A guru de Doria

João Doria “já tem uma guru para moldar seu ideário, declaradamente liberal e privatista”, segundo o Estadão.

“Ana Carla Abraão Costa, ex-executiva do Itaú e ex-secretária de Fazenda de Goiás, é sua referência, segundo o prefeito. Ela é presidente do Conselho de Gestão Fiscal do Município.”

O Antagonista lembra que, em julho de 2016, a economista falou à Época sobre privatização:

“Eu vim da iniciativa privada, entrei no setor público em janeiro. Então, de um ponto de vista não ideológico, e sim conceitual e baseado na experiência, faço uma constatação: o Estado é mau empresário. Quanto maior, mais oportunidade ele abre para a ineficiência. Isso sem mencionar a corrupção, cujos efeitos vêm emergindo nos últimos tempos.

Um dos grandes problemas dos Estados brasileiros é a máquina administrativa estar crescendo de forma inexorável. Então, privatização entra agora (no debate) porque os governos estão maiores do que as receitas. Precisamos enxugar, precisamos ter governos menores. Um Estado menor é a única forma de ter um Estado mais eficiente.

O modelo atual de governo é fadado ao inchaço. Só há incentivo a contratar mais. A estabilidade do emprego no setor público se tornou uma blindagem contra mudanças. Entendo a estabilidade para carreiras de Estado – auditor fiscal, delegado de polícia. Mas não entendo por que a assistente tem estabilidade, o motorista tem estabilidade.

Hoje, é praticamente impossível demitir um funcionário público. O incentivo para ele trabalhar e ser mais produtivo é baixo. Então, se você precisa fazer algo, tem de contratar mais gente. Isso faz com que a máquina pública só cresça, de forma completamente descolada da eficiência, da produtividade, do bom serviço. Por isso vejo privatização, em primeiro lugar, como forma de resolver problemas de um modelo fadado à ineficiência.”

Comentários

  • Br -

    Liberal nada, nenhum Liberal defende Mercado Regulado e Alta Carga Tributária. Ser Privatista não quer dizer ser Liberal, privatizar a Petrobrás e manter um monopólio o que adianta haha.

  • José -

    Dória voltou a contar com minha confiança, DESDE QUE nunca mais diga que o Nine não pode ser preso.

  • JesusShaves -

    Doria tem meu voto e de toda minha família, e de todo mundo que eu conseguir convencer de que o Estado deve ser mínimo e privatizar TUDO é a única solução para essa droga.

Ler 120 comentários