Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Guedes diz que comida e energia são responsáveis pela alta da inflação no Brasil

O ministro está em viagem oficial aos Estados Unidos, onde participa de uma reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI)
Guedes diz que comida e energia são responsáveis pela alta da inflação no Brasil
Foto: Adriano Machado/Crusoé

O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), afirmou nesta terça-feira, 12, que a alta de preços é um problema mundial e minimizou a responsabilidade do governo federal pelo problema. O IPCA acumulado dos últimos 12 meses chegou a 10,25% e registrou alta recorde para o mês de setembro desde o Plano Real.

“A inflação está no mundo todo. Metade da inflação é por comida e energia, é por isso que nós vamos manter a proteção social. Vamos aumentar a transferência social para pagar pelos preços da comida e da energia. E é o que está acontecendo no mundo todo”, afirmou o ministro, em entrevista à rede CNN internacional.

Guedes está em viagem oficial aos Estados Unidos, onde participa de uma reunião do Fundo Monetário Internacional.

O ministro voltou a culpar o isolamento social determinado por prefeitos e governadores pela queda do Produto Interno Bruto. “Nós praticamos o distanciamento. Por isso, o PIB caiu 4,1%. Por isso que o desemprego subiu, mas o que houve é que nós temos vacinação em massa, e a economia está crescendo”, disse Guedes durante a entrevista.

“Nossa escolha foi manter vidas em primeiro lugar. Por isso, gastamos 110% do PIB em transferência de renda para pessoas pobres, para que elas praticassem o distanciamento social”, afirmou Guedes.

Mais notícias
TOPO