalismo político, liberalismo além da economia é um risco, é o flerte com o progressismo.