Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Guedes diz que reeleição foi o 'maior erro político do país'

Em entrevista, ministro da Economia, que tenta turbinar o Bolsa Família para aumentar as chances de Bolsonaro, criticou 'fixação' na recondução dos mandatos
Guedes diz que reeleição foi o maior erro político do país
Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

Em entrevista à Jovem Pan nesta quarta (15), Paulo Guedes afirmou que autorizar a reeleição foi o maior erro político que já aconteceu no Brasil e disse que há uma fixação constante na recondução dos mandatos.

“Eu considero que [a reeleição] foi o maior erro político que já aconteceu no país”, declarou o ministro da Economia, que vem tentando achar espaço no Orçamento para turbinar o Bolsa Família e aumentar as chances eleitorais de Jair Bolsonaro.

“Quando foi criada a emenda de reeleição, no primeiro ano todo mundo fala que podemos fazer alguma coisa, no segundo ano tem eleição municipal, no terceiro ano ‘tem que fazer tudo agora porque o quarto ano é de eleição e não dá tempo’, no quarto ano é de eleição. Então, fica quase uma fixação de reeleição o tempo inteiro”, disse Guedes.

A emenda constitucional para permitir reeleição de prefeitos, governadores e presidente foi aprovada em fevereiro de 1997, no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso. Anos depois, FHC —que se reelegeu em 1998— também chamou a medida de “erro”.

Mais notícias
TOPO